Sob o céu açucarado

Sob o céu açucarado Seanan McGuire

Resenhas - Sob o Céu Açucarado

Queria Estar Lendo 19/11/2021

Resenha: Sob o Céu Açucarado
Sob o céu açucarado é o terceiro volume da série Crianças Desajustadas, da autora Seanan McGuire, que a Editora Morro Branco publica por aqui. Esse é muito mais uma sequência direta do primeiro livro e traz de volta o lar de Eleanor West e uma nova aventura bizarra.

Esta resenha vai conter alguns spoilers dos livros anteriores.

Cora tem cabelos coloridos e saudade do seu lar - seu verdadeiro lar, debaixo d'água, onde tudo era perfeito - mas está no lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas até que sua porta se abra novamente, se é que vai abrir.

É um dia comum quando uma garota cai do céu, vestida em roupas de doces. Ela diz ser Rini, filha de Sumi, que morreu há um tempo, vítima de outra das moradas do lar. Mas, porque sua mãe está tecnicamente morta, Rini vai desaparecer; a não ser que eles recuperem os ossos, o corpo e o coração de Sumi para tentar trazê-la de volta.

Com isso se inicia uma jornada através de vários mundos em busca de uma ressurreição, antes que Rini desapareça para sempre.

Sob o céu açucarado é exatamente o que os livros anteriores foram: bizarro, instigante e impossível de largar. Seanan nos leva de volta ao lar de Eleanor West e nos faz sentir "em casa, temporariamente" com rostos familiares e novos personagens. Kade e Christopher estão de volta, carismáticos em suas esquisitices e peculiaridades. Nadya e Cora são as únicas que se entendem ali, tendo voltado de mundos submersos. E aí temos Rini.

Ela em muito lembra a mãe, Sumi, mas tem muito mais o espírito de alguém que veio com uma missão. Se ela não ressuscitar sua mãe, nunca vai nascer; e, se nunca nascer, nunca vai poder salvar seu mundo como foi profetizado que faria. O mundo de doces e perigos inimagináveis.

"- Isso não faz o menor sentido. O que significa que pode funcionar."

Juntos, esses cinco partem através de portas que Rini consegue abrir a fim de encontrar os pedaços que faltam para trazer Sumi de volta.

É uma jornada pirada, e por isso tão incrível. Revisitamos lugares familiares e tem espaço até mesmo para um reencontro inesperado e muito querido. Tudo isso com aquela sensação de tempo corrido e de que eles precisam resolver isso logo, ou algo terrível vai acontecer.

Revivemos aquelas amizades inesperadas e queridas que existem entre os personagens; Kade, meu favorito, teve ótimos momentos no decorrer desse livro, sempre sensato e racional e igualmente mente aberta para tudo que está acontecendo.

Há consequências por cruzar mundos aos quais não pertencem; crianças da Lógica que não deveriam viver o Absurdo, por exemplo, porque a divisão desses lugares espetaculares é incrível e surpreendentemente sensata, mesmo lidando com o imaginário e a loucura.

Novamente, a autora fala sobre os problemas que jovens enfrentam ao não "se encontrarem" no mundo real, seja por preconceito ou medo ou exclusão, de maneira bastante sensível. A Cora sofre gordofobia desde que se entende por gente, e foi apenas no mundo onde podia nadar e ser livre que se sentiu confortável e amou seu corpo, porque aquele mundo também a amava como era. Eu gostei demais das discussões que a Seanan McGuire trouxe através dos seus protagonistas, de novo.

Sob o céu açucarado foi uma aventura completa, e com um final muito cativante. Como todas as outras histórias, apresenta algumas resoluções e deixa outras em aberto para os futuros livros - já que temos um monte!

Se você amou os primeiros volumes, esse vai seguir querido até o fim. Não foi meu favorito porque, até o momento, o segundo é insuperável, mas foi divertido, tenso e alucinante na medida certa.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-sob-o-ceu-acucarado-seanan.html

Carolina 15/05/2020

Muito maravilhoso reencontrar esses personagens
Eu amei! Se eu falar muito, teria que dar muitos spoilers, porque toda a premissa do livro está relacionada a um grande spoiler do primeiro. Só queria dizer que adorei!

Foxback 05/10/2022

Bom Mas Podia Ser Melhor
Terceiro livro da "trilogia" ( apenas tres foram lançados no Brasil, mas ainda esta em curso la fora ) " Crianças Desajustadas " possui as mesmas qualidades dos anteriores : escrita agil e objetiva, personagens inclusivos e acabamento grafico de otima qualidade. Porem, como os primeiros ( principalmente o volume 1 ), por ser um livro curto, carece de um certo aprofundamento de algumas situaçoes. Talvez a intençao seja essa , pois a serie nao foi finalizada e assim sendo, talvez quando o quadro geral estiver completo, com todas as peças distribuidas, seja gratificante. Entrei em contato com a Editora e a principio nao existem datas para lançamento dos titulos e nem, na verdade, se serao lançados. Com apenas tres titulos é obra curiosa mas apenas razoavel.
Suka 11/05/2023minha estante
Uma pena né. Se nunca forem lançados não saberemos como vai termina

Foxback 12/05/2023minha estante
Eu mandei email para a editora. Disseram que por enquanto ainda nao esta nos planos... Uma pena. Acho que por ser uma editora pequena e talvez as vendas nao atingiram o que eles queriam...

Paulo 11/08/2020

Esse terceiro volume da série das Crianças Desajustadas vai continuar os eventos do primeiro volume (lembrando que o segundo era um prequel focado na Jack e na Jill). Vou tentar não dar tantos detalhes da história, mas é inevitável mencionar que a Sumi morreu no primeiro volume. Rini, que parece ser sua filha, vem do mundo Confeitaria (onde Sumi esteve por vários anos) buscando sua mãe para deter o retorno da Rainha dos Bolos, uma adversária que Sumi derrotou quando esteve em Confeitaria. Mas, se Sumi morreu, a Rainha dos Bolos nunca foi derrotada. Pior: se Sumi morreu, Rini nunca nasceu. E Rini parece estar desaparecendo aos poucos.

A narrativa é contada pelo ponto de vista de Cora, uma aluna nova na Casa Eleanor West e que veio de um mundo onde ela era uma sereia. Mas, Cora não é o seu protótipo de sereia típico: ela é gordinha, porém atlética e sofre com um problema grave de auto-estima, fruto de anos de gordofobia sofrido por ela. Sua única amiga é Nadya, a garota afogada. Nadya e Cora encontram Rini na fonte das tartarugas da casa e ela pede ajuda a todos para resgatar sua mãe. Uma tarefa aparentemente impossível e sem sentido. Mas, é exatamente o tipo de coisa tão característica de Sumi: nonsense.

É muito legal o quanto a Seanan nos apresenta uma personagem tão não clichê. E vamos acompanhando Cora se desenvolvendo e amadurecendo aos poucos. No começo ela parece sempre assustada e com vergonha de se posicionar e de se colocar diante das situações. Isso a tornava apagada. Mas, aos poucos, as situações vão exigindo que ela cresça. Diferentemente de Nadya, que realmente sente falta do mundo de Bellyrekka, de onde ela veio, o problema de Cora é a auto aceitação. Uma vez que ela começa a perceber que ela é fantástica do jeito que é e possui suas próprias qualidades, sua jornada toma um outro significado.

Revemos algumas figuras familiares como a Nancy, e a autora aproveita para expandir um pouco mais o universo que ela criou. Ficamos sabendo mais sobre o funcionamento dos mundos e como alguém pode ou não ser escolhido para fazer parte dele. A diferença entre mundos lógicos e mundos nonsense e a ideia de mundos que funcionam como âncoras para a realidade e mundos que se ligam. Sob o Céu Açucarado sem dúvida alguma é um ponto de virada porque as coisas começam a ganhar uma gravidade e uma complexidade maior. Ou seja, já espero coisas diferentes a partir dos próximos volumes.

A narrativa de Seanan se torna cada vez melhor a cada novo volume. Não subestimem essa série, ela tem muita coisa escondida nas suas linhas. Existem temas como amadurecimento e auto aceitação sim, afinal isto é uma história sobre jovens que não se encaixavam em seus respectivos mundos, mas há também uma noção maior de causa e consequência, de mundos que se ligam e mundos que precisam de deuses que criem sua física. Para mim, um prato cheio para a compreensão de como se deve construir um mundo de forma satisfatória e intrigante.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Andressa Guimarães 01/06/2020

Seanan rainha
Se eu tivesse 1/12 da imaginação dessa mulher para imaginar mundos e suas portas, personagens e seus universos paralelos e ainda por cima misturar tudo eu nem tava aqui, já tava... sinceramente eu não sei aonde, tudo menos as charnecas.

julia 17/06/2020

Resenha: Sob o Céu Açucarado
Eu queria tanto ter gostado de Sob o Céu Açucarado, mas não consegui. A introdução da Cora, uma personagem completamente nova, nessa altura da série não funcionou para mim. Ela é desconectada de tudo que aconteceu nos últimos livros e, por causa disso, a perspectiva dela com relação a maioria dos outros personagens é totalmente sem emoção.

Outra coisa: uma das minhas partes favoritas da série é que traz uma representação bem casual de minorias com personagens trans, asexuais, deficientes físicos e mais--os livros nunca definem tais personagens somente por essa única característica, todos eles são complexos. Isso não é verdade quando falamos da Cora: as duas coisas que nós sabemos sobre ela é que 1) ela é uma boa nadadora e 2) ela é gorda. Eu gostaria muito mais de ler sobre ela sereia do que ser relembrada várias e várias vezes que ela é gorda, principalmente quando isso não é feito com os outros personagens.

O enredo é meio bagunçado? Mas fecha bem com a proposta do mundo da Cora e de onde ela vem. Os elementos de viagem no tempo são bem superficiais e meio que só existem na história sem que muita explicação seja oferecida. Considerando a maneira como os mundos dos livros anteriores são desenvolvidos, achei isso decepcionante aqui.

Emily.Medina 07/09/2022

Como como os outros dois anteriores, essa história me fascinou e me fez ler página após página até ver o fim. Amei

Luciana 26/04/2022

Ainda continuo achando o segundo da série o melhor até aqui.

A falta de aprofundamento nos mundos e também dos personagens que senti falta no primeiro a autora vem "corrigindo" nos dois últimos volumes. Agora é esperar a Morro Branco lançar a continuação aqui no Brasil.

Naju 07/03/2022

muito bom
é um livro ótimo e leve, eu estava lendo Ordem de Extermínio (um livro da saga de Maze Runner) e nele tinha muito gore e coisas pesadas, então quando ficava pesado de mais eu parava de ler ele e ia ler este livro, e deu super certo! O jeito como foi escrito, com um dialeto fácil de se entender e as histórias das "aventuras" eram suaves e sem nada complicado. Um livro curto que também é ótimo pra sair da ressaca literária!

Gramatura Alta 29/03/2021

A série de livros escritos por Seanan McGuire, CRIANÇAS DESAJUSTADAS, é uma das coisas mais bizarras que já li na minha vida. E olha que eu já li muita coisa estranha. Mas não escrevo isso de forma pejorativa, pelo contrário. Os três volumes publicados no Brasil, DE VOLTA PARA CASA (resenha aqui), ENTRE GRAVETOS E OSSOS (resenha aqui) e agora este, SOB O CÉU AÇUCARADO, são muito bons, abusam da criatividade e se destacam pela inclusão, quebra de paradigmas e mensagens contra os preconceitos.

Cada volume conta uma história independente, fechada, com personagens diferentes, que podem compartilhar acontecimentos entre eles, mas sem exigir um prévio conhecimento um do outro. Em DE VOLTA PARA CASA, conhecemos a maioria deles, que vivem no Lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas. Uma escola que abriga jovens que encontraram uma porta que os levou a mundos, universos, diferentes, alguns assustadores, outros que desafiam qualquer lei da física ou da lógica. E depois de viverem anos nesses lugares, de encontrarem a mais pura felicidade, são expulsos por algum motivo, ou por nenhum motivo, e precisam se readaptar ao mundo no qual nasceram. A função de Eleanor, a dona da escola, é tratar desses jovens até que eles estejam prontos para retornarem ao convívio de suas famílias.

A história de DE VOLTA PARA CASA tem como personagem principal, Nancy, uma garota que viveu anos nos Salões dos Mortos e foi expulsa. Pouco depois de Nancy chegar ao Lar de Eleanor West, Sumi, uma das alunas, é assassinada. O enredo gira em torno da investigação de quem é o assassino. Agora em SOB O CÉU AÇUCARADO, Rini, a filha de Sumi retorna ao mundo real para buscar a mãe. Só que Sumi foi morta antes de ficar grávida de Rini, e por isso, Rini começa a desaparecer, porque nunca nasceu. Sim, o tempo entre esses universos não é linear e não segue qualquer parâmetro.

Quem Rini encontra primeiro é Cora, uma garota que entrou pela porta do mundo das sereias e que, ao viver lá, virou uma sereia. Agora no nosso mundo, ela é apenas uma menina um pouco gordinha e que precisa aceitar que talvez nunca consiga retornar ao lugar onde o peso e a aparência não tinham importância.

Sumi e Rini viveram no mundo da Confeitaria, um lugar composto apenas de doces, sucos, refrigerantes, chocolates, tudo o que é doce. Nesse lugar, a vilã era a Rainha dos Bolos, que foi derrotada por Sumi. Mas como Sumi morreu antes de retornar à Confeitaria, a Rainha dos Bolos voltou à vida.

Junto com Nadya, Kade e Christopher, personagens já conhecidos dos outros livros, Rini e Cora bolam um plano de irem até o mundo de Nancy, onde poderão pedir ajuda ao Senhor dos Mortos para trazer Sumi de volta e, assim, salvarem Rini e derrotarem novamente a Rainha dos Bolos.

Como escrevi nas outras resenhas, existe uma particularidade intrigante nos personagens da série: eles precisam realmente retornar a esses mundos fantásticos. Eu fiz a analogia de pessoas viciadas, que fora dos mundos, passam por uma fase de abstinência, e por isso sofrem, ficam em depressão, fazem qualquer coisa para encontrar uma nova porta que os leve de volta. Esse é o motivo do assassinado do primeiro livro, e esse comportamento é repetido em todas as histórias. Não existe um motivo lógico, ou qualquer explicação convincente, que explique o porquê dessa dependência. Mas fica claro que ela existe. Só não sei dizer se isso é feito de forma proposital pela autora, ou se ela mesma não percebe.

Óbvio que isso não atrapalha e nem mesmo considero um defeito, apenas fico curioso pela singularidade do comportamento. A série é excelente em ser aberta quanto à diversidade de gênero, de problemas e de preconceitos que cada um dos personagens enfrenta. Todos eles enfrentam ou enfrentaram um tipo de perseguição por conta do que são, de como são ou do que desejam. E talvez esse seja o motivo de precisarem atravessar novamente as portas, porque nos mundos fantásticos, eles são aceitos pelo que são, sem cobranças, sem ataques.

SOB O CÉU AÇUCARADO envolve mais personagens, que atravessam por várias portas e vivem rápidas aventuras em diferentes mundos. Todos os cinco tem um pouco mais de aprofundamento, conhecemos um pouco mais do passado de cada um, o que torna esse universo mais rico, mesmo com a enorme variedade de absurdos criativos. A série é excelente, todos os três livros, e indico demais para quem aprecia uma boa fantasia, com personagens fáceis de conquistar empatia.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/03/29/sob-o-ceu-acucarado/

Adrya (@fofuricesnerds) 19/05/2020

Que livro maravilhoso, que aventura da galera. Revemos várias pessoinhas do coração, a Nancy, Kade, Christian (como quero que ele volte pra casaaaaaaaaaaaaaaa) e e e não contoooo..
Adorei conhecer a Cora me identifiquei bastante com seus traumas e pensamentos. Adorei a Rini, que com o mesmo jeitinho arrogante da mãe conquistou nosso coração. E ao final, uma grande injustiça foi sanada.
Indico para todos que possuem esperança de que vai melhorar e aqueles estranhos que sonham.

Mialle @mialleverso 27/06/2020

eu amo essa série
A série das Crianças Desajustadas é meu amorzinho sem fim.

Em seu terceiro volume, Seanan retorna para a história que se iniciou no primeiro volume, De Volta para Casa, onde vamos encontrar alguns personagens novos e rever outros.

Não é possível falar sobre o enredo deste terceiro livro sem dar spoiler já que o grande ponto é um acontecimento fundamental do primeiro livro, mas quero falar da experiência.

Após terminar de ler o segundo volume, Entre Gravetos e Ossos, o leitor pode ficar ligeiramente decepcionado com o terceiro volume, não por sua qualidade ser inferior, mas Entre Gravetos e Ossos foi tão fantástico que talvez possa gerar uma expectativa além da conta, mas Sob o Céu Açucarado tem uma magia própria.

É muito interessante revisitar alguns personagens e conhecer um pouco mais da história de outros enquanto somos introduzidos a novas crianças e histórias sobre seus mundos mágicos.

Sob o Céu Açucarado é um pouco mais rápido e bagunçado que os livros anteriores, mas igualmente encantador. Seanan segue firme em manter a representatividade entre seus personagens de uma forma natural e isso é muito refrescante.

O mundo das crianças desajustadas e suas portas para lugares fantásticos e feitos sob medida é maravilhoso e estou muito empolgada para continuar conhecendo todos os lugares e pessoas que a autora imaginou.

site: https://mialle.wordpress.com/

Amanda 24/07/2020

Narrativa sensível e inclusiva
Um mundo de açúcar, doces, bolos, plantações de milho doce e um mar de refrigerante de morango: esta é a Confeitaria, o lar de Sumi. Ou pelo menos era, já que ela está morta. Recapitulando, Sumi foi assassinada por Jill em De Volta para Casa, primeiro livro da série Crianças Desajustadas (eu avisei que teríamos spoilers!). Tempos depois do desfecho do volume inicial, encontramos o Lar de Eleanor muito parecido com aquele que deixamos para trás. Cora é a nova protagonista, então tudo acontece na perspectiva dela: são as impressões dela sobre a escola, sobre os outros estudantes, sobre Rini e todas as situações que vão ocorrendo durante a trama.

Talvez Cora não tenha sido tão interessante de se seguir quanto Nancy ou Jack foram nos livros anteriores, mas esse novo olhar sobre a situação dos mundos e seus viajantes também é um ponto interessante explorado pela autora. Já falei um pouquinho sobre Cora, mas confesso que gostaria de ter descoberto um pouco mais sobre a menina. Seu lar é um mundo submerso, onde Cora era - ainda é - uma sereia, livre dos obstáculos de seu corpo físico que um mundo normal impõe. Mas, apesar de Cora comandar o ritmo narrativo, a história é de Rini e Sumi.

Com a morte de Sumi no Lar de Eleanor, Rini foi afetada no mundo da Confeitaria; se a mãe morreu antes de concebê-la, Rini não pode mais existir. Nesse ponto, a narrativa parece um pouco confusa pois passado, presente e futuro se misturam num emaranhado de fatos, e é preciso lembrar que a Confeitaria é um mundo nonsense e não segue as regras de lógica aplicáveis aos outros mundos. As coisas não fazem sentido mesmo, e forçar um raciocínio muito concreto seria ir contra a própria natureza de Rini e seu mundo.

Toda a argumentação da autora para trazer Sumi de volta à história é a profecia de que apenas Sumi conseguiria salvar a Confeitaria de uma rainha tirana, profecia essa que não pôde se cumprir por causa da sua morte precoce (ainda recapitulando, a explicação de Sumi sobre ser expulsa da Confeitaria e seu papel político no mundo é dada em De Volta Para Casa). Então se inicia a saga para ajudar Rini e a Confeitaria.

Preciso dizer que mesmo para uma novela, com poucas páginas, achei o início bastante arrastado. Cora e Rini não conseguiram me cativar muito, mas a presença de Kade e Christopher, dois dos meus favoritos, me incentivou a prosseguir na leitura. A ambientação é excelente e a Confeitaria é tão maluca quanto se poderia esperar. Senti uma inspiração no famoso conto João e Maria, onde tudo é comestível e delicioso, e possivelmente em Alice no País das Maravilhas, com toda a bizarrice inexplicável, governado por uma déspota ensandecida. Particularmente, eu dispensaria algumas descrições a mais, mas a verdade é que, considerando o conjunto, a escrita da Seanan funciona muito bem.

Seanan McGuire toca em temas sensíveis em Sob o Céu Açucarado e aprofunda personagens que, a esta altura, já são velhos conhecidos. Kade e Christopher ganharam várias novas camadas e personalidades complexas e trazem reflexões muito pertinentes à trama. A questão dos diferentes mundos também é mais explorada e elaborada, sendo possível compreender com muito mais clareza o funcionamento das portas, das necessidades dos mundos e dos viajantes que vêm e vão entre um mundo e outro. O que se inicia como uma jornada por um universo açucarado revela enorme maturidade e seriedade ao tocar em temáticas fundamentais para a compreensão da série como um todo.

Entre os três livros já publicados aqui no Brasil pela editora Morro Branco (aliás, em um trabalho lindíssimo), Sob o Céu Açucarado é o mais sensível e intimista de todos, sendo necessário entender que, às vezes, é preciso abrir mão da ação e aventura para que se possa refletir e compreender melhor o que está acontecendo.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-sob-o-c%C3%A9u-a%C3%A7ucarado-crian%C3%A7as-desajustadas-3-de-seanan-mcguire