Agridoce

Agridoce Simone O. Marques

Resenhas - Agridoce

1 | 2 | 3 | 4

Sandro Honorato 25/07/2012

Anya poderia ser uma pessoa normal. Estava no final do curso de Gastronomia, tinha um pai que a amava e sempre a protegera muito. Mas como eu disse, poderia...
Por conta de uma doença, por exemplo, ela era impedida de se expor ao sol;
E certa vez,durante uma volta a praia ela é “perseguida” por um aroma agridoce que a faz despertar para uma nova vida (Não posso falar muito aqui senão vou dar uma de spoiler). Deste momento em diante, sua vida muda para sempre.
Agora, portadora de uma “doença” que a faz sentir vontade de provar o doce sabor de sangue, ela descobre coisas que nunca lhe passaram pela cabeça como a morte da mãe,os segredos do seu tio Ivan e de seu pai Edgar,por exemplo.
Além disso,ao despertar, um vampiro também desperta seu Escravo – ser que a serve,alimenta e a protege. Mas como nem tudo são flores,também é despertado um caçador – Não preciso contar a função deste na história certo?! Rsrs.

Olha, positivamente posso dizer que gostei desta nova forma de falar sobre vampiros que a autora utilizou sabem, a narrativa foi bem fácil e em certos pontos até sensual.
Gostei muito da maioria dos personagens, menos da Anya. Não sei explicar direito, ela é a principal,a história gira em torno dela e por isso achei ela meio “monótona”,gostaria de mais atitudes dela,digamos assim. O livro também tem um ritmo intenso,o que é bom por um lado por deixar você “vidrado” na história mas, no fim deixa um vontade de “Quero mais” sabem?

Mas no geral,é um livro muito bom
Super recomendo.

Link do meu blog com a resenha:

Elidia 12/07/2012

Eu quero mais!
Depois de ler tantos livros de vampiros, eu não imaginava que iria me surpreender com “Agridoce” e docemente me enganei! Simone O Marques inovou com uma história criativa, sensual e com personagens extremamente bem elaborados. Mais um livro nacional que tenho o prazer de apresentar a vocês pelo book tour do site Tribo do Livro.Venha conhecer os sabores de Agridoce…

“Anya é uma garota comum, estuda gastronomia e mora em Florianópolis. Certa noite, ao passear pela praia ela sente um aroma que a atrai terrivelmente, uma mistura de fragrâncias que mexe com todos os seus sentidos. Na noite seguinte ela se vê perseguida pelo mesmo aroma e descobre que ele vem do corpo de um belo banhista que sai do mar. Cedendo ao impulso, ela vai até ele. Surpreendendo-o, ela o lambe e encosta o nariz em sua pele. Atormentada pelo aroma, ela precisa experimentar… Anya então descobre o prazer de degustar o sangue doce, que a fazia pensar em frutas flambadas, temperadas com o sal da água… O sabor agridoce que a desperta para uma necessidade vital que fará parte de sua vida.”

Apavorada com a descoberta que possui uma “doença genética” em que precisa se alimentar de sangue, Anya acaba descobrindo segredos da morte de sua mãe, o segredo de seu querido tio Ivan, e conhecendo pessoas bem interessantes como seu novo tutor vampírico Rafael, e sua escrava Vivi.Para cada vampiro despertado, um escravo que tem o melhor sangue para alimentar este também acontece, e seu caçador que tem a função de eliminar o vampiro criado!

E como não poderia ser o escravo de Anya é Daniel (muitos suspiros) um garoto de programa que vê seu mundo mudar quando Anya é despertada, ele não a conhecia, só sabia que tinha que ser dela, as cenas entre eles são muito intensas, com uma pitada de sexualidade moderada, não tem como não se apegar a Daniel e torcer para que ele conquiste a vampira mais certinha que eu já li.

Anya é uma protagonista de muitos perfis, moderada na maioria das vezes, e quando sua sede é aguçada com o cheiro de chocolate de sangue de seu escravo, ela beira a insanidade com muitos conflitos internos, uma personagem forte, e rica que eu espero ver crescer no próximo livro da série (Simone te imploramos outro livro).

Se redescobrindo em essa nova condição, Anya ainda tem que tentar convencer que merece liberdade, já que é superprotegida pelo pai Edgar, seu tutor e seu tio, quando na cidade de Florianopólis uma grande mobilização de Caçadores e Vampiros está acontecendo, e ela ainda não sabe quem é o seu próprio Antagonista.

O livro é de fácil leitura, viciante, com uma bela diagramação e decoração em suas páginas. Todos os personagens foram bem desenvolvidos e cativam o leitor. Um livro mais que indicado a todos os leitores, eu adorei tudo nele.

“Daniel estava fascinado,excitado e ansioso. Quando Anya passou a língua pelo seu peito, o gemido saíra involuntariamente.Ele apertou as mãos na cintura delicada dela. Queria e precisava que o mordesse…era isso! Era indescritível o prazer que sentia com os dentes dela perfurando sua pele e atingindo a veia de seu pescoço…

Ao saborear o sangue de chocolate, todo o corpo de Anya pulsou e o coração acelerou tanto que parecia querer saltar de seu peito, deixando-a ofegante… Pág 121″

Sabe aquele livro que deixa um gostinho de saudade, e ansiedade porque ainda não temos certeza se a autora continuará a história, porque ele termina com um breve e poderoso segredo em questão, uma palavra para Agridoce – IMPERDÍVEL!

Postado em:http://bookeando.com/site/2012/07/12/resenha-agridoce/

Paula 06/07/2012

Uma mistura de sangue e sabores...
A descrição perfeita de Agridoce e sua sensacional história, contada habilmente pela talentosa Simone Marques!

Anya tem o despertar de algo como uma doença da qual é portadora, que a fez ter necessidade de sangue para sobreviver. Depois que é "despertada", Anya deve se adaptar à essa nova vida, descobrindo cada vez mais segredos de sua vida.

Amei a ideia desse "novo tipo" de Vampiros! Muito bem bolada, com as pontas encaixadas e muita criatividade! (para alguém como eu, super problemática com vampiros, me apaixonei por todos eles!)

Meu personagem favorito é o Daniel. É clichê, eu sei, mas eu adorei a forma como ele foi apresentado e toda sua situação.

A linguagem do livro é simples e gostosa de ler... devorei o livro em menos de dois dias, saboreando cada linha e sentindo muita vontade de ver como a história termina... MAS ela não termina!! Quando vem o segundo livro Simone??? AHN?? XD

Super recomendado para amantes de vampiros e gastronomia... ou pessoas como eu, que se surpreendem cada vez mais com a qualidade das obras brasileiras! Parabéns à Simone pela linda e delirante história! \o/

Fê Cagno 26/06/2012

Agridoce
Este é um livro de tirar o fôlego! Leitura muito rápida e que prende muito a atenção do leitor.

Prestigio a uma grande autora nacional, que conseguiu me cativar com todos os personagens em "Agridoce", mostrando de uma forma divertida e diferente, nossos tão amados vampiros.

Neste livro temos diversos tipos de personagens:

- Os vampiros, chamados de portadores com necessidades especiais; devido a precisarem de sangue para sobreviver e que são despertados em certa fase da vida, com predisposições geneticas.

- Os escravos, que são os humanos doadores dos vampiros; que também despertam na mesma fase que os vampiros e são viciados em seus portadores;

- E finalmente Os caçadores de vampiros, que também despertam na mesma fase que os portadores e escravos, que tem como objetivo eliminar o vampiro, ele estando consciente disso ou não.

Agora que vocês já podem entender os personagens, "Agridoce" trata de um livro viciante, instigante, com muita ação, aventura, romance, familia, amizade, confiança, morte, ou seja, um pouco de tudo que necessitamos para se tornar um livro marcante.

Com narrativa em 3º pessoa e nova visão e perspectiva sobre vampiros, Simone nos apresenta Anya, uma universitária no último ano de Gastronomia, que sofre de uma terrivel e rara doença: a alergia ao sol.

Ela mora com seu pai, já que sua mãe faleceu quando ela tinha 6 anos e vive uma vida limitada de casa para faculdade e faculdade para casa, já que ela só pode sair à noite.

Uma menina tímida mas muito inteligente que numa noite se sente atraida a uma praia, por um cheiro agridoce que não consegue resistir, lá descobre que o tal cheiro vem de um lindo rapaz que sai da agua e acaba o mordendo, assim despertando para sua condição de portadora, vampira, mas a menina se afoga.

Descobre que sofre da mesma necessidade que sua mãe também tinha, a que precisar de sangue para sobreviver.

Assim despertam seu escravo, Daniel, um lindo e forte homem, que ganha a vida como garoto de programa, os dois nada tem em comum, mas ele acaba se tornando um verdadeiro protetor. Assim como Dante, um belo médico, que desperta como seu caçador.

Como importantes personagens temos: Edgar (seu pai), Ivan (amigo antigo de seu pai), Rafael (vampiro tutor).

Anya é atendida após seu afogamento, por Dante, mas misteriosamente desaparece do hospital, o que fará com que Dante vá atrás da garota de quem ninguém se lembra de ter dado entrada no hospital.

Assim loucamente ele percorrerá uma excitante jornada para ir atrás de nossa protagonista, desvendando todo misterio, intriga e ação da história.

Quero dar os Parabéns a autora pela ilustre história criada, nos cativando com uma escrita perfeita, e a editora Modo pela excelente diagramação e capa.

Indico MUITO a leitura a todos, uma leitura nota 11.
RUDY 02/07/2012minha estante
Fê!
Muito boa sua resenha. Parabéns! Gosto muito do tema vampiro e a Simone da um quê diferenciado as histórias vampirescas. Sou bem fã dessa nossa escritora nacional.
cheirinhos
Rudy

Aline 26/06/2012

Uma nova visão sobre os vampiros!!!!
Considero esse um dos melhores livros que li esse ano, sabe quando você vai lendo uma narrativa que cresce de forma gradual, sem desesperos, e vai te deixando cada vez mais envolvida e sempre querendo mais??? Foi isso que sentir ao ler "Agridoce" da Simone O. Marques, o livro tem personagens bem construidos e cada um a seu modo envolvente, você fica curiosa para saber um pouco mais da vida de cada um.
A capa é linda, a diagramação do livro simples mas bem convidativa, cada capitulo tem um título (a tempos não via isso nos livros, gostei porque te situa você na narrativa).
Apesar de ser um livro aparentemente de série, a autora soube concluir ele perfeitamente. Claro que alguns pontos novos aparecem no final para te deixar pensando que o próximo livro será mega interessante também. Esse primeiro volume pode ser perfeitamente lido por todos que tem curiosidade sobre a lenda dos vampiros, sei que essa temática já foi muito explirada por muitos autores, mas confesso que a teoria lançada pela Simone me surpreendeu, adorei e achei uma coisa totalmente possivel se pudessemos trazer os Vampiros para os dias atuais.
Enfim esse livro se passa nos dias atuais na cidade de Florianópolis e conta a história de Anya, uma garota de 20 anos, tímida, recatada e estudante do curso de Gastronomia. Ela acredita ter uma alergia aos raios UV desde que nasceu e por isso sua vida se limita a viver em casa durante o dia com seu pai e estudar a noite. Por isso ela é muito estudiosa e tem um dom de perceber com fascilida os aromas de tudo que a cerca. Ela já estava acostumada com sua vida quando numa noite enquanto caminhava na praia sentiu um aroma irresistível e o seguiu e ficou muito surpresa quando percebeu que ele vinha de um belo banhista que saia do mar.

"Um aroma diferente chamou sua atenção naquela noite. Anya era uma apreciadora de aromas, tinha um olfato sensível e algo diferente mexeu com ela àquela hora. Seu sangue se agitou ao sentir uma mistura deliciosa de perfumes doces e azedos, um toque de açúcar e sal." pág.7

Informo que em vários momentos encontraremos pitadas de sensualidade no enredo, adorei, achei tudo a ver já que Anya está se descobrindo como um todo.
Ela se aproxima do homem e quando percebe já o está mordendo e saboreando seu sangue.

"Estava ali o sabor que tanto procurara, o doce sangue que a fazia pensar em frutas flambadas, temperado com sal da água do mar, a perfeição ... o sabor agridoce ..." pág.8

A partir daí sua vida muda completamente porque ela é despertada para uma nova vida e terá que aprender tudo do ponto zero. Conhecerá pessoas e uma realidade totalmente inacreditável e ela começa a questionar o que era e o que tinha antes do despertar.
Confesso que fiquei com o coração aos pulos com cada fato e ação que compõe sua história. Vale muito a pena ler esse livro pela sua visão mega interessante sobre os vampiros e seus caçadores, os malvados da história.
RUDY 02/07/2012minha estante
Aline!
Já estou aqui querendo saborear todos os cheiros, gostos e sabores do livro. Sou uma fã da Simone e os livros que ainda não li, me deixam frustados, porque já gostaria de ter lido todos.
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy

Vanessa Meiser 06/06/2012

Mais um livro sobre vampiros que surpreendentemente conseguiu se diferenciar dos outros com o mesmo tema, quando a gente pensa que será impossível alcançar a originalidade com os vampiros literários, vem alguém que mostra que ainda é possível.
Agridoce é escrito em terceira pessoa e nos trás a história de Anya, uma estudante de Gastronomia de 20 anos, moradora de Florianópolis e que é alérgica ao sol. Órfã de mãe, mora apenas com seu pai com quem tem uma relação de muito afeto.
Anya nunca foi uma garota simples, devido ao fato de não poder sair ao sol por causa da suposta alergia, ela não possui amigas já que é impedida de participar dos programas que jovens da sua idade costumam realizar, passa o dia todo dentro de casa só saindo à noite para ir à faculdade. A única pessoa que conseguiu uma maior aproximação com Anya foi Renato, um conhecido seu da universidade que nutre um amor platônico por ela.
Anya ‘desperta’ para a sua nova condição de vampira numa noite em que misteriosamente ela é atraída para a praia e ‘ataca’ um rapaz que vem saindo do mar. O rapaz exala um cheiro que Anya não consegue resistir. Na verdade o que acontece é que com este fato a menina desenvolve um tipo de doença que a faz ter a necessidade de sangue para sobreviver, a mesma necessidade que sua mãe possuía quando era viva.
Junto com Anya que é a Portadora , despertam também seu Escravo e seu Antagonista (caçador). O Escravo é Daniel, um jovem lindo que ganha a vida ‘facilmente’, ele seria a pessoa mais improvável para tornar-se tão próximo da inocente Anya, mas mesmo assim acabam por se entender bem e vem a se tornar um grande protetor de sua dona.
Fazem parte também do núcleo da história Edgar, pai de Anya, Ivan, um amigo e antigo Escravo da mãe dela, Rafael, o Tutor que nutre um sentimento muito forte pela menina, Viviane, a Escrava de Rafael e Dante, o médico que atende Anya no hospital depois do episódio da praia. Aliás, Dante tem um papel fundamental na trama, depois do atendimento à menina, ela misteriosamente some do hospital e ao que tudo indica, os vestígios foram totalmente apagados, ninguém ao não ser ele parece lembrar dela ter dado entrada gravemente no hospital. Dante acha que está enlouquecendo por só ele lembrar de Anya e não descansa enquanto não descobre tudo o que aconteceu e está acontecendo e na medida em que avança na investigação, acaba inevitavelmente se envolvendo muito na situação toda.
Enfim, eu achei fantástica a história criada por Simone. O livro tem um toque de originalidade que me cativou. A escrita é impecável e cada palavra se encaixa perfeitamente ao texto. A história é fluente e todos os personagens são importantes para o bom andamento da trama. Agridoce merece as 5 estrelas da minha avaliação e é sem dúvida um livro que recomendo! Muito bom!

Brandão 04/06/2012

O Sabor do sangue: resenha do livro Agridoce de Simone O. Marques
Agridoce é muito mais que um livro sobre vampiros. É uma trama carregada de mistérios, ação, cenários interessantes e uma atmosfera tanto sobrenatural quanto policial.

Anya, a personagem central da obra, é uma estudante de gastronomia que mora em Florianópolis. E se descobre portadora de uma condição genética que lhe desperta a necessidade de sangue quando um agente misterioso a atrai para perto de si e a faz experimentar sensações que até então desconhecia. Uma menina excessivamente recatada e superprotegida, que agora se vê jogada em uma realidade hostil e sobrenatural onde todos parecem ter seu papel definido, menos ela, que vivencia um pesadelo onde a normalidade não é uma opção.

Agridoce é o primeiro de quatro volumes que irão compor a saga. Não sei muito sobre os outros três volumes que virão, posso apenas especular, mas nesse primeiro volume há uma apresentação dos personagens e uma familiarização com o cenário e a dinâmica entre os portadores(vampiros) e outras pessoas ligadas a eles através de um laço sobrenatural. Que acredito, ser a estrutura necessária para dar continuidade a saga e trazer novos e fortes elementos ao enredo.

O livro surpreendente pela riqueza dos personagens e a forma na qual se relacionam, seja por amor, companheirismo ou ódio, todos estão presos à mesma situação mesmo que em posições opostas. A gama de personagens não-convencionais com preocupações e reações realistas ante aos acontecimentos é um fator particularmente impressionante. Do meu ponto de vista, não há bons e maus nessa trama, todos dão o melhor de si e partilham o fato de serem vítimas das circunstâncias. Nesse sentido, devo dizer que simpatizei com todos, pelo fato de eles serem construídos pouco a pouco e tamanha a proximidade que eles têm com pessoas comuns e por não tomarem atitudes radicais arbitrariamente, tudo tem seu tempo e razão.

A tradição do sangue:
Apesar de centrada na temática vampírica, a autora trabalha com novos elementos nesse conhecido universo sobrenatural, hora fugindo de algumas características tradicionais, hora preservando-os, o que pode vir a macular a expectativa de leitores mais conservadores. Porém, o que posso adiantar é que cada vampiro tem suas próprias características e essas variações surgem de forma inteiramente natural, sem soar como uma revolução forçada e/ou carente de embasamento.

Considerações finais:
A leitura é leve e de fácil compreensão, a transição entre cenários é constante, pois a trama é subdividida em diversos níveis que contribuem entre si e se conectam enriquecendo o todo. Os capítulos não são numerados e senti falta de um sumário, cada capítulo se inicia com uma palavra ou frase ligados ao texto a seguir. Também possui acabamento e a diagramação impecável, incluindo detalhes luxuosos e incomuns nos cantos das páginas.

A autora disponibilizou muito material que torna possível conhecer a obra, incluindo um preview(que eu recomendo), para tanto, recomendo visitar os seguintes links:
Preview http://livroagridoce.blogspot.com.br/p/preview.html
Release do livro http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/2012/05/release-agridoce-simone-o-marques.html
Blog do livro http://livroagridoce.blogspot.com.br/
Blog da autora http://simoneomarques.blogspot.com.br/
Onde adquirir http://modoeditora.com.br/loja/lancamentos/agridoce

Susana Weiss 23/05/2012

Ao terminar a leitura de Agridoce, da Simone Marques, a vontade de ler mais de saber e tudo mais, me deixou absurdamente ansiosa. Ai comi um chocolate e passou um pouco (rs).
...
A trama é muito bem elaborada e envolvente; a gente acaba se sentindo inserido e duvidando se realmente não é possível algo assim existir. Simone foi muito inteligente ao elaborar a obra e também em nos manter sempre no “pique” da leitura, pois quando ela começa a dar uma diminuída de ritmo, algo bombástico acontece e o leitor precisa ler “só mais um capítulo” para conseguir se sentir satisfeito.
...

Cada leitor acaba adquirindo carinho por um personagem diferente e a história é tão bem construída que futuramente, numa continuação, a autora pode dar a Anya o destino que quiser: fazê-la amar Rafael, Daniel, Dante, Léo (irmão de Dante) ou Alex. Acompanhar a “estranha” organização de caçadores de vampiros que, ao terem matado os vampiros que os fizeram despertar como caçadores, ainda querem matar TODOS os vampiros é a parte mais thriller do livro.
Portanto, convido a todos para comprarem sua boa barra de chocolate e curtir Agridoce, pois essa incrível experiência olfativa e gustativa vai conquistá-los do inicio ao fim e ainda vai deixar o sabor de quero mais, tão normal no chocolate.

Leia na integra no link http://ladyweiss.blogspot.com.br/2012/05/resenha-de-agridoce-po-susana-weiss.html

Pamela Chris 19/05/2012

www.pamelachris.blogspot.com
O livro é escrito em terceira pessoa, intercalando entre um personagem e outro. O que é bom, pois nos faz saber de coisas que a protagonista nem faz ideia. E talvez, justamente por causa disso, o começo é bastante confuso, já que algumas coisas acontecem paralelamente à história, e não sabemos o que fazer com aquelas informações. Felizmente essa sensação dura apenas pelas primeiras páginas, pois logo muitas coisas são explicadas e podemos relacionar um personagem e situação à outra.
As emoções são bem repassadas ao leitor, assim como os personagens. Mesmo que eles não tenham sido tão aprofundados (ainda), conseguimos odiar (sim, Rafael, falo de você) e amar (suspiro longo e profundo ao relembrar Daniel). Compreensível a proteção de uns, como o pai de Anya e o Ivan, assim como a necessidade de outros (sim, novamente o Daniel. Mas, o que eu posso fazer citando tanto ele? Me arrebatou). Nos surpreendemos, suspiramos, sorrimos e nos espantamos.
Os mistérios alcançam o leitor aos poucos, nos deixando ficar presos no livro e ávidos por mais, muito mais. O que eu quero dizer? Que eu ainda estava na metade do livro e sentindo a necessidade que a história não poderia acabar naquelas 316 páginas. Talvez não possa acabar nem em mil...
O final não deixa de nos surpreender, pondo situações novas e completamente inesperadas assim como outras desafiadoras. O que nos faz pensar “droga, agora ferrou”. Gosto de livros que terminam assim, pois é inevitável o gosto de “quero mais”.
Sobre as outras qualidades do livro... A capa é linda e as margens das páginas fabulosas, num desenho muito fofo. Infelizmente, a capa parece frágil, do tipo que permanece numa curva com pouco tempo de leitura. É claro que nada como um peso para resolver o problema. Não vi muitos erros gramaticais, o que torna a leitura mais agradável ainda.
Essa é uma história sexy, como uma temática inovadora para o mito dos vampiros e que nos arrebata da primeira página até o fim da história (que, é claro, ainda não acabou).

Literatura 15/12/2011

Sinestesia em alta
Simone é mestra e algoz, detêm a chave da masmorra que me mantém cativo, preso de forma irremediável a suas personagens. Ela tem o poder de descrever em pouquíssimas linhas tudo o que precisamos saber sobre elas e não abre mão de nos colocar a par de toda a gama sinestésica que é Agridoce (Spectrum, 378 páginas) – um título, por si só, imerso no sensorial, gustativo, impactante:

“Um aroma diferente chamou sua atenção naquela noite. Anya era uma apreciadora de aromas, tinha um olfato sensível e algo diferente mexeu com ela àquela hora. Seu sangue se agitou ao sentir uma mistura deliciosa de perfumes doces e azedos, um toque de açúcar e sal... Algumas pessoas caminhavam pela areia naquele início de noite de lua cheia, mas nenhuma delas emanava aquele perfume...”

O sobrenatural na obra de Simone O. Marques é tão perturbador que chego a pensar que nasceu com sua linguagem. O real e o imaginário, partes de um mesmo universo, siameses, inseparáveis, confundindo-se e confundindo-nos a ponto de nos fazer questionar sobre o que seja “realidade”. Não digo isso pelo enredo, pelo alto grau de criatividade, mas por sua ficção sempre tocando as bordas do real.

Veja o restante da resenha em Literatura de cabeça

Renata G. S. 29/06/2011

Anya é uma garota comum, estudante de gastronomia, e que mora em Florianópolis. Só aparentemente, na verdade, ela não pode sair na luz do sol, pois tem uma doença de pele (igual sua mãe tinha), e por isso só sai a noite.
Uma noite Anya está caminhando pela praia quando sente um aroma diferente e estranho que parecia atraí-la, um aroma agridoce. Que provinha de um homem jovem e lindo que estava saindo do mar. Anya não resiste e morde seu pescoço. Depois disso só lembra de acordar no hospital, e as pessoas acharem que ela estava tentando se suicidar por afogamento.
Anya não sabe que acaba de despertar como uma “Portadora” (vampira) de uma necessidade especial, sangue. E ainda que junto á ela, em qualquer lugar, desperta um “Antagonista” (caçadores), uma pessoa com a necessidade de matar o Portador; e um “Escravo” (doador) que desperta fisicamente dependente do Portador, pois doar o sangue é uma condição vital.
Agora a vida de Anya muda totalmente... ela fica dependente de sangue, e entra em um mundo novo para ela.
Seu pai, Edgar; Ivan, antigo amigo de seu pai; Rafael, tutor dela; e Daniel, seu escravo, irão a ajudar a passar por essa situação. Além disso, um doutor que cuidou de Anya no hospital, ficou obcecado por ela e tenta á encontrar de qualquer jeito.
A primeira coisa á fazer é achar o antagonista e o eliminar. A questão é: onde ele está?... as vezes ele está mais perto do que possa imaginar...
Não é só mais um livro de vampiros, e sim um livro cheio de aromas, sabores e muito sensual.

Um livro ótimo! Li rapidinho! Ele me impediu até de dormir... ficava pensando no livro e tinha que levantar para ler o resto da história =P Impossível parar de ler ^^
Uma história bem diferente dos vampiros que conhecemos, a Simone criou um novo tipo de pessoas que bebem sangue, por isso foi bem original!
Queria falar muito mais coisas sobre este livro, mas tenho medo de colocar muito spoiler, então... é melhor deixar vocês lerem!
Agradeço á Simone que cedeu o livro, adorei ter conhecido essa saga, e a autora ^^ Que é uma das melhores, com certeza.
Agora é só esperar pela continuação, que se chama “Cítrico”.

Leia a resenha em: http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/2011/06/resenha-agridoce-de-simone-o-marques.html

Euflauzino 31/01/2011

Sinestesia em alta
Muitas vezes nos deparamos com um escritor que nos cala em algum lugar tão profundamente que não nos tornamos fãs, mas seguidores, defensores, “escravos”. Esta é minha relação com Simone (ah minha cara, desculpe-me o trocadilhos, mas você hoje é portadora e eu seu humilde vassalo) e me questiono o porquê das editoras, salvo as corajosas dispostas a apostar alto, insistirem em procurar obras fora de nossa imensa área territorial, sob o pretexto de que mais vale o dinheiro no bolso, que o prazer da descoberta.

Bom, deixemos esse dilema filosófico-financeiro para celerados de plantão. Conheci Simone há algum tempo, tempo este que me ficou na memória, tal qual um amálgama entre simpatia e espírito, por sua gentileza e humildade (caramba, esta mulher é uma rainha e me tratou como um gentleman que na verdade passo longe). Isso tudo antes de tomar contato com sua literatura. Ela já havia me ganhado. Provei de suas letras, suas personagens, seu encantamento em “Gênese pagã” e me apaixonei rapidamente, sem rodeios, de maneira avassaladora.

Por isso hoje posso tecer comentários isentos, livres de seu magnetismo pessoal, mas ainda encarcerado em seu mundo literário. Simone é mestra e algoz, detêm a chave da masmorra que me mantém cativo, preso de forma irremediável a suas personagens. Ela tem o poder de descrever em pouquíssimas linhas tudo o que precisamos saber sobre elas e não abre mão de nos colocar a par de toda a gama sinestésica que é “Agridoce” – um título, por si só, imerso no sensorial, gustativo, impactante.

O sobrenatural na obra de Simone é tão perturbador que chego a pensar que nasceu com sua linguagem. O real e o imaginário, partes de um mesmo universo, siameses, inseparáveis, confundindo-se e confundindo-nos a ponto de nos fazer questionar sobre o que seja “realidade”. Não digo isso pelo enredo, pelo alto grau de criatividade, mas por sua ficção sempre tocando as bordas do real.

Levantar questionamentos , arremessá-lo em nossa cara é o que me atrai na escrita de Simone. A recriação de um mito como o vampirismo sempre causa incômodo, revolve pilares antigos, repletos de deuses que não se deixam bulir. É preciso coragem, loucura, paixão e sobretudo talento. Simone, de maneira sublime, inventa novas vertentes em vieses inovadores, construindo um universo rico, complexo e cheio de possibilidades.

Portadores, antagonistas, escravos, tutores, contaminados, anarquistas, mensageiros, interligando-se em meio a paixões próprias de meros mortais nos traga como um ciclone. Como bem disse Georgette Silen, acabamos por nos reconhecer, sob a superfície arquetípica do mito – são nossas relações sociais que estão sob a ótica irreal, travestida de fantástico.

Anya, personagem central, se vê diante de uma “realidade” da qual nunca sonhou – tem “poder”, mas junto a ele, responsabilidades e cuidados inerentes a sua nova condição. Dádiva ou maldição? Este é o dilema de Anya. Ela terá ajuda de seu pai Edgar, seu tio Ivan, de seu tutor Rafael e de seu escravo (uma pitada sensual, provocativa, em um sistema já repleto de erotismo) experiente na arte de seduzir, porém será caçada como um troféu, por esta mesma condição e por despertar alguém cujo objetivo é destrui-la. Desde “O perfume” que não leio algo que mexesse tanto com meu sensorial – olfato, paladar, pele.

Fiquei completamente insano ao chegar ao final do livro e não perceber nada que me levasse a crer que estas personagens magistrais não se tornariam parte de uma “saga”. Quero mais livros, quero dezenas deles, com todas as personagens de volta, não me negue isso Simone. Ainda me encontro sob um impacto tão forte de imagens e sensações que me é difícil escrever, mas teimosamente escrevo e venero aqui uma escritora maravilhosa.

Nora 02/02/2011minha estante
Simone Marques é uma escritora como vc diz, rainha! Uma rainha de verdade, sua humildade é encantadora.
Sua obra, inesquecível!
Parabéns pela resenha menino.
Brilhante!

Rusbis 16/01/2011

O que dizer sobre o livro?
O segundo melhor livro de vampiros que li em 2010 (o primeiro ficou para "A Hora do Vampiro" de Stephen King) e uma das maiores surpresas do ano para mim. Simone Marques tem MUITO talento.
"Agridoce" é um dos mais fantasticos livros de vampiros que já li, com sua própria mitologia sobre o tema, onde vampiros são despertados atravéz da genética e, juntamente com eles despertam outros dois seres, os escravos, responsáveis por doarem sangue para os vampiros, e os caçadores, obsecados por eliminarem os vampiros.
E não para por aí não. O mundo criado por Simone é bastnte complexo, com organizações de caçadores de vampiros que já eliminaram seus vampiros, mas, que gostaram tanto do que sentiram ao matá-los que procuram eliminar outros por aí. Entre muitas outras coisas e fatos curiosos que permeiam toda a obra.
Incrível como o livro nos prende do começo ao fim.

Quais os destaques do livro?
Os personagens carismáticos é o grande destaque da obra, assim como o trama super original e ainda assim, respeitando o mito do vampiro. Anya é uma garota super simpatica, cheia de dúvidas e surpresas que a juventude pode propor. Ivan, o padrinho dela é incrível. Carismático até não poder mais, protetor, forte, engraçado e cheio de mistérios. O pai dela tambem é ótimo, cheio de medos e receios por sua filha ter que passar pela mesma situação que sua esposa passou anos atrás. O livro está recheado de ótimos personagens. Todos memoráveis.

Quais os pontos negativos do livro?
É muito curto.
Isso mesmo. A história flui tão bem e tão rapidamente, em um ritmo frenético e interessante que logo o livro acaba e nos vemos anciosos pela continuação (que, pelo o a autora me disse, tem o nome provisório de "Cítrico", nome mais do que apropriado para a continuação, não acham???).
Li o livro com 3 dias até altas horas da noite de tão empolgado estava com a história. Me apeguei tanto aos personagens que chegava a sonhar com eles. Ou seja, faltou mais páginas. Mas, acredito que isso nem seja ponto negativo.

Concluindo:
"Agridoce" me surpreendeu muuuuuuito. E fiquei super animado e orgulhoso de ver como a literatura nacional é tão criativa e cheia de qualidade como essa atual. Com toda certeza "Agridoce" merece entrar para as listas de livros mais vendidos do país, pois, qualidade, criatividade, ritmo, comercialidade e acima de tudo, originalidade, a obra tem de sobra.
Recomendo a TODOS que gostam de ler, independente de sua idade ou gênero literário preferido.
Simone Marques é uma das melhores autoras brasileiras da atualidade, com toda certeza!!!

PS: Mal vejo a hora de ler "Cítrico". PRECISO saber o que espera por Anya.

1 | 2 | 3 | 4