Agridoce Simone O. Marques

Resenhas - Agridoce

1 | 2 | 3 | 4

Nina 02/02/2014

Agridoce
Anya tem 20 anos e cursa gastronomia. Seu olfato é muito apurado, o que dificulta ainda mais ela resistir ao cheiro agridoce que invadiu seus sentidos. E é depois disso que ela desperta para uma nova vida, onde precisa aprende a lidar com seu tutor,seu escravo e principalmente com ela mesma, além de com seu antagonista é claro.

Estou fascinada com o livro! Simone nos apresenta um universo vampiresco completamente novo e apaixonante. E que personagens maravilhosos! Não tem como não se encantar com eles e não suspirar por alguns rsrs. Anya é demais! Ela enfrenta tudo com tanta força e determinação ( apesar de ela achar que não ). Imagina uma menina super tímida e que de repente tem que conviver com vários homens extremamente diferentes...Complicado né. Ainda mais se seus hormônios parecem ter despertado junto com tudo que mudou. Daniel é um fofo.Metido pacas, mas um fofo com Anya. Tem Edgar super preocupado com tudo que Anya precisa enfrentar e Ivan que também quer protege-la, Rafael e as complicações que vem junto com ele e a maravilhosa da Vivi. "Pessoas" completamente diferentes, mas que querem o bem de Anya. E é com a ajuda dessas pessoas que ela tenta encarar essas mudanças.
A leitura flui mega fácil. É daqueles livros que mal começamos a ler e já estamos completamente presos ao livro e incapazes de larga-lo antes do fim.
A Simone esta mais que de parabéns pela historia.
Anseio por Cítrico quase tão desesperada quanto Anya por seu "rio de chocolate" ( só lendo o livro para entender rsrs ).

site: http://fleurdylis.blogspot.com

Rei 19/10/2013

Aguçando os sentidos
Particularmente, me abstenho de ler qualquer tipo de resenha e sinopse antes de começar a leitura de qualquer livro, para que eu não seja influenciado em minhas conclusões e poder mergulhar totalmente e de forma cristalina no universo de ideias do autor.

É, no mínimo curioso, a forma como alguns livros chegam às nossas mãos e o quanto nossas listas de leituras tornam os livros conectados uns aos outros e conosco.

Tomei conhecimento da obra da Autora Simone Marques através da minha fanpage TRISKLE que, por coincidência, é o título de um dos seus livros, da saga PAGANUS.

Nas linhas abaixo, vou tecer “apenas” a minha opinião sobre o livro Agridoce ( Saga Sabores de Sangue ).

A edição é de um ótimo acabamento interno e externo. Acredito até, que a capa faz jus à personagem central da estória.

A linguagem adotada pela autora é de fácil entendimento e convidativa, com muito suspense, sedução e tensão.

A trama se passa na região da ilha de Santa Catarina: Florianópolis e região e, inclusive, penso que a autora se inspirou no cenário do Parque da Luz e Avenida Beira Mar em Floripa, para alguns trechos da estória.

A forma como o tema “vampirismo” é tratada no livro, me chamou muito a atenção. É encarado como um fator genético que, como qualquer tipo de doença, pode ou não ser manifestada ao longo da vida. Tais manifestações são desencadeadas por um portador, denominado “Mensageiro”.

A autora classifica a espécie da seguinte forma: Mensageiro, Portador, Escravo e Caçador, ambos envoltos num elo antagônico de convivência, dependência, aceitação e destruição.

Toda a estória é centrada no despertar para o Vampirismo da bela estudante de Gastronomia, recatada e tímida, chamada “Anya”

Daí em diante, seguem-se várias analogias entre o tema e a vida real: toda a preocupação que os pais são tomados quando uma jovem que está no momento de transição entre a juventude e a idade adulta; toda a preocupação, por vezes exacerbada dos entes familiares, quanto à qualquer tipo de doença e toda a privação que ela traz...

Todos os personagens são cativantes, caricaturas fortes e marcantes da nossa vida real.

A autora nos presenteou com personagens bem instigantes. Paixão, Ódio e Admiração são despertados constantemente a cada página.

Todo o drama consiste na condição e aceitação de Anya, para com a sua doença de sangue (vampirismo), trazendo consigo uma mudança radical na sua vida, de todos que a cercam e porque não dizer, de boa parte de Florianópolis, num efeito dominó que a cada momento toma proporções gigantescas, com situações totalmente inesperadas.

Todos os sentidos são enaltecidos na trama, mas o olfato é o predominante.

A velocidade a qual li o livro foi sem igual e o final desse primeiro volume é surpreendente.

Indico a todos. Uma ótima leitura.

site: http://simoneomarques.blogspot.com.br/

Karini.Couto 24/08/2013

Em Agridoce da autora Simone O. Marques conhecemos Anya uma estudante de gastronomia que leva uma vida quase normal se não fosse pela sua suposta alergia ao sol. Uma jovem recatada, que não tem interesse em outra coisa a não ser seus estudos, até que algo inusitado chama a sua atenção.. Um cheiro agridoce que a deixa louca e ao provar desse cheiro vê seu mundo de pernas para o ar.

Anya descobre várias questões até então sequer imaginadas por ela, após morder o jovem que a atrai pelo cheiro agridoce desperta como vampira e junto com seu despertar, despertam o antagonista e o escravo. Isso mesmo pessoas! Esse livro tem todo um lance diferente do que estamos habituados a ler nos livros sobre vampiros.
A questão principal que é a dependência do sague para viver permanece, porém.. Alguns dos "renascidos" podem andar ao sol, e quando uma pessoa desperta como vampira, outros despertam com ela no intuito de balancear uma espécie de "rede".

O escravo é encarregado por alimentar o vampiro, tendo seu sangue irresistível e com um sabor especial que supre as necessidades do vampiro.

O antagonista é aquele que desperta com o intuito de dizimar o vampiro, como um caçador que tem por obrigação acabar com esse ser que pode colocar vidas em risco.

Tem também o mensageiro, que foi o rapaz que "despertou" Anya para sua condição de vampira! E o tutor que é o responsável por introduzir Anya em sua nova vida e lhe ensinar o que precisa saber!

O vampirismo é visto como uma espécie de doença genética que pode nunca aparecer ou surgir em qualquer idade ou momento.

A partir de seu despertar, Anya conhece a verdade por detrás da morte de sua mãe e passa a ser intruduzida nesse novo mundo que a cerca. Seu pai é "invisível" para Anya, seu sangue não desperta desejo algum nela. Porém as demais pessoas a sua volta despertam sua sede por sangue.

Cada pessoa que desperta como vampiro, possui um "dom", a mãe de Anya, podia perceber as emoções por detrás do sangue de cada indivíduo enquanto Anya pode perceber os diversos aromas, como o que a pessoa comeu. Ela é atraída através desses aromas percebidos nas diferentes pessoas ao seu redor.

Outros personagens interessantes e misteriosos são encontrados nesse livro, como Ivan, que foi o escravo de sua mãe e Rafael que era o tutor de Bete (mãe de Anya), ou seja, quem deveria ensiná-la sobre sua nova condição e ajudar a protege-la. Porém o passado deles e do pai de Anya é marcado pelo insucesso em proteger Bete culminando em sua morte pelas mãos de seu antagonista. Afim de não permitir que o mesmo se repita com Anya esse trio imrpovável se une para afastar o perigo da vida de Anya e tornar sua nova condição mais "confortável".

O livro tem um projeto gráfico lindo com bordas emolduradas! A Modo tem arrasado na publicação dos nacionais me deixando impressionada a cada livro que tenho a oportunidade de ter em mãos!

Simone O. Marques conseguiu me conquistar; quando penso que já li de tudo sobre vampiros vem ela e me surpreende criando um universo novo e dando um colorido todo especial ao tema! Sua narrativa é fácil e flui com perfeição.

Agridoce, foi como uma introdução a esse mundo diferente dos vampiros criados por Simone O. Marques, nele somos apresentados de maneira bem detalhada aos personagens e suas características!

Anya é uma jovem que possui toda uma ingenuidade, aguém que ainda escuta o pai e dá importância ao que ele sente ou pensa. Algumas vezes isso é irritante, pois não parece que ela é uma jovem de vinte anos, porém seu comportamento é aceitável devido a maneira como fora criada. Os homens que a cercam, sejam eles meros humanos, escravos, vampiros, caçadores.. São todos de certa forma "sugados" por Anya, pois ela é detentora de beleza, delicadeza e doçura. É como se todos a sua volta caissem aos seus pés! Ela tem isso, de cativar todos ao seu redor. Achei isso meio louco, porém talvez seja o magnetismo possuído por aqueles que possuem o vampirismo!

Todos os personagens foram fundamentais para a construção da história e cada um com suas peculiaridades! Alguns que a meu ver se destacaram:

O carinho e amizade que Ivan tem por Edgard, sua filha e tinha com a Bete (mãe de Anya) é admirável e palpável! Até eu me sentiria segura com alguém como ele por perto! E mesmo com toda a intensidade da relação de Ivan com Bete, Edgard prefere não pensar por este lado e simplesmente aceitar a amizade que Ivan demonstra sentir por ele e Anya.

Rafael (tutor) é um Deus Grego, ou seria vampiro Grego? rs Ele é todo misterioso, tenso, atraente! Mas não foi o meu personagem favorito. Ele sabe mais do que demonstra e achei que ele possui um pequeno desvio de caráter! Pode ter sido impressão, mas o fato de ele esconder determinadas coisas, mesmo eu sabendo que ele quer preservar sua espécie me deu raiva!

Daniel (escravo de Anya), é hilário com todo seu jeitão convencido e pasmem.. Ele é garoto de programa, marombado e se acha! Mas gostei dele. Achei ele bastante protetor com Anya. E percebemos sua mudança no decorrer das páginas. A ligação que um escravo tem com o portador é muito íntima e interessante! Meu personagem favorito!

Tem também o Dante, médico que atende Anya, após ela morder o mensageiro e quase se afogar, ele fica totalmente obcecado por Anya, pois ninguém parece lembrar que ela esteve no hospital a não ser ele. E durante todo o livro vemos um Dante completamente louco atrás de pistas que indiquem que Anya exista realmente. Ele inclusive tem uns sonhos loucos. Ele não foi meu personagem preferido, mas foi importante no suspense da trama! E o papel que ele desempenha liga ele irremediavelmente a Anya.

Léo, irmão de Dante, é divertido e me cativou. Ele de alguma forma não tem seu sangue detectado por Anya e parece que tem o poder de tranquilizá-la, assim como se fazer ouvir por Dante, quando o mesmo parece estar fora de si! Não sei bem que tipo de papel ele irá desenvolver na trama que seguirá na continuação dessa história, mas espero que tenha mais destaque, pois curti muito ele!

A história tem todo um clima de suspense e mistérios e o final me deixou mega curiosa!Tem uma adrenalina que dá por querer saber o que acontecerá! Adorei! Outros personagens são introduzidos a trama logo ao fim do livro, já nos preparando para o que virá na continuação dessa história intrigante e cheia de mistérios!
O livro terá continuação e deverá estar sendo lançado no primeiro semestre de 2013, segundo a própia autora!

Que venha Cítrico, segundo volume dessa história diferente escrita por Simone O. Marques!
Estou ansiosa para saber mais sobre esse mundo novo criado por Simone O. Marques!

site: http://www.mixliterario.com/2012/09/resenha-agridoce-simone-o-marques.html

Pat Kovacs 08/07/2013

Meu Achismo
Meu Achismo:

Apesar de eu não ser fã de vampiros, a história contada por Simone Odete Marques me cativou. A Autora trabalha a narrativa de forma lenta, o que dá tempo ao leitor de assimilar os acontecimentos e conhecer intimamente os personagens. Esmiuçar a personalidade de cada personagem central da trama deixa a história mais rica e tira o protagonista do centro das atenções, dando uma visão mais ampla e menos egóica, porém essa importância demasiada dada aos demais personagens precisa de um limite. Nesse ponto, eu acho que a Simone Marques peca ao inserir muitos personagens e contar demais da vida deles; a Autora até dá nomes aos figurantes. Acho que isso complica um pouco o lado do leitor, que acaba se perdendo em uma multidão de personagens que recebem um destaque maior do que merecem.

Fora isso, Agridoce é um drama repleto de sensualidade, em que a personagem principal, Anya, desperta para uma vida completamente diferente de sua antiga vidinha casta vivida sob a proteção do manto da noite, de casa para a faculdade onde cursava Gastronomia, com a vida social mais nula que a minha! A reviravolta em sua vida se dá no corpo e no espírito, e nós leitores acompanhamos a sua dramática adaptação a um novo mundo totalmente diferente... amargo, mas revestido de alguma doçura.

site: http://patkovacs.blogspot.com.br/2013/07/resenha-agridoce-de-simone-marques.html

Mari Scotti 20/06/2013

Agridoce
Está resenha será postada também nos blogs: Coração de Papel, Vitrine TBF e Da Realidade aos Sonhos.

Autor: Simone O Marques
Editora: Modo ME

=== Resenha ===

Hoje voltamos aos vampiros!
Aqueles que leem minhas resenhas sabem que ando numa maré de azar com livros de vampiros e numa ressaca brava, pois abandonei uns quatro, nos últimos meses. Nenhum me agradava, nenhum prendia minha atenção, nenhum possuía a qualidade descritiva que eu gosto. Não são ruins, apenas não era meu momento para aquelas leituras e pretendo retomá-las em breve.
Porém há algumas semanas, decidi começar Agridoce. Não leio sinopse e nem resenhas quando quero muito um livro, porque gosto da surpresa, apenas tinha o conhecimento que era fantasia e que a Anya era diferente. Isto foi o que me atraiu para adquirir esta obra, mas qual foi a minha grata surpresa? VAMPIROS!
Demorei um pouco a terminar, pois realmente não estou em um momento bom com vampiros, talvez porque a série do meu segundo livro Híbrida, esteja me sugando a alma, pois quero finalizá-la antes do meio do ano, mas tenho a alegria de dizer que Agridoce me surpreendeu! Apesar de ter demorado mais do que o meu normal a terminar a leitura, eu me apaixonei terrivelmente pela obra! Além da redação da Simone ser impecável, ainda traz algo novo ao mundo dos vampiros, algo que jamais imaginei e que me fez degustar cada página para que ele não acabasse logo, pois estou num momento complicado e não vou adquirir Cítrico (segundo livro da série) tão cedo!
A Simone nos apresenta Anya, uma garota nerd, que tem alergia do sol e estuda Gastronomia. Ela mora em Florianópolis junto com seu pai Edgar que é professor na faculdade em que estuda.
Anya é muito ligada aos aromas dos alimentos e em uma noite, enquanto passeia pela praia, um aroma diferente a deixa desnorteada. Um cheiro agridoce que a faz salivar e tentar descobrir de onde vem. Ela chega em casa e tenta replicar o cheiro que sentiu, mas não consegue, porém na noite seguinte aquele aroma irresistível está lá de novo. Acaba localizando sua fonte ao ver um homem lindo saindo da água da praia. Esta foi uma das cenas que mais me surpreendeu, pois sem resistir aquele cheiro, ela caminha até o homem e o lambe, em seguida o morde, bebendo seu sangue.
Fiquei perplexa, pois não esperava, afinal até ali ela parecia comum, apesar da alergia ao sol me deixar com uma pulga atrás da orelha.
A cena muda, Anya acorda no hospital, pois se afogou e tudo leva a entender que ela matou aquele surfista. Assim descobrimos que ela não é normal, mas Portadora de um vírus raro, o vírus do vampirismo, que despertou nela por causa de um Mensageiro, um Portador que tem um único objetivo: Despertar outros Portadores.
Anya descobre que com ela despertaram mais duas pessoas, desconhecidas e que farão de tudo para encontra-la! Um é seu Escravo, seu sangue é o mais puro, do aroma mais atrativo e do sabor mais delicioso, é o que mantém o vampiro vivo e até onde o tutor de Anya sabe, se ele morre, o vampiro definha com ele. O outro é o Antagonista, ou seja, seu Caçador. Ele desperta com o único intuito de matar o Portador. Nenhum deles sabe o que está acontecendo, só sente uma necessidade absurda de encontrar o Portador. Somente quando estão frente a frente que, por instinto, sabem o que devem fazer.
O Rafael Montequio – sim, o sobrenome é Montequio e eu amei isso! – é o tutor de Anya, um Portador mais antigo e que tem o dever de instruí-la acerca de sua nova condição. Ele é lindo, rico, sua Escrava é linda e eu estou louca para ter mais cenas da Vivi com ele, mas ele tem um passado com o pai de Anya e não é muito bem recebido.
Ivan é um Escravo, amigo do pai de Anya e que também tem um passado com esta família e assim que ela desperta, é convocado pelo Sr Edgar – pai da Anya – para ajuda-lo.
Dante é o médico que atende a Anya no hospital quando é internada por afogamento, tem um papel importante na trama e eu tenho aqui as minhas teorias sobre ele e o Leo, seu irmão, mas não revelarei. Só para quem já leu: Tenho a sensação que o Leo é chave importante para modificar certos destinos! U_U’ Confesso que amei o Dante... até conhecer o Daniel.
Daniel é um garoto de programa que adora a vida que leva, porém um dia acorda com um nome na cabeça “Anya” e não sabe se é alguma cliente que ele marcou algo. Ele passa mal e também é atendido pelo Dante. A vida deles se entrelaça de tal forma que me peguei torcendo para que nenhum deles fosse o Antagonista da Anya.
Estou apaixonada pelo jeitinho sedutor do Daniel e espero surpresas e mais cenas dele em Cítrico!
Outra vertente são os Caçadores, homens que conseguiram aniquilar seu Portador, mas que gostaram da coisa e decidiram caçar outros vampiros. São destemidos e com sede de vingança e justiça! Existem também os vampiros que aproveitam dos mitos para saciar sua sede até matar suas vítimas, algo que não é comum entre os Portadores.
A trama é muito bem amarrada!
Você ficou interessado em entender tudo o que contei aqui? Adquira o livro com a autora, garanto que não se arrependerá!

Nota: 10!

Beijos,

Mari Scotti

Josy 16/06/2013

Bom, eu devo dizer que a primeira coisa a me conquistar em Agridoce foi a capa, que é absurdamente linda! A segunda coisa a dizer é que sou uma admiradora de vampiros há BONS anos, desde a primeira vez que eu assisti 'Entrevista com o vampiro' em uma de suas primeiras exibições na tv aberta e MUITO antes de o gênero se tornar uma “febre”, então sou terrivelmente suspeita. Ainda assim, de certo tempo pra cá, admito ter ficado com um pouco de receio do gênero, pois muito material novo sobre o assunto surgiu e nem todos me agradaram.

Mesmo com aquela desconfiança me martelando, resolvi dar um voto de confiança ao livro. Um fator que teve peso nessa decisão também foi o fato de ter conhecido a autora pessoalmente, e ter sido cativada com sua simpatia.

E, sério, não me arrependi de tentar.

Situada no Brasil atual, mais especificamente em Florianópolis, nos deparamos com a premissa de "vampiros" que vivem normalmente entre nós, pois, na realidade, eles não são monstros ou mortos como comumente vemos. Nesta história, vampiros são humanos comuns que possuem uma rara condição que os torna dependentes de sangue humano para sobreviver.

Assim, somos apresentados aos Portadores. Cada um deles possui uma habilidade especial e, por muitas vezes, única. Um tipo raro de Portador e também de extrema importância é o Mensageiro, aquele que é responsável por despertar esses novos "vampiros" com seus aromas especialmente atraentes, pois, ainda que haja a predisposição genética, um Portador só é desperto depois de cruzar seu caminho com um Mensageiro.

Com esse despertar, somos apresentados a novos personagens dessa envolvente teia. A cada Portador desperto, duas outras pessoas despertam juntas para uma nova condição: o Escravo, um humano comum que terá sabor e sangue especiais (únicos, na verdade) para seu Portador, e também o Antagonista, o humano que desperta com o solene e irrefreável desejo de assassinar aquele Portador.

Logo no início somos apresentados a Anya, que poderia ser apenas mais uma personagem comum se não fosse sua estranha condição: uma alergia hereditária herdada da mãe, que a impedia de sair ao sol. Assim, tudo na vida da garota só pode acontecer à noite. Frequentando as aulas no período noturno (na universidade onde, por sinal, seu pai superprotetor dá aulas) e sem poder usufruir o dia, suas amizades são reduzidas drasticamente aos colegas de sala, com quem não tem maiores laços ou vínculos.

Depois do despertar da protagonista somos apresentados a novos personagens que ganham destaque ao longo da trama: Dante, um médico que se vê obcecado pela jovem depois de seu primeiro encontro com ela (e devo dizer, um dos meus favoritos); Ivan, o "armário" amigo de Edgar, que considera Anya sua sobrinha e não pensaria duas vezes antes de matar alguém para defendê-la; Daniel, o garoto de programa que se viu desperto com a obsessão de encontrar Anya, e Rafael, um Portador experiente que assume as vezes de tutor da jovem.

Uma coisa que me agradou bastante no livro é que apesar de todos os personagens terem um drama ou dilema em suas vidas, isto não é de maneira alguma maçante ou mesmo forçado. As situações não são exploradas de modo que você se sinta “penalizado”, elas são apenas citadas, lembradas. E mesmo aqueles personagens em que a dor é mais palpável, ele te comove antes de qualquer outra coisa. Edgar, o pai de Anya, é o melhor exemplo para esta situação e também um personagem por quem você passa a ter um carinho especial até o final do livro devido a toda a sua história de vida.

Agridoce tem uma história leve e envolvente e personagens cativantes, que te obrigam a virar as páginas sem sequer perceber, apenas para conhecer com Anya mais sobre este mundo tão cheio de mistérios e deixando-se envolver junto com ela com os aromas e sabores desses personagens, com as intrigas e segredos que os envolvem. Com uma leve promessa de romance, nos vemos torcendo para este ou aquele personagem ter uma chance com a garota.

Terminando em um ponto particularmente crítico da história, Cítrico, a continuação da Saga dos Sabores do Sangue, se torna uma leitura obrigatória.

Resenha originalmente postada em: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/05/agridoce.html

marypaixao 14/01/2013

Resenha do Muito Pouco Crítica - @blog_MPC
Anya estuda mora em Florianópolis, estuda gastronomia à noite e leva uma vida pacata, sem sair muito. Numa noite, andando pela praia, Anya sente um cheiro incrível. Fascinada por sabores e temperos e por esse em especial, ela mal percebe pra onde ela o leva. De repente, tudo o que ela consegue sentir é aquele gosto agridoce na boca, vindo do pescoço de um desconhecido.

Sempre li coisas muito legais sobre esse livro (principalmente no Psychobooks) e finalmente pude comprá-lo na Bienal do ano passado — com direito a autógrafo da Simone e tudo! Foi uma leitura que realmente não me decepcionou!

A narrativa da Simone é bem fluida, ela consegue explicar bem o contexto da Anya — pois, apesar de ser um livro sobre vampiros, aquele assunto que todo mundo já conhece tanto, Agridoce tem peculiaridades muito interessantes! –, fazendo com que conheçamos cada personagem e seu papel na história.

Além do contexto diferenciado, os personagens são muito interessantes! A Anya é ótima, forte, inteligente. A história do passado do pai e da mãe dela, com o Ivan e até o Rafael dá um toque dramático pra história que às vezes eu achei meio exagerado, mas que mesmo assim gostei bastante.

O que eu mais gostei foi a utilização dos pontos de vista de vários personagens que, em certo momento, os levam para a Anya. O que me incomodou um pouco (mas que é totalmente entendível) é que tempo presente é bem explicado nesse livro, mas o passado é bem misterioso e provavelmente será melhor contado nos próximos livros.

A ligação da Anya com sabores e cheiros é tão grande que eu passei boa parte do livro com água na boca, hahahah. Recomendo muito a leitura, não sei porque demorei tanto pra lê-lo!

Amoras Com Pimenta 15/12/2012

Quando vi a capa do livro Agridoce, eu achei que fosse um livro que tivesse aquelas batalhas épicas, sabem? Aquela coisa de guerreiros medievais. Eu não sei porque eu achei isso, mas achei. Quando li a sinopse, vi que estava redondamente enganada. Pensei: 'talvez tenhamos batalhas sim, mas nada de guerras medievais'.
Conversando com a queridíssima Simone Marques, falei que tinha um blog com o mesmo nome de seu livro, e que eu também tinha Simone em meu nome. Vendo as coincidências, deliciosas, ela gentilmente me doou o livro. Quando ela falou que me daria o livro, a pessoa aqui parecia uma criança quando aguardando o papai Noel. Gente vocês não imaginam a minha emoção, quando o livro chegou aqui em casa. Comecei a ler assim que chegou. A única coisa que me aborreceu durante a leitura, é que tive que parar para dormir. O livro me envolveu de uma maneira, que se não fosse eu olhar no relógio e ver os números 3:00 hs, acho que teria virado a noite e nem haveria percebido.

Mas vamos a minha resenha, prometo não contar o livro, rsrsrsrsrsr. Mas menos que passional eu não garanto que a resenha não seja.
Essa resenha pode conter espoillers.
Eu já falei que adoro livros de vampiros? Pois é, está aí um gênero literário que sempre me surpreende. Sempre achamos que vampiros são somente seres das trevas, ruins por natureza, e mais não sei o que. Aí veio os Cullen e todo mundo começou a ver os vampiros com outros olhos, um olhar bondoso, porque eles são "vegetarianos". Mas e a essência dos livros de vampiros, eu me pergunto: cadê, cadê, cadê??????
Para mim, Agridoce trouxe de volta essa essência que, para mim, estava faltando nos livros 'vampirescos'. Tem vampiro do mal, daquele tipo que sente prazer em matar um humano? Tem, mas é para isso que os vampiros existem. Tem vampiro do bem? Tem, mas se enganam se acharem que eles são "vegetarianos".
Anya é uma vampira recém despertada. Estudante de gastronomia, uma garota de vinte anos, totalmente na flor da idade, ela se vê vampira e não sabe o que vai fazer, porque ela não quer ser um monstro.

" ... Eu... vou ter que chupar o sangue das pessoas? É isso que está me dizendo, Montéquio?... Não posso fazer isso! É monstruoso" ..." (pág. 66)

Rafael Montéquio, (adoro esse nome, super combina com o personagem) é o clássico vampiro. Rico, elegante, atraente, e com todo aquele ar que só os vampiros poderosos podem ter. Ele me despertou sentimentos controversos, ao mesmo tempo em que me encantava com ele, odiava-o. Ele faz aquele tipão: sou Portador mesmo, e daí? Não gosta de sair sugando o sangue das pessoas até elas sucumbirem, mas se o tiver que fazer, o faz sem peso na consciência. Essa agora foi boa, vampiro com consciência pesada por sugar sangue, rsrsrsr.

"...Rafael estava ansioso, nervoso e sentia sua mão tremer... Precisava de sangue... e sua sede era acompanhada pela urgência que tinha de voltar para Anya. ..." (pág. 100)

Iva, ou tio Ivan como Anya o chama, é o cara. Ele é encantador, apesar de ser um 'ármario' em forma de gente. Ele tem uma ligação muito forte com Anya e seu pai, Edgar. Assim como Rafael, ele não desgruda de Anya, cada um com seus motivos, mas ambos em busca da segurança de Anya.
Sabem aquele filme A Espera de um Milagre? Pois é, tio Ivan pode facilmente ter sua imagem ligada ao personagem principal do filme, que espera no corredor da morte. Só a imagem, pois os personagens são diferentes. Eu adoroooooooooo o tio Ivan.

" - Ivan? - Edgar sentiu que sua voz tremeu.
- Ed? - a voz falou surpresa do outro lado.
- Vou precisar de você... mais uma vez...
- Anya? Ivan parecia ter despertado e sua voz ganhou tom de urgência. - Onde você está?
- No Hospital Ana Néri...
- Tô indo. - Ivan falou e desligou o telefone." (pág. 17)

Daniel é um sonho. A gente lê e baba. Sobre ele, não vou por spoillers. Ele é o personagem que você tem que conhecer, e depois que o conhece... pronto tá perdida. Você caiu em sua rede, e agora é peixe. Eu adorooooooooooooooooooo ele, e a ligação que ele tem no livro.
Apesar de Anya ser o centro de toda trama, o livro não seria o mesmo se não tivesse Daniel. Mas ele tem que ser com todos os requisitos que a autora, generosamente, os atribui.
Como em todo livro de vampiros, teremos sim os caçadores de vampiros. Mas eles também tem seu "Q" de mistério.
Eu estou aqui me segurando para não contar o livro e acho que já escrevi demais.
Aventure-se nos sabores de Agridoce, e descubra você também o que ele te reserva.
Agora que li esse livro, mal posso esperar por Cítrico, o segundo livro da série. Será lançado ano que vem pela Editora Literata. E podem esperar, tão logo seja o livro lançado, termos resenhas dele no blog.

Sol Brasil 26/11/2012

Resenha Premiada: Agridoce
Conhecemos Anya uma estudante de Gastronomia, que se dedica por inteiro nos estudos. Um pequeno detalhe a diferencia dos outros a sua alergia ao Sol. Por esse motivo Anya só sai a noite. Outro ponto interessante é que seu olfato é ótimo, ela sabe diferencia e distinguir um cheiro, uma comida.
Em uma de sua saídas a noite, ela começa a sentir um cheiro delicioso e fica intrigada, como fosse um desafio de saber que cheiro era aquele. Depois de um tempo procurando por esse cheiro descobre que é Agridoce, ao prova-lo sua vida completamente muda.

Anya ao morde o banhista, se desperta para vampira e junto com ela desperta também antagonista e o escravo. O escravo sera encarregado de alimenta-la, sempre que precisar ele estará ao lado dela. Isso é uma questão diferente de todas as historias de vampiros que conheço. Achei bem interessante esse ponto que a autora acrescentou. O antagonista é uma especia de caçador, seu foco é tentar matar o vampiro que despertou. Temos também o mensageiro e o tutor.

Ao decorrer da historia Anya descobrirá vários fatos que ocorreram em sua vida, que só o seu pai e os mais íntimos sabiam, por exemplo como foi a morte de sua mãe. Vampiros que despertam tem um dom e o de Anya é saber os diversos aromas.
Conhecemos outros personagens interessantes e importantes, como Rafael que sera o tutor de Anya. Adoro ler livros que todos os personagens citados são importantes no desenrolar da historia.

O livro é muito bom e muito emocionante. Nunca tinha lido uma historia de vampiro escrita desta forma. Você se prende muito fácil a leitura. A Simone foi muito cuidadosa e ficou ótimo a sua escrita.
Adorei todos os personagens, um deles foi o medico. Enfim recomendo Agridoce.

Participe da promoção do Love Books junto com a Modo Editora
kit de marcadores até 20/12

Nanda Guion 23/10/2012

Agridoce - Simone O. Marques
Esse livro realmente me surpreendeu, não só pela sua história, mas pela essência em si, Simone cria em Agridoce um universo de vampiros totalmente diferentes do que estamos acostumados, é algo novo, e encantador, o livro me prendeu da primeira a última página e a cada palavra, frase ou trecho me fez querer descobrir mais e mais sobre esse universo que Anya vive e sua vida.

Nessa história íncrivel, há um mundo em que nós humanos nunca sonharíamos existir. Após Anya "despertar" para sua verdadeira vida, ela descobre ser uma vampira, e é ai que entra a parte em que fiquei intrigada com o livro e me rendi completamente aos seus mistérios, pois quando uma pessoa é despertada com a sede de sangue, junto dela também são despertadas mais duas pessoas, o Escravo, que é encarregado de doar seu sangue para a alimentação do vampiro e o Caçador que como o próprio nome já diz tem a missão de encontrar o vampiro e matá-lo.

Agridoce não tem personagens "secundários", okay, tem os mais importantes, mas no livro cada um tem uma história por trás de si em que intriga o leitor e o faz querer saber todos os segredos que cercam Agridoce, os personagens são fortes, presentes e todos com características marcantes. Anya após se tornar vampira é protegida por seu pai, seu tutor e quem vai treiná-la para a sua nova vida, Rafael (também vampiro e com uma "pinta" de Conde Drácula sexy haha), Ivan seu tio e o que não sabia ex-Escravo de sua mãe e Daniel (suspira) seu Escravo.

Além desses personagens há também ... bom, vocês vão ter que ler pra saber quem é o Caçador dela haha, mas há bem mais personagens que são fundamentais no desenrolar de Agridoce, e ah, os detalhes de como são os vampiros, não, não tem covas, estacas, crucifixos água benta ... mas Anya na história sempre foi privada de sol, então vocês já devem imaginar ... o que torna tudo ainda mais dificíl na tarefa de proteger Anya é que ela é diferente dos outros vampiros, tem algumas especialidades a mais, e isso faz com que não só seu Caçador, mas também muitos outros grupos e pessoas fiquem interessados nela, e ah se forem ler o livro fiquem de olho na história da mãe dela que apesar de triste é super interessante.

Haha, o que posso dizer mais ? Está totalmente recomendado, Agridoce é um livro excelente, e cheio de personagens incríveis. E há muito mais coisas que vocês vão adorar descobrir nessa leitura !

resenha para o blog: segredosdocoracao.com.br

RUDY 15/10/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Anya Andrade é uma jovem de 20 anos que cursava faculdade de Gastronomia. Era solitária e tinha alergia aos raios UV do sol, (doença herdada de sua mãe), tinha o olfato apurado e sensível, portanto, apreciadora dos aromas. Em uma de suas caminhadas pela praia sente o cheiro delicioso, agridoce de Alex e não resistiu... teve de sentir o sabor da pele dele ... ali começa seu 'despertar' para uma vida nova, onde mesmo sem sua aceitação, teria de enfrentar a nova situação e todas as consequências que adviriam dela...
Edgar, o pai; Ivan, o amigo do pai; Rafael Montéquio, o tutor; Renato Cordeiro, o amigo; Dante, o médico e Daniel, o escravo de sua nova condição; são os homens que rodeiam Anya, para protegê-la ou atacá-la... que será do futuro de Anya?

Para ler a análise técnica e do autor, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/10/resenha-57-agridoce-literatura-nacional.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/resenha-agridoce-literatura-nacional.html
Michelle 11/04/2023minha estante
Não gostei dessa capa

Moonlight Books 23/09/2012

Agridoce
Confira mais resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Uma nova visão de vampiros, fugindo dos clichês, mas ainda com muito sangue e sensualidade.

Agridoce é um livro sobre vampiros, mas de uma maneira bem diferente das que estamos habituados, já que aqui o vampirismo é como uma doença, uma necessidade especial, algo que somos portadores e pode ou não se manifestar. Os vampiros são chamados de portadores, eles têm a hematofagia (vampirismo), que é a necessidade de sangue.
Anya, nossa protagonista, é uma dessas criaturas, ao sair para um passeio noturno na praia, seus sentidos ficam alertas pelo aroma agridoce de um belo banhista, sem poder resistir ao cheiro, ela morde o rapaz e bebe seu sangue, despertando assim seu lado vampiro. Aquele banhista não estava ali por acaso, ele é um mensageiro, o ser responsável pelo despertar dos portadores.

Nesta história, o despertar é uma reação em cadeia, quando o portador surge, junto com ele surgem o escravo, o antagonista, o protetor e o tutor.
O escravo, é o ser responsável pela alimentação do portador, com o despertar, uma forte ligação surge entre eles, um misto de devoção, dependência, atração e amor platônico. O antagonista é o caçador , uma pessoa que não consegue paz enquanto não mata o portador; o protetor dispensa apresentações, ele irá tentar a todo custo deter o antagonista e o tutor é o responsável pela educação do portador.

O escravo de Anya é Daniel, um garoto de programa, que do dia para a noite, encontra -se em uma situação bem longe de sua realidade, a dedicação à uma única mulher, divertido e cativante, desperta em Anya sentimentos controversos, e ao meu ver é o melhor personagem desta trama.
Falando em personagens, Anya é super protegida pelo pai , o tio e por quase todos os homens da história, não faz nada do que quer, mas também não luta para impor sua vontade, ela é muito submissa e conformada, algumas vezes bate o pé dizendo que vai fazer alguma coisa mas no final permanece na mesma, eu prefiro as protagonistas teimosas, que pulam a janela para sair de casa, Anya precisa crescer e libertar - se.
Outro personagem que merece destaque e gostei muito, foi Rafael, o tutor, ele é um vampiro rico, charmoso e cheio de mistério, nunca sabemos o que realmente passa por trás de seus belos olhos azuis, ele possui estranhas conexões no mundo dos vampiros, na verdade não sei bem se posso chamá - lo de bandido ou mocinho, mas posso dizer que ele não pretende ser somente um tutor para Anya.
Existem muitos outros personagens maravilhosos nesta obra, cada qual ocupando os seus respectivos papéis neste despertar e assim construindo uma história bem inovadora. São apresentados vários cenários ao leitor, inserindo sempre novos personagens, que são ligados um ao outro no decorrer do livro.
Além de Daniel e Rafael, temos Léo e Dante atraídos por Anya, deixando o leitor morto de curiosidade para saber quem levará o coração da garota.

Agridoce traz romance, mistério, amor, amizade e sensualidade da medida certa, é apenas o primeiro livro de uma série, e como uma introdução a este novo universo de vampiros, cumpriu bem sua proposta, deixando o leitor satisfeito com este primeiro livro e ansioso pelos próximos.
Desejo ver muito mais de Rafael e Daniel, e com certeza uma revolta de Anya, soltando - se das amarras de seus protetores.
A edição do livro é muito bonita, as páginas possuem desenhos nas pontas, o mesmo acontece no começo de cada capítulo, dando delicadeza ao material que temos em mãos e o melhor é que não encontrei nenhum erro na revisão.

Recomendo com certeza.

Gíh Santos 10/09/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Primeiro livro da editora Modo que tenho a oportunidade de ler, o exemplar foi a própria editora que enviou \o/
Sendo este é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Simone O Marques.
Agridoce é uma doce descoberta. Estamos um pouco “fartos” de literatura vampiresca, e ficamos um pouco receosos com o tema. Quando imaginamos que ninguém conseguira criar um enredo diferente e interessante, descobrimos Agridoce que se mostra surpreendente.
Anya uma “garota” de vinte anos que vive sua vida pacata as sombras do pai super protetor. Com uma alergia ao Sol, ela viveu seus 20 anos passando os dias presa em casa e só podendo sair à noite. Foi em uma suposta noite comum que Anya foi seduzida por um aroma agridoce. Este a deixando totalmente atormentada. Na seguinte noite, ela se vê perseguida novamente pelo aroma. O mais surpreendente é que o aroma vem de um homem.

"Estava ali o sabor que tanto procurava, o doce sangue que a fazia pensar em frutas flambadas, temperado com o sal da água do mar, a perfeição...o sabor agridoce..."

Após este acontecimento Anya se vê despertada para uma nova condição de Vida. Uma “doença genética” que a faz precisar de sangue para sobreviver. A cada “despertar” de um vampiro, junto desperta o escravo a quem serve sangue para determinado vampiro, e não pode ser morto facilmente ao ser “sugado”, o Caçador que tem a função de aniquilar determinado vampiro. Junto eles formam um triangulo despertado. Isto ocorrendo sucessivamente, a cada novo vampiro, sempre haverá um escravo e um caçador.
O que na minha humilde opinião foi justamente o diferencial da obra da Simone, este detalhe dá inúmeras possibilidades ao enredo. O escravo de Anya conquistou meu coração. Haha. Daniel um “ex” garoto de programa, galanteador que tem plena consciência o efeito que provoca nas mulheres – acho ate que deve ser um talento – suas cenas com Anya tem um toque de erotismo que me conquistou, sendo isto também um diferencial, não você não vai ver cenas de sexo, porem a sensualidade esta carregada em cada palavra dos diálogos que trocam enquanto Anya se alimenta. Ameii!

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/07/resenha-agridoce.html

Renata 04/09/2012

Um livro delicioso!
Apaixonei-me por Agridoce.
A história se passa em Florianópolis. Eu moro em Florianópolis, então em empolguei em comprar o livro por causa disso. Estava em uma fase em que eu não estava muito a fim de ler coisa nenhuma, quando peguei o livro só para “matar o tempo”. Surpresa, surpresa. A história me pegou de uma forma que eu não me vi capaz de largar o livro.
O livro é sobre Anya, uma jovem estudante de Gastronomia que é alérgica ao sol. Um dia, ao dar um passeio, Anya se surpreende mordendo um rapaz na praia. Não é spoiler dizer que nossa protagonista é uma vampira. O interessante sobre Agridoce, é que Simone Marques deu uma visão muito mais biológica ao vampirismo, ao mesmo tempo em que também a aliou ao misticismo.
O que me cativou mesmo no livro foi o romance, que vai aparecendo em doses homeopáticas e definitivamente saborosas. Cada cena ricamente construída dava mais vontade de continuar a leitura para ver como tudo iria se desenrolar.
O que eu não gostei do livro, foi que acabou. Estou doida para ler a continuação. Espero que seja lançada bem logo, porque estou roendo as minhas unhas!

Bia Bechelli 19/08/2012

Agridoce é um livro bem cativante, tem uma capa maravilhosa que por diversas vezes me fez ficar admirando-a quando ia ler. A diagramação também é ótima... todos os livros da Modo tem uma diagramação divina! A proposta da "doença vampiresca" é um tanto quanto ousada, mas eu achei bem interessante e muito bem pensada. Confesso que demorei um pouco para me prender ao livro, mas depois a leitura fluiu muito bem.

Os personagens são ótimos, cada um com sua personalidade bem aparente. Anya é um pouco submissa, sem voz ativa pras coisas. Se o pai dela decide que ela vai usar tal roupa então ela usa tal roupa, e isso me deixou um pouco irritada, por isso amei cada segundo dos momentos em que ela batia o pé e fazia sua própria vontade. O pai de Anya é super-protetor, mas é um amor. Assim como Ivan, que era o escravo da mãe de Anya. Já o escravo de Anya, Daniel, é super engraçado e bonito. É também um amor. Rafael, bom, ele é conhecido como o Drácula então já da pra tirar suas conclusões a partir dai. Dante, ao que parece, é o antagonista de Anya. Mas não se pode afirmar nada com muita certeza sobre o livro. O personagem que me conquistou mesmo foi Léo, o irmão de Dante. Ele tem um espirito jovem, todo brincalhão e responsável ao mesmo tempo.

O final do livro pode ser resumido em uma palavra: perguntas. É assim que você fica quando termina o livro... Cheia de perguntas. Alguns personagens nos são apresentados no final do livro e ele termina com aquela ponta solta, como que querendo dizer que a sua continuação, Cítrico, promete! Achei bem legal apesar de não ser uma pessoa muito fã de curiosidade, haha.

"Daniel a observava. Sabia que realmente aquilo era uma loucura, a história de Vampiros, o fato de ele ser um Escravo e de que Caçadores perseguiriam Anya, mas amava estar com ela e sequer pensava na vida que tinha antes de conhecê-la. Não sentia falta das mulheres, dos presentes e nem da academia. Sentia-se tão bem com Anya que tinha certeza que não seria completo sem ela." - pág. 197

1 | 2 | 3 | 4