Harleen

Harleen Stjepan Sejic

Resenhas -

Carolina 13/06/2020

Quase sem palavras.
"A estrada para o inferno está pavimentada de boas intenções. Andando por ela, vi um homem pálido. e ele sorriu para mim..."

Está bem. Eu quero fazer uma resenha que consiga mostrar o quanto eu amei essa HQ. Essa é uma HQ de Stjepan Šejić, o mesmo criador de Sunstone, que já postei aqui. Mas nessa HQ, acho que ele se supera.

"Deus, me ajude... Uma pequena parte de mim... quer deixá-lo entrar".

Eu sempre fui fascinada pela história da Harley Quinn. Não porque acho que o relacionamento dela com o Coringa seja algo invejável, mas porque ela é uma personagem que sofreu muito dentro de um relacionamento abusivo e conseguiu sair dele. Por isso, acho que é uma história que precisa ser contada com muito cuidado, sem glorificar a figura do Coringa, mas também mostrando como uma mulher bonita e inteligente como a doutora Harleen Quinzel largou absolutamente tudo por um homem como ele.

A Harleen queria mudar o mundo. Acreditava que as doenças mentais são um mecanismo de defesa. E quando ela é financiada pelo próprio Bruce Wayne para continuar sua pesquisa no manicômio de Arkham, ela nem pensa duas vezes. Entretanto, ela já tinha visto o Coringa, ele já tinha apontado uma arma para a cara dela enquanto aterrorizava as ruas de Gotham, e ela também viu quando o Batman o prendeu e a multidão clamou por sangue, como chacais.

Porque, meus amigos, nas palavras do próprio Coringa, "Gotham está cheia de gente assim. Mãos tremendo enquanto sonham com violência, tremendo de raiva reprimida, transbordando de justa indignação. Sorrindo educadamente enquanto imaginam coisas selvagens. Cada uma delas uma bomba que precisa de apenas uma faísca para explodir."

E isso tudo me fez pensar no que vivemos atualmente, de pessoas explodindo, clamando pelo sangue umas das outras, negando direitos humanos, bebendo da violência... e gostando.

Outra coisa que essa HQ fez muito bem foi mostrar o quanto o Coringa é carismático. Stjepan Šejić desenha muito bem expressões e olhares, e o olhar dele atravessa a página e chega até o leitor. Nos questiona se não faríamos a mesma coisa, se não nos sentiríamos seduzidos. E eu sei a resposta para mim, porque me vi caindo na espiral da loucura junto com a Harleen, pouco a pouco, vendo o Coringa virar o jogo, assumir o controle, nos seduzir. Porque vi muito de mim na Harleen. Alguém com poucos amigos, fechada, altruísta, muitas vezes ingênua. E ela acha genuinamente que pode salvá-lo, mas nas palavras de Nietzsche, "Quando se olha muito tempo para um abismo...", e nas palavras da própria Harleen, "Havia um homem quebrado dentro do abismo. Eu estendi a mão para ajudá-lo. Percebi, tarde demais, que ele não estava escorregando... ele estava me puxando".

E é isso que essa HQ faz. Nos puxa para o abismo onde a Dra. Harleen Quinzel ficará presa por muitos anos e passará a ser conhecida como Harley Quinn. E sabemos que ela, um dia, sai desse abismo. Mas essa, infelizmente, não é a história de como ela saiu, mas de como ela chegou lá.

Anny Campos 20/08/2022

Uma visão psicologica do inicio da HarleenQuin
Uma visão mais voltada ao psicológico, gostei da arte, que é muito bonita, inclusive o Coringa ficou bonito O.o, mas no geral, síndrome de Estocolmo é pouco pelo que ela passa com as manipulações dele.

Rai 22/02/2021

Um jogo perigoso
Sabe, mesmo isso aqui sendo tudo ficção, eu estava tão envolvida com a personagem e os sentimentos dela, que por boa parte do quadrinho eu realmente achei a fala inicial dele um tanto romântica. E a parte do sorriso também. Aí eu saí pra beber água por dois minutos e realmente refleti sobre o que eu estava lendo, sobre como eu estava sendo manipulada junto com a Harleen, sendo tentada a gostar de alguém que, pra dizer o mínimo, não presta, e então a ficha caiu.

Só posso dizer que o Stjepan, mais uma vez, fez um trabalho incrível. Ele conseguiu me surpreender e me entreter com uma história que eu já conheço, o que por si só já é um grande feito, e isso somado ao traço característico dele que eu amo e já reconheço imediatamente, e o humor peculiar com algumas piadinhas bem colocadas, foi 5 estrelas na certa.

Vou panfletar todas as obras do Stjepan até o meu último suspiro, sim. Essa é a quarta, acho, e até agora não li nada ruim. Já quero Harleen pra minha estante, pra fazer companhia a Sunstone e Death Vigil (e futuramente Mercy também).

ps.fernanda 19/09/2023

Uma das melhores HQs que já li. Te faz entrar de cabeça na história da personagem e tentar compreender como chegou naquele ponto

Mayara 17/04/2023

É uma HQ com uma arte lindíssima, com uma história bem escrita e achei bem fascinante acompanhar como Dr. Harleen Quinzel veio a se tornar Harley Queen, pois a HQ mostra todos os conflitos e contradições da mente da personagem, até chegar num ponto sem retorno.

keli. 15/09/2023

To com muito hype pra Joker 2 e então decidir ler essa hq que provavelmente pode estar sendo base de inspiração pra Joker 2. e pqp! que hq perfeita 🤬 #$%!& muito boa

uma coisa irrelevante, tava ouvindo bad romance enquanto lia e combinou muito slk, ficou muito clímax e deu um ênfase pras cenas da harley e do coringa.

Le 07/12/2022

Maravilhoso
Maravilhoso, definitivamente a história da Harley.
Nesses três primeiros volumes conta como ela acabou se tornando médica no Arkham, conhecendo assim o Joker, a Ivy e todos os vilões por lá.
Mostra também a conexão que o Bruce tem na transformação dela na Harley (sem muitos spoilers pra não estragar a experiência)
É incrível! Além é óbvio das artes serem lindas ?

Thaisa 02/09/2021

Uma visão dolorosa e real do que é um relacionamento abusivo
A doutora Harleen Frances Quinzel desenvolve uma pesquisa interessantíssima no campo da psicologia, acerca da empatia: ela acredita que os criminosos de Gotham passam por um processo de distanciamento mental que faz com que eles não tenham pena de suas vítimas.
Apesar de ser desvalorizada, xingada e ignorada, tanto em sua vida profissional quanto pessoal, Harleen continua sua busca por ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Numa noite, ela tem uma experiência traumática; quando o Coringa e sua gangue resolvem tomar a cidade, ele aponta uma arma diretamente para a protagonista... Mas não atira - e isso faz com que ela acredite que, em algum lugar dentro dele, ainda existe um grão de empatia.
Com o apoio financeiro das Empresas Wayne, Harleen tem acesso ao Asilo Arkham e aos mais diversos vilões que conhecemos no universo de Batman afim de desenvolver sua pesquisa; entre eles, o principal é o Coringa. E sua missão passa a ser curá-lo e reabilitá-lo na sociedade.
É então que um relacionamento surge entre os dois - e enquanto Harleen busca ajudar o Coringa, ele faz todo o possível para corromper a mente dela... E transformá-la na louca Arlequina.
Esta não é uma graphic novel fácil de se ler, mas é extremamente necessária: ?eji? faz um trabalho excelente ao mostrar o relacionamento entre o Coringa e a Arlequina (erroneamente romantizado) da maneira que é, sendo extremamente tóxico e abusivo (psicologicamente e fisicamente).
Através de metáforas de Nietzsche e ilustrações belíssimas e altamente impactantes, o artista mostra a fragilidade do ser humano e do que pode facilmente levá-lo à loucura, além de trazer reflexões importantes sobre a sociedade machista e patriarcal em que vivemos e levantar questões importantes sobre criminalidade.
Por fim, foi fascinante, porém doloroso, acompanhar a jornada de Harleen: uma mulher cheia de sonhos, tentando melhorar o mundo, buscando transformar o homem que ama e, infelizmente, perdendo sua própria sanidade durante todo esse processo.

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

Victoria541 01/05/2022

"Tinha um homem quebrado no abismo, eu desci para ajudá-lo, mas percebi tarde demais, que ele não estava escorregando... ele estava me puxando junto."

Harley sempre foi uma das minhas personagens da dc e essa trilogia foi simplesmente perfeita

Agora só me resta sonhar com uma continuação falando sobre a emancipação e com uma adaptação para filme.

goodbyedarth 14/02/2024

I can fix him (no really i can)
Não aceito críticas ao romance dessa história! Até porque não tem romance nenhum, pelo menos não da parte do J. Calma lá, primeiro temos que pensar como a mente de um narcisista funciona, como um psicopata usa da sedução pra conseguir extrair das vítimas uma vantagem e como uma mulher claramente com poucos apegos na vida facilmente deixa os delírios falarem mais alto e deixarem ela se manipular/criar apego emocional.

Aqui vimos que a bondade de Harleen Quinzel foi a ruína dela e o Coringa, com aquela história que Gotham é uma cidade com anjos de asas de Ícaro, conseguiu tirar o melhor dela e transformar ela em um peão do tabuleiro dele (ou no às do baralho????). Na esperança de conseguir comprovar sua tese de que os internos de Arkham usam a falta de empatia como mecanismo de defesa e são vítimas da sociedade, ela ainda caiu na lábia do príncipe do crime e foi puxada por ele para o abismo da loucura. Achei bom mostrar que ela já era instável antes de se tornar a Harley Quinn que conhecemos e que sua obsessão pelo Coringa é nada mais que uma válvula de escape e fruto de manipulação.

Assim como a história não deixou a desejar, a arte foi a cereja do bolo com ilustrações belíssimas e uma paleta de cores lindinha.

Jon 19/03/2023

Acima da média
Uma análise psicológica da origem da Arlequina enquanto construtora da Harleen. A história é baseada no conto tradicional da bela e da fera, porém aqui a bela pensa ser capaz de salvar a fera com seu amor e é comida por ela e destroçada brutalmente por um sociopata manipulador e egonarcisista.

yungVee 18/04/2023

Bom, mas não perfeito
É uma boa leitura para quem é fã da personagem, achei um pouco suspeito a história ser escrita por homem, tendo invista que muitos dramas que a Doutora Quinzel vive, estão intrinsecamente ligados a vida das mulheres. Esperava nada, ganhei uma boa história e o autor não foi ruim em pensar a personagem e as várias facetas de um relacionamento problemático.
Não é perfeito, mas é bom.

itsmgray 05/02/2024

?Na minha história, a garota dança com o demônio, que a leva com ele por uma longa estrada rumo ao inferno.?
Eu sempre fui apaixonada pela Harley, e entender um pouco mais sobre como ela acabou sucumbindo à loucura é muito interessante (e angustiante)! Lendo essa obra, eu sinceramente senti tristeza em perceber que a arlequina realmente achou que poderia mudar o coringa, mas acabou que ele a mudou.
A arte dessa hq é deslumbrante, e o jeito que a história é conduzida é muito envolvente, sem dúvidas é uma das melhores hqs que eu já li!

Dayan 18/01/2022

Fé nas maluca
Minha parte favorita dessa HQ foram as sequência de sonho da Harley, eram macabras e as ilustrações representavam muito bem isso, de início achei que não gostaria do Joker todo galã, mas a personalidade dele conseguiu me convencer da loucura do personagem, minha única crítica seria que a Harley se deixou levar muito fácil pelo ?Jay?, sei que ela já tinha uma propensão a ser maluca mas achei que poderiam ter explorado melhor essa tendência dela.

stella87 26/02/2023

Uma interessante interpretação da personagem :)
Um quadrinho que prende o leitor do início ao fim, de pontos interessantes que deixam espaço para exploração futura e escolhas artística que só adicionam a obra! (tenho algumas ressalvas, claro, mas nada que arruine o quadrinho para mim)