O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Mica 08/04/2020

Já tinha visto o filme baseado nesse livro várias vezes quando criança, é uma historia linda e bem fiel ao livro.
Mary Lennox, nascida na India colonial, vive com todo luxo e conforto, embora não tenha a atenção dos pais. A vida dela muda quando ocorre uma epidemia de cólera, quando todos morrem e somente ela permanece viva. Vai morar então com seu tio- que não faz questão de ve-la- , em uma mansão na Inglaterra.
Descobre muitos segredos nessa casa, inclusive um jardim, que está trancado há 10 anos - pois seu tio, infeliz pela morte da esposa anos atrás, trancou o jardim e enterrou a chave.
Mary curiosa para saber o que há nesse jardim,acaba por encontrar a misteriosa chave .
Esse jardim descoberto, torna-se então não apenas um terreno para o cultivo de flores, e sim um espaço de refugio e contemplação da natureza. Sobretudo o espaço responsavel pela transformação de Mary e outras crianças presente na história.
É feita então a metáfora que a antipatia e modos secos de Mary estabelecem ligaçoes com o jardim "morto". E quando ocorre mudança em seu interior- novas plantas, flores coloridas, animais- faz despertar e florear também os personagens da história. Despertar esse que diz respeito ao encontro com vivencias proprias da infancia que a personagem não tivera a chance de experimentar anteriormente.

Mila 09/04/2020minha estante
Nossa Mica eu amei o livro e apesar de ter achado o filme fofo não gostei das mudanças.

Gih 12/04/2020minha estante
Como q le ??

Cacau 13/04/2020minha estante
Ótima resenha. Parabéns!

Lorena 13/06/2020minha estante
Esse livro é ideal pra criança? Pergunto porque estou pensando em comprar pra dar de presente para uma menina de 10 anos .

Mica 13/06/2020minha estante
Lorena, super indico para crianças :)

Lorena 14/06/2020minha estante
Obrigada?

Jonas (@castelodepaginas) 27/06/2020

O Jardim Secreto
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/o-jardim-secreto.html

Ivan.S 02/05/2020

Floresça o Jardim Dentro de Você
Que livrinho doce em que crianças nascem e crescem, assim como as plantas, para florescerem na primavera.

Adriana.Santos 22/04/2020

Comecei o livro sem saber do quê se tratava...
Pelo título "O jardim secreto" achei que seria um mistério. Entretanto, me deparei com um infanto juvenil e fiquei surpresa.

Confesso que não sou muito fã deste tipo de livro, mas ele abordou alguns assuntos que, certamente, me farão pensar por um bom tempo.

Um clássico da literatura inglesa que deve ser lido e apreciado.
Janaína 22/04/2020minha estante
Tenho vontade de ler este livro. Quando era criança, eu assisti o filme baseado nesta obra. Achei tão bonitinho.

Adriana.Santos 22/04/2020minha estante
Como você já conhece a história, esse livro terá um gostinho nostálgico pra você ?
Fiquei muito curiosa pra ver a adaptação pro cinema...

Janaína 22/04/2020minha estante
Com certeza a leitura vai despertar muitas lembranças. Eu tenho o e-book, assim que tiver oportunidade, irei ler :)

Janaína 22/04/2020minha estante
Acho que fizeram uma nova versão do filme, que iria estrear este ano. Mas a mais antiga é, sem dúvidas, linda. Se puder, assista, acho que irá gostar :)

Adriana.Santos 22/04/2020minha estante
Ah obrigada! Vou assistir o antigo então ?

ju 30/07/2010

Emocionante!
Emocionei-me tanto com essa historia! Imagine ter um jardim lindo, onde os passarinhos são seus amigos, as flores crescem interessadas em saber o que acontece, onde o ar puro faz pessoas voltarem a ser feliz, onde os bichos correm soltos, os passarinhos fazem seus ninhos, onde existem as flores mais belas.

Acho que a intenção da historia, é mostrar que todos nós devemos ter um coração acolhedor e fértil, para poder ajudar outras pessoas, mesmo aquelas que têm corações que são como jardins mortos, apenas parecem mortos, precisam de alguém pra cuidar deles.

Vanessa.Souza 30/03/2020minha estante
Uau! Eu tinha 10 anos quando você escreveu esta resenha e aqui estou, aos 21 anos a lendo e cogitando ler a obra devido a sua experiência de leitura. Bom, é como sempre digo: verba volant, scripta manent.

@_tainap 27/04/2020

Lindo!
Um livro muito aconchegante, leve e com uma moral tranquilizadora.

Se você tem dúvida de qual livro ler para acalmar os ânimos, para desviar o pensamento dos problemas ou simplesmente para distrair, eis aqui O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.

Sabe aquela história do pensamento positivo que vivem nos empurrando goela abaixo? Nesse livro, essa questão é tratada de uma forma muito natural e gostosa.

Marry é uma menina de dez anos que nasceu em uma família abastada, na Índia, e nunca teve atenção e amor dos pais, nunca teve amigos, e só tinha sua aia com quem conversar, e ainda, na grande maioria do tempo, só sabia dar ordens e maltratá-la. Uma menina que se tornou prejudicialmente temperamental, azeda e enfezada por ter sido criada da forma que foi, mas que ao ter que se mudar para a Inglaterra para ficar aos cuidados de um tio, descobre um jardim proibido, e nele vai aprender a ver as belezas do mundo.

Com a ajuda de Dickon, irmão caçula de Martha (uma das criadas da mansão de quem Marry passa a gostar), Marry vai se tornando uma pessoa melhor e consegue ajudar seu recém conhecido primo de dez anos, Colin, que tem um pensamento pessimista, hipocondríaco e autoritário, parecido com o que ela tinha antes de descobrir O Jardim Secreto.

Se formos analisar as metáforas contidas na história, teremos muitas questões nas quais pensar, como, por exemplo, na ideia de que o jardim é somente uma representação do ser humano, que tem em si um jardim próprio onde pode escolher como cuidar, se fará plantações e cuidará das plantas ou se o deixará abandonado para que as ervas daninhas tomem conta.

O Jardim Secreto é um livro infanto-juvenil que conquista a todos com sua mensagem, encanto e simplicidade.

Victoria (Vic) 20/06/2020

Estava gostando MUITO no começo mas depois fui perdendo o interesse. A história é fofa e nos faz lembrar histórias que os pais contam antes de dormir kkkkkk

Dtorreshp 06/05/2020

Gostei...
A história conta a trajetória de Mary, uma menina que perde os pais para cólera e é mandada para a mansão do tio na Inglaterra, na cidadezinha de Yorkshire, onde vive várias aventuras e desvenda muitos mistérios. É uma história comovente, divertida e cheia de personagens que ao decorrer do livro vão evoluindo e mostrando seu melhor, em alguns momentos do livro achei que estava lendo ?O segredo?, tirando isso recomendo.

Nícolas 04/06/2020

Uma terapia
Este livro é uma terapia para quem sofre com ansiedade ou está depressivo. Tudo o que da errado acontece logo no começo do livro, a partir daí tudo da certo e todas as coisas se ajeitam.
É um livro que não tem antagonista, maldade, ou quem quer que seja que queira passar a perna em outrem. É um livro que exalta a bondade e o pensamento positivo.
O livro trata do caso de três pessoas (Mary, Colin e Archibald) que ao se dedicarem a pensamentos sombrios combriam-se de sombras em suas vidas vazias, mas que ao terem seus caminhos cruzados e terem contato com o jardim secreto aos poucos substituem tais pensamentos por coisas boas.
Este livro é um verdadeiro oásis no meio de tanta desgraça que lemos diariamente.

Tatiana 29/07/2020

Ele é doce, suave e encantador com uma mensagem tocante de amizade, recomeços, superação de perdas e dores e generosidade. Perfeito para fazer um "detox" de leituras densas que despertam emoções pesadas!
Lidy 29/07/2020minha estante
Estou querendo ler esse livro.

Tatiana 30/07/2020minha estante
Leia sim, Lidy!!! Em especial quando precisar de uma leitura despretensiosa e que seja simplesmente pra aquecer seu coração...??

Lidy 30/07/2020minha estante
Nossa preciso. Obrigada ???

David 08/04/2020

A magia das crianças
Motivado por uma leitura em conjunto peguei esse livro para ler sem muita ideia do que me esperava e fui surpreendido diversas vezes por momentos emocionantes. Leitura leve que se vale de diversas alegorias e pode muito bem ser apreciado por pessoas de diversas idades, sem contraindicações! Valeu a pena lê-lo meio que no escuro e recomendo o mesmo a você que lê a essa "resenha".

Todos precisamos da magia das crianças e independente da idade, há sempre uma criança em todos nós. Por isso recomendo esse passeio no Jardim Secreto.

Luhran 11/04/2020

ENCONTRE JARDINS
Mary Lennox é uma garota Indiana, mimada, rancorosa, mandona, mas além de tudo isso, é inocente. No começo deste livro a pequena garota de nove anos está sendo mandada para Misselthwaite Manor após acordar e ter se deparado com seus parentes e vizinhos mortos por uma cólera.

Agora, vivendo numa mansão enorme debaixo de um novo regime de regras, Mary terá que lidar com seu ego e baixar sua prepotência diante uma nova vida que lhe ensinará a caminhar sozinha. Com ajuda de Martha, uma criada que trabalha nos aposentos da casa, a menina da Índia descobrirá novos sentidos e rumos.

E é vivendo sem nenhuma companhia que a imaginação de Mary começa a se aflorar para que possa desenvolver atividades que a evoluam e que façam o tempo passar. Até que um dia, um choro alto e crepitante desperta sua curiosidade para explorar as partes proibidos da mansão onde vive.

Colin está destinado a ficar numa cama para sempre. Onde a enfermidade e a deformação corporal o seguirá todos os dias. Até que um garota que perdeu tudo, se dispõe a dar-lhe um sentido para viver.

O jardim secreto é um livro de descobertas e superações que mexe com qualquer coração disposto a ler esta estória. É fofo, meigo, esperançoso e definitivamente familiar.

Mary perdeu tudo, mas ganhou o mundo ao descobrir uma porta trancada no final dos jardins lá de fora.

Não é um livro sobre um jardim. É sobre ressuscitar laços, é sobre aprender, sobre crescer, sobre aprender a amar, e maiormente, sobre aprender plantar o que deseja colher.

Mila 08/04/2020

Causa um quentinho no coração
Em meio a essa pandemia de corona vírus, rodeada de notícias ruins, o canal Ler antes de morrer nos propôs essa leitura coletiva tão agradável e que não estava na minha lista para este ano.
Mary é uma garotinha de 10 anos que ficou orfã após um surto de cólera na India. Acontece que Mary foi criada sem nenhum carinho e atenção dos pais, desenvolve um temperamento difícil, e torna-se enfezada e rabugenta, Cercada de empregados, a menininha sequer veste a sua própria roupa sozinha, não tem nenhum amiguinho e por ter ficado sozinha no mundo, acaba sendo enviada ao tio na Inglaterra, o qual torna-se o seu tutor.
Seu tio Craven é um homem amargurado, mergulhado numa depressão profunda após a morte da sua esposa tão amada. Mora numa propriedade gigantesca, muito sombria e que possui um Jardim que está fechado há 10 anos, desde a morte de sua mulher.
O desenvolvimento de Mary se dá a partir do contato com esse jardim e também após o convívio com pessoas que não mais a rodeavam de excessivos cuidados e sim a tratavam com muita simplicidade e carinho. Dentre eles a criada Martha, seu irmão Dickon, sua mãe, o jardineiro, todos terão uma grande importância no renascimento da pequena Mary.
O livro retrata como metáfora, a importância de cuidar do seu próprio jardim e cultivar bons pensamentos. Assim como a natureza tem o poder regenerador a cada estação, nós devemos cuidar do nosso interior para que isso se reflita no exterior. A partir do momento que Mary começa a cuidar do Jardim Secreto, a ter contato com os animais, com as flores, com o ar fresco ela se abre pra a vida e acaba transformando também a vida do seu primo Colin e do seu tio Craven.
No meu ponto de vista, o livro terminou um tanto abruptamente, poderia ter sido dedicado um trecho melhor a Mary, uma vez que ela foi a grande causadora da mudança na Mansão Misselthwaite.
Uma linda frase que me marcou foi a seguinte:
“Uma das novas coisas que as pessoas começaram a descobrir no século passado foi que os pensamentos – simplesmente, os pensamentos – são tão poderosos como as pilhas elétricas e podem ser tão bons para as pessoas como a luz do sol, ou tão maus como o veneno. Deixar um pensamento triste ou ruim entrar na cabeça e tomar conta dela é tão perigoso (…) E, se depois que entrar, se deixar que ela fique, pode não sair nunca mais.”
D. Herondale 08/04/2020minha estante
Fico feliz de ver outras pessoas que amaram esse livro tanto quanto eu

Mila 08/04/2020minha estante
Os personagens são muito cativantes e a cada capítulo dá uma vontade enorme de sair correndo livre pela natureza!

Clarissa Lira 09/04/2020

Que livro fofo!
Fui inspirada para ler esse livro pela leitura conjunta do canal Ler Antes de Morrer e fiquei encantada pela história! Que livro fofo e emocionante!

Juliana.Rodrigues 09/04/2020

Doce e animador
O livro é uma mistura de amor à natureza, à fé, não necessariamente religiosa, e ao entusiasmo infantil.
O amor e a esperança, que fazer tudo florecer, das plantas às personagens é o que permeia toda a obra.
Um livro leve, animador e que caiu bem nesses tempos de isolamento social e tensão emocional.
Recomendado!