Gen Pés Descalços

Gen Pés Descalços Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços - O dia seguinte

Mama 09/07/2022

Uma tragédia esquecida
Quantas guerras a humanidade terá de enfrentar para entender a desgraça que elas causam, a dor do outro? A bomba de Hiroshima e Nagasaki não ensinou nada, triste ver a história de Gen e pensar que o registro feito pelo autor desse mangá não fez muita diferença... Esse volume mostra toda tragédia do pós bomba nuclear, muito triste...

Krishna.Nunes 01/04/2021

Um relato genuíno
Gen Pés Descalços é um relato de sobrevivência do próprio autor, Keiji Nakazawa, que era uma criança em Hiroshima quando a cidade foi devastada pela primeira explosão atômica da história. Nos quadrinhos ele é representado por Gen, um menino esperto, cheio de vivacidade e dono de um caráter inabalável.

A obra deve figurar ao lado de outras que se propuseram a narrar guerras e conflitos - Maus, Persépolis, Gorazde, Palestina, Notas sobre Gaza, O Fotógrafo e outras - como um dos quadrinhos documentais obrigatórios para quem quer compreender a Segunda Guerra Mundial.

Nessa edição brasileira dividida em 10 volumes, o volume 2 relata os primeiros dias imediatamente depois da explosão da bomba. Ao passo que o primeiro volume transmite a sensação de uma contagem regressiva, enquanto esperávamos por uma tragédia inevitável, na segunda parte nossos protagonistas estão num cenário de devastação. Os mortos se acumulam e os feridos são incontáveis. Aqueles que não perecem devido aos ferimentos começam a enfrentar todo tipo de privação, além dos efeitos da radiação.

Se morrer na explosão parece terrível, a vida depois seria aterrorizante. O que Gen testemunhou e enfrentou em sua jornada para conseguir alimento lembra a própria descrição dantesca do inferno. Este volume é profundamente mais triste do que o primeiro.

O sobrevivente Isao Kita escreveu: "A bomba não discrimina, mata desde bebês até velhos. E não é uma morte fácil, pelo contrário, é muito cruel e dolorosa. Não devemos permitir que isso aconteça de novo, em nenhum lugar do mundo."

Silvio 27/12/2012

Depois de ler essa história você vai ver o mundo de uma forma diferente
Gen Pés Descalços é um clássico não só dos quadrinhos, mas da literatura japonesa. Keiji Nakazawa foi um dos sobreviventes da bomba atômica que caiu sobre Hiroshima e narra fatos da sua vida e de outros sobreviventes atráves de Gen e sua família.
Um dos méritos de Nakazawa é narrar também a vida cotidiana dos japoneses no período da guerra, que nós ocidentais pouco conhecemos. Ficamos a par, por exemplo, da discriminação da família de Gen por serem contra a guerra, do fanatismo nacionalista irracional, do desprezo aos imigrantes (simbolizado pelo coreano vizinho de Gen).
Mas é em relação à catástrofe nuclear que o autor se supera. Não só em descrever o horror, mas também na capacidade que uma tragédia dessas tem de provocar o que há de pior e de melhor em nós.
Não se espante em perceber as lágrimas escorrendo (hora por profunda tristeza, hora por extrema alegria)ao longo das páginas. Depois de ler esta história você vai ver o mundo de uma forma diferente!
Daniel Neves 23/12/2012minha estante
concordo com cada palavra dita

Mary.Hellen 08/05/2022

Consequências recentes.
{repost porque percebi que publiquei a resenha na edição errada.}
O segundo volume basicamente traz um apanhado geral dos arredores de Hiroshima. Gen caminha pela cidade em busca de arroz pra mãe e vê vários corpos espalhados e empilhados, corpos sendo jogados em valas coletivos e/ou sendo queimados aos montes. Dentro desse contexto tem os soldados que precisam lidar com esses corpos: são cadáveres expostos a radiação e os soldados estão lidando com inúmeros deles vários com feridas abertas e tudo mais - sem nenhuma proteção de segurança, então nesse volume mostra também as consequências sofridas por esses soldados. Chegavam saudáveis em Hiroshima, mas logo começam a morrer com os mesmos sintomas do que eles chamam de envenenamento radioativo (diarréia, cabelo começa a cair completa, frio imenso, etc).

Além disso esse volume traz vários painéis dos corpos mortos e mutilados, desfigurados, e comentam sobre a presença de larvas, vermes e moscas AOS MONTES. Tipo, aos montes real, milhares de moscas se batendo com qualquer coisa que estivesse no caminho, as larvas aparecem até em pessoas vivas, mas que possuem ferimentos abertos provenientes das queimaduras.

Aqui o Gen conhece um soldado, que foi a vítima desse envenenamento que Gen viu pela primeira vez; nesse momento seu cabelo começa a cair. Também conhece a Natsue, que inicialmente ele acredita ser a Eiko mas depois percebe que não: é só uma criança que também perdeu os pais e está com o rosto desfigurado pelas queimaduras; Gen a ajuda a decidir viver e não se matar. Por fim é introduzido Ryuta, uma criança que aparece e rouba o arroz de Gen e da mãe dele, e ambos acham ser o Shinji.

Qlucas 29/08/2022

Relatos do horror humano
Esse segundo volume é focado tanto no momento quanto no dia seguinte a explosão da bomba atômica em Hiroshima, dessa forma, o que se presencia nas páginas é a desgraça das vítimas de Hiroshima.
Visualmente é bem árduo de folhear, pois é penoso materializar os desenhos do mangá para a realidade, como imaginar uma criança com a pele inteira colada com cacos de vidros ou pessoas ainda vivas sendo devoradas por moscas e larvas?
No decorrer da leitura notei que apesar de ter estudado sobre a segunda guerra mundial e os eventos ocorridos nela, nunca cheguei a ver qualquer filme ou documentário focado exclusivamente sobre as vitimas das bombas atômicas. Talvez nunca chegue a ver um, pois não teria estomago para tal.
A bem verdade é que essa tentativa minha de esquecer o horror em Hiroshima e Nagasaki só revela que a humanidade busca esquecer, covardemente, a própria maldade.

Lara 30/12/2017

Exponencialmente mais triste que o primeiro volume.
Este volume li em 2 dias pq não suportaria ler em um único dia como fiz com o primeiro.Aqui são mostrados os horrores após a bomba de Hiroshima e a luta de Gen com sua mãe e irmãzinha recém nascida por alguns grãos de arroz e a falta de compaixão das pessoas que poderiam ter ajudado.É um mangá essencial para que possamos entender melhor essa tragédia pela visão dos japoneses e tb a discriminação sofrida pelos imigrantes coreanos.Recomendo a leitura ser feita intercalando com um quadrinho um pouco mais alegre e divertido e numa fase da vida em que a pessoa está bem emocionalmente, ou seja, longe de fases da vida em que estamos mais melancólicos ou vivendo algum tipo de luto ou separação.Os desenhos são bem feitos e os detalhes e expressões são muito bons.Incomoda um pouquinho em alguns quadros serem de extrema tristeza e a expressão de Gen ou do irmãozinho Shinji parecerem de alegria.
Ulisses 21/07/2018minha estante
Quando li este livro eu tinha ido renovar meu rg e tinha que esperar pra ficar pronto. Ai fui num barzinho, pedi uma cerveja e comecei a ler. Aquela cena em que ele canta sobre a família para obter trocados da família rica eu comecei a chorar. O balconista deve ter achado que eu tinha perdido alguém da família. Chorei umas duas vezes lendo este livro.

Elide.Serra 22/06/2023

Pequeno, grande Gen
Nessa sequência é possível acompanhar o dia após a explosão.
Confesso que foi penoso folhear as páginas, devido à perfeição da descrição de cada momento.
Doloroso, visceral, intenso e necessário.
O mundo não deveria esquecer esses horrores.

Beatriz Almeida 29/01/2009

Livro sensacional! Nakazawa é muito sensivel ao tema Hiroshima, devido a ser um sobrevivente da tragédia que assolou o Japão. Livro escrito com paixão e verdade.

Bit 28/02/2011

bomba atômica
'Gen - Pés Descalços - o dia seguinte' descreve exatamente o dia seguinte após a explosão da bomba atômica (continuação do primeiro volume). É impressionante imaginar-se naquela situação, na qual a cidade estava totalmente destruída, não se tinha o que beber e comer, muitos doentes e mortos espalhados pelo chão e um imenso calor, decorrente do efeito da bomba. Gen perdeu parte de sua família, mas encontrou forças para sobreviver ao lado de sua mãe e irmã recém-nascida. Gen mostra sua dolorosa experiência ao despertar da explosão nuclear; num pesadelo de destruição total, fome, radiação e colapso social.

BelaBelli 15/11/2011

É interessante saber como foi o antes, durante e depois do ataque das bombas em Hiroshima. Mesmo que em quadrinhos, é um grande aprendizado!

Rafaela 04/01/2015

O segundo volume continua perturbador retratando como Hiroshima ficou depois da bomba, um cemitério a céu aberto, com as pessoas enlouquecendo e lutando para sobreviver. A impressão que eu tive é que o governo japonês não enviou toda a ajuda possível, a luta de Gen para conseguir um pouco de arroz mostra como os sobreviventes estavam por sua própria conta.

10/12/2015

Que volume difícil de ler. Não por ser chato ou entediante, muito pelo contrário, ele é extremamente interessante. A dificuldade aqui está no tema mesmo.

Neste volume a gente acompanha o Gen e sua mãe logo após o trágico fim do restante da família. Aquela difícil tarefa de aceitar o que está acontecendo em uma situação de total desamparo. Eles se encontram sem família, sem a casa em que moravam e sem comida. Pra piorar, a mãe que estava grávida acaba tendo a filha ali naquela confusão toda.

Gen tenta ajudar a sua mãe e sua nova irmãzinha e sai em busca de arroz. É nesse trajeto que ele vai encontrar as coisas mais horríveis que um ser humano poderia passar. Pessoas que acabaram sucumbindo à loucura; mães desesperadas que se agarram a qualquer superstição maluca para salvar seus entes queridos (como triturar os ossos dos mortos e dar a seus filhos como uma espécie de remédio para que não morram); pessoas ainda vivas com o corpo todo infestado por larvas (a parte em que ele é atacado por uma nuvem de mosquitos é de revirar o estômago); corpos boiando nos rios; pessoas desesperadas por água (parece que a sede é uma característica de quem sofre radiação)e corpos sendo cremados por toda parte.

Se a bomba em si parecia ser o ápice da tragédia, a gente constata nesse volume que há coisas muito piores.

camila 29/08/2016

Este segundo volume consegue ser ainda mais triste que o primeiro.
Nunca foi tão vívido e pungente as consequências imediatas da bomba atômica no Japão como nessa história.

Emily 21/02/2023

Pequeno Gen
O livro retrata sobre um menino que tinha sete anos quando a cidade em que morava Hiroshima, foi destruída pela primeira bomba atômica, com suas ilustrações ele mostra todo o seu sofrimento de encontrar comida para seu irmãozinho e sua mãe, ao quais foram as únicas pessoas da sua família que restou, no seu caminho ele vê todos os corpos pela cidade, as pessoas que estão com queimaduras gravíssimas, o exército e os médicos que estão ajudando. Gen - Pés Descalços é uma bela história que conta o que realmente aconteceu na época da bomba, conta partes que não são passadas nos livros de história, o quadrinho deveria ser passado nas escolas mostrando a devastação da guerra causada pelo homem.