Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank

Miep Gies

Resenhas - Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank

Natasha.Louredo 19/04/2024

Verdadeiros Heróis
Quem teve a oportunidade de ler "O Diário de Anne Frank" pôde compreender a dinâmica da convivência entre todos que compartilhavam o esconderijo. Entretanto, no livro "Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank", o leitor é apresentado a uma perspectiva única dos acontecimentos, vista através dos olhos de alguém que estava fora do esconderijo e tinha conhecimento de todos os detalhes do que estava ocorrendo no país naquela época.

Esta obra apresenta uma história de luta, angústia e superação. A leitura é triste, mesmo para aqueles que já têm conhecimento das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, e é impossível não sentir indignação. A brutalidade, a morte, o preconceito e a fome retratados nos deixam atordoados e com o estômago embrulhado, questionando como o ser humano pode ser tão cruel.

Enquanto a família Frank estava no esconderijo, Miep e seu marido, Henk Gies, ajudaram os amigos de todas as formas possíveis: fornecendo alimentos, livros e, principalmente, oferecendo sua presença e apoio. Sempre que entravam no Anexo, todos estavam ansiosos por notícias sobre a guerra e sobre o que estava acontecendo com os judeus lá fora. Mesmo depois que o esconderijo foi descoberto e todos foram levados pelos nazistas, Miep continuou cuidando de tudo e encontrou uma maneira de manter a empresa do Sr. Frank funcionando. Além disso, ela foi responsável por guardar todos os escritos de Anne Frank, que mais tarde se tornariam "O Diário de Anne Frank", um livro aclamado em todo o mundo.

Neste livro, Miep Gies revela todas as lembranças que sua memória foi capaz de registrar daquela época tão difícil. Através de seus relatos, conhecemos detalhes de seu dia a dia, como ela ajudava a família Frank, mantinha seu trabalho e auxiliava outros judeus que também estavam em grande risco. Miep, Henk e tantos outros que arriscaram suas vidas para ajudar pessoas que muitas vezes nem conheciam merecem ser chamados de heróis. São pessoas que renovam nossa fé na humanidade.

Dessa forma, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos judeus foram salvos graças à bondade e coragem de pessoas como Miep e Henk Gies. Miep viveu mais de 100 anos e recebeu inúmeros prêmios por sua coragem e dedicação.

almeid. 26/06/2023

Ainda não parece que essa história foi real
Faltam palavras pra falar sobre esse livro, que expõe todas as emoções que podem ser sentidas, e tudo que eles passaram e como seguiram em frente, na medida do possível.

Robtavares 25/06/2023

Triste mas muito bom
Relato da fiel amiga e funcionária do pai da Anne Franck eu amei esse livro, muito triste a história da família e da guerra.

Sossô 18/05/2023

Pra qm é mt fã da Anne precisa ler
Eu sou extremamente obcecada por ela.. eu amo ela mais do q tudo!
A Miep contou com todos os detalhes possíveis do dia a dia com a Anne. Só faltava ela falar o horário e o segundo.
Eu amo a Miep pq ela foi forte, corajosa e foi a última a morrer mas msm assim se sentindo só, ela lutou contra a solidão até a sua morte!

Diego980 17/05/2023

Quando você acha que seu coração aguenta de boa
Um relato vivo e autêntico de uma pessoa que pode contar e recontar sua história, viver até seus 100 anos e partir meu coração mais uma vez com esses relatos que envolvem nossa eterna e querida Anne Frank

Thais.Carvalho 02/05/2023

Um outro lado da história de Anne Frank, contada por Miep, funcionária da empresa de Otto Frank e amiga da família. Miep e outros poucos envolvidos ajudaram a esconder 8 pessoas em um anexo na empresa da família Frank.

Daiane 16/12/2022

Escondi a família de Anne Frank
Os primeiros capitulos são confortantes, entretanto fica extremamente angustiante os capítulos a partir da guerra. Apesar de ter lido o diário de Anne passei todos os capítulos esperando um final diferente, um final totalmente feliz.

Carlinha PPinto 14/10/2022

Miep?
Algumas pessoas são de uma entrega diferenciada. Miep é uma dessas. Por mais que imaginemos entender o caos de viver numa Guerra, a história relatada neste livro traz a agonia real, sem invenções, de como a morte ronda cada ser, direta ou indiretamente.
Ver o outro lado da vida no Anexo e o pós prisão complementa e revive a dor. A vida nos joga pra frente, nos obriga a levantar e tentar mais uma vez.
A intensidade desse livro vale cada página lida.
Indico a leitura após o Diário de Anne.

oquecadalivronosensina 04/06/2022

Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank
Este livro nos mostra um pouco mais da história da mulher que salvou a família de Anne Frank, junto a algumas outras famílias judias que também estavam fugindo do nazismo, neste livro nos mostra como Miep não conseguiu seguir a vida normalmente é de olhos fechados para o que estava acontecendo depois de ter escondido eles, realmente um livro muito bom e que todos os fãs de histórias sobre a segunda guerra deveriam ler, tendo ou não lido o diário de Anne Frank.

lu :) 14/04/2022

surreal
Acho que eu nunca vou encontrar as palavras corretas pra descrever a sensação que foi ler esse livro, é surreal mesmo.
É bizarro pensar que tudo isso realmente aconteceu, que seres humanos foram (e ainda são) capazes de fazer atrocidades como essas, ver como era a situação dos judeus "de perto" assusta muito, pq era muito, mas muito inacreditável uma situação como essa.
Eu tive uma baita crise existencial no fim do livro, a Miep falando sobre o 100° aniversário dela, e caso Anne tivesse sobrevivido estaria com 80 anos, e isso fez eu parar pra pensar muito.
Leiam esse livro, sério mesmo, todos deveriam.

Rê Lima 30/03/2022

Gostaria de acreditar que ainda hoje existem pessoas como Miep e o marido, que cuidariam de pessoas em dificuldade com tanta dedicação e carinho. Uma história de perseverança, resiliência, medo, mas acima de tudo, de amor!

Zimzalaurim 18/03/2022

Miep ajudou a esconder oito judeus
Um livro muito interessante, nele vemos a visão fora do esconderijo e temos uma ideia da situação da holando no período da guerra. Aprendi muitas coisas nesse livro, sobre o povo holandes, as dificuldades da época para absolutamente todos, os sacrifícios que tinham que fazer e como era esconder pessoas e cuidar delas. Miep não se considerou heroína, só contou a história dela e foi um fato o quanto ela se dedicou à proteger as oito pessoas escondidas no anexo. Uma mulher forte e admirável