Um corpo de verão

Um corpo de verão Maria Freitas

Resenhas - Um corpo de verão

Thami @riodelivros 12/04/2024

Representatividade e leitura rapidinha.
Um corpo de verão é um conto de pouco mais de cinquenta páginas que vai trazer a história de duas jovens fora do padrão.

Vanessa viajou para passar o fim de semana numa festa da família da melhor amiga da mãe.
Ela precisa se preparar para aguentar os comentários gordofóbicos dos "tios" e " tias", além disso está se preparando psicologicamente para lidar com o reencontro com aquela que foi seu primeiro crush da adolescência, Bia, com quem não fala há três anos.
Vanessa sempre quis beijar a amiga de infância, mas a insegurança da tenra idade fez com que elas se afastassem.
O livro é rapidinho, leve, com sol, piscina, um livro apaixonante, músicas atuais e um romance de descoberta.

Confesso que não me identifiquei muito com as personagens, mas senti a potência da mensagem transmitida da história.
A mensagem é real e muito importante, quem nunca ouviu comentários desagradáveis em reuniões de família?

São muitas reflexões sobre estigmas que a sociedade coloca em cima de todos nós.
Como devemos ser, o que devemos vestir, comer e com quem devemos nos relacionar?
Os comentários são ?sem noção?, machucam e muitas vezes vêm disfarçados de bem intencionados.

As amigas perderam o contato e Bia ainda está ressentida, afinal sua melhor amiga foi embora e não deu mais sinal de vida.
Para além da questão de relacionamento, também vamos ver que a mocinha é tímida, um tanto retraída e precisa se descobrir e acreditar mais em si mesma.

É um conto leve e fluido, que fala sobre amor próprio, insegurança e autoaceitação.

Vanessa dá os primeiros passos e não pode negar que a (ex) amiga ainda mexe com seus sentimentos.
Bia se fecha e sobe um muro para tentar impedir a aproximação, aos poucos elas precisam se permitir, cada uma cedendo um pouquinho, com suas inseguranças e medos. O romance das duas é fofo demais, a aproximação acontece através de uma leitura incrível e aos poucos vamos torcendo e vendo elas se permitindo e enchendo de coragem para viver esse sentimento tão lindo.
O conto ficou com 4 estrelas.

li_mfr 18/02/2024

Surpreendente
Uma história que nos faz refletir sobre até onde consideramos de verdade as dores e os problemas dos outros.
As vezes temos a tendência de querermos competir para ver quem sofre mais preconceito, quem deixa de viver mais suas vontades por conta dos julgamentos da sociedade. A história de Freitas nos mostra que esse sentimento de disputa é humano e compreensível, porém isso não pode nos definir, assim como querermos ser nós mesmos não deve ser deixado de lado nunca.

Duda Mel @epifania_literaria 15/02/2024

Representatividade em várias nuances
"Eu já me esforçava para amar as minhas próprias imperfeições. Não seria tão difícil assim amar as dela também."

Resenha:

Um conto sensível, divertido e cheio de representatividade
Acompanhamos Vanessa num daqueles encontros de família (não dela, mas da amiga da mãe dela). Faz anos que ela não vê essas pessoas e de repente está num sítio longe de casa e tendo que socializar.
Mais que isso, tem que dividir cabana com ninguém menos que Bia, sua melhor amiga de infância e crush secreta de quem afastou-se quando se mudou.
Reconectar-se não será uma coisa tão simples, ainda mais quando os velhos sentimentos se fazem presentes e certas atitudes de Bia a deixam confusa.

"As pessoas sempre vão encontrar algo para dizer. Sempre. Não importa o que você faça, elas sempre vão estar lá para te julgar."

Há bastante tempo que queria ler essa série da Maria Freitas e decidi começar por essa lindeza.
Como a capa adianta, temos uma protagonista preta e gorda, além de fazer parte do B da sigla ????.
Somos apresentados a Vanessa e Bia, duas adolescentes que estão prestes a irem para faculdade e cada uma com seus receios e problemas particulares. O corpo destaca-se nisso.
Claro que esbarramos naqueles comentários preconceituosos quanto ao peso e também olhares tortos quanto ao que veste, como se comporta. Aquela ladainha que faz qualquer um querer sumir ou fugir para bem longe.
Nêssa não entende o motivo de Bia, que é branca e magra, esconder-se tanto. E aí que temos a interessante e real dualidade da história. Beatriz é uma personagem que foge aos padrões estéticos. Possui espinhas, pele muito branca. Uma adolescente normal, porém de baixa autoestima. Por outro lado, demonstra diversas vezes admiração pela segurança e beleza de Vanessa.
Achei muito legal que a autora trabalhar esse tópico. Bia não é aquela personagem inatingível e cheia de clichês. Nêssa não se joga para baixo, ainda que por vezes se pegue desconfortável devido às ações de terceiros. As duas tinham ponteiros a acertar e vão se reconectando aos poucos, agora de uma maneira diferente, deixando aflorar suas aspirações românticas.
Maria Freitas escreve de uma maneira muito fluida e gostosa de ler. Apesar de certos desentendimentos bem característicos da falta de conversa e a cara da adolescência, as personagens não são do tipo irritantes. Pelo contrário, conseguimos ver que como vão acertando os ponteiros e se permitindo ver a outra além da lembrança do que tinham e da fantasia que criaram em função de suas fanfics particulares.
Percebi a conexão desse conto com o primeiro da série, o que me deixou curiosa para lê-lo.

mar 05/02/2024

Trata de assuntos bem relavantes, achei elas bem fofinhas mas achei bem cringe e sla a escrita as vezes parecia mt forçada e meio fanfic

Mi 24/01/2024

Acolhedor
Eu gostei! Você se sente abraçada pelas personagens e admira a força delas, só achei que alguns diálogos não ficaram tão naturais e poderiam se desenvolver melhor (mas sei que por ser um conto isso é mais difícil). Apesar disso, a leitura vale muito a pena e é como um abraço.

breakingdies 16/01/2024

Nessa e Bia
Cara primeiramente que esse livro é uma sofrência até uns 60%. Porque uma sofre pelo corpo que tem e a outra também sofre pelo corpo que tem, ou sofre pelas opiniões.

Eu pensei que seria um clichêzinho bonitinho e romântico sáfico, mas acabei dando de cara com essas coisas de preconceito contra o corpo gordo e magro e opiniões de parentes e afins.

Sei que não é um livro gigante e Justamente por isso achei que seria um pouco mais leve e distrativo.
mas tudo bem, acabei julgando mal.

Só acho que poderia ter sido um pouco mais divertido. Não vi diversão nenhuma, e as alegrias ficaram só para o final ninho.

luh 01/01/2024

Um conto que fala muito sobre inseguranças em relação ao corpo, independente do tipo dele. É algo bom para percebermos que todos têm a suas inseguranças e aquilo que não gosta em si.
As personagens são tão lindas juntas, e a forma que tudo mudou e ao mesmo tempo nada, me fez gostar ainda mais. A escrita é maravilhosa e ainda tem referências a Taylor Swift, Demi Lovato e Conectadas, da Clara Alves. Como não gostar?

Rebeca723 31/12/2023

Achei perfeito trazer as duas perspectivas, tanto da pessoa que se sente fora do padrão por ser magrinha e principalmente por ser acima do peso

Vanessa 08/12/2023

Foi legal ler algumas partes pelo POV do Aaron, é interessante ler ele logo após ler os capítulos mencionados.

isanunesantos 18/11/2023

Gostei!!
Um conto bem rapidinho de ler, por ser um conto é óbvio que não da pra aprofundar muito nos personagens, mas me conectei com elas e gostei da leitura.

Malu 16/11/2023

Ameii
eu AMEI esse livro, a representatividade, a citação de um livro que eu gosto MUITO , Conectadas fez ele ainda melhor, recomendo muito livro maravilhoso

Thamires257 16/11/2023

Adorei as histórias contadas, cada um tem seu corpo e não importa se é magra ou gorda as pessoas nunca estão satisfeitas, pois sempre tem alguém de fora que quer opinar sobre algo que não lhe diz respeito. Que tenhamos mais amor ao próximo, amor próprio e que nos aceitemos como somos. Todo corpo é um corpo de verão.

clara 10/11/2023

Ok.
Segunda experiencia de leitura que tenho com essa autora, confesso q nn tava com muitas expectativas pq nn gostei do primei conto,mas esse surpreendeu. adorei a história,a escrita,os personagens. gosto de personagens reais,com sentimentos e atitudes de uma pessoa real. animada pros próximos contos

purplesab 10/11/2023

Bom pra se sentir leitor
Curto (óbvio), bom pra meta e achei o assunto interessante e importante.

É um conto, então não tive tempo de me apegar mas gostei de ver questões sobre saúde, preconceito (principalmente disfarçado com preocupação pela saúde da pessoa), gordofobia e a vivência de uma pessoa que vive isso. Não achei o romance interessante mas foi alguma coisa.

Rolain.y 18/10/2023

2° conto do livro Clichês em Rosa, Roxo e Azul.
Eu amei a história e de como o tema "corpo fora do padrão", seja ele gordo ou magro, foi abordado.

Sou magra e extremamente insegura com o meu corpo. Usar biquíni é um desafio que não consigo vencer há mais de 9 anos (esse ano eu consegui!). Short jeans em público é desconfortável. Ficar perto de garotas corpudas? Tô fora! Prefiro ficar me casa.
Me identifiquei muito com a Beatriz assim como muitas pessoas se identificaram com a Vanessa.

Leitura simples e fácil.