Germinal

Germinal Emile Zola

Resenhas - Germinal

Biblioteca Álvaro Guerra 16/04/2024

O livro é ambientado no norte da França, em uma região de minas de carvão. Assim como no romance O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, em que o próprio cortiço é um personagem da história, em Germinal podemos dizer que as minas e seus conjuntos habitacionais também protagonizam a história. O enredo gira em torno da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, dignidade e salários decentes. O mineiro Étienne Lantier é o protagonista humano do romance e representa a revolta do proletariado frente ao descaso e a desonestidade dos patrões. A obra, no entanto, não permite delírios romantizados. Calcada no naturalismo, seus personagens não são idealizados. Não existem heróis, mas humanos falhos lapidados no sofrimento e na labuta extenuante.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574482071

Lílian 12/03/2024

Esse livro é um soco no estômago.
A sensação é de que o capital já roeu até os ossos dos mineiros e agora está espremendo as suas almas até que não reste nenhum espírito de resistência nem a mínima compreensão de que são humanos.

leo 02/02/2024

Étienne prend la route de la gare. Il pense à la révolution qu'il va préparer à Paris avec l'Internationale.

Il pense à ses camarades qui travaillent dans les profondeurs de la terre, comme une armée en marche vers l'avenir, comme un immense espoir qui germe!

Nina 01/02/2024

Sentimento contraditório
Apesar de todos os problemas inerentes ao Naturalismo/realismo, que ressoam muito mal atualmente, não há como passar indiferente pelas situações de exploração e desigualdade descritas.

Eliane406 10/01/2024

O romance experimental
?Amplamente considerada a obra máxima de Émile Zola, Germinal (1885) elevou a estética e a descrição naturalistas a um novo patamar de realismo e crueza. O romance é minucioso ao descrever as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão na França. Após ter contato com idéias socialistas que circulavam pela classe operária européia, os mineradores retratados na obra revoltam-se contra a opressão e organizam uma greve geral, exigindo melhores condições de vida e de trabalho. A manifestação é reprimida e neutralizada, entretanto permanece viva a esperança de luta e conquista.

?Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.

Claudia.Lopes 07/01/2024

Sufocante
Fiquei curiosa desde que vi o comentário deste livro
Germinal, um livro que desde o começo nos faz se sentir escuros(sujos), ofegantes e ao mesmo tempo com respiração curta, por vários momentos me fez sentir calor extremo por conta da profundidade
A história de mineradores, famílias inteiras, trabalhando em condições sub humanos, ganhando pouco, se alimentando de menos ainda,
A história de Etienne e Catherine, ele um rapaz que com desejo de igualdade, justiça, desperta nos trabalhadores o sentimento de busca por melhores condições, sindicalista
Catherine a frágil e pobre moça que a meu ponto de vista só nos fez sofrer por toda sua existência
A luta sufocante por dias melhores, a luta sufocante por enxergar o dia, a luta sufocante por sair das profundezas de uma mina de carvão
Vale a pena
Leia Germinal, triste mas necessário

Fabi 06/12/2023

Magistral
Espetáculo de livro. Espetáculo. Da primeira à última página esse livro é perfeito. Não tem palavra ou personagem em vão. Por falar em última página, o trecho final é de uma intensidade de emoções sem tamanho. É de arrepiar. Eu li vendo a cena, ouvindo os sons, sentindo o coração acelerar, a respiração faltar, a alma doer. Eu fechei os olhos e me deu vontade de me curvar. Um trecho que sempre vou reler e sei que vou me arrepiar quando ouvir a palavra Germinal. O livro é sobre a greve dos mineiros na França em razão da redução dos salários e das péssimas condições de trabalho, de vida, de sobrevivência, de tudo. Na verdade eu entendi que o livro é sobre a força do ser humano em lutar pela sobrevivência. Eu passei a leitura inteira pensando que jamais conseguiria ser resiliente e perseverante num ideal e na busca pela justa retribuição diante de tanta privação, diante de tamanho sacrifício daqueles trabalhadores. E não conseguiria mesmo. E depois vem aquele final. Germinal. Que respeito!!! Sofri tanto, desde o começo. Pelas crianças, homens, mulheres, cavalos (Ah! Batalha) e o final foi uma explosão de sentimentos que ainda estão confusos. Só sei que Zola foi magistral. Uma das melhores leituras da vida.

rafa 04/12/2023

"A germinação daquele exército logo faria explodir a terra"
Sinto que preciso justificar a minha nota pois "Germinal" é uma história maravilhosa, mas foi uma leitura um pouco cansativa para mim.
Todo o contexto e o ano em que o livro foi lançado por Émile - em 1885 - deixa a história ainda melhor e mais emocionante. E ele não deixou de detalhar cada pontinho e ideia de seus personagens.

(talvez esse foi o problema por mim, e assim a leitura foi tão enrolada e cansativa)

Ananda 26/11/2023

A fome desumaniza
Émile Zóla nos leva para uma vila de trabalhadores em condições animalescas, os personagens principais estão na família Maheu, que trabalham de geração após geração na mina de carvão da cidade, a rotina se modifica quando chega Etienne, um jovem que busca direitos e igualdade, mas ele se esquece que no mundo real os pobres são tratados como seres indignos de respeito.

A própria mina é um órgão vivo e feroz que vai devorando os trabalhadores e depois quando doentes, velhos e cansados cospe de volta, reduzindo-os a nada.

Os personagens são bestiais e imorais. Os homens da classe baixa, estupram e extorquem sem o mínimo pudor. As pessoas da classe mais alta se julgam como superiores, mas praticam tanta imoralidade quanto os pobres.

E Catherine!!! Ah, como Catherine me marcou. Uma vida inteira de humilhações e sofrimento que é impossível de esquecer.

eajsixart 30/10/2023

Ok
Eu quis vomitar lendo??
tipo, o livro é bem pesado e cumpre bem o que se propõe, a escrita não tem muita enrolação e é clara e direta. algumas cenas bem grotescas típicas do naturalismo.

Lucas.Costa 26/10/2023

Pra que sindicato?
Tá aí o porquê? Foi um livro didático que me levou para o início da revolução industrial, sem direitos trabalhistas, sem condição básica de vida, sem SUS.
Me sentia sujo o tempo todo. Triste a pessoa que trocou o livro pelo filme...

dartres 19/10/2023

Do início ao fim o livro é agonizante, já nas primeiras cenas as tosses incessantes de um dos mineradores geram um incômodo e, ao longo da história, você se sente tão sufocado e revoltado com toda aquela miséria quanto os personagens.

Uma personagem que me causou empatia logo de cara foi Catherine, mas conforme a trama avançava eu ficava num sentimento conflituoso entre, querer saber seu destino e torcer para que ela não aparecesse e me obrigasse a vê-la sendo tão maltratada de novo. Essa sensação é uma perfeita síntese do livro, cada acontecimento é horrível e parece desencadear um ainda pior.

O espírito socialista dos personagens é totalmente razoável naquele contexto de vida, e conforme é construído nos leva a ter uma ponta de esperança, a semente é plantada, assim como neles; que são tão desumanizados que passam a ter comportamentos até "animalescos" e violentos, já que não tem chance de pensar na vida, e sim, apenas, se conseguirão sobreviver mais um dia.

Cristina 04/10/2023

Aquela vida real jogada na sua cara, que livrão!
Sempre a luta do proletariado, como era difícil esse trabalho nas minas, infelizmente esse retrato ainda não findou no mundo de hoje.

Henrique 23/08/2023

Uma obra prima
Como poucos, este livro é uma obra prima. Zola no seu ápice de criatividade e maturidade pinta uma obra que nos faz sentir tudo, o frio, a fome, a imundície, a exaustão e a luta. Étienne é o protagonista revolucionário, com ideias de uma sociedade mais justa e que se atira de peito aberto contra os poderosos. É impossível ler sem lembrar de Tolstói.

Este livro vale cada página.
Carolina 23/08/2023minha estante
Também quero ler esse

Henrique 23/08/2023minha estante
Esse eu tenho certeza de que você vai gostar.

Leticia2095 19/08/2023

Livro bom demais
Nossa! Vida real total nesse livro. A gente se sente na pele dos coitados dos trabalhadores explorados. Todo mundo devia ler esse livro.