Derrière la haine

Derrière la haine Barbara Abel

Resenhas -

Tatiane Buendía Mantovani 27/05/2020

Meu segundo livro totalmente em francês. Fiquei contente por ter conseguido ler em 2 dias, sem grandes dificuldades. Apesar de não conseguir traduzir palavra por palavra ou identificar todas as construções gramaticais que ando aprendendo (com dificuldades), foi boa a experiência de ver a leitura avançar, e conseguir visualzar mentalmente o que estava sendo descrito ali, com naturalidade... me lembrou muito minhas primeiras leituras em inglês. Estou meio travada na metade da leitura em francês d'A Peste, do Camus, acho que por ser outro linguajar, mais antigo, além do tema pesado, ter concluido esse - bem mais pop e moderno - levantou meu astral, embora não seja la uma leitura muito edificante/classica.
A historia fala da amizade de 2 casais cujas casas são lado a lado. As mulheres, Laetitia e Tiphaine, engravidam com 3 meses de diferença e os filhos crescem como se fossem irmãos. Quando as crianças fazem 6 anos, acontece um acidente terrivel, o filho de Tiphaine cai da janela do segundo andar, e Laetitia presencia, e embora tente salva-lo, não consegue chegar a tempo na casa ao lado. Dai vemos a degradação da amizade entre eles, a culpa, nascer o odio e a inveja pelo filho da Laetitia estar vivo e o de Tiphaine não. Essa parte é bem pesada, porque nada é explicito, Laetitia começa a se sentir paranoica em relacao ao comportamento de Tiphaine com seu filho, sente que ele esta em perigo, mas sem provas reais. Alguns acidentes leves começam a acontecer, e Laetitia começa a tomar umas atitudes malucas em relação à ex-amiga, aos poucos vemos como psicologicamente tudo a manipula para Laetitia ser a louca da historia, sendo que ela tem certeza que a louca é a outra, ela quer roubar seu filho ja que o dela morreu e Tiphaine a santa martir injustiçada. A gente fica o livro todo: Sera?
Mabi21 27/05/2020minha estante
Parabéns pela leitura em outro idioma!!!!