Agridoce Simone O. Marques

Resenhas - Agridoce

1 | 2 | 3 | 4

Geeh 05/11/2021

Final de série da Netflix
Realmente o livro termina em um flash, vc vai querer saber o restante imediatamente, os livros de Simone Marques são assim , pelo menos os que li até agora deixam com gostinho de quero mais.
Muito bom. Recomendo pra quem gosta de sagas vampirescas.

Thay 04/10/2021

Me prendi a essa história...
Anya, é jovem, bela e muito doce... Aquele tipo de moça que qualquer cara se apaixonaria. Tímida e sem muitos amigos não imagina que sua vida está prestes a mudar.

Ela mora com o pai, Edgar num apartamento e esses ficavam em casa durante o dia, pois Anya tinha a mesma doença de sua mãe: uma condição genética que a impedia de sair ao sol; ou acreditavam que ela também tinha.

Porém essa condição genética vai muito além de apenas uma alergia ao sol: Anya vê sua vida mudando a partir do momento em que ela se perde tentadoramente por um cheiro doce, mas ao mesmo tempo meio azedo... Um aroma Agridoce.

Eugene.Silva 28/07/2022

Esse livro conta de um jeito diferente sobre os vampiros, é um universo bem interessante.
O vampiro é chamado de portador, por que no livro é como se fosse uma doença genética, e quem desperta essa "doença" é um mensageiro que também é um portador, nisso também nasce um escravo, uma espécie de humano que é mais forte feito para o agrado perfeito do portador, e também a o caçador que também desperta no mesmo dia que o portador feito para mata-lo.
É bem legal como os detalhes são dados e explicados.

Psychobooks 15/11/2010

Simone nos traz um mito totalmente diferente. Nessa história, alguns podem sair durante o dia (mas não brilham no sol nem usam um anel) e suas ‘condições’ não são contagiosas com a mordida, pois a ‘doença’ é genética.

Nesse cenário conhecemos Anya, uma jovem de 20 anos ate então seguia sua vida normalmente, desconhecendo esse mundo paralelo.

Quer dizer, não tão normalmente, pois desde criança Anya acreditou possuir uma “dermatitis solar severa, herdada da mãe E que a impedia de receber raios UV” e por isso sempre estudou em casa ou durante a noite.

Após um suposto afogamento, Anya desperta para um mundo novo.

Agora ela é uma vampira com direito a um escravo de sangue e um ‘antagonista’, conhecido como caçador, que despertaram junto a ela.

Para protege-lâ, seu pai Edgar, o antigo escravo de sua mãe Ivan, seu tutor Rafael e seu escravo Daniel, estão dispostos a tudo, inclusive se unirem para protegê-la de seu antagonista. Mas será que isso será sufiente para protegê-la dos ‘justiceiros de sangue’, caçadores que se uniram para extinguir de vez a ‘raça dos vampiros’, que estão na cidade, matando cada vez mais vampiros?

Gostou? Acesse:

Flavia512 19/02/2023

Presas, sangue e sedução
Como uma consumidora inveterada e apaixonada por histórias de vampiros desde a infância, me tornei muito exigente com o que existe atualmente na cultura pop sobre esses seres tão fascinantes. Portanto, seleciono muito bem o que ler, já que hoje existem inúmeros tipos de vampiros e seres noturnos na literatura e no cinema. Fascinada por vampiros clássicos (dos que não podem sair no sol, são belos e sedutores e se alimentam apenas de sangue, etc), fico temerosa de pegar obras desconhecidas e acabar me frustrando no decorrer da leitura.
Foi assim com Agridoce, pois eu não conhecia a autora muito menos a obra. E confesso que às vezes, nos tornamos preconceituosos apenas por ver um livro bem underground numa feirinha de livros, pensando que por ser desconhecido, é ruim.
Enfim, qual não foi minha surpresa quando comecei a ler o livro (mais guiada pela capa que deixa qualquer fã de vampiros apaixonado, do que qualquer outra coisa), e me deparei com uma escrita sensacional e uma história envolvente e muito mais vampiresca do que eu havia imaginado.
Conhecemos aqui a história de Anya, uma jovem estudante universitária que vê seu mundo cair ao se despertar uma vampira da noite para o dia e descobrir seu gosto por sugar o sangue de pessoas inocentes.
Tendo herdado a "doença" da mãe, Anya havia sido protegida pelo pai desde novinha e era proibida de sair ao sol, o que o pai alegava como uma alergia aos raios ultra violetas, mas o que na verdade era medo de perder a filha para a tal doença que matara sua esposa no passado.
Porém o pai de Anya vê todo seu esforço de anos cair por terra quando a garota desperta para sua real condição, ao morder um jovem rapaz na praia, e descobrir que na verdade, ela era uma vampira. A partir daí, todo o mundo da garota vira de cabeça para baixo, e ela precisará lidar com caçadores, sua sede por sangue, e com seu mentor, um vampiro poderoso e experiente que a deseja acima de tudo.

Criando uma mitologia totalmente diferente, com vampiros que despertam para tal condição de sugadores de sangue como se isso fosse uma doença, e não mordidos como as historias clássicas, a autora Simone Odete Marques nos presenteia com personagens extremamente cativantes, uma história riquíssima em detalhes, vampiros que agradam os mais exigente paladares (desde os mais violentos aos mais pacíficos), e uma história de amor, sedução, beleza e violência, e é claro muito sangue e presas afiadas.
Um prato cheio para fãs mais ávidos como eu.
Ell_Marcelle 03/12/2023minha estante
Interessante. Vou pôr na lista. Já leu Morto Até O Anoitecer? Se não, como uma tbm obcecada por vampiros, te indico;)

Flavia512 03/12/2023minha estante
Vou procurar. Muito obrigada pela dica ?

Leituras da Cielo 01/08/2020

Eu ameiiiiii ??
|RESENHA|

Agridoce ? Sabores do Sangue

Simone O. Marques

Anya desde pequena tinha alergia ao sol, assim se adaptara a vista noturna. Seu pai a criará com excesso de proteção, trabalhava a noite para de dia passar com a filha. Naquela praia Anya sentiu um cheiro diferente, algo que agitava seu sangue, mas que de igual a deixava frustrada, pois tentava achar a combinação para fazer, era estudante de gastronomia, mas não conseguiu. Chegou a voltar a praia para ver se encontrava o tal cheiro e até que achou.

Anya acorda no hospital, pior que isso é não se lembrar que tinha ido a praia e muito menos o que aconteceu para ter se afogado. Fragmentos de lembranças, como morder alguém e depois disso sentir cheiros sempre povoam a mente dela, mas não acaba por aí. O Dr. Dante aparece e ele sente algo ao ver Anya.

Muitas coisas estranhas estavam acontecendo e dessas para pior, sem falar que o pai de Anya não entende isso, mas sabe que essa estranheza vem da parte da mãe da filha. Anya só quer ir pra casa, mas ao tirar o sangue, ele estava tão claro, mas como?

Dante não entende por que não consegue encontrar Anya, e só em pensar nela, lhe causa sensações que não tinha sentido antes, e pra completar, não tem nenhum registro dela no hospital, o quarto estava vazio, não tinha as amostras de sangue, era como se ela nunca tivesse aparecido no hospital, parecia também que as pessoas não se lembravam dela, o que era estranho, ou ele estava louco?

Edgar, pai de Anya, tinha que fizer pela filha o que tinha feito por sua Bete, e com a ajuda de Ivan fizeram o que precisavam. A única preocupação de Ivan era que não tinha localizado o médico, para poder apagar suas memórias.

A história é uma rede de mistérios. De inicio eu achei que o tal médico fosse o mesmo cara da praia, pois existem pontas soltas que no decorrer vão se explicando. O Tal do rapaz da praia em uma conversa se diz tutor, mas quando a história vira para a parte de Anya um novo personagem aparece com  o sobrenome Montequio, sobrenome esse da história de Romeo e Julieta, esse sim afirma que é o tutor dela.

Vocês precisam ler e se aventurar na história, que a cada página rola um mistério, algo acontece que deixa uma pulga atrás da orelha. Cada vez mais Dante vai obtendo informações sobre o possível paradeiro de Anya. É fantástico.

sentilivros 30/01/2021

resenha de Agridoce
Essa é uma história de vampiros, mas ...hum...vampiros "diferentes"...
Anya, uma futura chef gastronomica, que tem um olfato extremamente apurado, vê sua vida virar de pernas pro ar, ao "despertar" seu lado vampiro, incluindo aí até uma provável mudança de personalidade...
A história é muito bem amarrada, tirando apenas uma questão que surge no final do livro,mas eu acredito que ela será respondida no próximo, eu adorei!!!
Anya é soortuda, têm um harém a sua disposição...e que harém...Confesso que meu predileto (não poderia deixar de ser...) é Rafael Montéquio...ai!ai! Ele é tutor de Anya e parece ter um lado sombrio (isso me fascina...devo ser doida...), ao mesmo tempo em que tenta proteger Anya a todo custo...Deixando um ar de mistério a sua volta que pretendo revelar (mas issoo só poderá acontecer, acho, no próximo livro)...
Todos os personagens são maravilhosos. Amei o Léo (irmão do Dante-médico). Ele é ao mesmo tempo sonhador e pés no chão...entendeu? Não? Só lendo mesmo...rsrsrs...
Não sei mais o que falar...é sempre difícil comentar um livro que gosto muito...tenho medo de soltar spoillers....E esse livro é muito bom! (to me tornando repetitiva né?Mas ando lendo livros muito bons mesmo...)
Recomendo!!!

Amanda 28/10/2014

Poucas palavras...
Não sou muito boa em fazer resenhas, mas já que entrei no Skoob quero participar.
Agridoce foi um dos meus primeiros nacionais atuais, e posso dizer que mudou totalmente minha visão de tudo a respeito de nossos novos autores.
Tinha certo preconceito quando via alguém divulgando seu livro, mas depois de conhecer a obra da Simone percebi que nosso país tem muito a mostrar em termos de literatura.
E que venham mais Sabores do Sangue.

RUDY 15/10/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Anya Andrade é uma jovem de 20 anos que cursava faculdade de Gastronomia. Era solitária e tinha alergia aos raios UV do sol, (doença herdada de sua mãe), tinha o olfato apurado e sensível, portanto, apreciadora dos aromas. Em uma de suas caminhadas pela praia sente o cheiro delicioso, agridoce de Alex e não resistiu... teve de sentir o sabor da pele dele ... ali começa seu 'despertar' para uma vida nova, onde mesmo sem sua aceitação, teria de enfrentar a nova situação e todas as consequências que adviriam dela...
Edgar, o pai; Ivan, o amigo do pai; Rafael Montéquio, o tutor; Renato Cordeiro, o amigo; Dante, o médico e Daniel, o escravo de sua nova condição; são os homens que rodeiam Anya, para protegê-la ou atacá-la... que será do futuro de Anya?

Para ler a análise técnica e do autor, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/10/resenha-57-agridoce-literatura-nacional.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/resenha-agridoce-literatura-nacional.html
Michelle 11/04/2023minha estante
Não gostei dessa capa

Rei 19/10/2013

Aguçando os sentidos
Particularmente, me abstenho de ler qualquer tipo de resenha e sinopse antes de começar a leitura de qualquer livro, para que eu não seja influenciado em minhas conclusões e poder mergulhar totalmente e de forma cristalina no universo de ideias do autor.

É, no mínimo curioso, a forma como alguns livros chegam às nossas mãos e o quanto nossas listas de leituras tornam os livros conectados uns aos outros e conosco.

Tomei conhecimento da obra da Autora Simone Marques através da minha fanpage TRISKLE que, por coincidência, é o título de um dos seus livros, da saga PAGANUS.

Nas linhas abaixo, vou tecer “apenas” a minha opinião sobre o livro Agridoce ( Saga Sabores de Sangue ).

A edição é de um ótimo acabamento interno e externo. Acredito até, que a capa faz jus à personagem central da estória.

A linguagem adotada pela autora é de fácil entendimento e convidativa, com muito suspense, sedução e tensão.

A trama se passa na região da ilha de Santa Catarina: Florianópolis e região e, inclusive, penso que a autora se inspirou no cenário do Parque da Luz e Avenida Beira Mar em Floripa, para alguns trechos da estória.

A forma como o tema “vampirismo” é tratada no livro, me chamou muito a atenção. É encarado como um fator genético que, como qualquer tipo de doença, pode ou não ser manifestada ao longo da vida. Tais manifestações são desencadeadas por um portador, denominado “Mensageiro”.

A autora classifica a espécie da seguinte forma: Mensageiro, Portador, Escravo e Caçador, ambos envoltos num elo antagônico de convivência, dependência, aceitação e destruição.

Toda a estória é centrada no despertar para o Vampirismo da bela estudante de Gastronomia, recatada e tímida, chamada “Anya”

Daí em diante, seguem-se várias analogias entre o tema e a vida real: toda a preocupação que os pais são tomados quando uma jovem que está no momento de transição entre a juventude e a idade adulta; toda a preocupação, por vezes exacerbada dos entes familiares, quanto à qualquer tipo de doença e toda a privação que ela traz...

Todos os personagens são cativantes, caricaturas fortes e marcantes da nossa vida real.

A autora nos presenteou com personagens bem instigantes. Paixão, Ódio e Admiração são despertados constantemente a cada página.

Todo o drama consiste na condição e aceitação de Anya, para com a sua doença de sangue (vampirismo), trazendo consigo uma mudança radical na sua vida, de todos que a cercam e porque não dizer, de boa parte de Florianópolis, num efeito dominó que a cada momento toma proporções gigantescas, com situações totalmente inesperadas.

Todos os sentidos são enaltecidos na trama, mas o olfato é o predominante.

A velocidade a qual li o livro foi sem igual e o final desse primeiro volume é surpreendente.

Indico a todos. Uma ótima leitura.

site: http://simoneomarques.blogspot.com.br/

Mari Scotti 20/06/2013

Agridoce
Está resenha será postada também nos blogs: Coração de Papel, Vitrine TBF e Da Realidade aos Sonhos.

Autor: Simone O Marques
Editora: Modo ME

=== Resenha ===

Hoje voltamos aos vampiros!
Aqueles que leem minhas resenhas sabem que ando numa maré de azar com livros de vampiros e numa ressaca brava, pois abandonei uns quatro, nos últimos meses. Nenhum me agradava, nenhum prendia minha atenção, nenhum possuía a qualidade descritiva que eu gosto. Não são ruins, apenas não era meu momento para aquelas leituras e pretendo retomá-las em breve.
Porém há algumas semanas, decidi começar Agridoce. Não leio sinopse e nem resenhas quando quero muito um livro, porque gosto da surpresa, apenas tinha o conhecimento que era fantasia e que a Anya era diferente. Isto foi o que me atraiu para adquirir esta obra, mas qual foi a minha grata surpresa? VAMPIROS!
Demorei um pouco a terminar, pois realmente não estou em um momento bom com vampiros, talvez porque a série do meu segundo livro Híbrida, esteja me sugando a alma, pois quero finalizá-la antes do meio do ano, mas tenho a alegria de dizer que Agridoce me surpreendeu! Apesar de ter demorado mais do que o meu normal a terminar a leitura, eu me apaixonei terrivelmente pela obra! Além da redação da Simone ser impecável, ainda traz algo novo ao mundo dos vampiros, algo que jamais imaginei e que me fez degustar cada página para que ele não acabasse logo, pois estou num momento complicado e não vou adquirir Cítrico (segundo livro da série) tão cedo!
A Simone nos apresenta Anya, uma garota nerd, que tem alergia do sol e estuda Gastronomia. Ela mora em Florianópolis junto com seu pai Edgar que é professor na faculdade em que estuda.
Anya é muito ligada aos aromas dos alimentos e em uma noite, enquanto passeia pela praia, um aroma diferente a deixa desnorteada. Um cheiro agridoce que a faz salivar e tentar descobrir de onde vem. Ela chega em casa e tenta replicar o cheiro que sentiu, mas não consegue, porém na noite seguinte aquele aroma irresistível está lá de novo. Acaba localizando sua fonte ao ver um homem lindo saindo da água da praia. Esta foi uma das cenas que mais me surpreendeu, pois sem resistir aquele cheiro, ela caminha até o homem e o lambe, em seguida o morde, bebendo seu sangue.
Fiquei perplexa, pois não esperava, afinal até ali ela parecia comum, apesar da alergia ao sol me deixar com uma pulga atrás da orelha.
A cena muda, Anya acorda no hospital, pois se afogou e tudo leva a entender que ela matou aquele surfista. Assim descobrimos que ela não é normal, mas Portadora de um vírus raro, o vírus do vampirismo, que despertou nela por causa de um Mensageiro, um Portador que tem um único objetivo: Despertar outros Portadores.
Anya descobre que com ela despertaram mais duas pessoas, desconhecidas e que farão de tudo para encontra-la! Um é seu Escravo, seu sangue é o mais puro, do aroma mais atrativo e do sabor mais delicioso, é o que mantém o vampiro vivo e até onde o tutor de Anya sabe, se ele morre, o vampiro definha com ele. O outro é o Antagonista, ou seja, seu Caçador. Ele desperta com o único intuito de matar o Portador. Nenhum deles sabe o que está acontecendo, só sente uma necessidade absurda de encontrar o Portador. Somente quando estão frente a frente que, por instinto, sabem o que devem fazer.
O Rafael Montequio – sim, o sobrenome é Montequio e eu amei isso! – é o tutor de Anya, um Portador mais antigo e que tem o dever de instruí-la acerca de sua nova condição. Ele é lindo, rico, sua Escrava é linda e eu estou louca para ter mais cenas da Vivi com ele, mas ele tem um passado com o pai de Anya e não é muito bem recebido.
Ivan é um Escravo, amigo do pai de Anya e que também tem um passado com esta família e assim que ela desperta, é convocado pelo Sr Edgar – pai da Anya – para ajuda-lo.
Dante é o médico que atende a Anya no hospital quando é internada por afogamento, tem um papel importante na trama e eu tenho aqui as minhas teorias sobre ele e o Leo, seu irmão, mas não revelarei. Só para quem já leu: Tenho a sensação que o Leo é chave importante para modificar certos destinos! U_U’ Confesso que amei o Dante... até conhecer o Daniel.
Daniel é um garoto de programa que adora a vida que leva, porém um dia acorda com um nome na cabeça “Anya” e não sabe se é alguma cliente que ele marcou algo. Ele passa mal e também é atendido pelo Dante. A vida deles se entrelaça de tal forma que me peguei torcendo para que nenhum deles fosse o Antagonista da Anya.
Estou apaixonada pelo jeitinho sedutor do Daniel e espero surpresas e mais cenas dele em Cítrico!
Outra vertente são os Caçadores, homens que conseguiram aniquilar seu Portador, mas que gostaram da coisa e decidiram caçar outros vampiros. São destemidos e com sede de vingança e justiça! Existem também os vampiros que aproveitam dos mitos para saciar sua sede até matar suas vítimas, algo que não é comum entre os Portadores.
A trama é muito bem amarrada!
Você ficou interessado em entender tudo o que contei aqui? Adquira o livro com a autora, garanto que não se arrependerá!

Nota: 10!

Beijos,

Mari Scotti

Lavínia!! 14/12/2023

Chato
Cara...o livro seria bom se tivesse um pouco mais de ação ou algo assim. Sinceramente não gostei do livro,ele é estranho em muitas coisas,eu tive muito ódio da protagonista que inclusive é UMA CHATA, além de ter umas partes bem nojentas e melosas ??. Os personagens tbm são insuportáveis,como o pai da Anya (protagonista) QUE É UMA CHATO,NAO DEIXA A FILHA FAZER NADA, O RAFAEL QUE É UM TARADO QUE NEM O DANIEL,O RENATO QUE TBM É OUTRO ?enfim... Saindo desse assunto, eu não gostei da leitura e nem da história.

Recomendo apenas para pessoas que se interessam em histórias de vampiros.

Fê Cagno 26/06/2012

Agridoce
Este é um livro de tirar o fôlego! Leitura muito rápida e que prende muito a atenção do leitor.

Prestigio a uma grande autora nacional, que conseguiu me cativar com todos os personagens em "Agridoce", mostrando de uma forma divertida e diferente, nossos tão amados vampiros.

Neste livro temos diversos tipos de personagens:

- Os vampiros, chamados de portadores com necessidades especiais; devido a precisarem de sangue para sobreviver e que são despertados em certa fase da vida, com predisposições geneticas.

- Os escravos, que são os humanos doadores dos vampiros; que também despertam na mesma fase que os vampiros e são viciados em seus portadores;

- E finalmente Os caçadores de vampiros, que também despertam na mesma fase que os portadores e escravos, que tem como objetivo eliminar o vampiro, ele estando consciente disso ou não.

Agora que vocês já podem entender os personagens, "Agridoce" trata de um livro viciante, instigante, com muita ação, aventura, romance, familia, amizade, confiança, morte, ou seja, um pouco de tudo que necessitamos para se tornar um livro marcante.

Com narrativa em 3º pessoa e nova visão e perspectiva sobre vampiros, Simone nos apresenta Anya, uma universitária no último ano de Gastronomia, que sofre de uma terrivel e rara doença: a alergia ao sol.

Ela mora com seu pai, já que sua mãe faleceu quando ela tinha 6 anos e vive uma vida limitada de casa para faculdade e faculdade para casa, já que ela só pode sair à noite.

Uma menina tímida mas muito inteligente que numa noite se sente atraida a uma praia, por um cheiro agridoce que não consegue resistir, lá descobre que o tal cheiro vem de um lindo rapaz que sai da agua e acaba o mordendo, assim despertando para sua condição de portadora, vampira, mas a menina se afoga.

Descobre que sofre da mesma necessidade que sua mãe também tinha, a que precisar de sangue para sobreviver.

Assim despertam seu escravo, Daniel, um lindo e forte homem, que ganha a vida como garoto de programa, os dois nada tem em comum, mas ele acaba se tornando um verdadeiro protetor. Assim como Dante, um belo médico, que desperta como seu caçador.

Como importantes personagens temos: Edgar (seu pai), Ivan (amigo antigo de seu pai), Rafael (vampiro tutor).

Anya é atendida após seu afogamento, por Dante, mas misteriosamente desaparece do hospital, o que fará com que Dante vá atrás da garota de quem ninguém se lembra de ter dado entrada no hospital.

Assim loucamente ele percorrerá uma excitante jornada para ir atrás de nossa protagonista, desvendando todo misterio, intriga e ação da história.

Quero dar os Parabéns a autora pela ilustre história criada, nos cativando com uma escrita perfeita, e a editora Modo pela excelente diagramação e capa.

Indico MUITO a leitura a todos, uma leitura nota 11.
RUDY 02/07/2012minha estante
Fê!
Muito boa sua resenha. Parabéns! Gosto muito do tema vampiro e a Simone da um quê diferenciado as histórias vampirescas. Sou bem fã dessa nossa escritora nacional.
cheirinhos
Rudy