Exílio

Exílio R. A. Salvatore

Resenhas - Exile

CaboréPE 27/06/2023

A peça que faltava
Esse livro é a continuação de um belíssimo esforço de apresentar um mundo, uma sociedade, uma cultura que são, sobretudo, controversas. A cidade Drow, Menzoberranzan, fortaleza ideal e física das vontades cambiantes de Loth, foi a principal personagem do primeiro livro dessa saga, com seus mistérios e tramas complexas como a teia de uma aranha escolhem seu alvo: o nosso companheiro Do'Urdem, agora exilado (como o nome do livro já denuncia e adianta).

Porém, o ponto alto desse livro é o retorno que o autor faz, centrando, capitulo a capitulo, a narrativa nos sentimentos ""humanos"" de solidão, dúvida e culpa contrastando eles com a amizade, o companheirismo e a redenção. Esse livro é sobre se descobrir no acalentos dos outros.

É um livro que parece ser leve, mas só parece... é denso. Aconselho separar alguns lenços e alguns minutos de reflexão.

Exílio, repito, é um livro sobre humanidade.

Diego 03/12/2023

Esse segundo livro elevou e muito a qualidade da saga. Adore ainda mais as descrições do Subterrâneo e as cenas de ação estão magníficas e carregadas de sentimento e tensão. Um ótimo livro de fantasia!!!

@solitude_e_books 13/08/2020

Devido a problemas pessoais não farei uma resenha de "Exílio" segundo livro da trilogia "A lenda de Drizzt" romance de Dungeons & Dragons, mas deixo aqui registrado que essa foi mais uma excelente jornada e certamente irá figurar na lista do final do ano das 10 melhores leituras.

pimet800 25/01/2021

À altura de seu antecessor
Nesta sequência, que trata da incrível saga do principal elfo negro de Menzoberranzan - e por que não de todo o Subterrâneo?! -, a aventura se passa (diferentemente do que ocorreu em Homeland, em que a atmosfera era voltada quase que exclusivamente para uma grande cidade drow) nas viagens de Drizzt pelos ermos.

Aqui, o elfo não está em busca de se tornar alguém poderoso, conhecido ou especial, pelo contrário. O renegado caçula Do'Urden deseja apenas se tornar alguém, em uma luta pessoal para encontrar seu verdadeiro eu, sua verdadeira identidade, posto que após viver 10 anos sozinho, apenas na companhia esporádica de sua fiel e letal amiga Guenhwyvar, nos túneis escuros do Subterrâneo, Drizzt praticamente se esquece de quem tinha sido um dia. A luta maior será justamente se encontrar, para assim tomar as decisões sobre o futuro. Mas isto não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

Exílio é um livro muito bom, quase tão excelente quanto o primeiro livro da trilogia, pois expande o universo da história de uma maneira muito rica, apresentando outras culturas, novos personagens e novos relacionamentos sem deixar de lado todos os acontecimentos de seu antecessor. A última página do livro provoca sentimentos diversos no leitor, tornando a leitura do terceiro livro obrigatória.

Leonel 01/09/2020

Fantástico
Após os eventos ocorridos no primeiro livro "Pátria", Drizzt incapaz de tolerar o comportamento de seu povo e de sua família decide partir de Menzoberranzan e viver sozinho nos subterrâneo.

Muito tempo se passa (anos) e o elfo negro segue segue evitando ludibriando os esforços de Matriarca Malícia (sua mãe) em capturá-lo, porém tendo como objetivo recuperar as boas graças de Lolth Malícia continua com seus esforços.

Drizzt por sua vez começa a sentir o peso da solidão, acreditando que está se perdendo para a selvageria ele tenta fazer novos aliados através do contato com outras raças do subterrâneo, sem imaginar que ao fazer isso pode estar trazendo perigos aos novos amigos e a si mesmo, quando Matriarca Malícia lançar mão de sua mais poderosa arma contra seu filho renegado.

As histórias do Drizzt são sempre bem empolgantes e a leitura sempre flui muito bem, nesse livro há uma espécie de busca do Drizzt para validar suas posturas, decisões e ações, algo que torna o personagem muito mais interessante.

Camila(Aetria) 30/01/2021

O autor tem aquele jeitinho de quem sabe fazer sagas longas, num livrão desse tamanho no qual se for ver bem pouca coisa acontece.
Eu gostei mais do primeiro, mas esse tem personagens tão cativantes quanto o outro e ele sabe amarrar bem as possibilidades futuras. Tem carinha de sequência intermediária mesmo.

Erwinnph 26/08/2023

Exílio?
Solidão, esperança, tristeza e alegrias e o foco deste livro ? nosso amigo elfo negro continua a fugir da sua mãe enlouquecida que tenta mata lo a todo custo para apaziguar os desejos da deusa aranha do caos ? só que desta vez drizzt encontrou uma família (amigos) ? este cara inspira agente a não desistir da vida, continuar a pesar das derrotas da solidão e da tristeza por perder alguém que ama muito ? a viagem continua ?
Pedro 26/08/2023minha estante
Você conseguiu aumentar ainda mais a minha vontade de ler esse livro e continuar a saga de Drizzt.

Kowa 16/09/2021

Continuação de uma excelente história, até o momento sem nenhuma ponta solta. Ansioso para iniciar a continuação desta história.

Haniel Ferreira 22/08/2018

Amizade e Espírito
Exílio, o segundo volume de A Lenda de Drizzt te prende em uma leitura cativante, com personagens marcantes, combates empolgantes e situações curiosas - embora, por vezes, os desfechos sejam previsíveis.

A leitura remonta fielmente a uma aventura de RPG, o material que deu origem a esse cenário, personagens e a série de livros.

Nesse livro aprendemos sobre amizade, companheirismo e também a olhar para dentro de nós e dos outros, e enxergar o que realmente há por dentro. Qual a essência de cada um, o "espírito", como vemos no livro. Apesar da situação, de parecermos diferentes, de nos sentirmos diferentes... ainda somos (e sempre seremos) nós mesmos.

Além disso tudo, achei excelente a diagramação e o cuidado que tiveram com a tradução.

Esse livro vale a pena ser lido.

Dark Schneider 04/12/2019

O exílio de Drizzt no submundo de Forgotten Realms
Segunda parte da história de Drizzt D´o Urden, O cara, provavelmente o maior espadachim da ficção fantástica, e essa trilogia mostra como ele ficou tão bom.

Se você nunca ouviu falar de D&D mas gosta de uma boa história e ler, vai gostar.
Se você gostar de ficção fantástica, fantasia, vai adorar.

Mas se você já jogou RPG... Vai se sentir em casa... É bom ver as raças, magias e item mágicos em contexto, "no mundo real", e é tudo muito bem feito e bem amarrado.

Pra quem não conhece Drizzt é um Drow, um elfo negro, que são intrinsecamente maus por natureza, uma espécie 99,99% psicopata, sem escrupulos ou moral... Drizzt é parte desses 00,01% que tem consciência, que são bons, ou "normais"... E por ser tão diferente de seus pares, ele foge da sua "Pátria" (Menzobenrrazam, no primeiro livro) e passa a viver sozinho, exilado no Submundo... Mas o "submundo" de Forgotten Realms não são meia dúzia de cavernas: é um mundo inteiro embaixo do mundo, com ecologia, geografia espécies e reinos inteiros dentro...Literalmente um mundo inteiro embaixo do mundo, onde tudo é mal, tudo é perigoso e tudo tenta te matar o tempo inteiro.

E Drizzt sobreviveu lá, sozinho por 10 anos... Não é pouca coisa... E isso explica porque ele tem 2 níveis de Bárbaro (entendedores entenderão), ele praticamente virou um bicho nesses 10 anos exilado...

Uma curiosidade: a cultura Drow é matriarcal, e é o sonho molhado de toda feminista moderna... Elas são poderosas, más, sem coração, os "machos" são cidadãos de segunda categoria, tanto que matar um nem crime é,e eles nem podem olhar nos rostos de um mulher sem permissão, ou lhes dirigir a palavra e são constantemente sacrificados, sem dó nem piedade... E a "sororidade" delas é só de fachada: todas parecem unidas em prol de amar e adorar Lolth, sua deusa, mas vivem tramando pelas costas umas das outras pra matar suas rivais e ascender socialmente... No dia que as feminazis descobrirem as Drow e Lolth elas vão virar o novo padrão de beleza e vai ter até igreja dela...

O Livro é bom demais, recomendo mas sou suspeito pq sou fã demais do personagem, já tinha lido em inglês, mas é sempre bom ler em português também.

Vanessa Pipi 27/03/2021

Sou suspeita em falar sobre Drizzt ... esse submundo me instigou muito ... tenho o board game Tiranos da Umbreterna e a cada partida é uma aventura . Bora segundo livro meta 2021

Thales 21/06/2021

O elfo negro
A saga épica de Drizzt Do'Urden continua nesse segundo volume com mais ação, aventura e emoção no melhor estilo de R. A. Salvatore.
Quais os passos do drow da patria ao exílio, do exílio à liberdade?