Literatura Inglesa para Brasileiros

Literatura Inglesa para Brasileiros Alexander Meireles da Silva

Resenhas - LITERATURA INGLESA PARA BRASILEIROS

Celia 20/01/2012

LITERATURA INGLESA PARA BRASILEIROS
Trata-se de um resumo de toda a Literatura Inglesa e, de maneira fácil e acessível, indicando livros, filmes e sites sobre a obra em estudo, explica a Literatura Inglesa de cada época.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a literatura inglesa esse é um livro simples e que vai ajudar bastante, inclusive na escolha das melhores obras a serem selecionadas para conhecer melhor os autores ingleses.

Nan 15/12/2016

Um achado para quem quer se aprofundar nos estudos da literatura inglesa
De todas as literaturas que estudei até agora, a inglesa foi a que mais me cativou e este livro foi um excelente material de apoio. Uma pérola para os alunos de literatura e um achado para quem só gosta do tema e quer se aprofundar um pouco mais. O autor é bem dinâmico e além de sugestões de leituras, ele também indica filmes que contribuem para um melhor entendimento dos movimentos literários abordados.

Estudar literatura sem história não dá certo. Você pode até entender alguns aspectos de uma obra do Romantismo ou do Realismo, por exemplo, mas se não pesquisar sobre o contexto histórico cultual da época, nunca vai conseguir entender as motivações dos personagens, ou a importância da trama. E se não entender essas coisas, uma parte do aprendizado que o livro pode proporcionar se perde, o que é muito triste. Então, se você tem o interesse de entender as obras clássicas produzidas no Reino Unido em todos os seus aspectos, Literatura Inglesa para Brasileiros pode ser uma ótima escolha para acompanhar os seus estudos.

Neste livro, o autor faz um excelente trabalho, guiando o aluno (ou curioso) através das diferentes fases da literatura inglesa e da história do Reino Unido. Ele mostra como uma se conecta a outra e a importância de certos eventos históricos, e como eles influenciaram a mentalidade dos escritores da época e em consequência, suas obras. Tanto prosa quanto poesia são abordados e explicados com maestria pelo autor. E se você ficou com um gostinho de quero mais, ele ainda te dá dicas sobre como seguir com os estudos através de outras obras.

Os capítulos são todos muito didáticos, eles dão um bom resumo das ideias dos filósofos que influenciavam o pensamento dos artistas e o que estava se passando na época e também, falam um pouco sobre os autores mais influentes, escolhendo um ou dois de cada movimento para se aprofundar. Além disso, a linguagem utilizada por Alexandre é muito simples e fácil de entender, como a de um professor. Algumas vezes no meio da obra, ele inclusive chega a tirar aquela dúvida que surge durante a leitura dizendo algo do tipo “certa vez um aluno me perguntou” e você fica tipo “mas era justamente essa a minha pergunta!”.

Literatura Inglesa para Brasileiros cumpre com o que promete. Obviamente a abordagem dos acontecimentos históricos não é tão aprofundada, mas é perfeita para o entendimento da literatura das diferentes épocas abordadas no livro e um excelente guia para futuros estudos. Também não são todas as obras do cânone da literatura inglesa que são analisadas, mas a partir da análise de uma obra, nós já conseguimos direcionar os nossos estudos e analisar por conta própria as outras, além de acabarmos conhecendo muitas outras e acabarmos adicionando à nossa lista de leituras. Frankenstein, por exemplo, entrou na minha lista de desejos da Amazon após a análise maravilhosa que o Alexandre fez da autora e da obra (e olha que ela nem era uma das autoras destaque, hein??).

site: https://pordentrodashistorias.wordpress.com/2016/12/14/resenha-literatura-inglesa-para-brasileiros/
Gaby.Olliver 13/05/2020minha estante
você sabe onde consigo achar para ler?

Jussara 15/02/2023

Um excelente
O livro fala de forma resumida sobre o início da literatura anglo-saxônica até a literatura pós moderna, linguagem leve, que facilita a leitura e o entendimento.

Adriana602 23/08/2017

Didático!
Excelente obra, me ajudou muito nos estudos, escrita descomplicada e bem didática!

Thais Gonçalves 04/04/2024

Literatura inglesa para brasileiros apresenta-se como uma obra de excelência, que, certamente, preencherá as lacunas, ora abertas, na bibliografia disponível. A amplitude do tema - da literatura anglo-saxónica à literatura pós-moderna em - nada compromete sua consistência teórica. Pelo contrário, os assuntos são tratados com uma profundidade necessária ao escopo da obra, em linguagem leve, atraente e acessível aqueles que iniciam seus estudos em literatura inglesa. A farta exemplificação, os desdobramentos conceituais ea transdisciplinaridade fazem com que literatura inglesa para brasileiros seja uma produção densa, mas que ultrapassa os limites do acadêmico e atinge o grande público como leitura instigante e enriquecedora, posto que tangencial literatura, teoria literária, história, política, sociologia, etc a filmografia indicada funciona como um facilitador, na medida em que atualiza a tradição na modernidade. Os estudantes de literatura inglesa, em especial os professores e alunos dos cursos de letras e de idiomas, com habilitação em língua e literatura inglesa e americana, estão contemplados com uma obra ímpar, que vai ao encontro de suas necessidades. é ler e encantar-se.