Bíblia do Peregrino

Bíblia do Peregrino Vv.Aa.

Resenhas - Bíblia do Peregrino

Fran 31/12/2022

Bíblia do Peregrino
Já li outras versões e essa sem dúvida uma excelente versão para o estudo bíblico.

Ela é composta por anotações, comentários que auxiliam muito na compreenção dos termos bíblicos, bem como explicação das passagens.

Segui o plano de leitura da Canção Nova. Me organizei de forma que foi possível realizar a leitura em um ano.

Excelente versão.

Amanda.Carvalho 31/12/2022

Bíblia do Peregrino
Nunca tinha lido outra tradução que não fosse a Ave Maria, essa foi a primeira. É uma ótima versão, principalmente pelas notas, que ajudam a entender melhor as escrituras, bem como o contexto histórico das passagens.

smbdouthere007 11/08/2022

Bíblia
Já vou avisando NÃO SOU CRISTÃ, li esse livro por pura curiosidade e gostei bastante, esse livro conseguiria umas 5 estrelas se não tivesse tanto preconceito e a escrita não fosse tão chata, mas eu amei os cápitulos de Samuel I, Samuel II e Apocalipse, esse livro é um livro de fantasia, romance, sci-fi e mtos outros temas, achei um livro mto bom, só q ao msmo tempo chato e preconceituoso, 3,5 estrelas é uma nota justa.
Dan 19/04/2023minha estante
Olá, tudo bem? Procure ler o material bíblico sem nossa mentalidade do século XXI. Realmente em toda a época que os textos da bíblia foram escritos havia muito preconceito, não só de etnia quanto principalmente quando ao papel das mulheres na sociedade. Nossa sociedade tem evoluído bastante nesse sentido, mas tome cuidado com seu conceito sobre um livro sem levar em consideração a época e cultura em que foi escrito. Mas concordo com você, tem bastante pensamento 'ultrapassado' aqui dentro.

valentinalyraaaa 20/12/2021

Pentateuco lindíssimo
tradução esplêndida, profunda como a liberdade que senti ao me conectar com Essas Páginas. louvo à Deus hoje e sempre.

não obstante, senti um pontada de falta do ponto de vista dos fariseus durante os Atos dos Apóstolos.

Mesmo com o fato citado, este é um dos melhores livros que li recentemente, minha vontade é de pregar a palavra de Deus para todo o sempre. Amarei Ele de Gênesis até o Apocalipse e com todas as forças.
viic 20/12/2021minha estante
discordo, achei a tradução um pouco estranha, mas a historia em si é incrivel
o momento que mais me tocou foi o seguinte:
?A cobiça é idolatria, diz Paulo. O cobiçoso não possui, mas é possuído por seus bens e suas ânsias.?

valentinalyraaaa 20/12/2021minha estante
realmente a tradução vem sendo polêmica entre peregrinos do século XXI, entretanto quem cobiça esta fora de si e esta é a frase mais linda que já tive o privilégio de ler em toda a minha vida. A cobiça de fato É idolatria.

viic 20/12/2021minha estante
fiquei um pouco decepcionada com a tradução, mas isso não me impactou nem um pouco na leitura desse livro intenso, gostaria de poder reler mais milhares de vezes, com a mesma emoção que li nessa primeira vez.
os aprendizados que tive com esse livro, serão eternos, já até imprimi alguns salmos para colar na minha parede e e sempre lembrar das palavras de deus

valentinalyraaaa 20/12/2021minha estante
o pentateuco me impressionou, coloquei alguns trechos ao lado dos salmos na minha porta

Paula 20/12/2021minha estante
Mano o q ta acontecendo

KKKKKKKKKKKM

concorda ne

viic 20/12/2021

?A cobiça é idolatria??
Achei essa versão da biblia muito boa e com uma escrita muito mais poetica do que a original, esse autor nunca erra!!! juro, meu favorito sempre.

Mas enfim, só nao dei 5 estrelas por conta da tradução, que saiu um pouco estranha, entao segue meu texto favorito:
"Santificado seja o teu nome? ou ?Seja respeitada a santidade do teu nome?. Santificar não é dar, mas reconhecer O nome pode ser também o título e a fama. Não mostrar a santidade de Deus foi o delito de Moisés (Nm 27,14). O contrário é profaná-lo: abusando dele, manipulando-o, trivializando-o.?

juro, depois do plot da historia, minha vida mudou, por mais que eu ja soubesse o que aconteceria, isso me toucou muito.
esse autor???

maior e melhor!!!?????

mariaaa 20/12/2021minha estante
MANOOOO VC LENDO BÍBLIA? QUE INCRÍVELLLL CONTINUA SERIO PFV AMEI VAMOS PRA IGREJA JUNTAS AMOOOOO

mariaaa 20/12/2021minha estante
pera, vc está falando sério?

viic 20/12/2021minha estante
oldd que eu to falando serio!!!! vamos marcar sim!!! quando vc ta livre? ja estou querendo ir para a igreja honrar a palavra de deus a tempos, porem nao estou arranjando um momebto livre na kinha agenda

mariaaa 20/12/2021minha estante
sempre há tempo para Deus!!!! e não se esqueça de ir à missa do Natal

não é mene

meme

Sun 14/07/2021

um livro muito bom, que propaga o amor ao próximo, crença e esperança. tirei umas estrelas porque tem alguns furos e por conta do fandom, que sempre distorce muitas falas e acontecimentos.
retrata também coisaa não estudadas pela ciência, tipo?? como um ser humano renasce? um milagre realmente!

obs: contém ironia na resenha acima e eu fiz isso por tédio.

Roberto Soares 26/02/2021

Gênesis
No primeiro capítulo da minha leitura literária da Bíblia, a experiência de ler o livro de “Gênesis” se mostrou diferente daquela leitura que fiz a uns 8 anos atrás. Tal qual uma Teogonia hebraica, “Gênesis” é o livro das ORIGENS: do mundo, da vida, do mal, do pecado, da cultura e dos povos. São histórias e mais histórias, colhidas por séculos de tradição oral de camponeses e sacerdotes, que tentarão oferecer respostas (ou perguntas) a questões que até hoje carregam consigo o nome de mistério: a imensidão e a natureza do cosmos, a vida e a morte, o bem e o mal, a harmonia e o caos, o indivíduo e a sociedade, a cultura e a religião. Parafraseando Dalrymple, aqui, o Verbo é o progenitor, o avô e a parteira de tudo o que existe (“Haja luz!” E houve luz.”). É pela Palavra que Deus cria e mantem a criação, e para tal ele precisava ser detentor de um conhecimento que foi centralizado bem no meio da sua obra-prima (o Jardim). Não são raras as mitologias onde a Humanidade cai em desgraça ao tentar se igualar aos deuses, e aqui não é diferente: ao tentar se apoderar do conhecimento divino, o Homem se depara com a morte. E daí se deduz o caráter disciplinador dos textos bíblicos, em que o certo e o errado são delineados por meio dos exemplos dados pelos patriarcas que guiam o povo eleito: Noé, Abraão, Isaac, Jacó e José (tendo estes dois últimos as minhas histórias favoritas do livro). As vidas destes homens seguem a cadeia da Criação: vida-sobrevivência-descendência-fertilidade-continuidade. A narrativa ora em prosa, ora em versos, ora em infindáveis listas genealógicas, carregam ainda o encanto da tradição oral, o fervor da adoração e o acatamento da submissão. 08 páginas estão entre a Criação e o grande Dilúvio, o que é uma pena, porque eu esperava um pouco mais de explicações no material original de histórias tão significativas pra nossa cultura, como, por exemplo: o que poderia a humanidade ter praticado de tão abominável para justificar uma sentença tão inclemente, que afogou culpados e inocentes? Mas mais do que respostas, os textos antigos, não apenas os bíblicos, suscitam perguntas, e a forma como elas são expostas é que concebem a beleza da história.

Joel Premiani 25/11/2018

Bela Tradução

Esta é a quinta tradução bíblica que eu leio integralmente. As outras quatro traduções que eu li foram: 1) a Bíblia de Genebra que utiliza a versão Almeida Atualizada; 2) a Nova Tradução na Linguagem de Hoje da Editora Paulinas; 3) a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (de uso das Testemunhas de Jeová); 4) a Bíblia de Estudo TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia), e, posso dizer, são todas boas opções de leitura com a ressalva de que, em caso de um estudo teológico mais aprofundado, o ideal é pesquisar nestas e em várias outras traduções para se poder melhor alcançar o contexto e o pensamento do tempo e espaço em que ocorreram ou foram escritos, visto que são muito distantes de nós. Quanto a esta tradução, a Bíblia do Peregrino, achei-a também uma tradução muito boa. É uma tradução que utiliza a equivalência dinâmica - que, grosso modo, significa uma tradução que procura se aproximar tanto da construção textual que utilizamos na modernidade como da utilização de palavras mais atuais, ou como lemos na página da SBB [https://goo.gl/XMMTHs] onde detalha as equivalências utilizadas nas traduções bíblicas, a equivalência dinâmica “traz o autor até nós”. Em minha opinião, repito que é uma boa tradução, que, entretanto deve ser utilizada com a visão de que, talvez por ser uma tradição de cunho católico, sempre que os textos o permitam fazê-lo, são utilizadas expressões que corroboram a fé católica quando podia se exercitar a neutralidade. Como durante a minha leitura não fiz anotações para exemplificar o que afirmei na frase anterior, utilizo-me então, como exemplo, de uma única expressão que me lembro agora porque está quase no final da Bíblia e mais fresco em minha mente. O versículo 10 de apocalipse 1: na quase totalidade das versões está traduzido como segue - "Eu fui arrebatado no Espírito no DIA DO SENHOR [...]", e na tradução em questão - "Num DOMINGO, movido pelo Espírito, [...]". Só localizei tradução semelhante em outra Bíblia Católica, a Ave Maria que registra "Num DOMINGO, fui arrebatado em êxtase, [...]". A questão do domingo é muito cara à ICAR, pois consta no próprio catecismo da referida igreja na parte dos Dez Mandamentos. Minha observação não deve ser entendida em tom depreciativo à Bíblia do Peregrino ou ao entendimento Católico sobre a passagem, mas dá-se somente como intenção de instigar o estudo mais profundo das Traduções Bíblicas. Recomendo com certeza a leitura deste belo “espécime” da riqueza literária religiosa, já que, além de um belíssimo espécime, é também uma Bíblia de Estudo cujos apontamentos teológicos abrangem outra quantidade de páginas tão ou mais numerosas do que a própria tradução em si.
Mariane.Maske 03/12/2023minha estante
Uau! 5a versão! Meus parabéns!

Joel Premiani 24/03/2024minha estante
Valeu prezado. Em 2014 eu e minha esposa fizemos a proposta de ler pelo menos uma tradução bíblica diferente a cada ano. Atualmente estamos na 11ª. É uma experiência maravilhosa. Abraços.

Joel Premiani 24/03/2024minha estante
Valeu. Em 2014 eu e minha esposa estabelecemos o compromisso de ler pelo menos uma tradução bíblica diferente a cada ano. Atualmente estamos na 11ª. É uma experiência maravilhosa. Abraços.

Lista de Livros 15/10/2018

Lista de Livros: Bíblia Sagrada
Pentateuco:
“Mas se não procedes bem, o pecado espreita à porta. E embora ele te deseje, tu podes dominá-lo.” (Gn 4,7)
“Noé construiu um altar ao Senhor, pegou animais e aves de toda espécie pura, e os ofereceu em holocausto sobre o altar.
O Senhor respirou o perfume que aplaca e disse:
– Não voltarei a amaldiçoar a terra por causa do homem. Sim, o coração do homem se perverte desde a juventude; mas não voltarei a matar os viventes como acabei de fazer.” (Gn 8,20-21)
“Moisés disse a Deus:
“Quando eu for aos filhos de Israel e disser: ‘O Deus de vossos pais me enviou até vós’; e me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, que direi?” Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que é.” Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou até vós.’” Disse Deus ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Iahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me enviou até vós. Este é o meu nome para sempre, e esta será a minha lembrança de geração em geração.’” (Ex. 3,13-15)
XXXXXXXXXXXXXXXX

Livros históricos:

“Se um homem comete uma falta contra outro homem, Deus o julgará; mas se pecar contra Javé, quem intercederá por ele?” (1Sm 2,25)
“O esplendor de Israel não mente, nem se arrepende, porque não é homem para se arrepender.” (1Sm 15,29)
“Deus não vê como os homens, que veem a aparência. O Senhor vê o coração.” (1Sm 17,7b)
“Deus criou tudo do nada e a mesma origem tem o homem.” (2Mc 7,29b)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Livros sapienciais: Jó

“Recusar a misericórdia a seu próximo,
é abandonar o temor de Shaddai.”
(Jó 6,14)
“Pergunta às gerações passadas
presta atenção ao que descobriram teus pais;
Nós somos de ontem, não sabemos nada;
nossos dias são uma sombra sobre a terra.
Eles, porém, te instruirão e falarão contigo,
e em sua experiência encontrarão palavras adequadas.
Acaso brota o papiro fora do pântano,
cresce o junco sem água?
Verde ainda e sem ser arrancado,
seca antes de todas as ervas.
Tal é o destino daqueles que esquecem a Deus,
assim desvanece a esperança do ímpio.
Sua confiança é um fiapo no ar,
uma teia de aranha sua segurança:
se alguém se apoia nela, esta cairá;
quando nela se agarrar, ela não resistirá.”
(Jó 8,8-15)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Livros sapienciais: Salmos

“Senhor, tu foste o nosso refúgio
de geração em geração.
Antes que os montes nascessem
e a terra e o mundo fossem gerados,
desde sempre e para sempre tu és Deus.
Tu reduzes o homem ao pó, dizendo:
“Voltem, filhos de Adão!”
Mil anos são aos teus olhos
como o dia de ontem, que passou,
uma vigília dentro da noite.
Tu os semeias ano por ano,
como erva que se renova:
de manhã ela germina e brota,
de tarde a cortam, e ela seca.
Sim, tua ira nos consumiu,
e teu furor nos transtornou.
Colocaste nossas faltas à tua frente,
nossos segredos sob a luz da tua face.
Nossos dias passaram sob a tua cólera,
e como suspiro nossos anos se acabaram.
Setenta anos é o tempo da nossa vida,
oitenta anos, se ela for vigorosa.
E a maior parte deles é fadiga inútil,
pois passam depressa, e nós voamos.
Quem conhece a força da tua ira,
e quem sentiu o peso do teu furor?
Ensina-nos a contar os nossos anos,
para que tenhamos coração sensato!1
Volta-te, Javé! Até quando?
Tem compaixão dos teus servos!
Sacia-nos com o teu amor pela manhã,
e nossa vida será júbilo e alegria.
Alegra-nos, pelos dias em que nos castigaste,
pelos anos em que sofremos desgraças.
Que os teus servos vejam a tua obra,
e os filhos deles o teu esplendor.
Que a bondade do Senhor venha sobre nós
e confirme a obra de nossas mãos.”
(Sl 90)
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2017/08/biblia-sagrada-livros-sapienciais-salmos.html
Jorge.Solano 26/05/2019minha estante
Acho que é a melhor tradução em Português. Encontraram soluções muito boas para alguns textos difíceis, sobretudo nos livros proféticos.
Além disso, contém comentários muito esclarecedores, inclusive indicando os recursos literários utilizados pelos escritores bíblicos.
O único senão que eu levantaria é quanto à expressão FILHO DO HOMEM que traduzem geralmente por ESTE HOMEM. Embora seja uma tradução adequada, penso que, se os redatores dos evangelhos
mantiveram aquela expressão, com sua ambiguidade, ela deveria ser mantida.