Sexo com Reis

Sexo com Reis Eleanor Herman

Resenhas - Sexo com Reis

almeidalewis 31/08/2022

Além da Cama
Napoleão: Quero casar-me com um útero !
Em tempos das monarquias ( e de casamentos arranjados ) as noivas dos Reis eram consideradas útero com pernas com sua coroa em cima e saia embaixo.

Os casamentos infelizes da realeza deram espaços para as amantes. No matrimônio real estava reservado como quase único propósito a produção de príncipes.

É abordado diversas problemáticas diante dessa realidade da amante do rei, suas posições e influências na corte se tornando muito lucrativo ( socialmente ) onde a influência politica se dava por meio dos lençóis. Destaco alguns temas abordado como :

- A opinião pública e a amante
- A morte do rei
- O fim de suas carreiras e consequências( idade, convento, ser expulsa do país)
- Os frutos do pecado ( a religião )
- A parentalidade desses bastardos

O posto de MAÎTRESSE-EN-TITRE (amante-chefe do rei ) era muito cobiçado dentre algumas amantes que se destacaram historicamente são citadas Madame de Pompadour e madame du Barry ( entre várias )...

A jornalista chega até o príncipe Charles e Diana...

( historicamente, gostei muito do trabalho da jornalista Eleanor Herman ) Esse tema é bem sensível e polêmico ( sempre foi ) na nossa sociedade.

Tem muito mais coisas interessantes nessa obra gostaria de escrever mais coisas só que vai ficar muito cheio e não fica tão estimulante.

Dessa 25/02/2015

RESENHA: Sexo com Reis
Se você está lendo a resenha pensando que esse é um livro de contos eróticos, vou ter que te decepcionar. Na verdade a autora Eleanor, que é jornalista, está mais focada em retratar um papel social do que era, digamos, um item obrigatório para os reis da Idade Moderna: uma amante. Ser amante naquela época era mais do que um simples caso extraconjugal, era um título. Um monarca poderia ter várias amantes, mas uma delas sempre era "a oficial" e recebia um maîtresse-en-titre. De acordo com cada época, isso poderia significar desde a influência política, artística e diplomática até alguns benefício$$ e títulos de ducado e marquesado.

A prática era tão comum, como uma herança histórica, que chegava a ser tolerada e incentivada pela Igreja. O casamento real era visto apenas como uma maneira de gerar herdeiros legítimos e manter a nobreza do sangue; a rainha, por sua vez, era limitada à sua fertilidade, além de ser educada para a frigidez. Esse conjunto de fatores, embora possa parecer motivo suficiente para justificar a presença da amante, contava com absurdos: havia reis que odiavam suas amantes, mas as tinham por convenção. Vai entender.

O livro dá exemplos não só da Inglaterra, mas também da França, Alemanha, Bávaria, Rússia e outros países europeus. E, após a leitura, fica quase impossível não ter uma listinha de amantes preferidas. Eu, por exemplo, gostei do caráter destemido da Gabrielle d'Estrées (amante de Henrique IV da França), da obstinação de Madame Pompadour (amante de Luís XV da França) e também da irreverência de Nell Gwyn (amante de Carlos II da Inglaterra).

Um livro essencialmente histórico, com gotas de sagacidade e observações pontuais. Se você gosta de ler sobre a monarquia e conhecer o lado mais humano do que o nobre, esse é o livro. Particularmente, meu interesse pela realeza não vem de Lady Di, mas sim de Henrique VIII, e pensei que me deliciaria com revelações bombásticas em relação à Ana Bolena. Maaaaas não foi bem assim. O livro traz poucas passagens sobre os dois (se não me engano, apenas duas ou três), no entanto o conteúdo é suficientemente instigante.

A autora utiliza-se de uma escrita sem pudores: munida de seu amplo conhecimento da época, revela escândalos polêmicos, reduz a corte da época ao seu caráter fétido e promove uma reflexão sobre posições sociais adquiridas. Um livro que informa ao mesmo tempo que diverte. Recomendado.

site: http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sexo-com-reis.html
brunacaroline.s 24/01/2020minha estante
Excelente resenha!

Luiza 30/01/2022

Viajando na antecâmara da História
Excelente! O livro é cheio de fatos interessantes sobre a história dessas Mulheres Imortais. Algumas são conhecidíssimas, como Madame de Pompadour? Já outras, nunca tinha ouvido falar? mas todas possuem uma história de vida incrível.

O livro não se aprofunda na história de vida de cada amante, não teria espaço e este não é o objetivo do trabalho. Eleanor Herman foca na relação das mulheres com os Reis, os envolvidos e consequências mais diretas dessas uniões... Mas é o suficiente para nos despertar a curiosidade. Dá vontade de ler a biografia de cada uma dessa mulheres incomuns...

A autora aborda a rotina das amantes, as rivais dessas mulheres, fala das rainhas traídas e infelizes? Conta sobre os Maridos (os "cornos" a serviço do rei)... Também fala dos ganhos financeiros dessas mulheres, as propriedades e jóias, mas também suas obrigações na corte e influência política ? tanta coisa diferente dos dias de hoje!

Enfim, a autora escreve sobre duas ou três mulheres da Baixa Idade Média, mas se concentra nos séculos da Era Moderna até o século XIX.

As do século XX que estão presentes na obra são Wallis Simpson (duquesa de Windsor) e Camilla Parker-Bowles (hoje princesa de Gales).

Achei leitura interessantíssima!

Abaixo, transcrevo o índice, para dar uma noção melhor dos assuntos abordados:

1 ? Sexo com o Rei

8 ? Grandes Meretrizes da Babilônia - A Opinião Pública e a Amante

9 ? Os Frutos do Pecado - Os Bastardos Reais

10 ? A Morte do Rei

11 ? O Fim de uma Carreira Brilhante e suas Consequências

12 ? Monarcas, Amantes e Casamentos.

Alê 19/06/2009

Gostei!
Entre a rainha e o rei, existiam as "amantes"!

Eu não sei qual era o pior papel, se era o da rainha, ou se era o da amante.
As rainhas eram sempre humilhadas pelos reis, enquanto que as amantes tinham a sua proteção.
Isso... até que ele vivesse. Porque depois de sua morte, a maioria dos finais das amantes eram sempre trágicos.

Madu 26/04/2018

Como a resenha principal antecipa, este não é o livro ideal caso você esteja procurando um romance erótico de época. Entretanto, se você é uma pessoa curiosa em relação á vida amorosa dos principais monarcas da idade moderna e contemporânea, vai ficar realmente engajado na leitura desse livro. Eu, por exemplo, sou uma dessas pessoas. A principio, meu conhecimento sobre a vida debaixo dos lencóis desses monarcas se resumia ao seu relacionamento com suas respectivas rainhas. Através desse livro, entretanto, eu conheci o outro lado mais brilhante da moeda, a vida com suas amantes. E, como tudo na vida de um rei não se restringe meramente ao preto no branco, é possível conhecer também a vida dos reis com suas amantes na cama, nos salões políticos, no tesouro real e até na cama com sua rainha. Basicamente, o livro de Eleanor Herman vai muito além do simples ato sexual de monarcas com jovens damas pertencentes desde ás classes mais baixas até a nobreza. Sexo com reis fala sobre o papel dessas jovens nos rumos tomados pelas suas nações, papel esse que, como vemos em diferentes casos, foi mais protagonista que a atuação de seus próprios amantes reais. Eleanor Herman mostra com destaque uma França muito á frente do seu tempo no que diz respeito á ideia de que mulheres são iguais aos homens em qualidades e defeitos, mostrando-nós desde mulheres extremamente inteligentes até extremamente ambiciosas.

Felipe Pinheiro 15/02/2013

Qual a melhor prática desenvolvida pelo intelecto sapiensal? Obviamente que administrar a vida privada alheia. Nesta obre Eleanor Herman capta com prazer e emoção os princípios, métodos e artifícios utilizados para conquistar e dominar um império da "cama de um imperador". Os enlaces cerimoniais, intrigas, loucuras e exigências são os principais elementos captados na obra e certamente seu ponto forte para contribuir na construção de uma visão mais clara sobre as verdadeiras dominadoras da monarquia. O outro lado da coroa é revelado de uma forma nunca vista dantes por uma militante dos direitos da mulher que espera da obra consolidar a imagem independente em um sexo que se viu supremo antes mesmo de surgirem os reis.

Daniel Lucca 28/12/2020

Um ótimo relato da vida das amantes de tenis e príncipes da Europa, desmistificando a visão dessas personagens na história do mundo.

Ci 27/12/2022

Bem interessante e cheio de informações legais
Comecei a ler achando que se trataria de uma leitura ficcional, e já na introdução me surpreendi por se tratar da história das relações afetivas e sexuais da monarquia mundial.
No livro diz relatar 500 anos de história, mas são citados casos extraconjugais de 1100.
Muito interessante pra quem admira as estórias da história mundial.
Recomendo!

Silvia.Kali 10/01/2023

Não é um livro de pularia, pelo contrário. É uma obra interessante sobre os relacionamentos reais ao longo da história.