A Convenção das Aves Ransom Riggs

Resenhas - A Convenção das Aves

Dear.Manoel.Neto 14/05/2020

Voltando a mitologia peculiar
Após encontros agradáveis, momentos de paz, diversões e missões isoladas do livro anterior, neste livro finalmente o autor consegue seguir um rumo com mais direção ao seu objetivo, apesar de não ficar claro no início, incluindo os personagens em conjunto numa narrativa que se assemelha ao livro 1 e 2 da saga.

O primeiro ponto que gostaria de discutir sobre o livro é a jacket, voltar ao preto e branco é nostálgico, mas como o primeiro livro da nova trilogia tinha um estilo sépia, acho que deveria ter mantido assim, para poder diferencia-las, alem disso, manter capa dura, com a arte exatamente igual ao Mapa dos Dias, achei pouco criativo. Por falar em criatividade, sim o autor consegue ainda pegar aquelas fotografias antigas super interessantes e trazer uma história por trás dela, aqui, senti a redução nas páginas, mas achei ótimo, pois a narrativa se fecha bem, neste número e se tivesse mais, seria desnecessário. Voltando as fotografias,talvez este seja o livro com menos, e isso sim fez falta, as vezes tinham uma descrição super interessantes de locais ou personagens, mas que não tinha foto para ajudar mais na visualização, contudo, as fotos presentes, são em sua maioria bem pontuais e ajudam na trama.

Falando da história, temos um início frenético de fuga do Jacob e Noor, praticamente se iniciando do ponto final do livro anterior, até que conseguem finalmente voltar ao Recanto do Demônio, onde temos todo aquele reencontro emocionante e partimos para o que deveria ser a proposta desse livro, A Convenção das Aves, que nada mais é, que um acordo de paz entre os clãs peculiares, para evitar uma guerra, porém não esperava era que a história não fosse focar na convenção, e sim focar mais na profecia mencionada anteriormente, me questionando se realmente este deveria ter sido o título do livro.

Mas o que realmente importa não são fotografias, capas e títulos e sim a história em si, coisa que autor nunca errou, onde temos peculiares mais maduros, lidando com problemas mais sérios, e um mistério para descobrir o que exatamente se trata os 6 Peculiares, coisa que não foi tão abordado aqui, e passando assim a focar em outro assunto porém igualmente envolvente e intrigante.

Então o livro se trata mais de uma caça de determinados acólitos, que escapam da prisão, e estão planejando algo perigoso para o mundo peculiar, na medida que conhecemos um pouco mais sobre a tal convenção, temos nossos personagens mais unidos, numa narrativa que sempre tenta explorar cada um, mesmo que um grupo fique mais em destaque que outro, existem muitos momentos onde todos participam, desvendando mistérios da profecia, investigando fendas nos EUA, e a luta contra os acólitos.

A Noor é uma adição que é feita aos poucos, de forma bastante orgânica, que se torna essencial para a trama, tão boa que quase sentimos como se sempre fosse parte daquilo, além de conseguir essa semelhança com o Jacob, por ser uma peculiar recém-descoberta, que está conhecendo um mundo novo, unindo cada vez mais esses personagens ao longo do livro.

No meio da história há uma revelação que abala à todos, um dos momentos mais emocionantes, na verdade este livro é cheio de reviravoltas e revelações, batalhas, aventuras onde no fim tudo fica esclarecido e conclusivo. Apesar de bem nos capítulos finais, terem adicionado um pouco mais de ação, não ficou com tantas pontas soltas, deixando algo grande, que só será resolvido no livro a seguir.
Lua 14/12/2022minha estante
Que descrição bem feita!! Estou começando o livro agora e admito que enquanto lia sua avaliação, me perguntei se você amou ou odiou o livro kkkkkk. Sem dúvidas umas das avaliações mais completas que já li!

w i l l . 19/01/2021

Valeu a pena esperar por esse 5º livro da série.

Após um 4º livro meio oscilante, confesso ter ficado bastante receoso com esse, mas, tive uma surpresa pra lá de boa.

Com um enredo bem envolvente, me lembrando bastante o 1º livro, essa estória me deixou amarrado do início ao fim.

Foi muito bom ver o quanto Jacob se desenvolveu ao longo da série, e fiquei bem feliz com a paixonite dele com Noor, se desvencilhando de vez de Emma.

Embora eu não goste de tramas que acabam no meio da ação, o último capítulo foi sensacional e - DROGA- estou órfão até o último livro sair.

Espero que não demore.

É isso, saudações !

Heymharia 24/02/2021

Legal
Gostei da leitura, mas quando essa saga acaba meu pai. Parece q nunca tem fim ja ta começando a ficar cansativo
Ana 24/02/2021minha estante
É o que eu penso também. Essa saga das Crianças Peculiares começou excelente mas já está ficando cansativa...

Marcelinha 24/02/2021minha estante
eitaaa

Tom 24/02/2021minha estante
Esse ano sai o 6 e último capítulo da saga .

arilopes 20/05/2022

A Convenção das Aves
De antemão, não posso deixar de ressaltar a escrita impecável do autor ? acho que vocês já estão cansados de ler isso ?, mas Riggs tem a peculiaridade de redigir com simplicidade e fluidez uma narrativa envolvente. Além disso, neste livro, os capítulos são menores e com bons intervalos, um aspecto que ajuda bastante a tornar a leitura menos enfadonha.

Ademais, como disse anteriormente na resenha do quarto livro, alguns personagens como Horace ou Hugh não tiveram o devido reconhecimento na narrativa, entretanto, neste volume, esses personagens tem mais aparições e, em certos momentos, são relevantes para a construção da história. Em contrapartida, personagens como Emma e Bronwyn ficaram mais na "encolha". Acredito que para qualquer autor ou autora de série deve ser difícil desenvolver, em cada um dos livros, todos os personagens de uma narrativa, ainda mais se a prosa tem um contingente de personagens absurdo.

Outro ponto que gostaria de ressaltar e que, para mim, já está começando a ficar maçante, diz respeito sobre a decisão de Jacob de permanecer no mundo peculiar ou no normal, é um questionamento que o personagem vem tendo desde o primeiro livro da série e que a cada livro não fica conclusivo. Já estou para pegar na mão dele e dizer: "Decida logo de uma vez, meu amigo!".

Outrossim, outra situação que ainda merece um desfecho ? para que não reste dúvidas ? é o relacionamento de Jacob e Emma, não sei se foi por falta de interpretação minha ? acredito que ambos os personagens devem sentar e ter uma conversa séria sobre o relacionamento e sentimentos deles ?, mas acho que Riggs deixou muito raso o término deles, principalmente, agora que Jacob tem um novo interesse amoroso.
Espero que eu receba todas as conclusões desses arcos supracitados no próximo volume!

Em síntese, achei a construção desse livro mais lenta, embora tenha dito que o livro é muito bem escrito e fluido, que fique claro: uma coisa não anula a outra! Outro quesito que não me agradou muito foi como a resolução dos problemas nos Estados Unidos foi superficial, o autor nos apresenta um clima político tenso entre os clãs, mas resolve o problema em um passe de mágica. E aqui cabe a fala da nossa queridíssima Isabela Boscov, "achei que em vez de se expandir, a história ficou menor". Dito isso, outro ponto da prosa que me causou frustração foi em relação a não ter descoberto, pelo menos nesse livro, quais são os outros peculiares "cuja vida foi anunciada". Riggs, você me deve muitas explicações!

p.s.: esse é o primeiro livro da série que tem epílogo, e que epílogo misterioso meus amigos!!!!

"Se me amam, espero ter merecido este amor."
Brenda 20/05/2022minha estante
????????????

arilopes 20/05/2022minha estante
??

Lisly Duarte 21/05/2022minha estante
Amei suas considerações ????

arilopes 21/05/2022minha estante
Obrigadooo ??

Jeh 25/04/2021

Ele voltou!
Mais um livro e tanto desta alucinante aventura peculiar.
As aventuras perseguem esse grupo, só pode. Eles não conseguem parar pra respirar um instante se quer.
Esse quinto livro vem cheio de enigmas e pistas para serem descobertas e seguidas.
A profecia dos sete, daria uma saga a parte, se assim Ransom quisesse, e eu leria todos.
Jacob, encontra-se em um triângulo amoroso, apesar deu ter achado que tudo aconteceu muito rápido!
No de mais, os novos personagens não decepcionam, como esperado e é super legal de ver os peculiares agindo nos dias atuais.
Achei o livro curto, pra tantas intrigas: "A profecia", "a busca pela fenda de V.", "a convenção das aves"' "a tentativa de impedir a restauração da fenda colapsada de Caul"... Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Tanto que, alguns furos mal explicados aparecem.
Quando percebemos o quão pertos os acólitos estão de conseguirem o que querem, ficamos tensos, obviamente torcendo para não terem sucesso. E qndo pensamos que isso acontece com o resgate de Fiona e com a srta. Peregrine a salvo, nosso herói comete um erro fatal, no qual percebe que a srta. Peregrine nunca esteve em perigo. Porém essa percepção vem tarde de mais... Eles até conseguem encontrar V., mas antes não o tivessem feito.
Pois no final de tudo ajudam no tão temido retorno... Ele voltou.
Um final emocionante que nos enche de expectativa para o prox. livro.

Alexia.Gabriela 02/03/2020

Eu gostei muito desse livros, O que ele traz? R:. Ele traz muitas coisas e significados implacavelmente bom eu amei esse livro

Mari.Vasconcelos 06/09/2022

Sem nenhum minuto de paz
Definitivamente não foi nesse livro que essas crianças tem um pouco de sossego, é correria em cima de correria ... tadinhas
Acho que a definição na relação do Jacob e da Emma era necessário, finalmente aconteceu
Mas eu tô muito bugada com esse final

"Meu cérebro, para variar, era esperançoso demais."

Micael 10/07/2021

É né ....
Mais do mesmo, nada de surpreendente ou novo.
Muitas coisas nem nexo, alguns momentos chatos e lentos.

Nayara - @nay.e.os.livros 12/03/2021

A Convenção das Aves
Jacob e seus amigos estão mais uma vez tentando salvar o mundo, agora a missão é proteger e ajudar Noor a encontrar a senhora V. que pode ser a única pessoa a esclarecer se realmente Noor está ligada a uma profecia.

Ao mesmo tempo que eles tentam encontram essa mulher, as ymbrynes estão empenhadas em evitar que uma guerra entre peculiares comece nos Estado Unidos.

E como se só isso não fosse suficiente, todos tem que lidar com a fuga de alguns membros do círculo de um grande inimigo que todos achavam que tinham se livrado para sempre.

Mas, por mais que pareça impossível a volta dessa pessoa, eles acabam descobrindo que tudo está ligado a profecia e que tudo está caminhando para acontecer.

Nossos heróis tentam a todo custo impedir que isso aconteça, mas as coisas acabam saindo de controle.

Nesse quinto e penúltimo livro da série, vamos nos deparar com novos personagens bizarros, enigmas, profecias e a volta de personagens que não esperávamos encontrar mais.

Um momento terrível e sombrio vai chegar para todos os peculiares no próximo livro, e eu já estou nervosa pra saber qual será o desfecho dessa história e dos personagens.

Uma última observação eu ainda continuo preferindo os três primeiros livros dessa história e ainda continuo achando que deveria ter acabado no terceiro do jeito que era previsto, mas como isso não aconteceu, eu espero que o próximo e último livro tenha um final muito bom.

expressodoslivros9 18/06/2021

?E ela me deu as flores mais lindas??
?Quando prisões se tornarem pó, e o caos reinar soberano, e os traidores convocarem seu rei, de seu sono os antigos serão tirados, e uma era de disputas terá começado. ?Nesse livro uma coisa dá certo e em seguida quatrocentas coisas dão errado: se eu fosse você eu não comemorava, eu no seu lugar eu acho que chorava. Essa série vai ficando cada vez melhor! Parabéns, Ransom Riggs! Os personagens novos deixaram tudo ainda mais emocionante. E já estava na hora de as ymbrynes confiarem nessas crianças! ?Vocês significam mais para mim do que todas as aves no céu. Se me amam, espero ter merecido este amor.? Enfim, eu sigo esperando ansiosamente por uma continuação. Fiona. ??
????????

milene 09/06/2021

Essa série se alongou muito socorro, vai lançar mais um e foi bem diferente do que eu esperava. Em geral, foi legal ver os peculiares se adaptando ao tempo presente, e achei bem divertido até.
Só esse final que foi meio maluco e confuso