A Filha da Minha Melhor Amiga

A Filha da Minha Melhor Amiga Dorothy Koomson

Resenhas - A Filha da Minha Melhor Amiga

Allana.Gonzaga 30/04/2021

Emocionante demais
Pretendo reler pois li a um tempo, mas não deixo de lembrar o quanto me emocionei com a história.

Paula.Soares 19/12/2020

Até os 50% do livro estava adorando me encantou depois, o livro só decai não sei o que a autora quis fazer não entendi e a protagonista acabou com o livro patética não sabe nem o que quer aff decepção.

TRB 11/06/2019

Um livro fora do comum para se apaixonar
Faz bastante tempo que li A Filha da Minha Melhor Amiga e tá na minha lista de releitura, por que ele é muito maravilhoso. Cheguei nele por causa do título e a capa, que mostra uma menina loira e uma mulher negra, mesmo que na época eu não tivesse conscientemente a militância que eu tenho hoje, já me chamou a atenção isso: protagonista e autora negra.

O livro de estréia da Dorothy foi o romance “There’s A Thin Line Between Love And Hate” que ela escreveu com 13 anos. Ela escrevia todas as noites e pela manhã a história circulava entre suas amigas na escola. Ela cresceu e se formou em Londres e foi lá também que conseguiu sua primeira chance como escritora. A Filha da Minha Melhor Amiga é seu terceiro livro que teve as primeiras 90 mil cópias vendidas ainda nas primeiras semanas de lançamento.

Ele ganhou o mundo depois que foi escolhido na Richard & Judy Summer Book Club, clube do livro famoso no Reino Unido que nasceu no programa de tv The Morning, apresentado por Richard Madeley e Judy Finnigan.

A Filha da Minha Melhor Amiga fala, como o nome mesmo leva a crer, de amizade. Mas se você pensa que vai se deparar com uma linda história de amizade, está muito enganada. Logo no começo do livro vemos essa linda amizade acabar por causa de uma traição e é justamente esse evento que muda toda a vida de Kamaryn, a protagonista do livro.

Do rompimento dessa amizade, um relacionamento amoroso e fraternal simplesmente evaporam no ar.

O livro não tem um enredo simples, mas é fácil de ler. A escrita da autora é maravilhosa e ela conseguiu retratar ambos os lados, de Kamaryn e Adele, sem pesar ou estereotipar algum lado. Todos sabemos que ser negro ou branco, em uma sociedade muda muita coisa, e quando se é mulher fica ainda pior. Aqui você vai compreender as dores e pesares de cada um das personagens, quando elas se reencontram depois que uma tragédia acomete a vida de Adele.

Doroty tem uma sensibilidade impar para mostrar o desabrochar de Kamaryn, de uma jovem adulta cheia de problemas com a imagem, ela se acha feia, está acima do peso e é o completo oposto da sua melhor amiga, que é branca, loira, bonita e radiante. Isso a torna fechada em si mesmo e um pouco anti-social.

Adele tem um bebê que não tem pai e junto com Nate, noivo de Kamary, são primordiais para o crescimento da nossa personagem principal, mesmo quando erram.

A Filha da Minha Melhor Amiga é um livro sensível e bem real, o livro começa realmente a acontecer anos depois da separação de Kamaryn e Adele. Com um misterioso telefonema e uma vontade de vomitar o que está entalado na garganta, as duas se falam pela primeira vez em anos só para que Kamaryn descubra que sua ex-melhor-amiga tem pouco tempo de vida e que deixou Tegan, sua filhinha, em sua tutela.

Adele nunca teve um bom relacionamento com os pais e mesmo depois de todos os problemas, vê na ex-amiga como o porto seguro da sua filhinha. A adoção envolve uma série de tabus, além do desentendimento delas, a rotina de workaholic de Kam, há também a interracialidade.

E enquanto o livro vai narrando esses novos desafios na vida da protagonista, por mais que o ressentimento ainda perdure e agora mais ainda com aquele pequeno “e se” que joga um pouco da culpa para ela mesmo, nós leitores vamos vendo tudo o que faltava para Kamaryn entrando no lugar por conta desse plot twister da vida.

Com certeza, A Filha da Minha Melhor Amiga é um romance incrível, e tem tudo na medida certa, além de ter uma mensagem e conclusão incrível. Eu gostei do começo ao fim sem exceção.

O que ficou pra mim desse livro é que as escolhas são partes da vida, e por mais que às vezes elas sejam difíceis e que o futuro se mostre incerto, devemos sempre optar por aquilo que o nosso instinto diz. A amizade é muito importante, nós temos um tempo curto demais e às vezes só precisamos ser menos radicais. E é exatamente isso que Kamryn passa durante o livro, ela toma escolhas movidas pela raiva e o rancor, não tem tempo de voltar a atrás e se sente culpada, sendo arrastada para um turbilhão tendo que aprender a perdoar.

site: https://thereviewbooks.com.br/a-filha-da-minha-melhor-amiga/

Vanessa Castro 03/07/2017

A filha da minha melhor amiga
O livro “A filha da minha melhor amiga” é um daqueles livros que você deseja perder o sono para continuar lendo, de uma beleza literária exagerada que nos obriga a abrir o coração e sentir as emoções de Kamryn Matika e Adele Brannon que só uma amizade tão verdadeira que ultrapassa até seus próprios desejos, se você é do tipo que exclui esse tipo de amizade e segue a vida acreditando que nunca terá seus caminhos cruzados novamente, se você acha que o perdão é algo imaginável para uma traição, se você acha que não é capaz de assumir a responsabilidade por outro ser humano que só te faz lembrar-se do seu sofrimento, então eu te pergunto, ­- O que você estaria disposta a fazer por um amigo(a) que partiu seu coração?

O livro conta a história das personagens Kamryn e Adele, amigas inseparáveis deste os tempos de faculdade, Adele é órfã de mãe e com sérios problemas com seu pai e Kamryn que convive com uma família feliz e amorosa, mas está amizade tem um fim, quando Adele se envolve com o noivo de Kamryn (Nate) e para piorar, engravidou e teve uma filha, Kamryn após descobrir a traição, promete nunca mais ver nenhum dos dois.

Após dois anos ignorando as cartas de Adele, Kamryn recebe um cartão no dia do seu aniversário que não consegue ignorar e se depara com um pedido desesperado, sua ex-amiga que está muito doente e muito preocupada com o futuro de sua filha de cinco anos. Adele resolve pedir ajuda para a sua amiga Kamryn e lhe faz um único pedido, para tomar conta e que adote legalmente sua filha Tegan, Kamryn vê sua vida mudar para sempre e não consegue dizer não, apesar de tudo o que Adele lhe fez, há dois anos. Adele morre algumas semanas após essa primeira visita, e Kamryn está decidida a adotar Tegan – filha de Adele e Nate. Continuar lendo...

site: http://www.natyvosdigitais.com.br/2017/07/01/resenha-livro-a-filha-da-minha-melhor-amiga-dorothy-koomson/

Rafaela Regis 03/07/2017

A Filha da Minha Melhor Amiga - Dorothy Koomson
A Filha da minha melhor amiga é um dos livro que estava na minha lista de desejo e de leitura também faz muito tempo, porém eu nunca tinha coragem de ler porque sabia que não ia ser uma leitura fácil. Mas criei coragem e embarquei na história.

A história já começa com acontecimentos fortes e bombásticos que nos deixa sem chão com a gravidade dos fatos e ansiosos para saber o virá a seguir.

Kamryn Matika é uma bem sucedida executiva de marketing, e podemos dizer que hoje a sua vida está muito bem obrigada, no entanto seu passado esconde uma grande dor de ter sido traída pelas pessoas que ela mais considerava.

Adele Brannon, está enfrentando um momento muito trágico em sua vida, pois além de descobrir que está com câncer e ter de aceitar a morte, ainda tem que planejar o futuro de sua amada filha Tegan. Tudo isso ao mesmo tempo em que tem que conviver com a culpa de ter magoado alguém muito especial. Porém em um momento triste como esse só há uma pessoa que ela pode contar, mesmo que essa pessoa não queira ajudar.

Kamryn e Adele eram inseparáveis, dua mulheres diferentes mas com uma afinidade tão grande como irmãs, melhores amigas em tudo até que por causa de uma escolha ruim ou devo dizer uma atitude ruim de Adele com o noivo de Kamryn causa o fim dessa linda amizade, e é claro do noivado.

O que falar de Dorothy Koomson, se não que ela tem uma escrita brilhante e envolvente, sim eu me vi tão imersa na história que quando menos espero estava sofrendo, rindo e chorando ao passar das páginas. Pois é, esse é um dos livros para os fortes de coração, porque tudo tem um motivo/razão para acontecer e nem sempre elas são boas.

Kamryn é uma guerreira, de verdade, porque passar por tudo isso não é fácil, eu em alguns momentos me imaginei no lugar dela e sinceramente não sei se teria coragem de tomar as decisões que ela tomou, ou até mesmo se agiria como ela.

Ter que reencontrar uma pessoa que te magoou no passado em um estado tão frágil quanto o que a Adele está e ter que encarar a responsabilidade de criar uma criança que você mal conhece e que para piorar é fruto de um acontecimento triste de seu passado, devo dizer não é fácil.

Dorothy conseguiu passar tudo isso com muita sensibilidade e muita garra para as páginas, com momentos tristes e traumáticos que vão a felizes e sem culpa, que envolvem o leitor atá a última página.

É lindo acompanhar o desenvolver da história, mesmo que em alguns momentos você tenha vontade de fazer algo totalmente contrário ao que o personagem fez, ou até mesmo se compadecer da situação tão delicada que cada um se encontra.

A Filha da minha melhor amiga é um livro lindo e tocante que nos deixa com lágrimas no rosto e um sorriso bobo estampado na cara. Com um sentimento pleno de que tudo no final sempre dá certo, Dorothy ganhou uma fã que finalmente aprendeu que uma história forte também tem uma beleza singular. Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2015/10/a-filha-da-minha-melhor-amiga-dorothy.html

Meninas que Leem 20/12/2016

Blog As meninas que leem livros
"Ganhei esse livro no amigo secreto da Adoro Romances em Fortaleza. Pela segunda vez consecutiva a Rafinha me tira, isso é que é ter sorte (ei.. a sortuda sou eu , ta? rsrs ).
Amiga, obrigada! Acho que eu não poderia ter ganhado livro melhor. Me emocionei desde o começo com a lição de vida, e com a sensibilidade com que o livro trata a morte e o sentimento de não ter dito tudo o que tinha pra dizer e não ter ouvido tudo que tinha que ouvir."
[...]

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2009/12/filha-da-minha-melhor-amiga-dorothy.html

Ludmila119 31/08/2016

A filha da minha melhor amiga

Agora Adele descobriu que está a beira da morte e a única pessoa para quem pode recorrer é sua ex-melhor amiga.

Kamryn apesar de não ter perdoado sua amiga, resolve visitá-la e acaba aceitando o seu último pedido que é cuidar de Tegan, o prova viva da traição da sua melhor amiga com o seu grande amor.

Após a morte de Adele, Kamryn leva Tegan para morar com ela e assim que chega a cidade descobre que terá um novo chefe, Luke.

Luke é um homem bonito, porém arrogante e preconceituoso, despresa Kamryn por sua aparência. Mais Kamryn é forte e apesar de doer em seu íntimo não se deixa afetar por isso.

Tegan e Kamryn começam a ficar proximas e por acontecimentos da vida Luke acaba conhendo a pequena Tegan e o carinho entre eles acontece desde o primeiro momento. O que faz com que a presença de Luke na vida de Kamryn e Tegam passe a ser constante. Luke conhece melhor Kamryn e percebe o quão preconceituoso foi e aos pouco vão entrando em um relacionamento.

As coisas iam bem entre os três, até Kamryn ter de resolver tudo em relação à adoção de Tegan e ser obrigada a falar com Nate e contar-lhe que havia uma filha, então isso atrapalhar sua relação com Luke, deixando-o inseguro em relação ao ex de sua namorada, além de algumas vezes Luke não entender que em alguns momentos, Kamryn e Tegan precisavam estar sozinhas, e Kam parecia não entender que era importante para Luke que os três estivessem juntos nesses momentos. E além de tudo isso abalando o relacionamento amoroso entre os dois, ainda tem a presença de dois ex-parceiros que pareciam como uma sombra atrás dos dois.

A Filha da Minha Melhor Amiga me emocionou, a personafem Kamryn é um exemplo de mulher, ultrapassando diversas barreiras da sociedade, das pessoas, do amor e da amizade, pela capacidade de perdoar e de amar incondicionalmente uma garotinha como sua filha mesmo não tendo seu sangue, tendo que superar a diferença de cor, o preconceito.

Ela é um exemplo de como o amor, a generosidade e a amizade podem ser importantes na vida de uma pessoa, tão importantes a ponto de renunciar tudo por eles.
Como eu disse no início, preparem a caixa de lencinhos e aproveitem o livro porque vale muito a pena.

Ana Caroline 16/11/2014

Antes de começar a ler este livro preparem a caixa de lenços porque vai ser uma choradeira do início ao fim. Logo de cara você sabe que você vai estar lidando com a morte neste livro, com traição, mas nem saber disto te prepara para o que vai acontecer.

Meu coração doeu o livro todo, eu sentia raiva, tristeza, rancor e ao mesmo tempo pena e compaixão. E em momentos magnificos eu sorria e ficava feliz com a simplicidade tão complexa do amor.

Em A Filha da Minha Melhor Amiga, Adele Brannon teve uma filha depois de uma única noite com o noivo de sua melhor amiga Kamryn. Depois que Kamryn descobriu essa verdade ela se afastou da amiga e do noivo mudando-se para outra cidade.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Maya 14/12/2016minha estante
Você que me indicou

Kah Cruz 20/05/2014

A amizade é tudo!
Esse livro nos fala sobre muitas coisas, mas a principal lição que guardarei para sempre comigo é: algumas pessoas nos magoam... Ás vezes, muuito mesmo!! O orgulho nos faz pensar que somos melhores por não esquecermos, ignorarmos e magoarmos TAMBÉM essa pessoa, mas... Quem sofre mais com isso?? O que aconteceria se vC jamais tivesse a oportunidade de fazer as pazes com alguém que vC sempre amou?? O que vC faria se não tivesse tempo nem, de ao menos, dizer o quanto ela o magoou, o quanto vC sofreu, mas que vC pode sim, viver com isso?!
O livro fala de uma amizade interrompida por uma traição (daquelas bem GRANDES) e de uma oportunidade (perdida... ou talvez não!) de recuperar laços importantes e essenciais.
Kamryn sempre foi uma pessoa sozinha, até que conheceu Adele.
Apesar do amor das duas, um ato impensado faz com que essa linda amizade acabe... Ou pelo menos é o que Kamrym pensa.
Uma tragédia abala essa história, mas Tegan aparece para adoçá-la... E o que parecia o fim, se torna a peça principal da história.

O livro é lindoo... Uma leitura viciante e sensível.
é um livro pra chorar? SIm!! Mas é também uma lição de vida!

É uma pena que tão poucas pessoas o tenham lido e que ele não tenha nenhum tipo de propaganda a seu favor =/

Angela333 22/01/2014

Kamryn, Adele, filha Tegan, Luke e Nate
Kamryn Matika é uma jovem executiva de marketing independente e bem-sucedida, no entanto, sob sua aparente felicidade, ela esconde a dor de ter sido traída. Adele Brannon, mãe da doce Tegan, enfrenta o momento mais trágico de sua vida, o de aceitar a morte e planejar o futuro de sua filha, ao mesmo tempo que convive com a culpa de ter magoado alguém muito especial. No passado, Kamryn e Adele foram inseparáveis, melhores amigas, até que uma atitude leviana de Adele e Nate, o noivo de Kam, foi revelada, causando o rompimento tanto dos noivos, quanto das duas amigas. Alguns anos mais tarde, porém, certas barreiras precisam ser rompidas, em nome do
amor e do bem-estar de uma criança, Tegan. Kam perceberá, definitivamente, que Adele reservou a ela o melhor presente que poderia receber.

Mara seidhom 30/10/2013

GilbertoOrtegaJr 08/09/2012

A Filha de Minha Melhor Amiga – Dorothy Koomson

Muitas vezes nós pegamos envolvidos em livros cheios de recursos técnicos e inovadores, mas sem nenhuma história interessante, ou simplesmente subestimamos um livro por ele não ser elogiado pela critica, mas qual realmente é a função primordial da literatura? Em minha opinião ela é contar uma história, independente de existir dentro do livro alguma inovação ou não, e é isto que acontece no livro a filha de minha melhor amiga da autora inglesa Dorothy Koomson, a autora mostra que é possível criar um bom livro simplesmente com uma boa história.
Kamryn Matika é uma mulher de trinta e poucos anos, bem sucedida e aparentemente segura, mas no dia do seu aniversário, ela encontra entre os cartões de parabéns um cartão, enviado por sua ex amiga Adele pedindo para que ela vá ao hospital onde Adele esta, pois ela esta morrendo, ela vai e ao chegar lá recebe o pedido para que ela passe a cuidar da filha de Adele após a sua morte. Para Kamryn isso representa um grande conflito, pois ainda sofre com as lembranças de que rompeu sue noivado com Nate, e sua amizade com Adele, ao descobrir que eles transaram, mas ela decide cuidar da filha de sua melhor amiga e se reconciliar com ela no seu leito de morte.
É interessante notar que a tramado livro não ira se reduzir somente a isso, na verdade a autora ira entrelaçar outros ângulos e novas situações ao longo do livro, para poder criar uma história mais ágil, como o fato de Kamryn ser negra e Tegan, a filha de Adele ser uma menina loira, ou Luke o novo colega de trabalho de Kam passar a se apaixonar por ela, e ate mesmo o fato de Nate ressurgi na trama, pois ele é o pai de Tegan e para poder adotar a menina Kam terá que conseguir com que ele assine uns papéis.
Outro fator muito positivo no livro são seus personagens, que em sua maioria são cheio de traumas ou complexos, como Kam ser perfeccionista e se culpar por tudo o que da errada a sua volta. A toda hora é inserido dentro da história, lembranças ou flash back, da vida dos personagens e mostrar como surgiu alguém trauma ou medo. São legal no livro que todos os personagens têm variáveis comportamentos, Kam não é 100% insegura, Luke não é 100% perfeito, nem mesmo Nate é 100% patife, a única personagem que esta quase imune, a estas variações de comportamentos é Tegan.
Enfim se você quer um livro que tenha um boa história poderá encontrar ela no a filha de minha melhor amiga.

Cris 16/08/2012

O 1º livro que li da autora e é simplesmente maravilhoso. Ainda nenhum livro desta autora me tocou tão profundamente como este, apesar de ter gostado de todos os que li. Dorothy Koomson é daquelas autoras de quem nos tormanos fãs desde o 1º minuto. Este livro mostra a capacidade que o ser humano tem em se adaptar, superar mágoas e desilusões e principalmente em perdoar. Lindo!