Sombria e Solitária Maldição

Sombria e Solitária Maldição Brigid Kemmerer

Resenhas - Sombria e Solitária Maldição

Lu 28/01/2022

Príncepe Rhen e Princesa Harper de Decê
Aqui temos uma releitura de "A Bela e a Fera". Um Príncipe amaldiçoado por décadas, que não se verá livre da maldição nem da fera que a acompanha enquanto não conseguir encontrar alguém para amar e que o ame de volta. O Príncipe Rhen se vê sem saída, chegou sua última chance de se livrar da maldição, depois de tantas décadas, e sua última chance não lhe dá muitas esperanças.
A vida de Harper não é das mais fáceis, o pai fugiu, a mãe doente, o irmão envolvido com pessoas erradas, então a moça se vê numa terra desconhecida, que tem magia, e a única coisa que quer é voltar para casa, pra segurança do conhecido e não aquele lugar onde não conhece ninguém e é tão diferente.
Gostei bastante da escrita da autora e da maneira que ela faz tudo de desenrolar. Quero sim ler o próximo livro.

Joanne.G.P. 07/08/2021

A Harper é uma personagem incrível! Inteligente, engraçada e corajosa. O Príncipe Rhen e o Grey formam uma dupla sensacional também. Os personagens são todos cativantes e a vilã é impiedosa.. O que nos deixa sedentos, já que faz tempo que não odeio uma vilã kkkk. Bom, o livro termina de forma ruim pra mim, meio agridoce.. O plano do Rhen também foi meio sem noção mas não quero dar spoiler. O livro é ótimo, você não sente as páginas passarem, ótima releitura!

Viviane Schneider 24/05/2020

Só uma palavra...
Perfeito!
Uma ótima adaptação da história da Bela e da Fera.

Lauraa Machado 03/05/2021

Bom, mas mal desenvolvido e com vários furos
Por tudo que eu via falarem sobre esse livro, já tinha decidido que só leria este e não continuaria com a trilogia, ainda que amasse a história e os personagens. Depois de terminar esse, posso falar tranquilamente que não vou continuar mesmo, porque nem cheguei a gostar o suficiente para querer.

Confesso que na primeira metade do livro, eu estava me divertindo bastante. Eu ria com algumas coisas e estava interessada em ver como tudo se desenrolaria. Mas desde o começo teve uma coisa que me incomodou bastante. A Harper é descrita pelos personagens várias e várias vezes como "diferente das outras garotas". Primeiro, isso é insuportável, é machista e cria uma competição desnecessária e tóxica entre Harper e todas as outras garotas da história. Segundo, é um péssimo jeito de começar uma relação e um interesse da parte do Rhen, porque ele mesmo deve ser muito machista para vê-la assim, para ficar comparando ela com as outras e ter dispensado todas as centenas, centenas!, de garotas que vieram antes tão fácil assim, garotas aliás que ele tinha sequestrado e que não tinha o menor direito de julgar. E, por último, é completamente impossível que de centenas (já falei cen-te-nas) de garotas que vieram antes, nenhuma tentou se defender e fugir do seu cativeiro, nenhuma brigou com ele ou reclamou de estar ali. Que tipo de imagem a autora tem das mulheres do mundo para achar que todas as outras estariam super de boa por terem sido sequestradas e só a especial e incrível Harper ficaria incomodada?

Além disso, acho que o livro não conseguiu transmitir a essência da Bela e a Fera. Esse é o filme da Disney que eu mais assisti e reassisti na vida. Eu amava ver um príncipe superficial se tornar uma pessoa melhor, ver o crescimento dele como personagem durante a história. O Rhen, infelizmente, não me conquistou em nada. Nada contra ele, na verdade, só não consegui achar sua personalidade interessante ou cativante. Para mim, ele começou e terminou do mesmo jeito e ele ser obrigado a ter alguém a cada estação tirou a graça do romance, já que se tornou o objetivo dele e ele se interessou pela Harper de cara.

O romance foi a parte que mais me decepcionou, porque não foi algo que cresceu devagar, não teve aquela lição de bondade e gentileza da parte da Harper para o Rhen, como é na Bela e a Fera. No máximo, a única coisa que tem a ver é ele se transformar em uma "besta", mas até isso não foi feito direito. Se a parte da Fera era se tornar uma pessoa melhor, a da Bela era se apaixonar pela pessoa que a Fera era independente de sua aparência. Fazer um romance em que o príncipe é lindo e carismático é fácil, sabe? Ele só se transformar depois para mim foi uma espécie de trapaça.

Um dos favoritos no livro é o Grey, o capitão da guarda real, mas ele não chegou nem perto de me conquistar. Achei ele okay só. Ele pareceu ter mais potencial do que foi aproveitado na história, mas confesso que ficou bem ofuscado para mim e eu nunca consegui entender por que o Rhen tinha ciúme dele, quando ele nunca me pareceu ter química com a Harper ou ser uma opção.

Sobre a Harper, ela realmente seria uma personagem muito interessante se não fosse toda a atitude de "diferente das outras garotas". Ela também tem umas atitudes que deixam a impressão de que ela achava que é a única pessoa que presta naquele reino, o que é presunçoso demais da parte de uma garota que acabou de chegar ali e nem sabe como as coisas funcionam. Mas pelo menos isso é abordado e ela melhora durante a história, além de que ela tem atitude e isso é sempre importante. Gostei principalmente da relação dela com seu irmão e do namorado dele, que deixaram a história mais interessante lá para o final.

O final é realmente bacana e tem um gancho legal para o próximo, mas eu já tinha perdido o interesse no resto do livro antes de chegar nele, infelizmente. Acho que comecei a me desconectar com a história quando o foco passou a ser Emberfall, talvez por ter se tornado quase um livro de fantasia genérico nessa parte, mas provavelmente porque quanto mais a maldição e a situação eram abordadas, mais furos apareciam. Toda a questão da administração do reino não fez sentido. Uma corte é formada de mais do que só a família real, mas de várias famílias da nobreza também. E os criados? E todas as outras pessoas que conheciam quem estava no castelo e na corte e que não moravam lá? Ninguém falou nada em todas as centenas de estações que se passaram? Ninguém foi investigar o que estava acontecendo? Uma coisa é o rei não ser visto por todo esse tempo, outra é nenhuma das pessoas que trabalhavam no castelo terem sido vistas ou darem notícia e ninguém nem poder ir lá nesse tempo.

Tem outros furos também em relação aos outros países, o fato de que parece que todos os conflitos ficaram em espera durante as centenas de estações, só esperando a Harper estar presente para importarem. Além de que todas essas mulheres desaparecerem do nosso mundo não ter chamado a atenção de nenhuma notícia, nem para ser minimamente mencionada na história. Além disso, as motivações da feiticeira que criou a maldição foram muito fracas e ela só apareceu para "tacar o terror" gratuitamente.

Não são só esses furos, foram várias e várias coisas que não pareciam fazer sentido, mas que aconteciam rápido e de uma vez, então nem dava tempo de questionar. O fato é que o livro é bem escrito, bem descrito, mas a base da criação desse universo, do país e da maldição foi fraca demais para passar credibilidade. Se a autora tivesse compensado com um romance apaixonante ou qualquer coisa assim, quem sabe eu tivesse gostado mais, mas o livro acabou deixando a desejar nesse quesito também.

Não é um livro ruim, juro, mas você tem que estar bem aberto a ignorar os furos e só aceitar as coisas como são ditas e apresentadas sem questionar nada, ou vai ser difícil acreditar na história e em seu desenvolvimento. Por sorte, não me deu vontade de ler o resto da trilogia, que já vi tanta gente dizendo ser decepcionante.
Carous 22/06/2021minha estante
Os pontos que te incomodaram no livro foram o que me incomodaram também; embora suspeite que não tenha exposto tão diretamente como você. Eu também não entendi o ciúmes do Rhen pra cima do Grey e depois que terminei o livro vi muita gente torcendo pra Grey e Harper e pensei: "Mas de onde tiraram isso?".

Eu li que este livro era pra ser uma releitura de A Bela e a Fera pegando como base Acotar. Acho que isso explica muita coisa

jessica.clarissa.9 19/02/2022

Sentimentos são Fáceis de mudar... ?
Essa releitura da Bela e a fera me pegou de um jeito? é meu primeiro contanto com a autora e amei o jeito que ela conduz a narrativa é muito fluido eu li com uma voracidade ???.
Eu amei a Happer, que protagonista FORTE e tbm gostei como a autora mostrar a paralisia celebral não como uma limitação e sim como força ela é sagaz e não deita p Rhen ? e falando em Rhen a Happer pode até não deitar, mas eu super deito ??pense no macho gostoso, inteligente, estrategista loiro, alto OK? vcs perceberam como eu sou cadelinha dele aliás só cadelinha dos dois?.
Agora vamos p pontos negativo q tem nome: GRAY, não q ele seja um personagem ruim pelo contrário ele é um personagem bom, justo, fiel etc, esse não é problema é esse insinuação de triângulo amoroso? parece q autora q empurrar esse personagem "goste dele" "olhe como ele é bom" fico nítido no final do livro essa manipulação eu tenho trauma gigantesco chamado ACOTAR e seu livro 2 então mesmo amando esse primeiro livro fico com medo de ler o 2°livro da trilogia vou esperar sair o 3° no Brasil para ler tudo de uma vez e q Deus me ajude, pq sentimento são fáceis de mudar...

julia 19/07/2020

Resenha: Sombria e Solitária Maldição
Sombria e Solitária Maldição é uma releitura bem interessante de A Bela e a Fera que usa um conceito familiar para contar uma história única e intrigante. O começo é um pouco lento, mas as coisas vão andando à medida que a história avança, e os personagens são muito bem desenvolvidos. Há bastante ação, principalmente no final, mas é a tensão que carrega a trama até o fim.

Brigid Kemmerer aborda um conto de fadas popular e bem conhecido e dá um toque próprio na história em uma leitura emocionante e divertida. A escrita é ótima, assim como toda a Emberfall e a magia que a cerca. As mudanças no ponto de vista também são bem feitas, se um pouco abruptas e confusas no início devido à mudança no cenário, e o final oferece uma reviravolta que promete tornar as coisas bastante complicadas para todos.

Os primeiros capítulos de Rhen POV são absolutamente maravilhosos, mas a mudança para Harper em DC nos tempos modernos é bastante abrupta no início e um pouco difícil de se acostumar, pois o tom da escrita muda bastante. A construção do mundo ainda é intrigante e bem-feita, e eu amo como o conceito de magia e maldição funciona no livro.

Rhen e Gray são meus personagens favoritos, mas Harper é que merece ser mencionada. Adorei a representação que ela traz em relação à paralisia cerebral, mas tive muita dificuldade em gostar dela como personagem. Ela pode ser muito teimosa e imprudente, principalmente no começo, e quase nunca se esforça para ver as coisas do ponto de vista de outras pessoas (Rhen, neste caso) a menos que o problema a afete pessoalmente. Ela se desenvolve muito durante o livro e eu comecei a gostar mais dela no final.

E não há tanto romance quanto eu esperava! A trama se concentra muito nas dificuldades de governar um reino em tempos de agitação e é bem interessante ver todos os personagens se reunindo para tentar resolver os problemas que estão surgindo devido a essa conflito. Isso fornece um bom espaço para o desenvolvimento da relação entre Rhen e Harper, o que eu achei muito bem feito.

No final, Sombria e Solitária Maldição é uma leitura agradável e divertida, com um ambiente legal e personagens interessantes. Demora um pouco para a história prosseguir, mas o enredo continua envolvente. Há mais ação do que romance, além de algumas reviravoltas no final que preparam as coisas muito bem para a continuação.

Mlcusinato 15/09/2020

Muito mais que um reconto
Sempre amei a história da Bela e a Fera, e quando descobri que esse livro era um reconto, quis ler na hora.
O que eu mais gostei da história é que não foca só no romance do casal protagonista, mas também no reino de Emberfall e as problemáticas.
O romance é bem levinho, e também magnetizante. Só não gostei muito do desfecho dos sentimentos da Harper (quem já leu vai entender).
Recomendo muito para quem é fã de ficção e distopia, é uma história interessante que vai além do básico do conto da Disney.
O livro tem continuação. O segundo (que eu saiba) ainda não foi traduzido, e o terceiro ainda vai ser lançado nos Estados Unidos.

Lunna 08/03/2022

· · ??????? ·?· ??????? · ·

Eu falo com toda a leveza do mundo e a consciência tranqüila que eu jamais conseguiria quebrar a maldição, pq estaria ocupada demais me apaixonando pelo Grey.

¯\_(?)_/¯

· · ??????? ·?· ??????? · ·

gabiiguarita 30/03/2021

realmente é sombrio e solitário
eu comecei a ler com pouca expectativa, só pra ocupar o tempo, mas me surpreendi MUITO. o livro voou, juro, foi tão rápido de ler que quando acabou nem percebi
a protagonista harper perfeita e forte e o rhen tem seus defeitos mas eu amo
uma história que me ensinou muito sobre sacrifício, amor, força, etc.
eu realmente amei muito mesmo
favoritado 2021

Como faz 06/11/2020

Sobre saturação
Cheguei a conclusão que pra eu conseguir suportar triângulos amorosos, eles precisam ser MT bons. Ter que surgir algum tipo de originalidade, os personagens envolvidos serem extremamente cativantes, maduros, conscientes... e sei lá, não consigo pensar em UMA história que eu tenha curtido todo o rolê do triângulo no final das contas.
Então assim, tirando isso, que particularmente eu saturei demais, gostei muito da história. A Harper é incrível. O Rhen é o príncipe torturado e melancólico clichê e perfeito de ser (amei o personagem) e o Grey é o guarda fiel.
No final eu fiquei bem decepcionada. Achei extremamente previsível. Do tipo: "Sério mesmo que, além do triangulo amoroso, vc vai fazer o grande -nem tão grande assim/ jogado no meio da história- plot twist da história ser isso?" E eu sei que o próximo livro deve focar mais no Grey e nessa questão.
Mas provavelmente eu não leia k k

Bina Borges 22/03/2021

“Sombria e Solitária Maldição” conta a história de Harper, Rhen e Grey. Harper é uma menina que vive algumas dificuldades. O pai dela se envolveu com agiotas, afundou a família ainda mais em dívidas e fugiu deixando a esposa e os filhos com a obrigação de pagar a conta. A mãe dela está em um estágio terminal de câncer e o irmão realiza “trabalhos” para o agiota, a fim de garantir um tempo a mais para pagar o débito da família.

A trama inicia quando Harper está de tocaia em um dos trabalhos do irmão. Ela está escondida e percebe um homem sequestrando uma mulher, que está desacordada. Ela não consegue fingir que não viu nada e parte pra cima do homem, batendo nele com uma chave de roda. O sequestrador é rápido e sem muito esforço consegue imobilizar Harper no chão. No momento em que ela acha que vai ser agredida, tudo fica escuro e ela é transportada para o reino de Emberfall.

Ela se vê presa em um castelo com o seu sequestrador, soldado da guarda real Grey e com o príncipe herdeiro de Emberfell, Rhen. No castelo vazio, em meio a música e acontecimentos mágicos, Harper tenta fugir de várias formas e acaba sempre ajudando alguém no seu caminho de fuga ou encontrando algum perigo.

Durante a trama ela descobre que o reino está amaldiçoado há mais de 300 anos. O príncipe precisa que alguém se apaixone por ele para que a maldição seja quebrada. Depois de ter tentado com centenas de mulheres, ele desacredita que a maldição seja quebrada e que ele seja digno de amor.

Ao decorrer da história, Harper cria um relacionamento de amizade e companheirismo, tanto com o príncipe, quanto com o guarda real. O romance é algo trabalhado de forma mais sutil, deixando o leitor em dúvida sobre quem torcer para ser o par da forte Harper. Todos perderam muito na história, todos tem um passado desafiador e precisam lidar com as consequências de suas escolhas. Em meio a tudo isso, existe um monstro terrível que massacrou quase o reino inteiro e um país vizinho tentando invadir e tomar as terras de Emberfall.

Amei a leitura. Li o livro inteiro durante o final de semana e fiquei triste de não ter apreciado aos poucos a história de Harper e dos meninos. A cada página, dava mais vontade de saber o que aconteceria a seguir, se Harper conseguiria voltar pra casa, se eles iriam quebrar a maldição, se conseguiriam proteger o reino do ataque inimigo… É uma narrativa constante, cheia de aventura, ação, drama, superação e um romacinho que me fez suspirar e pensar “que fofo”.
Mega recomendo e estou ansiosa para ler a sequência.

Hellen (@literatucracia) 11/07/2020

Sombria e solitária maldição
O que dizer?! Nem sei...
Certamente eu esperava mais. Mais da história, mais do desenvolvimento e muuuuito mais das personagens. Tão frustrante!
Nesse momento mesmo curiosa em saber como o próximo livro desenvolverá a revelação apresentada no final desse primeiro livro, não acho que tenho paciência para aguentar mais tantas páginas nesse universo. A impressão que tive é que a autora não sabia bem como conduzir o que estava criando e deixou as coisas rolarem e rolarem sem nada de importante ou surpreendente acontecer nesse primeiro livro. Ficou tudo tão "nhé"... e mesmo assim, insistir em levar esse universo para mais dois livros?! Coragem, hein!
Quando o segundo livro chegar aqui em terras tupiniquins, decido se lerei ou não. Temo pelo o que ela desenvolveu (ou não desenvolveu) no segundo livro. Triste, mas verdadeiro.
Ai, ai...

clayci 07/04/2020

Gostei
Sinto que preciso começar falando da protagonista dessa história. Harper é uma garota determinada e extremamente inteligente. Ela tem uma restrição no movimento causado por uma paralisia cerebral, mas isso não é uma fraqueza para a jovem. Com uma personalidade forte, Harper não tem medo de enfrentar o desconhecido. Por conta das circunstâncias, ela inicia a história desconfiada e atacando tudo o que teme. Mas aos pouquinhos, ela mostra todo o seu potencial e coragem. Harper não concorda com a forma de governar do príncipe Rhen. Ele é estratégico e dificilmente deixa o sentimento falar mais alto. Porém, ao ver de perto os problemas causados por causa da maldição, ela vai entendendo as suas motivações e escolhas.

E o que dizer de Rhen? Ele é um personagem complexo, que carrega vários traumas e mesmo assim sabe que precisa seguir em frente. Mas não consegui me apaixonar por ele ? se o príncipe dependesse de mim para quebrar a maldição, Emberfall morreria na próxima estação. Ele sempre foi respeitoso e tenta proteger as pessoas que confiam nele. Contudo é tão arrogante e teimoso! Ele não sabe agradecer, não aceita outras perspectivas e quer que tudo seja do jeito dele. Parece até que estou me descrevendo e deve ser por isso que não curti tanto esse personagem, pois sei que estas qualidades afastam as pessoas.

Gray foi o meu personagem favorito da história

Mas se tem um personagem que me conquistou por completo, foi Gray. Definitivamente seria por ele que eu me apaixonaria. Ele é forte, durão, mas com um coração de manteiga. O guerreiro fez um juramento de lealdade para Rhen, por isso ele vive esta maldição com o príncipe. Gray foi o primeiro a confiar nos instintos de Harper. Seu lado protetor a ajudou compreender como as coisas naquele reino funcionavam. Sem falar que ele ensinou Harper a se proteger e foi um verdadeiro cavalheiro