Você por aqui?

Você por aqui? Wlange Keindé
Ana Rosa

Resenhas - Você por aqui?

Lana97 31/12/2022

A última leitura de 2022
Eu comprei esse livro na Bienal em São Paulo, a dedicatória da Ana Rosa tá aqui me oferecendo a amizade de Danda e Si. E que amizade linda!
Depois de tantos anos, as melhores amigas se reencontram e passam a acompanhar a vida uma da outra: Danda, prestes a ser mãe pela primeira vez; Simone, carregando o peso do mundo nas costas. E como se ajudam essas duas?
O livro trata de racismo e mostra como comportamentos/falas racistas estão em pequenas coisinhas que muitas vezes a gente deixa passar ou nem percebe.
Foi uma leitura rápida e com certeza super recomendável!!!!!!

Ingrid 30/12/2022

Esse livro é ótimo! A narrativa é boa e é um livro curtinho, dá pra ler em um dia

tadeugoulart 23/03/2021

Lembrei da importância de se ter bons amigos
Esse livro mexeu com algo muito significativo dentro de mim.

E, por isso, vou guardar com carinho na minha estante.

Sabe quando a gente gosta muito de um amigo, mas perde contato e só percebe o quanto essa companhia era necessária anos depois?

Wlange e Ana Rosa proporcionam em "Você por aqui?" uma viagem deliciosa pelos desafios da vida adulta de Dandara e Simone. Danda, grávida e enrolada com namorado, reencontra Simone, médica e confusa quanto à sua vida afetiva e familiar. Justo quando estão naquela fase em que as decisões individuais podem afetar não só o seu destino, como o do seu bebê, do seu namorado, da sobrevivência da sua família...

O livro é cheio de autorreflexões sinceras e acerta em não dar respostas óbvias e rápidas para problemas comuns, nos colocando a par de que os finais nem sempre são felizes e coloridos, mas são possíveis.

Todo o contexto esclarecedor sobre como as questões raciais afetam Dandara e Simone sutil e gravemente são bem distribuídas e justas, uma vez que - acredito eu - não seria possível contar essa história sem esse elemento.

Esse foi o primeiro livro da Wlange e Ana Rosa que eu li. Gostei bastante e recomendo às autoras continuarem a produzir. Mesmo escrito à quatro mãos, é impossível perceber qualquer problema nisso. Ficou leve, interessante e bom de ler acompanhado de uma xícara de café e um prato de bolinhos de chuva :)

site: https://www.youtube.com/user/tadeugoulart

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 02/12/2020

Mais que amigas, friends
Dandara e Simone eram muito amigas há anos lá na época do Ensino Médio. A vida acabou afastando as duas como naturalmente acontece com todo mundo, mas agora elas se reencontraram.

Simone está estudando para fazer uma prova importante e ser promovida no hospital que trabalha. Dandara está grávida de seu namorado e ao fazer a ultrassom reencontra sua velha amiga.

A história é curta, mas muito envolvente pela escrita leve das duas autoras. As duas personagens são muito cativantes e me fizeram querer conhecer ainda mais sobre elas. A leitura é como se as personagens estivessem conversando com o leitor.

Vamos conhecendo as protagonistas a medida que elas vão se reconectando, e isso é uma ótima forma de nos introduzir na vida delas. Aos poucos vamos entendendo seus problemas pessoais e questões internas.

No fundo, as duas estão sofrendo por amores, mas de maneiras diferentes. Além da questão do afeto, seja pelo namorado, pela criança que irá nascer, pela família ou trabalho, elas ainda passam por diversos momentos em que precisam questionar o que realmente é importante.

O livro termina em um ponto que facilmente poderia ser continuado, eu praticamente virei a última página implorando para ter um "continua".

É o tipo de história que você consegue ler em um único dia por ser rápida, leve e descontraída. É uma ótima injeção de ânimo para nos deixar felizes e esperançosos de que tudo vai ficar bem.

Rayane 07/11/2020

Resenha do @quandoacordei
Você por aqui? Conta a história de Dandara e Simone, duas amigas que acabaram perdendo o contato conforme os anos foram passando, mas se reencontram em um dos momentos mais complicados da vida de Dandara. Logo a intimidade vai sendo reestabelecida e a amizade vai voltando tão forte quanto antes. E aos poucos ambas começam a não se sentirem mais tão sozinhas.
Este livro aborda o tema de racismo e achei muitas cenas de uma importância enorme. Gostei de como elas conseguiram trabalhar esse assunto. Outra coisa que me agradou é que embora o livro tenha sido escrito por duas pessoas diferentes, a gente não vê mudança no estilo de escrita nem nada disso, todo o livro flui da mesma forma. Temos alguns personagens que nos cativam logo de cara e outros que a gente mal viu e já sente nojo, coisa que acredito que tenha sido a intenção das autoras.
O livro inteiro fluiu muito bem pra mim, me senti interessada em cada página da leitura. Porém preciso dizer que o final me frustrou um pouco. Nas últimas páginas somos apresentadas a uma nova possibilidade que acredito não ter sido tão bem desenvolvida. As autoras criaram possibilidades ao decorrer do livro que causaram na gente uma torcida e no final tirou todas elas para colocar outra que ao menos eu não enxerguei durante toda leitura. Então, isso me deixou um pouco frustrada.
Termino essa resenha dizendo que o livro é muito bom. Gostei da escrita, dos personagens e da forma como as autoras se representaram.

site: https://www.instagram.com/quandoacordei/

João 23/08/2020

Eu adorei ler esse livro.

A escrita de Ana Rosa e Wlange é incrível e desenvolveram personagens ainda mais interessantes.

A jornada de Dandara e Simone, embora curta, traz muita potência e ensinamento. É muito bacana ver o reencontro dessa amizade que acaba sendo tão importante para as personagens.

Achei que o livro abraça melhor a história de Dandara, Simone, apesar de maravilhosa, tem sua história em segundo plano, sendo alguns detalhes esquecidos ao longo do livro.

Entretanto, não é algo que afeta negativamente a história. É um livro para se devorar.
Ana Rosa @falarosa 13/09/2020minha estante
??????

Esthefany 10/07/2020

Extremamente necessário
A evolução das duas amigas e da amizade é apaixonante! As autoras abordam muito bem assuntos extremamente importantes, como relacionamento interracial e racismo em ambiente acadêmico.

Aione 23/06/2020

Você Por Aqui? é o romance escrito em co-parceria entre Ana Rosa e Wlange Keindé, publicado em tiragem limitada pela editora P.S.: como parte do Clube P.S., na coleção Melhores Amigas. Cada um dos três livros enviados aos assinantes do clube é assinado por uma diferente dupla de escritoras, com o intuito de criarem histórias relatando a amizade das protagonistas.

Dandara está grávida e preocupada com os rumos da relação, já que seu namorado, um homem branco, não entende a realidade dela como uma mulher negra. Em uma consulta de rotina na qual sua obstetra precisou ser substituída, ela reencontra Simone, amiga de infância que não via há anos. Simone enfrenta as próprias dificuldades, estando sob pressão para uma prova que pode mudar sua vida. O reencontro, então, é também uma chance para que ambas encontrem apoio e alívio de suas preocupações.

Você Por Aqui? é aquele típico livro que você senta para ler e, em um piscar de olhos, já terminou. A leitura é tão fluida, envolvente e cativante que eu queria, a cada página, saber mais da vida de Dandara e Simone, mergulhando em seus dilemas, mas sem sentir o peso deles. Ana Rosa e Wlange Keindé acertaram na medida e entregaram uma narrativa leve, mas sensível, que não subestima as dores de suas personagens.

Em capítulos alternados, Dandara e Simone contam suas trajetórias em primeira pessoa. Ainda que as autoras tenham ficado responsáveis pela narrativa de cada uma das protagonistas, não há algo que destoe uma da outra: a leitura de Você Por Aqui? é, como um todo, homogênea, como se houvesse sido escrito por apenas uma pessoa. O que há de peculiar em cada uma se deve às próprias vozes das protagonistas, uma vez que suas personalidades não são as mesmas. Enquanto Dandara é mais espontânea, por exemplo, Simone é mais cautelosa. Inclusive, foi bastante fácil me identificar com o sentimento de angústia causado pela ansiedade de Simone, embora os motivos que a fazem se sentir assim sejam diferentes dos meus.

Pelo fato das protagonistas serem negras, um dos temas do romance é o racismo, já que ainda é impossível dissociá-lo da vivência de uma pessoa preta. A forma de como cada protagonista o experimenta no livro é diferente, demonstrando algumas das tantas facetas que o preconceito racial pode adquirir.

No geral, Você Por Aqui? me proporcionou uma leitura extremamente ágil e gostosa de se fazer, com personagens bem delineadas e um final bastante realista. Ainda que o leitor acompanhe as trajetórias de cada uma das protagonistas quase que em paralelo, já que elas vivenciam suas próprias caminhadas, temos, também, uma terceira história sendo contada: a de amizade entre Dandara e Simone. Recomendo a quem procura uma leitura leve e cativante, mas que, nem por isso, seja desprovida de debates importantes.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/06/23/resenha-voce-por-aqui-ana-rosa-wlange-keinde/

Jana S 05/04/2020

Uma grande alegria
Reencontro entre amigas é algo especial. Principalmente quando se essas amigas eram mais que amigas eram super amigas. Dandara e Simone tiveram esse reencontro e a amizade retornou de onde parou. E o apoio entre elas foi fundamental para as decisões importantes que tinham que tomar.
Também reencontrei uma grande amiga que me faz bem e eu, a ela.
Como é bom contar com uma amizade onde a amiga é, também, uma irmã! ??

asiwithbooks 11/03/2020

Eu adorei a história do livro! Mesmo ele sendo curtinho deu para acompanhar bem as personagens e conhecê-las. Amei poder ser uma das pessoas que teve acesso a essa história.
Ana Rosa @falarosa 17/03/2020minha estante
AAAAAAH! Muito obrigada por esse comentário ??