Dentro do bosque

Dentro do bosque Ryunosuke Akutagawa

Resenhas - Dentro do bosque

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 15/04/2020

Mesmo que você nunca tenha lido nada Japonês assim que ler esse conto vai assimilar com várias histórias que vemos nos filmes, séries e etc,a escrita e bem fluida e a estrutura do conto é algo que não vemos por aí, tudo é tão único mas tão único nesse livro, em poucas páginas já aprendemos muito sobre a "honrra" que os personagens tem.
A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final aberto, gostaria de um pouco mais de explicação (Na verdade queria um livro de 1.000 páginas pq é sensacional)

Rauecker 23/02/2024

Dentro do bosque
Conto sobre um assassinato que acontece dentro de um grande bosque no Japão. A Narrativa vai desde a pessoa que encontrou o corpo até a narrativa da própria vítima (intermediada por uma médium)

O enredo é bem interessante, cada depoimento completa o seguinte, porém é tudo muito rápido e parece que o autor teve muita ansiedade para terminar logo, acredito que uma tensão a mais e algumas perguntas no ar deixariam o conto ainda melhor.

Vale muito as 26 páginas, leitura super rápida e tranquila, apesar de ser um conto antigo é uma escrita muito simples.

Citação preferida:

?A vida humana é mesmo frágil como o orvalho da manhã e breve como um clarão de luz??

Lucas Furlan | @valeugutenberg 18/02/2020

Existe uma verdade absoluta?
"Dentro do bosque" é um dos contos mais célebres da literatura japonesa e sua construção é absolutamente intrigante. A narrativa é formada pelos relatos de sete personagens que tentam elucidar o assassinato de um homem, cujo cadáver foi encontrado no meio de um bambuzal. O problema é que esses relatos apresentam divergências, em especial os três últimos — que são justamente os testemunhos das pessoas que presenciaram o crime.

No conto, Ryunosuke Akutagawa se aproxima das histórias policiais, mas o autor não deixa explícito qual dos depoimentos é verdadeiro e nem quem é o assassino, já que mais de um personagem assume a responsabilidade pela morte. Mesmo o último relato — que é inesperado e, em tese, seria o definitivo — é feito através de um intermediário e, por isso, também pode ser duvidoso.

"Dentro do bosque" nos leva a pensar como uma mesma situação pode ser vista e vivida de tantas formas diferentes, e como os nossos sentimentos (culpa, vergonha, medo, amor, ódio, remorso) podem afetar nosso ponto de vista. Os personagens são um enigma: eles mentiram deliberadamente em seus testemunhos ou realmente acreditam neles?

Mesmo com essa estrutura fragmentada, o conto é muito acessível. Mas não se engane: ele é bastante sombrio — apesar das poucas páginas, Akutagawa aborda assuntos como perda da honra (tema caríssimo aos japoneses), suicídio e estupro.

"Dentro do bosque" foi publicado em 1922 e continua extremamente moderno. Quem é cinéfilo já percebeu que ele foi uma das bases do filme "Rashomon", clássico de Akira Kurosawa de 1950. Rashomon, aliás, é o título de outro conto famoso de Ryunosuke Akutagawa.

O autor se suicidou com apenas 35 anos, mas deixou uma obra vasta, sendo considerado “o pai do conto japonês”. O prestigioso Prêmio Akutagwa foi criado em sua homenagem e é entregue desde 1935. Eu nunca tinha lido nada dele e fiquei impressionado!

"Dentro do bosque" é mais um ótimo conto disponibilizado gratuitamente pela editora Morro Branco em seu site, dentro do "Projeto Cápsula". Até agora a seleção das narrativas tem sido impecável!

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/2020/02/18/resenha-dentro-do-bosque/

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

muito bom!!!!
esse conto é tão bem estruturado e a forma da narrativa é tão INCRÍVEL que eu toparia de boa ler um livro de mil páginas desse autor.

Henrique 26/07/2020

Gosta de jogar "Detetive"?
Um divertido conto que mostra como um fato pode assumir diferentes aspectos segundo perspectivas distintas. Termina com sabor de quero mais!

site: https://view.joomag.com/projeto-c%C3%A1psula-dentro-do-bosque-ry%C5%ABnosuke-akutagawa/0462217001581109246?short&

Cintia Baltar 31/12/2020

Adorei!
Um conto rápido com vários pontos de vista e o leitor não sabe qual delas é a verdade, adorei a narrativa!

ana !! 28/02/2023

foi uma leitura que soube instigar muito bem a curiosidade pra saber quem estava falando a verdade, foi bem rápido de ler e não digo isso só por ter poucas páginas, mas também por ter uma escrita muito boa
só queria que tivesse algum aviso de gatilho no começo (ou em algum lugar) em relação a estupro né, ia ser bom pelo menos poder me preparar antes de começar a leitura

Murilo.Martouza 28/03/2021

Instigante, mas que não entrega muito
Achei muito interessante inicialmente por se tratar de um conto japonês e realmente é perceptível uma diferença cultural nas atitudes dos personagens da história, porém é apenas um conto interessante para passar o tempo, nada muito grandioso e surpreendente.

A narrativa nos instiga e o ritmo da história é bom, assim como é interessante que não saibamos qual relato dos personagens é de fato o verdadeiro, porém a conclusão não entrega algo tão interessante assim, acaba que a melhor parte é a exploração para fora da zona de conforto de um autor japonês que busca analisar o lado sombrio do ser humano.

Danniki 30/01/2023

A honra é o mais importante do que a verdade
Conforme a sinopse, há verdade em cada um dos relatos, mas qual das versões realmente aconteceu?

Acredito que eu nunca li um romance (nem conto) japonês, então eu gostei muito da estrutura do conto! Temos quatro testemunhas e duas confissões, e um relato especial narrados em primeira pessoa. Penso que o conto não deve ser lido apenas uma vez, pois eu li duas vezes e notei detalhes que não percebi antes, e planejo ler novamente. Gostei de bancar o papel de detetive, no entanto penso que não há a verdade. Vejo o moral da história que é sobre a honra, algo levado muito sério pelos japoneses. A cultura japonesa pode ser estranha para os leitores brasileiros, porém para sair da zona de conforto, eu recomendo a leitura!

Li a vida do autor e me entristece que a saúde mental dele o levou, parece ser uma maldição na família dele inclusive!

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

lillimarlene 29/05/2020

Tudo tem dois lados. Será?
Sou avessa a contos, ou melhor: era.
Neste último mês me dediquei a eles e tive muitas (gratas) surpresas.
Este conto mostra que os acontecimentos têm vários ângulos, principalmente porque envolvem várias pessoas, cenários, sentimentos e maneira de ver as coisas.

Martony.Demes 14/05/2023

Livro bem curtinho que mostra as versões e visões de um acontecimento por diversas pessoas, inclusive por mortos! Bem legal!

Alexandre | @estantedoale 01/02/2023

7 VERDADES ESQUISITAS
O que você faria se estivesse investigando um assassinato, com 7 depoimentos, 3 confissões, muitos elementos e nenhuma certeza da verdade? Bom, talvez você termine a leitura de “Dentro do Bosque”, de Ryunosuke Akutagawa, com esta sensação.

O conto é dividido nesses 7 depoimentos. Cada relato apresenta opiniões, lembranças e objetos que, se não ficar bem atento, passam despercebidos pela sua leitura.

Mas a melhor coisa de participar de uma leitura coletiva é: algumas pessoas notam pequenos detalhes que outras pessoas não notam. E, após a discussão da última segunda-feira (30), tínhamos muitas teorias sobre o crime narrado por Akutagawa.

Os três últimos depoimentos – do bandido, da mulher e do espírito do samurai – resolvem e não resolvem o mistério. Isso porque todos eles confessam terem cometido o crime, inclusive o falecido. A dúvida paira sobre um pretexto que os move e cria questionamentos a respeito de toda a trama: a honra.

A honra do bandido em defender seu posto de conquistador e assassino. A honra da esposa, tomada por um abuso e questionada por seu amado. A honra do samurai, para manter seu heroísmo, força e valentia.

Minha questão é, no entanto: até onde a honra – ou o orgulho? – pode levar as atitudes de alguém?

Há tanta coisa a se perceber nessa narrativa… E, por mais rápida que a leitura seja, deve ser feita cuidadosamente. Akutagawa implantou objetos inúteis e armas do crime, situações implícitas e falas que podem confundir mentes apressadas.

Cheguei a chamar o conto de “A Mandíbula de Caím compactado”.

Escavando minhas recordações, acredito que este tenha sido meu primeiro contato com a literatura japonesa. Por mais que não tenha certeza se o conto foi traduzido diretamente do Japonês ou venha de outra tradução, é uma leitura inusitada.

Fiquei muito mais interessado em outras obras de Akutagawa e, ainda mais, na sua curta história de vida. Para os fãs de mistério policial, o conto é um pirex de sobremesa cheio. Mas existe muita coisa a explorar das obras deste homem.

site: instagram.com/estantedoale