Não aceite caramelos de estranhos

Não aceite caramelos de estranhos Andrea Jeftanovic

Resenhas - Não aceite caramelos de estranhos

Pretti 03/08/2022

Pessoas são estranhas
Narrativas instigantes que buscam o estranhamento. A ideia do título acaba sendo explorada por meio de personagens estranhos e situações inusitadas. Poderia ser mais bem escrito, mas gostei da premissa.

Ana 19/09/2021

3,5***

GATILHOS: Pedofilia, abuso sexual, incesto

Eu não faço a menor ideia do que pensar sobre esse livroooooooooooooooo ahhhhhhhhhhhhhhhhh
A escrita da Andrea é fenomenal e entendo a proposta de balançar e realmente ser unheimlich, mas ao mesmo tempo fico me perguntando por que isso está fora ou dentro dos limites que aceito...???

O primeiro conto é de longe um dos que mais me fizeram passar mal e o último parece até que está em outro livro. Quando vc termina de ler não consegue entender como foi de um ponto a outro, mas ao mesmo tempo faz sentido mas ao mesmo tempo voce fica ??????? o que ta acontecendo, por que eu quero ler o próximo se isso é tão pesado?????

Acho que "A necessidade de ser filho" e "Miopia" são os que mais gostei por terem uma lapidação desde a escolha do tema até a maneira como é construída.

Sobre a versão física: Gostaria que a Editora tivesse escolhido outra fonte ou disposição cartela de cores na 4a capa pois quem tem algum problema de visão tem dificuldade em ler como está e tem dois conceitos sendo explicados que são muito importantes para a compreensão do livro.

PS. Nem de longe a nota consegue traduzir o que é esse livro

ThaiPedroso 05/01/2023

“Entendemos as coisas quando despencam sobre nós.”
Precisei respirar profundamente após o primeiro conto que li nessa coletânea da autora latina Andrea Jeftanovic. E não estou começando essa resenha dessa maneira pra assustar ou afastar ninguém, pelo contrário, espero que você seja um leitor curioso e vá atrás pra tentar entender o porquê do meu espanto.
Como diz na apresentação deste livro, são onze contos trazendo reflexões sobre pulsões reprimidas em nossas relações mais íntimas – as familiares e o ambiente doméstico.
Não fui atrás de nenhuma sinopse antes de iniciar a leitura, apenas tinha uma recomendação, então sem entender nada do que exatamente o livro se tratava acabei caindo em puro surto.
Se você conseguir passar pelo primeiro (O PRIMEIRO) conto deste livro, você consegue aguentar todo o resto dele. É simples assim. E não vou entregar o porquê disso, quero que você também sinta o estranhamento que eu senti.
O livro mostra situações que evitamos pensar justamente por perfurar aquele nosso nojo sobre determinados temas, é desafiar a si mesmo como leitor e colocar todos os sentimentos à mostra.
Tem um conto específico chamado “Primogênito” que precisei ler duas vezes pra sentir nas duas vezes o total desconforto e ferocidade que ele traz. Foi o que mais me marcou como leitora e também como pessoa.
Gosto de passar por temas desconfortáveis que me trazem de volta a realidade. Vamos ousar e falar/ler sobre desconfortos? Vamos cutucar a ferida do incômodo?
O ser humano tem inibições e vontades escondidas, nessa coletânea a autora coloca para fora justamente essas estranhas sensações invadidas. São histórias atrativas com soco no rosto, no estômago, mas é de trazer compreensão também.

Cuidado por conter gatilhos na leitura e bons incômodos a você.

site: @casualbooks

pedropires 15/10/2021

intrigante
a autora começa o livro com o mais chocante dos seus contos, o que dá o tom pro resto do livro. muitas passagens sao de fato perturbadoras, mas revelam muito sobre as inquietudes da vida moderna quando se choca com o passado

Janaina 08/08/2023

À exceção de um conto...
.. que acho que se alongou em demasia, foi um livro excelente e que recomendo a todos que gostam desse estilo literário. Intenso, divertido, dramático. Do jeitinho que eu gosto.

Aline 17/01/2024

Indigesto, mas impossível de parar.
Sem dúvida esse foi um livro dificílimo de ler. Denso, pesado, cheio de culpas, vontades impopulares, pecado, pensamentos intrusivos que parecem pesadelos. Estupro, abandono, pedofilia, traição, morte, ódio. Repito, não é fácil se ele e talvez nem seja pra todo mundo (e tudo bem). Eu leio mesmo quando me incomoda porque acredito no poder da reflexão que o incômodo me traz.

*Não Aceite Caramelos de Estranhos* é formado por onze contos muito bem escritos que facilmente dariam onze histórias espetaculares. Eu não sou dos contos, não é meu gênero favorito e justamente por isso saio satisfeita desta experiência. A chilena *Andrea Jeftanovic* é profunda em suas descrições, cria cenas robustas e tem personagens bem polêmicos, o que dá bastante corpo para as histórias.

Luciana.Barraviera 28/09/2021

Contos doloridos, polêmicos, sagazes e que nos sacodem as entranhas.
Já no primeiro conto a autora cita Lévi-Strauss com a seguinte frase: " o que é proibido"? A sociedade não proíbe nada além daquilo que ela mesma suscita"
Uma citação precisa para acompanhar os 11 contos que Andrea Jeftanovic nos presenteia, com incômodos, socos no estômago e a perplexidade do domínio da narrativa e das palavras.
Primogênito, Meio corpo fora navegando pelas janelas, A necessidade de ser filho e Até que se apaguem as estrelas são meus contos favoritos do livro.
Um livro pra ser apreciado sem pressa e com tempo pra absorver suas catarses.