Como Ser Cristão

Resenhas - Como ser Cristão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitória 10/12/2020

Citações favoritas
Só poderemos descobrir nossa incapacidade de manter a lei de Deus depois de termos concentrado o máximo de esforços (e depois falhando) em mantê-la. (Pág. 13)

Quando acontecem as coisas mais importantes da nossa vida, muitas vezes, naquele momento, nem nos damos conta do que está acontecendo. (Pág. 14)

E o que importa é a natureza da mudança em si, e não como nos sentimos enquanto está acontecendo. (Pág. 14)

Cristo oferece algo por nada; na verdade, Ele oferece tudo por nada. (Pág. 15)

Veja que estamos tentando entender e separar em compartimentos estanques o que Deus faz e o que os seres humanos fazem, enquanto Deus e os seres humanos estão trabalhando juntos. (Pág. 18)

Penso que todos os cristãos concordaram comigo se eu dissesse que, embora o cristianismo pareça, à primeira vista, resume-se a moralidade, deveres, regras, culpa e virtude, ainda assim ele nos leva adiante, para fora de tudo isso, para algo que vai além. Podemos ter, assim, o vislumbre de um país onde não se fala sobre essas coisas, exceto, quem sabe, em uma piada. Lá, todos seriam cheios do que podemos chamar de bondade, como espelho que se enche de luz. Mas eles não o chamariam de bondade. Não o chamariam de nada. Eles não estariam nem sequer pensando sobre isso, pois estariam ocupados demais olhando para a fonte de onde tudo isso provém.  (Pág. 18)

Aquele que se entrega sem reservas às reivindicações temporais de uma nação, ou de um partido, ou de uma classe, estará entregando a César aquilo que, acima de tudo, pertence da forma mais enfática possível a Deus; estará entregando a sua própria pessoa. (Pág. 25)

Todas as nossas atividades naturais serão aceitas, se forem oferecidas a Deus, mesmo a mais humilde delas; e todas elas, mesmo as mais nobres, serão pecaminosas se não forem dedicadas a Deus. (Pág. 26)

Deus de idealizou as coisas de que as pessoas necessitam para a vida biológica (comida, bebida, descanso, sono, exercício) de modo a serem prazerosas. E, após tudo isso, vê todos os seus planos sendo arruinados - assim como nossos pequenos planos são arruinados - pela perversão delas. (Pág. 34)

Este é o grande passo seguinte na sabedoria: perceber que você também é exatamente esse tipo de gente. Você também tem uma falha fatal em seu caráter. (Pág. 36)

Esse é um aspecto em que o ponto de vista de Deus difere do meu. Ele vê o caráter de todos; eu vejo o de todos, exceto o meu. Porém, a segunda diferença é que esta: Ele ama as pessoas que apesar de suas falhas. Ele não deixa de amá-las. Ele não as abandona. (Pág. 37)

Quanto mais pudermos imitar Deus em ambos esses aspectos, mais progresso faremos. Devemos amar mais o indivíduo que nos causa problema e aprender a olhar para nós mesmo como pessoas exatamente iguais. (Pág. 37)

Em cada um de nós, há algo crescendo que, em si mesmo, será o inferno a menos que seja arrancado pela raiz. (Pág. 39)

A doutrina da Segunda Vinda terá fracassado, no que nos diz respeito, se não nos fizer perceber que a cada momento de cada ano em nossa vida a pergunta de Donne - "E se a presente fosse a última noite do mundo?" - é igualmente relevante. (Pág. 46 - 47)

O verdadeiro perdão significa olhar firmemente para o pecado, para o pecado que ficou sobrando sem nenhuma desculpa, depois que todas as concessões foram feitas, e vendo isso em toda sua repulsa, sujeira, maldade e malícia ainda assim ser completamente reconciliado com a pessoa que o tiver praticado. Isso, e somente isso, é perdão, e podemos sempre ter da parte de Deus, se o pedirmos. (Pág. 58)

Ser um cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você. (Pág. 59)

O ascetismo errado atormenta o eu; o ascetismo correto destrói o egoísmo. Devemos morrer diariamente; porém, é melhor amar o eu do que não amar coisa alguma e ter compaixão do eu do que não se compadecer por ninguém. (Pág. 65)

Eu, porém, defino fé como o poder de continuar crendo no que em algum momento honestamente pensamos ser verdade até que razões convincentes para honestamente mudar nossa mente são trazidas diante de nós. (Pág. 68)

Se os mestres desejam trazer o povo cristão de volta à domesticidade - e eu, da minha parte, acredito que as pessoas devem de fato ser trazidas de volta a ela -, a primeira coisa que precisam fazer é parar de contar mentiras sobre a vida no lar e, em vez disso, transmitir um ensinamento realista. (Pág. 77)

Desde a Queda, nenhuma organização ou modo de vida apresentou a tendência natural de seguir pelo caminho certo. (Pág. 77)

A família, assim como a nação, pode ser oferecida a Deus, pode ser convertida e redimida; só então ela se torna um canal de benção e graças específicas. Porém, como todas as outras coisas humanas, ela precisa de redenção. Sem redenção, ela só produz tentações, corrupções e sofrimentos. A caridade começa em casa; a ausência dela também. (Pág. 79)

A avidez por ser amado é algo temeroso. Alguns daqueles que dizem (quase com orgulho) que vivem só pelo amor acabam vivendo em incessante ressentimento. (Pág.
79 - 80)

A realidade é que ele valorizava o lar como o lugar onde podia "ser ele mesmo" no sentido de menosprezar todos os limites que a humanidade civilizada considerou indispensáveis às relações sociais toleráveis. (Pág. 80)

Não há lugar algum deste lado do céu onde podemos soltar as rédeas em segurança. Nunca será lícito simplesmente "ser nós mesmos" até que "nós mesmos" nos tornemos filhos de Deus. (Pág. 81)

Devemos abandonar encômios sentimentais e começar a dar conselhos práticos sobre a digna, difícil, amável e ousada arte de construir uma família cristã de verdade. (Pág. 82)

Mas o cristão acredita que qualquer bem que ele possa fazer venha da vida em Cristo que está dentro dele. Ele não acha que Deus nos amará porque estamos sendo bons, mas que Deus nos tornará bons porque ele nos ama. (Pág. 89)

Somos criaturas medíocres, brincando com bebida, sexo e ambição, quando a alegria infinita nos é oferecida, como uma criança ignorante que prefere fazer castelos na lama em meio à insalubridade por não imaginar o que significa o convite de passar um feriado na praia. Nos contentamos com muito pouco. (Pág. 99)

De fato, se fomos feitos para o Céu, o desejo pelo nosso lugar apropriado já estará em nós, mas ainda não está associado a seu verdadeiro objeto e parecerá até mesmo como rival daquele objeto. (Pág. 102)

Se um bem transtemporal e transfinito é o nosso destino real, qualquer outro bem em que nosso desejo se fixa deve ser, em certo sentido, falacioso, e deve testificar, no melhor cenário, apenas uma relação simbólica com aquilo que verdadeiramente trará satisfação. (Pág. 102 - 103)

Embora eu não creia que (eu gostaria de crer) meu desejo pelo Paraíso prove que eu irei desfrutá-lo, penso que seja uma boa indicação de que tal coisa existe e de que algumas pessoas irão. (Pág. 106)

Se Deus estiver satisfeito com a obra, a obra pode ficar satisfeita consigo mesma. (Pág. 112)

A sensação de que somos tratados como estranhos nesse universo, o anseio por sermos reconhecidos, de encontrar alguma resposta, de construir uma ponte entre o vazio que se escancara entre nós e a realidade, tudo isso faz parte do nosso segredo inconsolável. E, certamente, desse desse ponto de vista a promessa da glória, no sentido descrito, se torna altamente relevante para o nosso profundo desejo, pois glória significa ter uma boa avaliação de Deus, se aceito por Deus, obter resposta, reconhecimento e acolhimento no coração das coisas. A porta em que estivemos batendo por toda nossa vida se abrirá afinal. (Pág. 114 - 115)

Não existe pessoas comuns. Você nunca conversou com um mero mortal. (Pág. 120)

Onde quer que haja verdadeiro progresso no conhecimento, há determinada porção  deste que não é substituída. (Pág. 124)

As representações do mundo que acompanham a religião e que parecem tão sólidas enquanto duram acabam sendo apenas sombras. É a religião em si - a oração, o sacramento, o arrependimento e a adoração - o que permanece no longo prazo como o único caminho para o real. (Pág. 127)

Caridade significa "amor no sentido cristão". Mas o amor, no sentido cristão, não se refere a nenhuma emoção. Não se trata de um estado do sentimento, mas da vontade. (Pág. 130)

Quando você começa a se comportar como se amasse alguém, vai acabar amando mesmo. (Pág. 132)

O amor cristão, seja com relação a Deus, seja com relação ao ser humano, é uma questão de vontade. Se estivermos tentando fazer a sua vontade, estaremos obedecendo ao seu mandamento: "Ame o Senhor, o seu Deus". Ele nos dará sentimentos de amor se assim o desejar .Não podemos criá-los para nós mesmos, e não devemos demandá-los como um direito. Mas o grande lembrete é que, embora nossos sentimentos sejam instáveis, o amor dele por nós não é. (Pág. 135)

Se subtrair qualquer um dos membros, você não reduzirá simplesmente a família em quantidade; você terá produzido uma ferida em sua estrutura. Sua unidade é unidade de pessoas diferentes, quase que de pessoas incomensuráveis. (Pág. 145)

Obediência é o caminho para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o caminho para a personalidade. (Pág. 147)

O valor infinito de cada alma humana não é uma doutrina cristã. Deus não morreu pelo ser humano por causa de algum valor que tenha percebido nele. O valor de cada alma humana, considerada simplesmente em si mesma, sem relacionamento com Deus, é zero. (Pág. 150)

Não é o indivíduo nem a comunidade, com o pensamento popular entende, que irá herdar a vida eterna, nem o eu natural nem a massa coletiva, mais uma nova criatura. (Pág. 157)

O cristianismo, por exemplo, não substitui a técnica. (Pág. 160)

O amor não é um sentimento afetuoso, mas um desejo constante pelo bem maior da pessoa amada até onde foi possível obtê-lo. (Pág. 162)

Qual religião do mundo produz mais felicidade? A religião da adoração própria é a melhor - enquanto dura. (Pág. 178)

Caso você queira uma religião para se sentir muito confortável, eu certamente não recomenda o cristianismo. (Pág. 179)

Estar no ambiente da igreja tira-nos de nossa presunção solitária. (Pág. 184)
almeidalewis 12/12/2020minha estante
Resenha ? ?.?

ingrid.venturelli 12/01/2021

Gostei bastante desse livro, trata sobre vários aspectos cristãos que muitos de nós vem pensando e nos leva a mudar outros aspectos que nós nos inserimos. Acredito que é um livro para todo o tipo de cristão, do mais novo ao mais velho. Aconselho a todos lerem :)
Taty 15/01/2021minha estante
Lewis sempre abrindo nossa mente e nos edificando ??

Denilson Diniz 05/04/2020

Uma degustação dos muitos títulos do autor.
Nossa, fui surpreendido com a presente obra, sendo a mesma uma degustação dos muitos títulos do autor. Em suma, o livro vem intitulado "Como ser Cristão" no entanto, não se trata aqui de uma obra inédita escrita pelo autor(referente ao tema proposto) mas de muitos trechos, capítulos e cartas... de outros livros já publicados, levando ao leitor a um "gostinho de quero mais".
Uma obra pequena mas com assuntos profundos que leva-nos a reflexões etc..
Recomendo a leitura.

caroline 13/05/2020

Para ler e reler e ler novamente
Excelente escolha de ensaios para a composição deste livro.

A leitura só me fez ansiar ainda mais pelas obras das quais os textos foram inicialmente extraídos.

Catia Mauricio 13/06/2020

Ótimo
Uma coletânea de vários outros títulos de Lewis.
Uma leitura maravilhosa.

Reinan.Barbosa 03/07/2020

Ótima leitura, os escritos de c.s.lewis são sensacionais , essa edição tá muito bem feito !!!

Ester.Campista 13/09/2020

Uma leitura fascinante... Pensamentos profundos a cerca do que é o cristianismo. Muito bom

Ellen 18/12/2020

Confesso que fiquei um tanto decepcionada quando vi os textos selecionados para essa edição. Não que os textos sejam ruins (pelo amor de Deus, é o Lewis, isso seria uma impossibilidade gritante!), mas, a Thomas Nelson apenas reuniu fragmentos de livros já publicados pela mesma editora, alguns, há pouquíssimo tempo.
Se a leitura vale a pena? Bom, como o próprio prefácio a essa obra explica, encontrar "novos textos" desse autor incrível é importante, entretanto, para além disso, descobrir, através de textos já conhecidos, "nova sabedoria para a jornada" tem, também, um sabor todo especial.

Hemy Gomes 13/01/2021

Todas as nossas atividades naturais serão aceitas, se forem oferecidas a Deus, mesmo a mais humilde delas; e todas elas, mesmo as mais nobres, serão pecaminosas se não forem dedicadas a Deus (Página 26)
"Como Ser Cristão" não é nenhum livro inédito de Lewis, mas sim, uma coletânea de trechos selecionados de suas outras obras. Ainda que os textos tenham sido escritos há mais de 50 anos, os assuntos continuam extremamente atuais.

Em suma, Lewis nos ensina maravilhosamente a (1) colocar a salvação em prática deixando que o Senhor nos dê toda a força necessária para continuarmos nos esforçando para vencer o pecado; (2) a nos preocupar com mais do que a salvação de almas ao não viver somente em função da religião, mas fazendo as atividades comuns para a glória de Deus; (3) a enxergar o perigo de apontar falhas nos outros, pois também temos falhas em nosso caráter que prejudicam a vida dos outros; (4) viver o hoje na expectativa da segunda vinda, se alegrando e vigiando porque absolutamente todos serão julgados pelo Juiz Perfeito no Dia do Senhor; (5) a enxergar o perdão como prática necessária, entendendo que o Senhor conhece nossas circunstâncias e sabe diferenciar as desculpas (as circunstâncias que nos levaram a pecar) do pecado (o erro que nos traz a culpa) e por isso devemos perdoar os outros também; (6) a diferenciar o negar e o amar a si mesmo, não nos odiando porque ainda somos criaturas de Deus e nem nos amando mais do que o próprio Deus, pois assim saberemos amar o próximo; (7) a conciliar as dúvidas e o dom da fé, entendendo que às vezes, nossas emoções podem enfraquecer a fé mais do que argumentos racionais; (8) a perceber que a vida familiar não possui só encantos, mas também desafios, pois é uma instituição que precisa de redenção e onde nos sentimos mais livres para mostrar o nosso "lado mais feio"; (9) a difundir a vida cristã interior, reconhecendo que Cristo habita em nós e nos traz vida, então devemos nos esforçar para mantê-la; (10) a entender que "o viver é Cristo" significa rejeitar o seu "eu" e ter somente a vontade de Cristo; (11) a saber que a arte cristã de obter glória é agir aqui e agora para receber uma recompensa -- em partes, desconhecida -- no futuro; (12) a entender que apesar da ciência progredir, o cristianismo não está estagnado, mas sim com as bases muito bem consolidadas; (13) a praticar o amor, agindo como se amasse ainda que não tenha o sentimento em si; (14) a entender que ser corpo de Cristo não é totalmente coletivo e nem totalmente individual, mas é ser uma parte única e essencial de um todo; (15) e, finalmente, ser um cristão que sabe lidar bem com as questões dos tempos atuais.

Eu, particularmente, gostei muito de que o livro seja uma seleção de textos, pois quem já leu um livro do C. S. Lewis por inteiro sabe como é difícil acompanhar sua longa e densa linha de raciocínio, então fazer isso em poucas páginas fica bem mais fácil. Também "me poupa" de ler várias obras inteiras dele quando quero saber sobre alguns assuntos mais específicos, tal qual "como ser cristão". Aliás, estou ansiosa para ler "como orar" e "como cultivar uma vida de leitura"!

Nota 4,5 de 5

lillimarlene 21/01/2021

Perfeito
Só lendo pra entender e sentir tudo o que é explicado por C. S. Lewis.

@srlucasm 01/02/2021

Para ser cristão
C.S. Lewis foi um dos maiores apologistas cristãos do século XX. Seus escritos inspiraram e continua inspirando diversas pessoas mundo afora. A Thomas Nelson lançou um livro que reúne alguns escritos sobre uma das áreas que ele amava conversar com os seus interlocutores: a vida cristã. Vamos falar sobre este livro nas próximas linhas.

O livro "Como ser cristão" reúne alguns escritos do autor sobre diversos assuntos no âmbito cristão. São 192 páginas recheadas de diversos capítulos sobre a prática cristã. Assim como o livro "Como cultivar uma vida de leitura" e o "Como orar", esse livro também foi extraído de diversos livros do autor, e ao final possui as Referências Bibliográficas citando as obras extraídas.

Destaco dois capítulos desse livro: O capítulo "A importância da prática do amor", que foi extraído do livro "Cristianismo Puro e Simples" e o capítulo "Questões práticas sobre ser um cristão hoje", extraído do livro "Deus no banco dos réus". Nos dois capítulos, você terá a oportunidade de entender em poucas páginas sobre a caridade, que vai além da filantropia; e saberá em diversas páginas a opinião do autor sobre a prática cristã e a posição dele sobre alguns dilemas do século passado, que não destoa da nossa atualidade.

Ficou interessado na leitura? É um livro breve, mas recomenda-se uma leitura cuidadosa. Você sentirá tocado com algumas verdades que o autor pode apresentar nos capítulos. Recomendo a leitura integral dos livros que a Bibliografia citará para aumentar o seu conhecimento sobre o autor. Concluo dizendo que aceitar a Cristo é uma coisa, viver em Cristo é outra. Permita-se que esse livro inspire você a viver para Cristo diariamente.

Att,
Lucas M.

Pão 19/02/2021

Ser Cristão
C.S. Lewis, considerado um dos maiores expoentes do cristianismo do século 21, influenciou nossa percepção e entendimento da fé cristã com maestria. Passados 50 anos da sua morte, os argumentos de Lewis continuam extraordinariamente persuasivos. Isso porque todo seu pensamento veio de uma vida cristã vivida intensamente. Somente um intelectual com uma fé tão profunda poderia pensar em razões tão convincentes ao defender e articular tal verdade.Como ser cristão traz o melhor do pensamento de Lewis sobre a prática cristã e sua expressão em nosso dia-a-dia. Uma coletânea de vários textos, artigos e cartas, esta obra brilhante e instigante proporciona conhecimento e direcionamento práticos que os cristãos poderão usar para nutrir a sua fé e tornarem-se discípulos mais devotos de Cristo.

Fer 27/03/2021

O que dizer sobre C S Lewis ?
Os livros da THOMAS Nelson são muito lindos, caprichado em todos os detalhes.
Essa pequena coletânea de 15 textos extraídos das obras de Lewis é bem bacana de ler, pra quem não tem os livros: reflexões cristãs; Deus no banco dos réus; Cristianismo puro e simples; preocupações atuais: ensaios jornalísticos; o peso da glória; a última noite do mundo.
Devido a sua profundidade, sendo tão espacialmente reflexivo, é um livro para ler e reler sempre.

Esther.Tafner 30/03/2021

Como Ser Cristão
Escrita do C.S. Lewis, como sempre, densa, mas muito abençoada.
Uma coletânea de seus melhores trabalhos, ótima para quem está se aventurando em seus escritos pelas primeira vez.
Não concordo com tudo que ele fala, para ser honesta, mas isso não tira o valor da obra.

Niz @mundo.literario 30/03/2021

Uma seleção de primeira
Esse livro é uma seleção de textos falando sobre como devemos ser como cristão. São textos que nos confrontam a cada página. Vale super a pena a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5