Uma história de Sarajevo

Uma história de Sarajevo Joe Sacco

Resenhas - Uma História de Sarajevo

alinasjornadas 31/01/2024

Indicação Semanal = ?Uma História de Sarajevo"
Indicação Semanal = ?Uma História de Sarajevo"
PUBLICAÇÃO DE = Joe Sacco
PÁGINAS = 110
Avaliação: 5.0;

Joe Sacco expõem habilidades excepcionais, discorrendo sobre humanizadas narrações das conflagrações bélicas experienciadas, na posição de enredado no perigoso processo de curadoria ou aquisição de informações para correspondências de guerra. Vinculado a um jornal, é direcionado para um cenário conclusivo de ações bélicas, recorrendo aqueles que vivenciaram as reverberações das guerras a fim de que discorram sobre cada uma das consequências envolvidas em Sarajevo, com especificidade na Guerra da Bósnia.

#UmaHistóriadeSarajevo #JoeSacco

Dude 12/05/2023

SARAJEVO
Joe Sacco narra com a competência de poucos e em quadrinhos momentos sangrentos da guerra em Sarajevo.

Art 17/01/2022

Joe Sacco e o anti-herói de Sarajevo
A obra narra apenas um trecho do conflito sangrento da guerra da Bósnia, ficando mais centralizado na visão de Neven, um ex atirador de elite sérvio que lutou ao lado da Bósnia e se tornou amigo de Joe, o autor. A arte da HQ é impecável, mas o autor peca em uma história não tão linear e que é confusa em algumas partes.

A história é toda trabalhada em cima de um alguém com fama de "louco" e "mentiroso", o que traz um ar de dúvida para a narrativa, te fazendo refletir sobre as reais intenções do personagem Neven. Também há uma visão bem diferenciada na obra, narrando toda uma guerra por meio de alguém que agiu diretamente no conflito e, dessa vez, participando de uma guerrilha de muitos poucos homens, a qual foi praticamente montada durante a guerra.

Miti 28/08/2020

Primeira vez que leio Joe Sacco. Achei muito bom, pesado. Um belo jeito de falar de uma guerra tão complexa. Gosto da maneira de contar o trecho histórico, narrando a história de pessoas e não da guerra de maneira geral.

RICARDO 21/07/2015

Entrevistando um anjo decaído
O autor continua com as mesmas características de Palestina, o mesmo humor a mesma autocrítica afinada, contudo, sente-se a tensão nas páginas de Sarajevo, como se estivesse ido ao inferno entrevistar um anjo decaído, os personagens da vez passam longe de serem pessoas humildes, trabalhadoras e injustiçadas dando ao HQ um tom mais obscuro, sendo o personagem central o anti-herói clássico de alguns filmes, o mais assustador é que se trata da realidade ou de algo muito próximo a ela.
Se em Palestina o que se lê é uma mistura de livro de viagem com ambientação política havendo uma observação sócio-histórica feita pelo escritor, em Sarajevo o que se tem é a narração de acontecimentos de uma guerra a partir de dos relatos de um combatente, uma espécie de pesquisa documental in loco que procura resgatar acontecimentos cotidianos da guerra ocorrida.
Recomendo a leitura, a única crítica é em relação a ausência de ambientação histórica para que o leitor possa compreender com mais facilidade o que aconteceu, em muitos pontos o leitor fica perdido dificultando um entendimento mais completo do que foi a guerra.

Matheus 13/01/2013

Escolha entre acreditar ou não... De qualquer forma, uma obra-prima!
Em sua menor obra, Joe Sacco atinge o ápice de sua arte. Interessante o nome desse álbum, “Uma História de Saravejo”, pois se utilizando de uma história de uma pessoa não muito confiável, ele nos conta uma parte da história que não teve lugar no álbum anterior sobre a guerra na Bósnia, “Área de Segurança Gorazde”. Joe Sacco não está interessado em nos contar a história da guerra inteira, e sim em nos contar um pedacinho dela, que acaba sendo tão interessante e incrível, e de certa forma, até emocionante, nos mostrando mais uma vez que os únicos que sofrem em uma guerra são aqueles que muitas vezes não tem nada a ver com ela: o povo. O personagem usado para se contar esse pedaço da história, Neven, é o grande diferencial do álbum. Quase um “anti-herói” se isso fosse uma história de ficção, você tem que sempre se decidir se acredita ou não nas palavras desse cara que muitas vezes se mostra cruel, e até meio paranoico, ou mesmo louco de certa forma. Ele pode estar mentindo, ou até exagerando os fatos, mas isso não importa, pois a história é tão interessante que, mesmo se no final ele admitisse que não tinha lutado e que as coisas que ele disse não tinham acontecido, ainda assim eu escolheria continuar acreditando. Os senhores da Guerra de Saravejo, sua atrocidades, o outro lado da moeda, com os Bósnios sendo os “vilões” agora, e não a vitima como em “Gorazde”, e a arte absurdamente incrível de Sacco, que mudou bastante desde “Palestina”, perdendo todo seu aspecto cartunesco e de charge e ficando cada vez mais realista e detalhista, só fazem com que este álbum seja, em minha opinião, sua grande obra-prima! Pelo menos até eu ler o próximo dele.

Gandarella 05/01/2012

Este é o primeiro livro deste tipo de quadrinho: o quadrinho documentário, que eu leio, e, confesso, gostei demais.
É uma outra forma de absorver os fatos, tanto históricos quanto ficcionais, deixando de lado aquelas páginas massantes somente com texto puro e encarando os quadrinhos ricos em detalhes e descrições. Se antes a gente mergulhava num livro ao lê-lo, vendo seus elementos retratados em quadrinhos, essa viagem fica ainda mais realista.
E falando em qualidade de desenhos, o traço de Joe Sacco é todo especial e peculiar, onde traz leveza e perfeição ao mesmo tempo, tratando de forma muito dinâmica o assunto abordado.
Eu recomendo.

Fábio Valeta 09/12/2011

Dos albuns de Joe Sacco que li, esse foi o mais fraco, embora ainda demonstre a qualidade do trabalho dele.

O preferido ainda continua sendo "Área de Segurança Gorazde"

Silvio 17/07/2011

Muita gente acha história em quadrinhos uma forma menor de arte. Aliás, que nem pode ser definida como arte, como consideramos literatura e cinema, por exemplo. Para mim, é gente que não teve a oportunidade de conhecer HQ de verdade e continua achando que história em quadrinhos se resumo a Pato Donald e Super-Homem.
A verdade é que dos anos 80 para cá esse estilo amadureceu, se desenvolveu e se consolidou como forma de expressão artística, com obras criativas, complexas e profundas.
Os trabalhos de Joe Sacco são uma prova. Em seus livros “Palestina, uma nação ocupada”, “Uma história de Sarajevo”, “Área de Segurança Gorazde” e o mais recente “Notas sobre Gaza”, criou um novo gênero em que mescla jornalismo e quadrinhos para realçar as “histórias por trás da História” de forma marcante. E o reconhecimento do seu trabalho mostra que quadrinho é superior há muita literatura e cinema que se faz hoje em dia.

MENINALY 13/03/2011

Quadrinho jornalistico
Joe Sacco cola em Sarajevo um relato do que viu (toda guerra e todo lado negro da mesma)em quadrinhos no qual ele faz muito bem...Mas não sei não me prendeu, resumo que é apenas bom ,nada mais.

Guting 02/02/2011

Um aperitivo para Gorazde.
Bem, neste livro Joe Sacco apesar da violência de alguns relato nos mostra com um olhar bem mais jornalístico o que aconteceu a Sarajevo e um certo "grupo" de pessoas individualmente. Um livro agradável digamos assim.

mura 24/01/2011

Grande livro. Joe Saco mistura quadrinhos e jornalismo e faz uma grande reportagem sobre a guerra de Sarajevo. O único ponto negativo é que o autor não é muito imparcial durante a narrativa.

Bom Livro.

Ivan Picchi 25/08/2009

Jornalismo em quadrinhos
Ei! funcina!

Jornal em Quadrinhos!

Tha_7 25/06/2009

Deixa eu te pagar um café...
O roteiro não linear, as cenas nos cafés e bares e a narrativa já conhecida de Joe Sacco fazem dessa HQ de conteúdo político e terrivelmente humano uma espécie de diário de viagem muito interessante.