A Comunidade Secreta

Resenhas - A Comunidade Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Priscila 11/04/2020

Não esperava nada diferente
Sou uma grande fã da trilogia fronteiras do universo, já li a mesma 4 vezes. Adorei o primeiro volume da nova trilogia, maravilhoso saber como Lyra foi parar na Jordan.
A comunidade secreta trás nossa amada Lyra de volta, agora com 20 anos, ela e Pan não se dão bem mais e isso é que vai ditar toda a aventura desse novo livro.
Philip Pullman é um grande contador de história, o livro tem quase 600 páginas e ele consegue fazer com que todas valham a pena. Não sei o que esperar do último volume, mas espero de todo o coração ter a volta de um querido personagem da trilogia fronteiras do universo, o querido Will, mesmo sabendo que é algo difícil haha mas não custa nada sonhar né?
gius 11/06/2020minha estante
nossaaaa a minha MAIOR esperança é o retorno do Will (mesmo que uma parte de mim saiba que é meio impossível kkk)

Priscila 11/06/2020minha estante
Meninaaaaa o meu sonho é ele voltar

Maryana.MenRi 01/07/2020

O livro narra os acontecimentos de sete anos depois do encerramento de A Luneta Âmbar. Lyra e Pan agora estão na universidade de St. Sophia e estão bem diferentes da trilogia inicial em Fronteiras do Universo. Conheceremos outra parte deste mundo mostrado na primeira trilogia, viagens pelo deserto, pântanos e rios, além de nos mostrar mais sobre o Magisterium e as partículas do pó. Malcolm Polstead também está de volta e seu ponto de vista, bem como o de sua daemon, Asta, também estão presentes em alguns capítulos do livro. A leitura foi rápida, pois não consegui deixar o sentimento de nostalgia ao ler, mas confesso que, em algumas partes, senti a leitura um pouco arrastada. A proposta é bem diferente da primeira trilogia, pois Lyra está mais velha e tem de enfrentar todas as mudanças que vieram com este crescimento. Já Malcolm, vai ter de investigar mais sobre um problema que está afetando a produção de óleo de rosas, além de aprender a lidar sobre tudo o que está se passando dentro dele. O final não decepciona e nos deixa com aquela inquietante sensação de como vai ser daqui para frente,mal posso esperar pelo terceiro volume,

Patty Amanajás 13/11/2020

Já quero o próximo livro
Eu achei que Fronteiras do Universo não teve um final muito feliz e agora nessa nova trilogia com os personagens mais velhos, vejo que Philip Pullman está com uma narrativa muito mais madura e colocando problemas adultos e difíceis de ler (devido ter violência). Gostei bastante do lado político que foi apresentado, um pouco difícil de ler e entender (pelo menos pra mim), mas não menos interessante. Os últimos capítulos deixaram a vontade de ter logo o último livro nas alturas.

Alysson - @alyssonhp 05/12/2023

A Comunidade Secreta
Não foi empolgante como o primeiro e nem de perto tem a aura de aventura, magia e mistério da primeira trilogia. Algumas partes são até enfadonhas. Mas gostei de algumas coisas e a jornada de Lyra foi diferente, sofrida e interessante de acompanhar.

Laylis 18/09/2023

Ansiosa
Tô louca para o terceiro e último livro
Pois esse me encheu de dúvidas e curiosidades
É tão estranho ver a Lyra com uma personalidade completamente diferente de quando era criança
Muitas pessoas acham muito desconexo isso
Mas parece que não se lembram da própria infância
A gente trás poucos traços dos anos iniciais
É realmente quanto jovens adultos que começamos a realmente criar e lapidar uma personalidade
Espero que o pan esteja bem
E finalmente fique com a Lyra

Manu Jordão 07/12/2020

Pantalaimon
Eu estava com as expectativas MUITO altas pra esse livro, afinal, iríamos ver como a Lyra estava dez anos depois dos acontecimentos de A luneta âmbar
Eu gostei, gostei dos assuntos tratados, são muito mais filosóficos e adultos do que La belle sauvage, mas acho que não compreendi completamente a mensagem que o livro quer passar
Fiquei puta com o final do livro, mas vamos esperar para ver o último
O conflito neste livro é bem real e agonizante, foi muito bem escrito, estava com saudade da Lyra e ver ela uma mulher adulta me deu uma sensação muito estranha no coração kkkk

ira_rafael 24/10/2020

Após os eventos caóticos e desesperadores de La Belle Sauvage, em A Comunidade Secreta acompanhamos a juventude de uma imatura, egocêntrica e intransigente Lyra. A garota parece até ser uma pessoa diferente da empática criança que conhecemos sete anos atrás, resultado das influências de um mundo acadêmico dominado pela literatura negacionista e pouco questionadora. Consequência disso é o atrito da jovem com seu daemon, Pantalaimon, que decide partir em sua própria jornada de autoconhecimento, na tentativa de resolução dos problemas com sua ?dona?.

Em uma realidade em que a Igreja está no poder, sentia falta de maiores detalhamentos sobre questões políticas nos volumes anteriores. Aqui, porém, o autor aborda esses jogos de poder de maneira satisfatória e assustadora. Talvez distopias atuais tenham sido a inspiração, pois é possível observar algumas semelhanças com O Conto da Aia.

O livro é mais lento que o anterior e, em um determinado momento, a narrativa se torna arrastada e nos faz questionar se alguns eventos realmente são necessários, pois acrescentam pouco ou nada para a estória. Além disso, a Guerra contra a Autoridade, ocorrida em A Luneta Âmbar, parece não ter tido consequência alguma, dando a impressão de que boa parte da trilogia anterior não foi importante.

Raysa 16/02/2023

Este é o segundo livro da trilogia "O livro das Sombras" um spin off de "Fronteiras do Universo". Neste livro vemos o que se passa depois da trilogia original.
O início foi bem catártico pra mim, eu nem acreditaria em toda a mudança da protagonista, Lyra, se eu mesma não tivesse mudado tanto desde a infância. Aquela menina destemida, feliz, esperta, uma exímia mentirosa cheia de imaginação, agora é ansiosa, pessimista e cética. Isso me fez pensar muito sobre como me desconectei do meu "eu" criança, ver Lyra e Pan tão distantes e ressentidos um com um outro foi um soco no estômago.
Afinal isso é ser adulto? Nos deixar abater pelo que passamos, deixar de gostar de quem nos tornamos? Brigar com nossa essência? Pan não pode permitir que Lyra continue assim e sai em uma jornada em busca de sua imaginação, fazendo com que ela saia a sua procura e colocando os dois em aventuras e perigos!
Gostei muito de explorar mais esse universo de fantasia tão rico, mas fiquei um pouco entediada nas partes que não acompanham os personagens principais, entendo que saber o que se passa no lado inimigo é importante, mas alguns POVs são insuportáveis. Não gosto do que o autor tenta nos empurrar sobre a relação de Lyra e Malcom, mas acompanhá-los em suas aventuras.
O final tem tantos cliffhangers que chega a ser cruel com quem aí da está esperando o lançamento do último livro da trilogia. Este livro é uma ótima continuação, com personagens queridos, muita aventura e uma escrita sofisticada.
? EDIÇÃO: E-Book
? O QUE ACHEI: Maravilhoso
?? RECOMENDO? Sim
? PRETENDO CONTINUAR? Sim! Esperando o lançamento do último livro

Rita 29/11/2021

O único problema desse livro pra mim é que ainda não tem continuação.

Muito boa a história.

O autor é sensacional! Ele consegue colocar coisas tão reais e cotidianas em um universo tão fantástico de uma forma simples e honesta.

Amo!

Marli 11/12/2021

Lyra agora com 20 anos! Surgem então novos acontecimentos intrigantes...
Muitos mistérios, reflexões e, a separação entre Lyra e Pantalaimon! Ela sai então em uma longa viagem em busca de seu daemon. Uma viagem perigosa, emocionante! Ela precisa ser mais corajosa que nunca!
Leitura recomendada!

Cesar Garcia 07/04/2021

Um livro intenso
Esse livro trata de muitos assuntos como ceticismo, negacionismo, violência, mentira, depressão e auto mutilação.
Fala de dores da alma, solidão, religião e suas ilusões.
Um livro pra refletir e não feito para quem não quer pensar.
Um livro incrível e necessário.

Brielle 16/08/2020

Como sempre, Pullman consegue nos transportar para outro mundo e nos fazer sentir uma gama variada de sentimentos. A Comunidade Secreta traz um novo entendimento do universo do mundo de Lyra, um mundo muito mais interessante e sombrio do que achávamos anteriormente. A relação entre humanos e daemons é melhor explorada e nos faz refletir ainda mais sobre os aspectos da nossa alma. Livro excelente, os personagens são cativantes (oi, Mal, te amo) e muito humanos. Vale a leitura.

Larissa.Herbsthofe 09/07/2020

Ansiosa pelo próximo
Foi incrível essa história e acaba no momento mais crucial. Lyra está em uma nova jornada misteriosa, quero muito saber como tudo vai acabar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5