Emma

Emma Jane Austen

Resenhas - Emma

Manu 31/12/2020

Completo
Emma não é meu livro favorito de Jane Austen, mas não posso negar, é o mais completo. É o livro que leva o estilo da autora ao ápice.
Diferente das outras heroínas, Emma é uma jovem aristocrata que só precisa se importar com a própria influência e poder. Não é muito persistente em nada e uma verdadeira casamenteira. Porém, assim como as outras heroínas, Emma é cheia de personalidade e muito bem trabalhada, sendo possível indentificar também suas virtudes.

Victória Catel 07/03/2022

É um típico romance do século XIX, sendo uma leitura bem cansativa pois não possui tantos plot twist e acredito que pelo livro ser em inglês e a linguagem mais antiga, exigiu muito mais atenção e concentração para a leitura.

Ligia 17/04/2021

Já tem alguns anos que estava querendo ler este livro, gostei muito, a moral da história é que cada um devia cuidar da própria vida, ficar dando pitaco na vida dos outros só atrapalha

maryfirst4 24/04/2023

*copypasta de fogos*
Depois de mais de dez meses com ele na minha casa e pelo menos umas quatro vezes que eu o recomecei, eu finalmente terminei esse livro.
eu não vou ler um livro nesse mesmo estilo por algum tempo, principalmente em inglês. tem que ficar muito investido na história pra poder entender todos os nomes de família, de casa, de tio, de tia, de mulher que no meio do livro troca de sobrenome porque ela casou? enfim, muita coisa pra uma pessoa que não estava tão investida nele acompanhar.
gostei de como a história acabou e de como a escritora fechou a storyline de todos as personagens. não tem como negar que ela escrevia bem demais, mesmo que eu não tenha gostado tanto assim.
minhas 3?? mostram exatamente oque eu sinto sobre esse livro. foi bem meh. não irei ler outro parecido por algum tempo, mas valeu a experiência do meu primeiro livro real oficial em inglês.

iS2ronan 07/06/2022

acabei pegando spoiler de muita coisa então estragou um pouco os maiores plot twists :'( achei meio parado no início mas compensou com o tanto de coisa que acontece pro final, só senti falta de mais cenas do casal principal e do casamento deles.

Julia Correia 17/02/2021

No começo a personalidade da Emma é incrível por ser antagonista em diversos sentidos. Mas com o tempo não há aquela profundidade em que se encontra mais coisas positivas nela. Acaba sendo bem atual pelo comportamento egoísta não só dela, mas de todos ao redor. Um livro super bem escrito, mas cansativo pra mim.

Sofia 15/03/2023

Achei a leitura muito interessante e completa. Não li o livro sozinho, porque os começos de clássicos, geralmente, passa mais devagar pra mim, por mais que ainda sejam ótimos. E foi uma experiência bem legal, porque os eventos, no livros, passam-se de maneira espaçada.
Definitivamente, o livro que mais me pegou de surpresa! Achei que o que tinha de ser previsível o foi, e a química foi muito bem construída - sem muitos acenos ao que estava acontecendo, mas tinha algo pra ser sentido mesmo assim (e isso foi, também, muito legal!!!).
Não tem como não se incomodar com as relações da época, tipo um cara de 30 estar apaixonado por uma menina desde que ela tinha 13 anos ?. Mas eu escolho ignorar e fingir que nao liii????
O que é muito admirável na exploração das relações é a atemporalidade do egocentrismo, da hipocrisia, do preconceito e da teimosia. Diversas vezes, inclusive, falhas da própria Emma, por quem eu não parei de torcer, embora fosse cheia de defeitos - que ela chega a admitir.
Achei muito, mas muito genial a forma como o julgamento da Emma e do Mr Knightley são tratados ao longo do livro e como isso vale a pena no final, representando a dinâmica e a história deles.

Bialourenco 20/11/2023

Excessivamente monótono e arrastado
A escrita e desenvolvimento de personagens são bons mas todo o resto peca. Não vou me forçar a elogiar por ser um clássico escrito por Jane Austen, o livro não captou minha atenção em momento ALGUM, tudo é muito monótono, arrastado, entediante, é um livro em que nada acontece, ele todo é a percepção de Emma sobre os sentimentos e intenções de fulanos e sicranos, e sinceramente? Esses personagens não dão a mínima vontade de se fazerem conhecidos.
Jane escreve bem, foi minimamente isso e o faro de já ter iniciado a leitura que me fez ir até o final, o tipo de livro que lia com a simples intenção de terminar, minha mente divagava durante maior parte da leitura, qualquer estímulo exterior era mais interessante que o que estava lendo, resumindo: um saco! Durante toda a leitura sentia que estava perdendo tempo de vida enquanto lia aquelas palavras e virava aquelas páginas, o lado bom é que me deixou uma lição: não me forçarei dessa forma novamente por um livro que não é de meu agrado.
Para mim, esse livro foi util para aprender a escrever e expressar sentimentos de personagens, e a evolução de sentimentos e pensamentos de Emma de acordo com os acontecimentos e a maneira que a moldavam, realmente nesse ponto foi bom, Jane teceu sentimentos e relacionamentos de maneira primorosa.

Mandy 28/07/2012

Jane Austen's Emma - one of the best novels I've ever read
Jane Austen is one of the greatest English women novelists for a reason: she manages(maganed) to write an ordinary every-day-life that captivates the reader.
Emma,with all her faults, is one of my favourites heroines. She is so captivating herself that you feel for her and for those she cares for. Some people may dislike this book for being ordinary life,but I dare say that "Emma" is a novel worth reading.
Emma Woodhouse is a match-maker who is not affected by the male sex. She tries to help her friend, Harriet Smith,but nothing goes as her plans.Between Miss Simth and her older friend former Miss Taylor - now Mrs. Weston -, Emma faces new discoveries that will change her life and those that are around her.
I can't stop praising Jane Austen's incredible ability on creating real characteres that almost jumps out of the book. Mister Woodhouse, Mister Weston,Mister Elton e.g.
If you are in doubt wether to read it or not,don't be. "Emma" is sure to captivate you.

everlod 11/09/2013

Shakespeare em prosa
Comedia de erros, se nao envolvesse sentimentos. Frases ao meio completadas por um entendimento imaginado superior e grandes blunders. Preciso sempre voltar aregistrar minha especial admiração por Lady austen, como com uma prosa elegante e com assuntos tão gatos no nosso século ainda consegue prender a atenção e os corações contemporâneos. A origem de todas as comedias romanticas, continuação de shakspeare.

Maitê 08/07/2019

Emma é quase um livro YA, só que bem escrito. Não é um livro comédia romântica como muitos pensam, aliás, é o que quase todos acham dos livros da Austen, sem nem imaginar o quanto ela é satírica e feminista. Emma é sobre crescer, sobre cometer erros e demorar para admiti-los. é sobre não saber o que é mas passar a impressão que sabe muito bem.

Yuririn 14/10/2020

Divertido, leve, engajador
No começo nao achei que fosse gostar de Emma tanto quanto, de fato, gostei. Me peguei rindo em diversas partes e participando dos pensamentos e diálogos como se estivesse junto na conversa e quisesse desvendar as reais intençoes por trás das atitudes das personagens (e nesses momentos me sentindo completamente como uma Emma haha). Embora ache que o fim tenha se desenrolado um pouco rápido demais, a leitura com certeza vale a pena.

Bruna 07/02/2022

Esse é um livro que não faz falta você so ver o filme de 2020.

Eles contam exatamente a mesma historia, sem tirar nem por. E não ha nada de particular nesta leitura que destaque ela ou q torne ela singularmente prazerosa.

A relação entre os personagens é bem engessada e estrutural, mas interessante pelos costumes da epoca.