O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Mari 26/03/2024

Impossível não amar todos os livros que ganho de presente da minha avó, sempre me apresentando os clássicos, e todos tão lindinhos! Principalmente esse, que veio para atravessar outro livro super chato que não consigo passar da décima página(o que é assunto para outra resenha). Quando ganhei ?Anne of Green Gables? foi assim também, como ?O Jardim Secreto?; um refúgio.
Os homens falam com os animais, com os jardins, e a pureza das crianças parece passar das páginas e dar uma esquentadinha no coração elas mesmas.
Não é nenhum tipo de biografia, nem um daqueles livros que valorizam a escrita, mas é um daqueles que precisamos parar pra ler de vez em quando, como uma dose de algum remédio para acalmar a rotina. Achei a história a coisa mais fofinha do mundo, e como todas as histórias infantis; uma super lição sobre o valor que damos a cada coisa.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Fez a menina pensar que era muito interessante o quanto uma pessoa parece muito mais bonita quando sorri.?

karol.1 24/03/2024

Esse livro ensina que a vida pode ter muitos problemas, mas podemos levantar toda manhã e fazer melhor, fazer com que a primavera sempre esteja presente, fazendo desabrochar flores por todos os cantos.

Mary achou curioso como uma pessoa ficava bem mais bonita quando sorria. Ela nunca tinha pensando nisso antes.?

"Onde se cultiva uma rosa, Não crescem cardos."

MarAlia119 23/03/2024

O jardim secreto
Esse livro é bom mas eu não gostei Direto mas a capa é muito bonita mas eu nem vou falar muito desse livro porque eu gostei não?

YALE 19/03/2024

Livro encantador!
Achei o livro muito lindo, muito delicado e com aprendizados importantes para uma criança mas retratados de uma forma muito cativante. Quando tiver filhos, vou ler esse livro para eles.

Leitora 18/03/2024

Não sou muito de ler livros do gênero infanto-juvenil, mas esse mim surpreendeu.

A aparição do Colin, o próprio jardim secreto, o ódio do Senhor Craven pelo filho, enfim, no final em pensei que a mãe do Colin ia aparecer, mas ela estava o tempo todo no jardim através da magia.

Giovana Khalil 18/03/2024

É sobre pertencimento.
Neste livro, me é nítida a importância da necessidade de pertencimento. Assim que a protagonista vai se encontrando na história, o Jardim se colore e volta a viver. O livro ensina a não desistir e - acima de tudo - dar a si mesmo uma chance.
Todos somos capazes de dar vida aos nossos Jardins.

Luiz 16/03/2024

A mudança vem de dentro
Uma história muito bonita sobre como podemos transformar nosso ambiente e nosso estado emocional, a partir da mudança do pensamento e dos sentidos que atribuímos à nossa existência. Os personagens são simples, mas bem construídos e repletos de símbolos arquetípicos. A leitura é leve, tem um bom ritmo e não enrola tanto.

Perceber a história pelos olhares e protagonismo das crianças, é uma lição importantíssima. O final da história é um tanto apressado, poderia ter desenvolvido mais. Porém, a proposta do livro vale muito a pena.

DAborah44 14/03/2024

Alguns errinhos
As páginas são lindas, com desenhos de folhas, em uma cor que não cansa a visão, porém não gostei da diagramação e revisão e pontuação, por vezes as falas não são distintas do corpo do texto ou descrição da cena, e isso dificulta o entendimento de alguns trechos. Há também alguns erros de digitação. Não achei a ideia do QR Code com efeitos sonoros tão interessante, mas não faz falta na leitura ignorá-los.
A história é simples, mas bonitinha. O filme de 1993 é bastante fiel ao livro.

Jorge 13/03/2024

O abandono afetivo que adoece a alma.
Da literatura inglesa vieram alguns dos mais bonitos e inesquecíveis clássicos da literatura para crianças, boa parte da responsabilidade coube a escritora Frances Hodgson Brunett. São muitos os fatores combinados que fizeram com que o seu livro O Jardim Secreto ganhasse força ao longo do século, demonstrando a sua capacidade de se manter vivo no mundo contemporâneo. Uma das qualidades da obra é retratar muito bem o embate entre as culturas. Obviamente um texto que foi concebido em 1911, que retrata tão fielmente o ambiente aristocrático inglês, pode soar problemático para os dias de hoje, mas ao ler devemos sempre considerar a evolução do pensamento. Particularmente não sou a favor de omitir ou fantasiar o passado. Sou contra a higienização de textos clássicos. Acredito que se lidos com criticidade, aprendemos, a partir dessas obras, a importância da evolução dos debates em torno das questões de raça e gênero. Dito isso, vamos a resenha.

O jardim secreto possui um texto que aguça os sentidos do leitor, uma vez que a autora domina muito bem o ritmo narrativo, sem deixar de lado a riqueza de detalhes necessária para que o leitor consiga imaginar essa história. Ao ler é possível sentir o cheiro do verde das folhas brotando quando o pingo da chuva cai na terra, bem como o cheiro da chuva da noite caindo em linha cinzenta e escorrendo pela vidraça da residência onde se passa a história, uma mansão de seiscentos anos, com cem quartos, repleta de mistérios por todos os cantos.

Não se trata de uma história rasa, pelo contrário. Existe uma profundidade psicológica em O Jardim Secreto. O livro sinaliza os efeitos nocivos do abandono parental. Não faltam ensinamentos que servem tanto para você que é mãe ou pai de criança pequena, ou que pretende ser um dia. As duas crianças protagonistas, Mary e Collin, formam o reflexo do abandono parental. São cercadas de empregados rústicos e subservientes dispostos a adulá-los, mas faltam-lhes o amor que apenas pode ser oferecido por um pai ou uma mãe. Portanto, tornam-se crianças mimadas, egoístas, de cara feia, acostumadas a viverem em seu próprio mundo, teimosas, amareladas e enjoadas para comer. Crianças com dinheiro no bolso, e com solidão em seus corações.

Nota-se que o Jardim Secreto não é um livro de fantasia. Mas a gente pode fazer de conta que é. Afinal, ninguém pode negar que é uma história mágica, muito embora essa magia não consista em criaturas élficas, pozinhos cintilantes, feitiços ou feiticeiros. Na verdade, o Jardim Secreto é a prova que não existe necessidade de sobrenatural para existir a magia, uma vez que a magia é tudo aquilo que está sujeito a transformação ao redor de nós ou dentro de nós. Pois mesmo se as flores estiverem mortas, há uma porção de coisas que ainda estão vivas e podem ser mudadas. Sim, temos aqui uma história que vai muito além da ressurreição de um jardim abandonado. É sobre a capacidade humana de se renovar e recuperar o sentido da vida.

IG literário: Estante_do_Jorgito

sugurugeto 13/03/2024

Não consegui gostar tanto
É um livro bem simples que demonstra o poder da amizade, da magia e da natureza. Mas simplista até demais em diversos pontos, que estou com preguiça de elaborar, achei a questão do realismo magico bem fraco, e apesar de esta acostumada com narrativas calmas, aqui me irritou um pouco, pois eu não sentia a história avançar lá pelos 10% até os 50%. Algumas falas me incomodaram muito, mesmo tendo em mente ser um livro antigo. Apesar disso, eu adorei a dinâmica entre as crianças, elas funcionam muito bem juntas, uma pena ter demorado tanto esse encontro.

Kethelen14 12/03/2024

Eu amei esse livro, ele é PERFEITO!!!
Eu me senti dentro da história, o quanto o jardim é encantado... eu amei a evolução dos personagens e principalmente de Mary. Eu comecei a ler com bastante expectativas e me surpreendi muito. Super recomendo! E vcs não irão se arrepender.

Siliane.Ferrari 11/03/2024

Lindo demais, amei
Uma delícia de ler! Me senti dentro da história, sentindo o cheiro do jardim, ouvindo os pássaros, vendo as crianças crescerem (em todos os sentidos). O amor é capaz de tudo. Leiam, é lindo demais.

anacarvalho2 09/03/2024

Eu gostei desse livro, super rapidinho de ler e te prende também, a história fica mais interessante lá pro sexto ou oitavo capítulo, que é quando aparece o Colin e o Dickon.

Achei que eu não ia gostar tanto quando comecei a ler, mas me surpreendeu muito, o desenvolvimento dos personagens fez a história fluir muito bem.

(tirei nota máxima nas aps??)

Sarah587 07/03/2024

O jardim secreto
Nunca imaginei que um livro poderia me prender do início ao fim, mas "O jardim secreto" foi um deles.

Acompanhar a vida de Mary foi uma experiência incrível. Ver as dificuldades e desafios que ela passou e mesmo assim ser feliz, é algo mágico.

Espero que mais pessoas consigam ter a oportunidade de mergulhar nesse livro e se apaixonar igual eu!

Biað´ï¸ 07/03/2024

O jeito q esse livro fala sobre magia é incrível.
A evolução dos personagens, a leitura é leve, é um cenário lindo e simples, gostei mto
Oq achei meio nhe foi q eu N senti o climax nem nada assim, é dps o Colin ter conseguido já n dava pra tentar acompanhar direito oq tava acontecendo, tipo, poderia ter parado ali, mas N parou, e a leitura ficou un pouco chata.
MAS Q FINAL MEUS AMGS AMEI VER O OUTRO PONTO DE VISTA e tbm Q LIÇÃO DE MORAL INCRÍVEL, tava precisando