Como Orar

Como Orar C. S. Lewis

Resenhas - Como orar

Midi.Gomes 02/04/2024

Reflexivo
Temos nas mãos uma arma poderosa concedida pelo divino: a oração. Mas como fazer com que suas petições sejam atendidas? Como funciona? Requer muito conhecimento e um imaculado histórico? Elaboração e reflexão profunda? Se deixar levar pela inspiração do momento?

Ousadia e a Submissão. A convicção e a esperança. A sua vontade e a suprema vontade d'Ele. Parece q um perfeito alinhamento dessas coisas podem ultrapassar a linha do mundo físico e espiritual.

Essa conjunção da "oração aceita" é tão simples e complexa que não há um passo a passo exato. Como então fazê-las subir aos céus e reverberar na terra?

Para C.S. Lewis depende totalmente de Deus querer atender, mas uma vez aceita, Deus aceitou desde antes de firmar os céus.

Fefe 18/03/2024

Destrinchando a ideia de oração.
"Como Orar", escrito por C.S. Lewis, oferece uma abordagem intelectualmente estimulante sobre a prática da oração. Lewis explora a natureza da comunicação com o divino, destacando a importância da humildade, sinceridade e fé na vida de oração. Ele argumenta que a oração não é apenas um monólogo para Deus, mas um diálogo que envolve ouvir também. Lewis destaca a necessidade de buscar a vontade de Deus em nossas petições e de conhecer que nem sempre recebemos o que queremos, mas sim o que precisamos. Sua perspectiva inteligente e perspicaz sobre a oração desafia os leitores aprofundar sua prática espiritual e a cultivar uma conexão mais significativa com o divino.

Debora654 14/02/2024

Eu amei esse livro, li bem rapidamente e ele é um livro que deixa a gente querendo saber todas as informações logo

lehz 30/01/2024

Estamos na estrada principal.
Uma das últimas frases do livro é ?Não estamos em um caminho inexplorado. Em vez disso, na estrada principal?, para traduzir que nossos sofrimentos e orações não são pioneiros de nada. O que, no melhor dos casos ? e acredito que, em comparação a esse grande caso, nem o pior dos casos poderia abafar ?, significa que jamais estaremos sozinhos. E, principalmente, que estamos na mesma estrada de Cristo.

Esse livro compilou vários textos sobre oração que Lewis escreveu ao longo da vida. Já li a maior parte dos livros citados e reler foi relembrar e ser tocada por Deus de uma forma diferente. Os que ainda não li, só reforçou meu desejo de ler. Mas, muito além disso: me relembrou a importância da oração, o quanto eu necessito dela, o quanto eu preciso muito de Jesus.

Recomendo a leitura para todos os que querem ter um relacionamento mais maduro e profundo com o Senhor. E quando digo ?relacionamento?, realmente digo com o significado dessa palavra, envolvendo de fato intimidade, amor, conversas sinceras, fortalecimento, acolhimento e todo o mais.

De fato, não é inexplorado. Jesus é a estrada principal e também a chegada e a recompensa.

Gabriel.Nunes 22/01/2024

No início eu li Narnia e depois de um tempo eu vi que tinha uma vastidão de livros dk Lewis e aquilo foi uma grande achado. Esse livro sobre oração é extremamente interessante, trans uma forma de você refletir sobre coisas que pensa que se sabe e domina de forma total, mas tem grande chance de não ser bem assim. Esse vai me ajudar muito em minha caminhada e depois solto uns trechos dele aqui.

Beatriz236 08/01/2024

Coloquei esse livro logo nos primeiros da meta de 2024. Faz quase um ano que o comprei e o achei um cansativo. Ao bem do livro, não é culpa do mesmo. Apenas estava passando por um fase da minha vida que não me permitiu admira-lo. Acho que nem reparei que na verdade ele é um recorte de várias outras obras que se referem ao tema. Graças a Deus, agora consegui encher-lo de melhor forma e me foi realmente irriquecedor. Quem ler Lewis deve estava acostumado em algum momento não entender muito bem o que o alto deseja, ao menos eu como novata em sua literatura; mas com calma e paciência em dado momento se apresenta exatamente o ponto em que ele sempre quis chegar. Enfeitado com várias elementos metafóricos e inerentes a própria narrativa, o autor vai construindo seu ponto e nos apresenta uma explicação que parece que sempre esteve ali. Creio que ainda não sei distinguir tanto as coisas de uma forma que meu julgamento valha de algo, mas sinto como se Lewis de fato fosse inspirado por Deus para me trazer várias reflexões necessárias. Usando seu conhecimento empírico e sua dor vinda do fato de der humano e viver todas essas facetas da vida com Cristo e desse mundo cheio de caos. O livro me ajudou a ter uma visão diferente da oração em diversos pontos e me elucidou questões que nem sabia que tinha. Recomendo mundo. Perdão se as palavras não fizeram sentido.

Diário dos Livros 27/12/2023

BOM
Amigos, este livro é complexo!

Seus argumentos referente ao cristianismo, neste caso a oração, nos faz refletir qual tipo de cristão nós somos. Se somos genuínos ou meramentes automáticos aos rituais.

Nessa obra, alguns pontos são importantes. Apesar de parecer que muitas vezes ele está sendo contrário ao cristianismo, uma leitura mais atenciosa e calma nos mostra que na verdade ele quer chamar atenção de seus leitores sobre a conduta da oração que nós cristãos temos e demonstrar a soberania de Deus.

Um dos pontos: você acha que nossa oração tem influência no caráter de Deus? No sentido de que nossa oração é um conselho para o Rei do Universo?
Muitas pessoas usam a oração dessa forma, em querer impor para Deus o que ela acha que é melhor, mesmo sabendo que somos meros mortais que não sabem nada do futuro.

São esses questionamentos e outros que o autor traz em seu livro. É uma leitura complexa, um tanto sarcástica e exige uma atenção a mais, pois em muitos momentos me confundi com o real sentido que o autor quis trazer, e foi necessário eu ler mais uma vez.

No fim, ele apresenta que a oração é um refrigério para nós, e não devemos usar esse meio tão poderoso em querer impor a Deus nossa vontade mas entender e confiar que a vontade de Deus é a melhor para a nossa vida.

Recomendo!

NatSantosBooks 20/12/2023

Como orar
É isso ai. Resumo: Ensina a orar do jeito certo e a se avaliar para perceber se vc nao esta se auto sabotando na hora de pedir. Livro lindo.

Elisa Salles 16/11/2023

Como orar?
C.S. Lewis não decepciona nunca né!?
Comecei esse livro porque Deus me chamou pra intercessão, então queria começar a me aprofundar mais no assunto (ainda quero na verdade), e o Lewis me pareceu uma ótima opção.

Acabei dando uma nota baixa porque o livro não é um livro novo, ele pega vários trechos de todas as obras dele que falam sobre oração (Carta de um diabo a seu aprendiz, os quatro amores, cristianismo puro e simples, o peso da glória,?), como eu já tive o contato com outras obras dele acabei não ficando tão confrontada igual a primeira vez, o lado bom do livro é que ele une um único tema em várias perspectivas (por conta da diferença de tema central dos livros), eu gostei bastante mas indicaria para quem ainda não conhece Lewis.
BeatrizSales 16/11/2023minha estante
????

Alfeu.Silva 10/10/2023

Por que orar?
Deus sabe de tudo. Ele é bom, É amor, Sábio. Com isso autor levanta pontos como "A oração funciona?", por que pedir se Deus já sabe o que preciso?".
Porque a oração não muda quem Deus é ou o que Ele tem por fazer. Porem, a oração nos leva a uma comunhão com Deus que nos muda para que, vivamos segundo Aquele é o mais O Sabio, Conhecedor e Amoroso que pode cuidar do seus em tempos como os de hoje.

Gatinho da Bruba 09/10/2023

Um conjunto de trechos edificantes e reflexões que instigam aquelas do próprio leitor. Uma seleção desses excertos condizente ao que o título da obra se propõem. Por se tratar de trechos isolados, carece da elevada distinção da escrita de Lewis: o abordar de temas complexos, guiando-os em uma narrativa em que se expande, ou simplifica, ou ambos, o ponto de partida. Reitero: não é o que encontramos nesta obra, a tal "expansão" ou "elucidação" de reflexões outras. Entretanto, exatamente por isso, pode bem ser um excelente "ponto de partida" para fomentar a leitura a novos títulos daqueles que, igualmente, já apreciam o autor e suas ideias, ou então dos leitores que desejam conhecê-lo. Apenas não espere encontrar uma "narrativa coesa"; não se trata de um livro autoral e distinto (não é a intenção da obra), mas bem pode levá-lo a estes. E, da minha parte, o faz com excelência =) Uma prazerosa leitura que devo o privilégio a quem recomendou-a para mim, e certamente fomenta outras várias. Tal qual a mim, assim o faço: uma excelente recomendação. Um livro que te faz desejar conhecer mais deles, infelizmente, talvez tenha se tornado uma positiva distinção.
brunadlm 09/10/2023minha estante
Que resenha linda você fez, amor. Seu olhar é sempre muito atencioso e preciso. Como é bom ler tudo que você escreve. Fico feliz que tenha gostado do livro ?

Gatinho da Bruba 14/10/2023minha estante
Felicidade é tê-la em minha vida ? Obrigado pela sua recomendação, amor. Que privilégio é poder experienciar trechos e palavras como essas por sua recomendação. Te amo ??

Miki 26/09/2023

Como orar
A oração é vital para a vida do cristão. É o relacionamento com Deus, é conversar com o nosso Senhor.
Neste livro C. S. Lewis seleciona vários ensinamentos que nos direcionam e capacitam a desfrutar dessa prática tão agradável e extraordinária.
Somos despertados a descobrir a profundidade e necessidade da oração em nossa existência, a importância da introspecção, a espiritualidade da oração, a oração como um teste a Deus, a prática regular da oração, seu ensino e como orar nas diferentes circunstâncias da vida.
Edificante, inteligente e magistral como todos os textos de Lewis

Amanda.Bandoch 07/08/2023

Detalhado e profundo
Por mais que, seja um compilado de textos de outros livros e cartas do escritor, não senti em todo momento que estava relendo algo, pois a abordagem de " Como orar" fez eu enxergar por uma outra perspectiva tais textos. Como cristã, amei a proposta de esclarecer dúvidas sobre esse momento íntimo com Deus e também como C.S trata tal conteúdo com leveza e esclarecendo que oração é uma conversa com um amigo, algo que muitas vezes é apagado com a religiosidade e a formalidade.

luaisyas 12/07/2023

Achei uma leitura de difícil compreensão, mas acho que vou ler novamente daqui um tempo.
Acho que como não foi o próprio Lewis que montou o livro, ficou complicado de compreender (posso estar errada), mas dá pra tirar bastante coisa boa desta leitura