Dominando O Ciclo De Mercado

Dominando O Ciclo De Mercado Howard Marks

Resenhas -

Fernando 28/04/2021

Leitura essencial para o investidor
Howard trás um nível altíssimo de conhecimento associado a uma didática incrível. O que é abordado nesta obra (ciclos de mercado) é de um valor tremendo. Este tema é sempre superficialmente abordado em outros conteúdos, porém aqui o leitor sairá totalmente lúcido sobre a questão. Simplesmente essencial!

Lis 27/10/2022

Teoria boa, livro ruim
A teoria dos ciclos de mercado é muito boa, porém caberia em 50 páginas ou em um vídeo de 5min. O livro é MUITO REPETITIVO, com força... E no capítulo final, o autor ainda teve a desfaçatez de fazer um resumo com vários trechos importantes dos capítulos anteriores. Basta ler essas últimas 20-30 páginas para entender o livro todo.

E quando comprei o livro, imaginei que fosse tratar também do ciclo de commodities, mas isso sequer é citado. Enfim, gostei da teoria, mas não é nenhuma grande novidade: compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos (e escute com atenção, pra não confundir os dois!)

Johny Cash 27/01/2021

Sensacional o conteúdo
Sem dúvida alguma, um excelente livro. O autor é bem sucinto no assunto abordado, relatando casos pelos quais viveu no mercado financeiro. E esclarece bem a questão da psicologia do mercado e do efeito manada. Excelente livro.

Wilson 25/02/2021

Perfeito, simples, direto e imprescindível aos investidores
Até o momento, foi o melhor livro sobre investimentos que eu li. Perfeito para o momento atual que estamos vivendo no mercado financeiro, mas também muito válido para qualquer momento do ciclo financeiro. Recomendo altamente.

Elisio Rebouças 31/01/2022

Howard Marks é o cara
Que tal entender o que é um ciclo de mercado, que ele sempre vai acontecer, onde você está nesse ciclo e o que fazer em cada fase desse cuckoo. Esse livro faz isso de forma magistral, ensinando tanto iniciantes quanto profissionais, mostra o fator psicológico do que chamamos de risco. Leitura obrigatória para qualquer investidor que se prese!!

Ryou 06/02/2023

A mensagem principal do livro de comprar na baixa e vender na alta é muito bem explanada com relatos sobre grandes crises e até mesmo um lado de psicologia. O comportamento de manada é realmente assustador, e estar ciente dele pode dar bons frutos.

Betoaan 13/06/2021

3 adjetivos: Incrível, Incrível e incrível!
Olá, sou o Beto perfil no Instagram @o.diariodoinvestidor. Sempre posto resenhas completas dos livros que leio por lá e pelo YouTube. Me acompanhe lá!

Vamos ao livro! Incrível! Quanta experiência transmitida em poucoas páginas de forma clara e muuuuito compreensível! Recomendo demais para quem quer começar a entender a psicologia por trás das oscilações de mercado

Simone 25/08/2021

Essencial
Esse livro é essencial para quem quer aprender sobre renda variável - especialmente ações. Ele não vai ensinar nenhuma fórmula ou interpretação de um gráfico específico. Trata da volatilidade do mercado, de como esse pode ser influenciado pelas emoções e comportamento de manada. O autor chama o investidor a conhecer a empresa e o mercado em que ela está inserida, a entender como a política e o pessimismo/otimismo podem mexer com o preço das ações e como saber aproveitar esse humor para não perder oportunidades ou fazer maus negócios.

Lucas 28/12/2021

Dominando o Ciclo de Mercado
Howard Marks expõe aos leitores, suas experiências de vida, seus insights e suas tomadas de decisões durante os ciclos de mercado. Em resumo, ao decorrer do livro, o autor discorre sobre diferentes tipos de ciclos e suas respectivas características, descrevendo o processo cronológico da evolução do ciclo ? desde o momento de ?recessão? até o topo.
Marks escreveu o livro com o objetivo de despertar a curiosidade e a importância do entendimento dos ciclos de mercado por parte dos investidores. Desse forma, a leitura é de fácil compreensão, sem a utilização de termos técnicos, nem muito ?economês?.
Nesse sentido, Howard Marks separa sua obra em 4 partes principais:
A natureza e características dos ciclos;
Os tipos de ciclos;
Uma interpretação de todos os ciclos atuando juntos; e Reflexões sobre o assunto.

Mario Pordeus 28/02/2022

Repetitivo e maçante
Howard Marks escreveu em 322 páginas o que poderia ter escrito em 1/3 disto.

Ele defende que os mercados são ineficientes porque são formados por pessoas falhas, que tendem a maximizar de forma excessiva o otimismo ou o pessimismo, a depender dos cenários.

Marks ensina que o investidor deveria ser agressivo quando o ciclo é de baixa e o pessimismo reina, enquanto deveria ser conservador enquanto o mercado faz a festa com retornos absurdos.

"O maior risco é a crença de que não há risco" é uma frase marcante do livro.

Em sua teoria, Marks disse aquilo que todos sabem. Porém, será que na prática é fácil de identificar os ciclos? Bom, o livro foi escrito em 2017 e nem o próprio autor arriscou-se em revelar em qual ponto do ciclo o mercado se encontrava, naquela ocasião. A máxima de "compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos" é fácil na teoria e difícil na prática, pois o mercado acionário é formado por dezenas de milhares de informações, de várias vertentes.

Após ler 1/3 do livro, o leitor nota que os escritos de Marks também são ciclos sem fim: ele aborda os mesmos assuntos durante o restante do livro, e gera uma impressão de perda de tempo.

Não recomendo a leitura do livro, a menos que você queira comprá-lo e ler apenas 6 dos 18 capítulos existentes.
Lis 27/10/2022minha estante
fiquei com a mesma sensação... muita encheção de linguiça e subjetividade

Johnathan 15/11/2022

Ótimo livro sobre ciclo de mercado
O livro ? do Howard Marks, já é de uma linguagem mais difícil com termos mais complexos sobre o mercado financeiro, mais se você aprender de verdade o que ele ensina nele, você vai mudar sua forma de investir.

André 27/06/2020

Ciclos de Mercado
O livro é muito interessante para quem investe, pois ele fala sobre como os ciclos de baixa e alta do mercado se repete e como estes são afetados pelo psicológico dos investidores.

Elton.Oliveira 01/02/2022

Muita sabedoria nessas linhas
Queria eu, ter lido essa obra de arte, antes de fazer a minha primeira compra de ações !!!
Howard é direto e reto nas suas análises .... Um saber adquirido com anos de vivência no mercado ! Se existisse um curso de investidor , sim , esse seria o livro do Básico 1 !
Fala muito bem do macro , de tudo que deveríamos saber antes de posicionarmos eficientemente nosso portfólio ou qualquer compra de ativos financeiro , não seja ingênuo , tudo se repete , de formas distintas mas a música é a mesma !!!

Muito feliz em ter lido esse livro e sei q irei passar por suas linhas novamente num futuro próximo ?!! Pois tem muita informação relevante para fixarmos eternamente em nossa mente aqui!

Lucas 18/02/2023

Realidade do ciclo
Ótimo livro, iniciei a leitura pensando ser um livro especulativo e aprofundando a leitura descobri um ótimo livro, com cunho histórico e etual. Leitura indispensável para um investidor experiente.

Kauane Parra 11/07/2022

Marks está na vanguarda quando o assunto é investimentos!
Não é fácil ser racional a todo momento, mas é fato de que quanto mais racional, mais assertivo seremos! Importante entender que jamais saberemos o bastante? o mercado financeiro está em constante movimento, precisamos aprender com o passado, prestar atenção no presente e jamais tentar adivinhar o futuro.