Exílio

Exílio R. A. Salvatore

Resenhas - Exile

Ricardo Lopes 10/02/2024

Drizzt contra a Solidão
Acho que esse é meu favorito da trilogia mas era o que eu tinha as mais baixas expectativas pela sinopse.

Também é o com menos erros na tradução pela edição brasileira. Diversos pequenos erros mas nada suficiente para atrapalhar a leitura.

Mesmo sabendo o desfecho da história, muito me surpreendeu e agradou.

A história do Drizzt continua sendo a melhor parte, mas dessa vez ele tem amigos e amigos muito interessantes.

Os Devoradores de Mentes me surpreenderam negativamente, achei eles bem fracos e inferiores ao que imaginava.

eyeen 30/12/2023

Ainda é bom
Irei começar com as minhas criticas primeiro, e deixar minhas criticas para depois. Faço isso porque o que eu tenho para criticar é importante e requer uma elaboração maior, e no geral, eu recomendo esse livro se você gostou do primeiro, o que o livro faz de errado não vai estragar a sua experiencia. Esse livro é ótimo.

A trama é fantástica, seguimos Drizzt após os eventos do primeiro livro pelo Subterrâneo e encontramos novos(e antigos) personagens que fomentam Drizzt como um personagem. O que eu mais gosto deste livro é o tempo dedica a estabelecer a relação entre Drizzt e Belwar e ainda mais aprofundar Drizzt como uma pessoa.
A humanização dele é algo bem real, especialmente quando chega ao final onde ele é forçado a tomar decisões dificeis. Em nenhum momento parece que é uma decisão fora de personagem, pos o livro estabelece esses temas de personagem ao longo do meio.
Drizzt é uma pessoa extremamente traumatizada porém ainda possuí muita esperança num mundo melhor. Eu sou particularmente um fã desse tipo de personagem e fico feliz de ver isso explorado. Essa esperança contrastada pelo trauma de Menzoberranzan é também ilustrado pelo alterego que Drizzt desenvolve nos primeiro capítulos do livro, algo que se torna chave para o enredo. Essa parte nova de Drizzt é bem interessante e adiciona muito ao personagem que já é foda pra 🤬 #$%!& .

Agora criticando, eu considero que esse livro seja um passo para trás em termos de qualidade quando comparado com o primeiro, há alguns retcons(que não irei mencionar por serem spoilers) e alguns saltos de tempo que simplesmente falham em ilustrar a passagem de tempo de uma forma concisa e clara optando por, em alguns casos, apenas falar "E então X [tempo] depois,...", o que eu acho um detrimento da qualidade geral da leitura, pois a passagem do tempo em si é vital para mostrar o crescimento dos personagens.
Falando em crescimento de personagens, ao decorrer do grande meio do livro, há bastante crescimento de personagem para os personagens principais, especialmente Drizzt, contudo, logo no início do livro, há um grande salto de tempo onde Drizzt muda bastante como personagem, desenvolvendo o alterego do Caçador.
Deixo aqui claro que sei que o tempo para um elfo é algo diferente para um humano, mas ainda assim, o livro mostra que isso é uma quantidade significativa de tempo para Drizzt tanto que fundamentalmente adiciona um novo aspecto(O Caçador) a ele que se torna uma peça crucial para a história, e esse tão importante desenvolvimento é mantido em poucos parágrafos, não mostrando o desenvolvimento em si, apenas o contando, como se essa massiva mudança para Drizzt(que, novamente, eu considero num geral positiva pois ele se torna um personagem ainda mais interessante) tivesse acontecida fora das páginas, fora da visão do leitor.
Em uma última crítica que não entrarei em detalhes pois revelam um grande spoiler dos últimos capítulos do livro, Briza e Dinin, irmã e irmão de Drizzt, personagens completamente essenciais que são deixados de lado na história, recebem mínimo desenvolvimento de personagem que traria para uma cena em particular onde possuímos uma conclusão para o arco da família Do'Urden muito mais impacto. Tempo dedicado onde lemos sobre Drizzt poderia ser um pouco redistribuído aos dois.

Ainda considero o livro excelente apesar destes problemas, e recomendo.

Diego 03/12/2023

Esse segundo livro elevou e muito a qualidade da saga. Adore ainda mais as descrições do Subterrâneo e as cenas de ação estão magníficas e carregadas de sentimento e tensão. Um ótimo livro de fantasia!!!

Rafael.Rossatto 24/11/2023

Esse foi o segundo livro da história do drow Dritzz, como o primeiro livro a gente acompanha o nosso herói e sua família no subterrâneo, como terminou no primeiro livro a mãe de Dritzz precisava acabar com a vida de seu filho para agradar sua deusa e por conta disso temos vários acontecimentos na história, amizades sendo feitas e famílias destruída, um ótimo livro, achei arrastados em algumas partes mas em geral uma ótima leitura.

Erwinnph 26/08/2023

Exílio?
Solidão, esperança, tristeza e alegrias e o foco deste livro ? nosso amigo elfo negro continua a fugir da sua mãe enlouquecida que tenta mata lo a todo custo para apaziguar os desejos da deusa aranha do caos ? só que desta vez drizzt encontrou uma família (amigos) ? este cara inspira agente a não desistir da vida, continuar a pesar das derrotas da solidão e da tristeza por perder alguém que ama muito ? a viagem continua ?
Pedro 26/08/2023minha estante
Você conseguiu aumentar ainda mais a minha vontade de ler esse livro e continuar a saga de Drizzt.

CaboréPE 27/06/2023

A peça que faltava
Esse livro é a continuação de um belíssimo esforço de apresentar um mundo, uma sociedade, uma cultura que são, sobretudo, controversas. A cidade Drow, Menzoberranzan, fortaleza ideal e física das vontades cambiantes de Loth, foi a principal personagem do primeiro livro dessa saga, com seus mistérios e tramas complexas como a teia de uma aranha escolhem seu alvo: o nosso companheiro Do'Urdem, agora exilado (como o nome do livro já denuncia e adianta).

Porém, o ponto alto desse livro é o retorno que o autor faz, centrando, capitulo a capitulo, a narrativa nos sentimentos ""humanos"" de solidão, dúvida e culpa contrastando eles com a amizade, o companheirismo e a redenção. Esse livro é sobre se descobrir no acalentos dos outros.

É um livro que parece ser leve, mas só parece... é denso. Aconselho separar alguns lenços e alguns minutos de reflexão.

Exílio, repito, é um livro sobre humanidade.

erosgmmj 03/04/2023

Uma historia de Dualidades
Essa parte da história, tem um ritmo de leitura mais agradável, onde a amizade e o apego aos personagens ocorre de maneira fácil e constante.
Nessa ambientação, há constantes conflitos que te levam a pensar muito sobre os valores morais que governam nossas vidas...O que realmente importa pra você? O quão difícil é essa luta diária entre bondade e maldade, amor e ódio, magoa e perdão? Travando uma luta interna entre a luz e a escuridão, todos nós temos um lado ''caçador'' dentro de nós, cruel, vil, reptiliano, de pura sobrevivência...
Poderão a amizade e os valores bons que carrega consigo, te tornar diferente do meio hostil e belicoso onde nasceu ou vive? Podemos manter nossa paz interior e boas atitudes perante as adversidades?
Talvez, se conseguirmos, podemos ser chamados de heróis...Assim como Drittz mostrou ser!

Mauricio.Souza 31/12/2022

A diversão continua
Em "Exílio" temos a contínuação do primeiro livro e como sempre muita ação.
Essa é uma história mais focada em Drizzt do que a anterior, mas o cenário aqui em que tudo acontece é bastante repetitivo, os oponentes que se apresentam ao longo da história não são tão interessantes, acredito que poderia ser feito um aproveitamento melhor dos mesmos, mas ainda sim é uma história muito divertida, o autor recheia tudo com muitas lutas.
Após a leitura, fiquei curioso pela sequência, o final desse livro nos suga para o próximo, mas não gostei muito dos cenários nos quais a história acontece, nem dos oponentes que nosso protagonista enfrenta, eles poderiam se melhores, ao final nosso grupo de protagonista passa a tomar um rumo que achei bem ruim pela lógica da história, acredito que foi pra aproveitar um determinado cenário pro último combate, do meu ponto de vista o início da história é interessante e o final também, mas durante o meio me peguei querendo que a leitura chegasse ao fim logo. Mas como veredito final entendo que ainda sim é um livro divertido e que seja uma leitura válida e proveitosa.

Kowa 16/09/2021

Continuação de uma excelente história, até o momento sem nenhuma ponta solta. Ansioso para iniciar a continuação desta história.

Thales 21/06/2021

O elfo negro
A saga épica de Drizzt Do'Urden continua nesse segundo volume com mais ação, aventura e emoção no melhor estilo de R. A. Salvatore.
Quais os passos do drow da patria ao exílio, do exílio à liberdade?

Vanessa Pipi 27/03/2021

Sou suspeita em falar sobre Drizzt ... esse submundo me instigou muito ... tenho o board game Tiranos da Umbreterna e a cada partida é uma aventura . Bora segundo livro meta 2021

rangel.sardinha 28/02/2021

Sombrio e delicioso
Mais uma vez acompanhamos Drizzt em busca dele próprio, a cada página revelando mais das profundezas de Underdark e a crueldade de seu povo.

Camila(Aetria) 30/01/2021

O autor tem aquele jeitinho de quem sabe fazer sagas longas, num livrão desse tamanho no qual se for ver bem pouca coisa acontece.
Eu gostei mais do primeiro, mas esse tem personagens tão cativantes quanto o outro e ele sabe amarrar bem as possibilidades futuras. Tem carinha de sequência intermediária mesmo.