Sombria e Solitária Maldição

Sombria e Solitária Maldição Brigid Kemmerer

Resenhas - Sombria e Solitária Maldição

Bina Borges 22/03/2021

“Sombria e Solitária Maldição” conta a história de Harper, Rhen e Grey. Harper é uma menina que vive algumas dificuldades. O pai dela se envolveu com agiotas, afundou a família ainda mais em dívidas e fugiu deixando a esposa e os filhos com a obrigação de pagar a conta. A mãe dela está em um estágio terminal de câncer e o irmão realiza “trabalhos” para o agiota, a fim de garantir um tempo a mais para pagar o débito da família.

A trama inicia quando Harper está de tocaia em um dos trabalhos do irmão. Ela está escondida e percebe um homem sequestrando uma mulher, que está desacordada. Ela não consegue fingir que não viu nada e parte pra cima do homem, batendo nele com uma chave de roda. O sequestrador é rápido e sem muito esforço consegue imobilizar Harper no chão. No momento em que ela acha que vai ser agredida, tudo fica escuro e ela é transportada para o reino de Emberfall.

Ela se vê presa em um castelo com o seu sequestrador, soldado da guarda real Grey e com o príncipe herdeiro de Emberfell, Rhen. No castelo vazio, em meio a música e acontecimentos mágicos, Harper tenta fugir de várias formas e acaba sempre ajudando alguém no seu caminho de fuga ou encontrando algum perigo.

Durante a trama ela descobre que o reino está amaldiçoado há mais de 300 anos. O príncipe precisa que alguém se apaixone por ele para que a maldição seja quebrada. Depois de ter tentado com centenas de mulheres, ele desacredita que a maldição seja quebrada e que ele seja digno de amor.

Ao decorrer da história, Harper cria um relacionamento de amizade e companheirismo, tanto com o príncipe, quanto com o guarda real. O romance é algo trabalhado de forma mais sutil, deixando o leitor em dúvida sobre quem torcer para ser o par da forte Harper. Todos perderam muito na história, todos tem um passado desafiador e precisam lidar com as consequências de suas escolhas. Em meio a tudo isso, existe um monstro terrível que massacrou quase o reino inteiro e um país vizinho tentando invadir e tomar as terras de Emberfall.

Amei a leitura. Li o livro inteiro durante o final de semana e fiquei triste de não ter apreciado aos poucos a história de Harper e dos meninos. A cada página, dava mais vontade de saber o que aconteceria a seguir, se Harper conseguiria voltar pra casa, se eles iriam quebrar a maldição, se conseguiriam proteger o reino do ataque inimigo… É uma narrativa constante, cheia de aventura, ação, drama, superação e um romacinho que me fez suspirar e pensar “que fofo”.
Mega recomendo e estou ansiosa para ler a sequência.

Hellen (@literatucracia) 11/07/2020

Sombria e solitária maldição
O que dizer?! Nem sei...
Certamente eu esperava mais. Mais da história, mais do desenvolvimento e muuuuito mais das personagens. Tão frustrante!
Nesse momento mesmo curiosa em saber como o próximo livro desenvolverá a revelação apresentada no final desse primeiro livro, não acho que tenho paciência para aguentar mais tantas páginas nesse universo. A impressão que tive é que a autora não sabia bem como conduzir o que estava criando e deixou as coisas rolarem e rolarem sem nada de importante ou surpreendente acontecer nesse primeiro livro. Ficou tudo tão "nhé"... e mesmo assim, insistir em levar esse universo para mais dois livros?! Coragem, hein!
Quando o segundo livro chegar aqui em terras tupiniquins, decido se lerei ou não. Temo pelo o que ela desenvolveu (ou não desenvolveu) no segundo livro. Triste, mas verdadeiro.
Ai, ai...

Karini.Couto 18/08/2021

Pensem em alguém que se encantou por uma história? Eu amo o clássico A Bela e a Fera (farei uma tatuagem ao fim do meu processo pós operatório se Deus quiser). Sendo assim, a premissa me agradou desde que vi o lançamento e me vi completamente imersa na leitura, que nos apresenta Harper, uma personagem que no começo não fui muito com a cara dela, pois apesar da inclusão (termos uma personagem com problemas decorrentes de uma doença da infância, paralisia cerebral), achei que ela bem irritante algumas vezes; mas no decorrer da leitura, fui compreendendo os motivos de ela ser tão obstinada em ser autosuficiente, não querer demonstrar nenhum tipo de fraqueza; e no fim, temos uma personagem forte, altruísta e com defeitos como qualquer pessoa do mundo real. Uma personagem palpável assim podemos dizer!

Falando um pouco do enredo, Harper leva uma vida difícil em DC com seu irmão e uma mãe doente. Tendo herdado dividas do pai.. em dado momento ela é sequestrada e vai parar em um mundo encantado chamado Emberfall, lá ela se encontra com o príncipe herdeiro Rhen e seu escudeiro Grey. O sequestro ocorreu, pois existe uma maldição sobre Emberfall, onde o povo está parecendo, os dias são intermináveis r incansáveis e estão a beira do caos.. para isso, precisam que a maldição seja quebrada. E é aí que entra Harper, pois somente o amor verdadeiro seria capaz de quebrar tal maldição.
Será possível ocorrer o amor verdadeiro entre um príncipe machucado por anos e anos sem fim de destruição, onde a fera aparece e inclusive matou toda sua família? E Harper, será capaz de amar e salvar a todos?

Eu fiquei apaixonada pela história improvável, já havia lido críticas bem ruins sobre o livro, mas como meu gosto é atípico e "não sou todo mundo", quis conferir por mim mesma, e foi a melhor coisa que eu fiz! Pois amei sim a história e já estou com o segundo livro em mãos prontinho para dar início a essa continuação que promete me encantar tanto quanto esse primeiro volume!

Li em uma sentada! Amei Grey e sua dedicação, fidelidade. Fiquei apaixonada por Rhen, gente! Como gosto de uma "fera" e ver ele tão machucado pelas coisas que ele fez, e pelo mal que causou, mesmo sem querer, doeu .. sim! Eu sou sensível!
Sou suspeita para avaliar qualquer coisa relacionado ao clássico original, mas com essa história tive um prazer imenso e encontrei mais uma releitura incrível e diferente, com elementos até incomuns, como Harper..

A capa está linda e a edição, apesar de simples me agradou bastante! Recomendo para amantes dos clássicos e releituras e para todos aqueles que querem um bom romance com magia!

@porcelanaliteraria 21/04/2020

Acho que nunca mudei tanto de humor...
Eu estava bem ansiosa para essa leitura e acho que por ter imaginado mil coisas diferentes, foi uma surpresa e uma decepção como o livro correu.

Harper me irritou do início ao fim. Acho que não teve um único momento do livro que senti simpatia por ela. No geral, vi resenhas de pessoas dizendo que Rhen era muito mimado, mas a única personagem que encontrei assim foi a própria Harper, que exigia tudo o que podia e se frustrava quando não conquistava, agindo com um orgulho sem sentido como resposta ao que lhe frustrava. É uma personagem forte, mas me atrevo a dizer que sua coragem pode ser facilmente confundida com imprudência jovem, onde se pensa pouco nas consequências e os impulsos são maiores que a razão.

Tirando a personalidade, Harper é incrível nas habilidades. Aliás, em questão de superação, Harper é implacável e seu orgulho vem a calhar quando ela precisa mostrar que tem pé no chão e sabe liderar pessoas. É uma guerreira das boas, mas precisa trabalhar sua personalidade melhor. Quem sabe nos próximos livros?!

De início, me apeguei muito a Grey. É impossível não se apegar a ele assim que o encontramos e principalmente por Grey ser o "faz tudo" do livro, o que nos dá a impressão de que Rhen é um rapaz mimado por ele e que nunca se submeteria a qualquer tipo de risco quando tem Grey ao seu lado para fazer tudo, o que me fez desgostar de Rhen e venerar Grey até certa parte do livro. Porém, com o passar das páginas, comecei a compreender como Rhen funcionava. Comecei a ver como seu passado tinha afetado seu futuro e comecei a gostar mais dele do que de qualquer outro personagem do livro. Aos poucos ele se mostra mais homem do que príncipe e esse pequeno fato vai deixando evidente todas as melhores características que ele possui e que, de fato, ele é o personagem mais adorável de todos, já que sua personalidade foi bem construída ao longo dos muitos anos que viveu.

O livro fala muito sobre os aspectos políticos de Emberfall e foi uma parte bem interessante para mim, já que gostei de ver como a trama se desenvolvia, embora estivesse esperando mais do final (pelo menos na parte política).

O romance é envolvente, mas me fez ficar em dúvida a respeito de quem - entre os dois personagens, ficaria com Harper. E é. Eu comecei torcendo por Grey e terminei rezando por Rhen.

É uma leitura que vale muito a pena, mas que provavelmente só vai se desdobrar de verdade no segundo livro e já estou esperando ansiosamente por ele, para saber o futuro de Emberfall.

Malcher 03/09/2021

Bela e a Fera está um pouquinho diferente haha
Gostei muito dessa leitura, porém, em alguns momentos creio que tenha faltado mais um pouquinho daquela sensação de "estar dentro do livro", mas foi bem de leve hahaha tirando isso, adorei!! Mas pelo amor de Nossa Senhora das Leitoras Desesperadas, preciso da continuação!!!!

Lethicia.Coelho 30/07/2020

Muito apaixonante!
Encontrar uma personagem com deficiência não é fácil. Mais raro ainda, encontrar alguma fora dos estereótipos melancólicos tão disseminados por aí. Eu possuo a mesma deficiência da Harper e estou apaixonada pela personalidade dela. Eu me vi nela! Isso é surrealmente fantástico!
A leitura é fluída. A história, muito bem escrita. Não tem como não se apaixonar pela maior parte das personagens e não tem como parar de ler quando se começa. Suspense, romance e fantasia juntos, na medida exata!

chrisakie 08/04/2020

Maldição, romance e intriga política...
Toda estação é a mesma coisa: ela se repete continuamente com a transformação do príncipe herdeiro, Rhen. Várias garotas passaram pelas estações, mas nenhuma quebrou o feitiço. "Esta será a última", anuncia a feiticeira que lançou a maldição sobre o príncipe e colocou todo reino de Emberfall em cacos.

Num tom sombrio e melancólico, o livro é um reconto de "A Bela e a Fera", clássico que encanta o mundo todo. Brigid já é conhecida por aqui com suas obras YA: "Aos perdidos, com amor" e "Mais do que palavras podem dizer", todos publicados pela @plataforma21_. Com uma fantasia encantadora, conhecemos personagens únicos numa trama que, de início, vai desenrolando lentamente, aos poucos vai ganhando o fôlego e termina com uma revelação surpreendente! Ah, não há foco só no romance, mas também há intriga política!

A protagonista Harper é diferente de outras personagens, ela apresenta uma restrição de movimento devido à paralisia cerebral, o que a torna mais cativante, corajosa e, claro, a destaca de outras garotas que passaram pelo reino de Emberfall. Não só isso, ela tem uma vida difícil em Washington, o que deixou seu coração mais duro e desconfiado.

E isso reflete em sua relação com o príncipe Rhen. No início minha antipatia por ele foi enorme, autora não esconde a arrogância e prepotência do personagem. Temos a mesma visão de Harper sobre ele. Porém, aos poucos, ele vai conquistando seu espaço e os coraçõezinhos dos leitores.

Só que, quem realmente destacou e roubou meu coração foi o Grey, comandante da Guarda Real. Que homem, ops, quero dizer, personagem! Desde começo, meus olhos brilharam por ele e continuou até o fim!

Os capítulos são bem curtinhos, narrativa totalmente fluída e quando você percebe, o livro acabou! Apesar de ter achado a história um tanto redondinha, tem um gancho para continuação e confesso que a revelação me deixou totalmente ansiosa pelos próximos livros.
Fabiana.Milanezi 09/04/2020minha estante
Que restrição de movimento ela tem?

Jenni Pradera 06/12/2021

Esse livro é uma releitura da Bela e a Fera com personagens e relacionamentos bem desenvolvidos. Harper é uma ótima personagem principal, ela tem uma mistura realista de força e dúvida de si, uma mente forte e pé no chão para uma heroína de fantasia. Os conflitos internos de Rhen fazem dele seu próprio personagem, intrigante em vez de apenas um interesse amoroso. Gray, apesar de ser um personagem coadjuvante, também é encantador e gentil. Gostei de ler sobre as relações entre o trio, e adorei o romance lento e achei real (inclusive a questão de saber se é realmente amor). Gostei da tensão política ao longo do livro, o que ajudou a adicionar mais profundidade à história.
A razão pela qual não não dei 5 estrelas é que apesar dos ótimos personagens, achei a história previsível e houve oportunidades perdidas de tornar a história mais única e imersiva. Por causa de sua previsibilidade, o livro vagou muito para o meu gosto, principalmente nas últimas 100 páginas.

Yasmin | @pernambookanas 21/05/2020

O reino de Emberfal está ameaçado. Uma feiticeira fez uma maldição para o príncipe Rhen, na qual consiste em repetir o seu aniversário de dezoito anos a cada outono. Além de, em cada estação, ele é transformado em um monstro. Essa maldição só será quebrada se ele fizer alguma garota se apaixonar por ele.

A Harper é a melhor personagem desse livro. Ela não abaixa a cabeça a ninguém, se precisar lutar, ela luta. Amei demais essa personagem, ela é daquelas que fala tudo o que pensa, sempre sendo sincera com as pessoas.

Um personagem que gostei muito foi Grey. O eterno guarda do príncipe. Ele é um fofo, sempre pronto a se envolver nas loucuras do príncipe e da Harper. Ele é um personagem muito carismático.

Uma personagem polêmica é a feiticeira Lilith. Uma grande antagonista desse livro. Amei a personagem, mesmo detestando suas atitudes. Gosto de personagens difíceis, a Lilith se encaixa bem nesse papel.

Rhen é um personagem complexo. Muitas vezes, eu senti pena dele por causa da maldição. Ele não é um personagem mal, só que ele sofreu muito com o destino dele. Pior que não tem como fugir disso, ele já tentou e não deu certo.

Outra coisa que gostei do livro foi a interação entre Harper e o Rhen. Ele sempre tenta ser um lorde com ela, mas ela não quer saber de boas palavras, uma vez que ela foi sequestrada. Ai vira uma relação em que os dois não conseguem medir as palavras um com outro. Ao mesmo tempo, é uma relação fofa entre dois desconhecidos.

Sombria e Solitária Maldição é uma releitura da clássica história da bela e a fera. Têm algumas barrigas dentro da história, eu achei que demorou um pouco para desenrolar. Fora isso, o livro é muito bom. Não sabia que esse livro fazia parte de uma trilogia, quando peguei para lê-lo. Vou acompanhar. Recomendo.

Anninha Bia 30/04/2021

Ano releituras de Clássicos...
A cada nova versão de Bela e a Fera, um livro diferente!
Amei os personagens, as reviravoltas...só não sou muito fã de trilogias e afins!

Sama_Tavares_1503 03/06/2020

Maravilhoso
Bem esse realmente era um livro que estava aguardando, pois essa autora ja me conquistou com seu outro livro dela. "Sombria e Solitária Maldição" vamos conhecer a Harper. Ela vive numa vida humilde cuidando da mãe que se encontra com câncer e seu irmão, que por conta do sumisso do pai passam por um sufoco danado. Ela um dia indo trabalhar com o irmão se encontra vendo alguém numa tentativa de rapto. E intervêm contra isso. Mais é transportado para um local chamado Emberfall.

Onde se encontra com Grey (pessoa que a trouxe para lá) e Ren (moço que vive ali com Grey). Ela não acredita que esta passando por isso. E tenta mesmo com sua limitação sai e entender o que se passa em Emberfall. Ainda mais que nisso descobre que o local é amaldiçoado.

Ren é um mocinho que realmente não vem para você vê-lo como príncipe em um castelo e futuro herdeiro do trono. E sim vemos que ele sofre com sua solitária e sombria maldição assim como Grey seu guarda real, que está sempre com ele.
Grey é um personagem que te mostra que não está ali ao toa como um mocinho secundário e se faz valer na história toda.
Vemos então que nem tudo são flores e que também não é com uma maldição que você ano pode fazer o bem aos demais. E nisso Harper vem para mostrar que mesmo com sequelas que tem, pode ser mais que uma mocinha na história. E que o mocinho nem sempre tem que ser o salvador, e sim o salvo.

E como sempre as reviravoltas que se mostra nesse livro são maravilhosas. Onde a inspiração que a autora teve através do clássico "A Bela e a Fera" ficam leves perto dela. Mostrando o lado sombrio de tudo que passa com os personagens e até mesmo na historia toda. Mais sem perder o encanto e o charme do clássico.
Este realmente me prendeu demais na leitura, mesmo tendo parado de ler um tempo, voltei e não parei mais.
Agora aguardar o segundo volume! Socorro

Ritchelly - @garotagirassol_ 15/10/2020

Sobre "Sombria e solitária maldição"
Um reino mágico, um príncipe amaldiçoado, uma fera perigosa e uma garota que busca pela liberdade que nunca conheceu. Através deste simples parágrafo, você deve ter notado a semelhança com o conto de A Bela e a Fera. E não é à toa, afinal ?Sombria e solitária maldição? irá recontar de uma forma nova e ousada, a história de um príncipe, que precisa encontrar o amor para se livrar de uma terrível maldição.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu simplesmente adorei o estilo da narrativa e como ela criou uma dinâmica totalmente nova a partir do conto original, conectando um mundo de magia com a realidade contemporânea de uma cidade grande por exemplo. Os capítulos são intercalados entre Harper e Rhen, o que permite o leitor entender como Harper uma garota de Washinton DC, vai parar em um reino encantado e como lida com a situação que está envolvida.
Além da escrita da autora, outro ponto positivo são os personagens que integram o livro, que conquistam e inspiram o leitor. É impossível não falar sobre a força e determinação de Harper, ela sofre de uma restrição de movimento causada por uma paralisia cerebral e em nenhum momento aceita ser subestimada por isso. Ela não tem medo de se provar, de opinar e fazer o que acha que é certo.
Já Rhen é um personagem que aprendemos a entender. Ele está quebrado, lidando com as consequências de seus próprios atos, e a culpa que sente por envolver todo o seu reino faz com ele desacredite de si mesmo. Mesmo assim, Rhen tem fortes características de um príncipe, e muitas vezes usa seu status de realeza como forma de promover seu ponto de vista e suas atitudes e isso causou uma leve irritação.
Outro personagem que temos o prazer de conhecer, é o comandante Grey (um dos meus favoritos) que é leal ao seu juramento e isso se sobressai em suas atitudes. Ele é um personagem muito interessante e estou esperando muito que ganhe mais espaço no próximo livro.
Com toda a certeza irei ler outros livros da autora, pois a escrita dela me conquistou, principalmente a forma como insere as perspectivas emocionais sem necessariamente falar sobre sentimento. Como ela aborda assuntos delicados de forma responsável.
Um livro que irá falar sobre a importância de acreditar em si mesmo, sobre se sentir responsável por todos os problemas a sua volta (o que está longe de ser verdade), tudo isso com personagens carismáticos e empoderados.
Recomendo muito essa leitura, para quem gosta de fantasias e contos de fadas e quer se apaixonar por personagens e ser inspirado por eles.
Maithe 22/10/2020minha estante
Moça, esse livro tem a mesma pegada de corte de espinhos e rosas? Kkkkk

Ritchelly - @garotagirassol_ 22/10/2020minha estante
Oi Maithe, tudo bem? Eu não li corte ? mas acredito que seja diferente.

@blogleiturasdiarias 11/05/2020

Melhor leitura de 2020!
Sombria e Solitária Maldição está com o posto de melhor leitura realizada em 2020, até agora. Tinha ouvido falar do mesmo, sabia das suas qualidades, porém não esperava o tipo de arrebatamento que me assomou. Cursebreakers carrega agora o peso de, talvez, ser uma das melhores séries que conheci desde o lançamento da duologia Six of Crows.

Rhen, o príncipe herdeiro de Emberfall, sofre de uma maldição que coloca todo seu reino em risco. Obrigado a reviver seu aniversário de 18 anos por infindáveis vezes, ao final de cada outono, ou seja a cada 3 meses, ele é obrigado a se transformar em um monstro que por não ter consciência acaba matando todos que estão a sua volta — desde os familiares até aos habitantes do reino. Para ser capaz de quebrar esta maldição, uma garota tem que se apaixonar verdadeiramente por ele. No entanto, após vários anos de tentativa, ele se sente cada vez mais frustrado ao perceber que isso não ocorre. Quando numa outra busca ele se depara com alguém diferente, o sentimento de esperança brota. O único problema é que a feiticeira Lilith, responsável por esta maldição, avisa que está será sua última chance de salvar Emberfall. Essa garota realmente tornou-se sua única esperança.

Harper encontrava-se no local e hora errada. Após tentar salvar uma jovem que estava sendo encurralada por um homem, ela acaba sendo teletransportada para um mundo que não conhece. De Washington DC para o reino de Emberfall. Seus problemas em casa são além da conta para se importar e entender os do local, e quando descobre os motivos que levaram a sequestrá-la, a primeira coisa que pensa é em fugir e voltar para casa. Só que não é nada fácil. Quanto mais conhece o povo e o príncipe, mais dividida entre ir embora ou permanecer.

Um enredo sem defeitos! Há um bom tempo não achava uma fantasia que me fizesse amá-la do início ao fim. Não acho que seja uma obra com elementos únicos — é explícita a inspiração do conto A Bela e a Fera — contudo, a forma como ele foi construído ganha destaques.

"Ela vira o cálice nas mãos e me observa. Gostaria de poder ler a emoção em seus olhos. Depois de incontáveis estações escondendo a verdade por meio de belas mentiras e histórias extravagantes, estendi a verdade aos pés de Harper, e não tenho certeza se ela vai aceitá-la." pág. 131

A transformação da narrativa que primeiramente poderia ser simples em uma maior, chama atenção e mostra que desdobramentos inesperados podem suceder. É maravilhoso acompanhar o andamento da narrativa a medida que os personagens crescem, em que a trama enriquece porque você acaba se envolvendo no universo. Muitas das vezes questionei certas escolhas ou decisões a serem seguidas, entretanto essa questão não tirou a autenticidade da história — aliás foi ao contrário, demonstrou a ousadia da autora em não ir pelos caminhos fáceis.

Sobre os protagonistas, o que posso dizer além de elogios rasgados?! Rhen, Harper e Grey — que dentro do contexto entenderemos sua importância — tornaram toda a experiência impactante. A autora soube criá-los complexos e cheios de características que nos cativam, sendo um dos grandes pontos do exemplar. Entendê-los e assimilar os percalços, ações e decisões tomadas nos aproxima das páginas. Acredito que além da ambientação fantástica, um dos principais diferenciais do livro é a preocupação em transpassar a fundo quem são os responsáveis pela história.

Teremos a inserção de um romance — que é claro desde a sinopse — e o interessante foi o fato de percebê-lo não sendo um dos carros-chefes. Bem organizado, e aparecendo quando necessário, ele com certeza foi um plus que incrementou os acontecimentos. Confesso que pensei que teríamos um triângulo amoroso — e já estava me preparando para detestar com todas as forças — o que felizmente não se concretizou. Aliás, tive que queimar minha língua porque o trio me conquistou de tal forma, que qualquer opção final teria adorado.

E se tem outra conjuntura que também se sobressaiu, foram as reviravoltas e os plot twists. Espaçados e inseridos nos momentos certos, trouxe dramaticidade para a leitura. Como temos circunstâncias que transmitem que algo eclodirá a qualquer instante, revelações e modificações no cerne principal geram grandes expectativas — que serão atendidas. O final com um alto volume de informações é de deixar o queixo caído, e obviamente, traz aquele gancho que o interliga a um sucessor. Neste minuto, eu só quero saber quando a editora lançará o próximo!

"Nossas palavras da noite passada. Muita coisa mudou desde então. Uma noite mudou muito, de muitas maneiras. Não posso oferecer nada além de fracasso. Essa maldição prova isso. Na verdade, tudo o que Lilith forneceu foi um lembrete." pág. 321

De uma forma geral, sem dúvidas recomendado! É uma das poucas fantasias atuais que considero impecável da primeira até a última frase. Emberfall será palco de grandes batalhas, grandes paixões, grandes aventuras, resoluções e amadurecimentos. Itens capazes de prender todos os fãs do gênero!

Na parte física a capa tem interligação com o conteúdo e sendo semelhante com a original, o que gostei. A diagramação é a padrão da Plataforma 21, e tem detalhes entre capítulos. Um adendo que tenho que fazer — e eu reclamava demasiadamente nas edições da editora — é a qualidade do papel que possui uma ótima gramatura, fazendo jus ao preço. Temos uma mapa e sumário como complementos. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo dois pontos de vistas intercalados.

Como deixei claro anteriormente, estou extremamente ansiosa pelo próximo que já foi lançado lá fora, e por enquanto sem previsão por aqui. Espero que tenham gostado!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2020/05/resenha-sombria-e-solitaria-maldicao-brigid-kemmerer-serie-cursebreakers-plataforma-21.html