Um sobre Infinito - Episódio I

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

@quoteslidos 26/07/2022

pequeno, mas, surpreendente
Em poucas páginas o autor consegui colocar uma história bem interessante em palavras e pensamentos que fazem a gente realmente pensar bastante sobre.
O livro tem o enredo em volta de uma adolescente chamada Solange, que por hora é bastante inteligente e quer entender muita coisa. Filha de Pais totalmente diferentes (o pai é testemunha de Jeová e a mãe é Professora e defensora da ciência) a cabeça de Sol fica imaginando muitas coisas que precisam de respostas.
Então ao buscar as respostas entre a Religião vs a ciência, Sol recebe vários julgamentos das pessoas religiosas no qual ela convivia. É um bastante polêmico por tratar de duas vertentes totalmente diferentes, mas é atual, serve para você entender o outro lado sem julgamentos.
Muito bom, a autenticidade do autor no tema, a criatividade e todo o desenvolvimento que ele fez em bora em poucas páginas foram bastante proveitosas e dá pra observar que ele tem conhecimento ou muita pesquisa no que ele escreveu, Parabéns Paulo!

Claire Thorne 19/07/2022

Um sobre infinito by Claire Thorne
Hello People.
Hoje trago para vocês a resenha do livro “Um sobre Infinito” – Episódio I do autor Paulo Gramacho.
O livro é do gênero de Ficção e foi publicado pela Editora Chiado Books e conta a história de Sol Ferrari, uma jovem garota criada debaixo dos preceitos da Religião Testemunha de Jeová. Criada em uma cidade do interior de São Paulo, desde pequena Sol acompanha o seu pai nas pregações e visitas com os membros da igreja. Assim, ela tem a possibilidade de vivenciar muitas experiências e aprender os valores trazidos pela religião.
Por outro lado, sua mãe não seguia a religião da mesma maneira que seu pai, sua mãe era da ciência, mas para Sol sempre foi claro que a ciência também era uma expressão de Deus.
E assim, entre os conceitos religiosos de seu pai e a desenvoltura de sua mãe, Sol foi criando curiosidade sobre a criação e existência do universo, onde ela imagina a programação feita para a criação de tudo.
Apaixonada por programação, no meio de duas linhas tão tênues e acontecimentos que levaram a procura de respostas maiores, Sol foi desenvolvendo seu pensamento e buscando o sentido para algumas coisas na vida.
O livro tem uma escrita leve, reflexiva, que nos leva à vida pacata de pessoas comuns no interior. Paulo nos trouxe o pensamento de uma garota vivendo entre os ensinamentos religiosos, vivenciando a colaboração entre os moradores de comunidades e do outro lado a ciência. E com essa realidade ela busca se encontrar no meio de valores contraditórios.
Te convido a vir comigo e conhecer essa história.
#umsobreinfinito #byclairethorne #blogliterario #ebook #autoresnacionais #amoler #adorolivros #livros #literatura #literaturanacional #autores #letras #vidadeleitor #cantinholiterario #amorporleitura

site: blogdaclaire.com/post/um-sobre-infinito-episódio-i

sandy 02/04/2022

impressionante
esse livro tem tantas camadas que é difícil sentir apenas um sentimento durante a leitura. eu, senti tudo e ficou gravado em mim. a forma como Paulo descreve a vida da Sol é muito representativa.

é emocionante. rico. cheio de lições em poucas páginas. enfim, gostinho de quero mais.

Ingrid.Souza 19/03/2022

Ciência vs Religião
Solange é uma personagem muito inteligente e tem um QI altíssimo.
Na infância, ela acompanhava o seu pai como testemunha de Jeová, já a sua mãe era uma professora e defensora da ciência.

Vemos a evolução da personagem desde a infância até os seus 18 anos.

Conforme a personagem cresce começa a ficar mais curiosa, a se questionar sobre religião vs ciência, mas claro, ao tentar relacionar as duas, Solange foi julgada pelos religiosos.

Um tema polêmico e muito atual, mas que é muito necessário e importante refletir. Nunca tinha lido nada parecido!

O livro tem alguns trechos bem poéticos e deu até uma nostalgia da infância, já que o livro tem algumas referências dos anos 90.

Deu pra perceber que o autor fez uma pesquisa sobre os temas e também tem conhecimento sobre. Adorei ver essa ligação entre religião e ciência.

O livro é bem curtinho e pode ser lido em alguns minutos ou poucas horas. Já fiquei ansiosa pelo episódio 2!

Quotes:

?No entanto, quando estamos certos acerca do nosso futuro, eis que o destino samba na nossa cara e redemoinha?

?Sou meio Peter Pan. Em que momento será que a curiosidade dos crescidos se esvai??

leiturasda_le 27/02/2022

Fé e ciência se misturam ?
Um livro que m prendeu do início ao fim, por ser um livro curto li em uma hora.

Uma narrativa bem fluida que mistura religião e ciência sem desrespeitar crenças, a narrativa do autor é em trechos curtos que facilita ainda mais sua leitura.

Não é um livro de ficção científica porém você consegue se conectar ao livro ao explorar a mente de um jovem dividida em sua religião e a ciência. Estou bem ansiosa para a parte dois.

Keven Lobo 03/02/2022

Uma leitura rápida mas cheia de reflexão!
Esse livro aborda um tema polêmico, que nada mais é do que a Religião vs Ciência. Sabemos bem o quanto essa discussão causa discórdia, e o livro nos coloca de frente para Sol, uma personagem cristã, que apesar de viver a vida inteira com os ensinamentos da sua religião, começa a se questionar sobre coisas do mundo da qual a Bíblia não explica.

Sol é testemunha de Jeová, assim como seu pai, e além de dominar muito bem as palavras e a forma de passar a sua mensagem para os ouvintes nas portas, ela possui um QI extremamente alto, provavelmente genético de sua mãe, uma matemática. É nesse mundo de realidades duplas que a garota se vê dividida entre seguir as crenças espirituais ou estudar as ciências e pensamentos racionais.

A narrativa segue dando saltos temporais, onde podemos ver Sol se tornando maior e mais inteligente a cada ano que passa. E conforme ela cresce e amadurece, mais essas dúvidas vão florescendo dentro dela, causando repulsa nas pessoas do seu cotidiano cristão, que passam a enxergar ela de maneira negativa, fazendo até mesmo acusações de que a garota está sendo influenciada por Satanás. É nesse cenário que acompanhamos um pouco as intolerâncias religiosas e o preconceito com pessoas que não seguem a mesma linha de raciocínio da Igreja.

Essa é uma leitura rápida, super fluida, mas que por mais que seja curta nos traz diversas reflexões.

@a.book.told.me 06/01/2022

Fé e ciência podem se misturar?
?? ???? ????s ??? ? ??s???????????? ?? s?????? ??s?? ? s?? ????????? ???? ? s?? ?????s???????, ??? ?????? ??? ?? ?? ?????ss??????? ? ??s????? ???s?????????.
????? ?? ?? ??? ??s??????? ?? ?????? ??? ? ???? ???? ? ??s?? ??????? ? ??? ??? ?s?????? ? ??????? ????? ? ???? ?????? s?? ????????????? ?? ???? ? ?????s ???s??????????s ???????s ?? ???????? ? s?? ???? ?? ????? ??s?? ???? ???????, ??s ?ss? ????? ???? ?? ????? ??? ?????? ???? ? ???? ?? ??????, ???s ??s?????? ??? ??? ??????? ????? ?? ???? s???? ? ??s???????????? ?? ????? ? ???? ???s ?ss? ??? ?????? s?? ?????????.
s???? ??? s?? ???s???? s? ?????????? ????? s?? ??? ? ? ????????? ???? ???? ?s?? ???? ? ??????!

?? ???? ??? ???????????? ???? ?? ????? ?? ??????????? ????s ?????s ? ???????s ?s???s ?? ??????s ?? ????? ?? ??s?????? (?s??? ???? ??????????? ??s ?s????s) ??s ???? ??? ???? ??? ?????????? ? ??????? ??? ??? ??? ???????.
?s?? ????? ?? ??? ???????? s???? ??????s ???s?s ? ??????? ?? ???? ??? ???? ????? ??????, ??????-?? ?? ?????? ??? ??????? ? ?s ??s???????s ?? ?????? ?????? ? ?????, ??s ????? ????s ? ??????? ?? ???????? ???? ???s ?s???? ??? ?? ???s ???? ?s ????. s???? ??? ?????s s? ???????? ?? ????? ? ?? ?????????! ??? ????? ??? ?ss? ??????? ????????? ?? ????? ???????.

Maikel.Rosa 15/12/2021

Antes de mais nada, um aviso: este não é um livro de ficção científica, embora orbite pelo binômio ficção+ciência. De qualquer forma, a noveleta de Paulo com certeza vai agradar muitos amantes do scifi, ao explorar a mente de uma jovem inquieta que se vê dividida entre as tradições da igreja do pai e o pensamento lógico-matemático da mãe.

Pra mim foi uma leitura levíssima, sem se restringir à superfície da discussão, e ainda me transportou pra saudosa infância nos anos 90. O estilo do autor é marcado por frases curtas, diretas, e as dúvidas que ele levanta sob o ponto de vista da personagem com certeza já passaram pela mente de toda criança curiosa e questionadora. Muito interessante!

Victória Guimaraes 02/12/2021

Por que não começar com o natal?
AVISO: É UM LIVRO QUE ABORDA UMA RELIGIÃO

Por que não começar com o natal? Solange (Sol) nossa protagonista é uma criança entrando na adolescência e se descobrindo como pessoa, mas seu pai a ensina o caminho de Jeová, um caminho que ela ama!

Sol sempre teve muitos amigos, uma família unida, uma comunidade religiosa inabalável mas uma coisa mudaria tudo... seu amor pela ciência que crescia a cada dia, o mesmo amor que ela e sua mãe compartilhavam.

A protagonista terá de enfrentar grandes perdas e tomar grandes decisões que para uma menina se descobrindo na adolescência não é nada fácil, pelo contrário, tudo se intensifica cada vez mais e mais deixando as escolhas de Sol mais confusas.

====== OPINIÃO ======

O livro me prendeu do início ao fim, é um livro extremamente curto, tem 60 páginas então você consegue ler ele todo em um dia tranquilamente.

A narrativa é fluída e conta como a religião é sem desrespeitar nada

Até onde eu sei não desrespeitou, pedi pra uma ex testemunha ler e ela disse que tá incrível e sem nenhum tipo de preconceito.

Não estou acostumada a ler livros desse gênero mas achei incrível!!

Tô louca querendo saber se vai ter continuação, eai @paulogramachoofficial vai ter? rsrsrsr conta pra gente por favor

É isso espero que tenham gostado e logo logo sai outra resenha, fiquem de olho pq estou voltando!!!!!!!!

#parceria #publi #publiliterario #ciência #computação #nacional #literaturanacional #chiadoeditora #chiadobooks

site: https://www.instagram.com/p/CW9v7skjwrN/?utm_source=ig_web_copy_link

Manu 29/11/2021

Uma boa reflexão
O livro possui uma leitura bem fluida, e é bem curtinho, li em apenas alguns minutos. O autor escreve bem e nos prende a história, nos fazendo devorar logo tudo e achar ruim quando termina. O livro mostra a personagem dividida entre religião e ciência, duas coisas super diferentes e ela terá que fazer uma escolha, já que a religião dela não permite que se envolvam com essas coisas.

Ju Zanetti 28/11/2021

Livro muito gistoso de ler
Um livro curtinho mas com muitas reflexões.
Sol tem uma criação religiosa, mas em alguns momentos ela começa a ter vários questionamentos.
Seu pai é testemunha de Jeová e Sol o acampanha nas visitas missionárias e cultos, já com a sua mãe que não é praticante ela aprende o gosto pela lógica e pela razão.

Conforme suas ideias e questionamentos vão, seu pai acha que ela está confusa porque a adolescência se aproxima.
Mas quando um acontecimento muda o rumo de sua vida, ela poderá deixar de lado os seus instintos mais primitivos?

O autor teve uma criatividade ímpar deixando o gancho para o episódio II, que aguardo com ansiedade.

cathcostani 22/11/2021

Com poucas páginas que o livro tem, o enredo dele me prendeu na leitura.
A Sol é uma garota que é muito inteligente e adora computador e games, criada na religião Testemunha de Jeová, ela tem um conflito entre agradar à Deus e a sua liberdade.
O livro é narrado em primeira pessoa, e eu fiquei muito desconfiada se a protagonista vai ser a vilã ou não, e me identifiquei um pouco com a personagem pelas vivências de brincadeiras de influência como gameboy e Pokémon.
O autor deixou o final aberto e o único defeito foi a onde ela iria morar nas páginas finais do livro.
O livro é muito bom para quem está sofrendo uma ressaca literária.
Pena que ele só está disponível no formato ebook.

_narasrocha 28/10/2021

Uma leitura curta, fluída e com vários questionamentos.

Nesse livro acompanhamos a Solange, ou Sol, durante sua infância e adolescência.

Sol é uma menina muito inteligente e com um coração bom, com o QI muito alto, que sabe programar, entende muito de ciência e ao mesmo tempo quer dedicar seu tempo à sua vida espiritual e buscar mais pessoas para esse caminho. Seu pai é testemunha de Jeová e sua mãe acredita na ciência.

Nesse livro curtinho entramos dentro da cabeça de Sol e vemos seus questionamentos, suas incertas e suas dúvidas sobre como ela deve agir, o que deve fazer e no que deve acreditar.

Apesar do livro acompanhar alguns anos da vida dela não é nenhum pouco cansativo, pois ele é dividido em acontecimentos e momentos da vida da Sol, o que faz parecer que você está tendo uma conversa com a mesma.

Apesar de ser bem curta é uma história vai trazer muitos questionamentos sobre religião versus ciência, como a religião impõe muita coisa sobre as pessoas, o preconceito que as pessoas tem com certas religiões e até mesmo preconceito dentro da igreja com quem tem opniões contrárias.

Carol Vasconcelos 14/10/2021

Um sobre Infinito
🦋Sol ou Solange, é a personagens principal, e ao longo dessa obra vamos conhecer sua trajetória no ponto de vista religioso. Esse é um livro bem diferente dos que já li, com um enredo que não vi em outro.

🦋Sol é testemunha de Jeová, uma religião que possui restrições quanto ao cotidiano, como transfusão de sangue ou ler livros de fantasia. O pai sendo fiel à religião, ela cresceu na igreja e batendo na porta das pessoas em busca de propagar sua religião. Mas quando a personagem começa a crescer alguns questionamentos aparecem.

🦋Por mais que o pai fosse fiel, sua mãe segue a ciência, a outra paixão de Sol. E essa duplicidade de sentimentos vai trazer ainda mais questionamentos e implicações. No perfil do escritor você pode conhecer mais sobre o livro.

site: https://www.instagram.com/p/CUV5A8NLj4T/

1 | 2 | 3 | 4