A primeira vez a gente nunca esquece

A primeira vez a gente nunca esquece Patrícia Barboza

Resenhas - A primeira vez a gente nunca esquece

Tathy 24/07/2010

A primeira vez a gente nunca esquece de Patrícia Barboza
Para ler a resenha completa (incluindo links ativos e imagens) acesse www.tathy.com.br

Título Original: A primeira vez a gente nunca esquece
Editora: Ciranda Cultural
ISBN: 9788538012191
Número de Páginas: 159
Ano: 2010
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Ler o livro A primeira vez a gente nunca esquece da queridíssima Patricia Barboza foi como ler meus diários/agendas antigas (Não, hoje eu não tenho mais isso).

O livro é uma reunião de 14 contos, onde é narrado as experências de primeiras vezes de alguns adolescentes. Primeiro emprego, primeiro sutiã, primeira decepção e por aí vai. Como o livro é mais teen e já passamos por isso, é que rola a identificação com nosso passado não tão distante.

O livro da Pati é uma delícia, com uma narrativa super suave, doce, tranquila e um desenrolar tão fácil dos contos que eu fiquei querendo mais das histórias (viu Pati???) Saber o que aconteceu antes e depois do que é contado no livro, de saber como era a vida dos personagens… de verdade! Ler é um exercício de imaginação e com este livro não foi nada diferente.

O livro é realmente muito fofo, desde as ilustrações que eu já mostrei aqui até até a capa, da narrativa aos contos, é aquele livro que compartilha experiências e que eu queria ter tido na minha pré-adolescência/adolescência. É aquele livro que vou sentir o maior prazer em ver minha sobrinha pegando emprestado para ler e quem sabe minha filha? (um dia!)

Sobre a autora: Patricia Barboza é carioca e uma bookaholic, assim como tantos leitores do Eu sou assim, Desta paixão, fez profissão. Já escreveu três livros (Os quize anos de Carol, Sai da Internet, Clarice! e A primeira vez a gente nunca esquece, resenhado acima) Hoje a Pati coordena o projeto Leitura Nota 10 que tem como objetivo levar a literatura para as escolas do Rio de Janeiro. No projeto, ela também é palestrante. Também está envolvida em outros projetos interessantíssimos que estou sempre falando por aqui, como o Novas Letras e o blog Consultora Teen (tem dúvidas? Pergunte pra Pati)
Onde encontrá-la:

Site | Twitter | Skoob (autora) | Skoob (usuária)

Liu 16/06/2011

Esse livro retrata a historia de varios adolecentes contando como foi a sua primeira vez em coisas que todos ja passamos ou vamos passar como o primeiro amor, o beijo, o trabalho, a briga, a mestruação, entre outras historias que não temos como evitar geito.
Tem algumas historias bem divertidas e engraçadas que fazem do livro na minha opinião otimo.

Geek Pri 16/09/2010

Recomendo
Este livro me vez lembrar dos apuros em que nos metiamos quando éramos adolescentes.
Patricia Barboza narra de forma hilária algumas de nossas "Primeiras Vezes".
Recomendo não só para os adolescentes que ainda passarão por isso como também para os que já passaram desta fase mas adorariam recordá-la.

Felipe Saraiva 10/03/2011

A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece → Patrícia Barboza
Vejam a Resenha completa (e com todos os links) em ↨BIBLIOTECA FSAB↨ → http://bibliotecafelipes.blogspot.com/2011/03/resenha-primeira-vez-gente-nunca.html

TÍTULO: A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece
NÚMERO DE PÁGINAS:160
VERSÃO: Brasileira
FORMATO: PaperBack

SINOPSE

Como foi... ... o seu primeiro amor? ... o seu primeiro beijo? ... o seu primeiro fora? ... a sua primeira briga? Inesquecível? Um grande mico? Ou ainda não aconteceu? A adolescência é a fase de nossas vidas que mais nos proporciona as tão sonhadas e, por que não,as mais temidas primeiras vezes. A primeira festa, o primeiro namorado, o primeiro acesso de ciúmes, o primeiro choro de saudades. Conflitos, descobertas, medos, angústias... Sentimentos comuns ligados à primeira vez. Mas tudo isso também pode ser bastante engraçado. Quantas vezes passamos por situações realmente complicadas e, depois de certo tempo, não morremos de rir com aquilo? Como tudo isso é inevitável, vamos deixar os medos de lado e encarar a vida de frente! O livro traz 14 histórias, com protagonistas masculinos e femininos, contando sobre as suas primeiras vezes. Alguns dos temas abordados: o primeiro amor, a primeira barba, o primeiro sutiã, a primeira decepção, o primeiro emprego e o primeiro regime.

RESENHA

Bom, tenho que começar essa resenha agradecendo a fofa da Patrícia Barboza (que é a autora da obra), pois foi super gentil em me ceder um exemplar para resenha. Muitíssimo obrigado, Patty (olha a intimidade... hahaha)!
E ainda autografou pra mim (*-*)! DETALHE: No autografo ela me chamou de "parente"!!!
Eu adorei, "parenta", obrigado!

Pra Quem Não Entendeu → Acho que tem gente que voou com o "parente", ne? Pois bem, vou explicar: Eu e a Patrícia temos o mesmo sobrenome: Barboza! E daí saiu o "parente"! Explicado, agora?

E agora, vamos a resenha: Bom, esse livro é uma espécie de antologia (livros que contém vários contos) de uma autora só!

O livro é realmente muito fofo e não tem como a gente deixar de se ver em alguns (ou em todos) dos contos.
Eu, infelizmente, não pude me ver em muitos dos contos, pois sou um piralho muito novo e ainda não passei dos 13! hahahaha

Os contos respondem as típicas (e até clássicas) respostas para os adolescente, como: O primeiro emprego, O primeiro amor, O primeiro amor platônico, A primeira decepção, A Primeira Menstruação, e por aí vai...

O livro tem uma narrativa realmente super leve e de totalmente fácil entendimento!

A Patrícia sabe como fazer um livro para adolescentes e sabe perfeitamente como prender nossa atenção de forma ágil, rápida e prática, além de muitíssimo divertida!

Super recomendado para quem ta afim de relembrar os bons (alguns maus, mas divertidos) momentos da vida!
E obviamente, super recomendado para as mamães de plantão que quebrem seus flhos super bem informados de forma divertida!

E para quem ainda ta em dúvida sobre comprar ou não, eu digo: COMPRE COM CERTEZA!
É ótimo meio de comunicação para adolescentes!!!

E se não for para método de ensino, compre pelo menos para ter a capa na estante, pois ela é super fofa!!! =P

CLASSIFICAÇÃO: 4 (☻☻☻☻)

Melian 09/08/2010

É um livro muito fofo! No meu caso, que jápassei dos 20 nostalgico, pq variasdassituações sitadas passei por elas, mas 2 em questão lembraram-me muito as amigas! rs, eu nunca fui propensa a trapalhadas e nem a namoradeira, mas tinha umas amigas q eram ,então foi engraçado!
Super recomendo para meninas desde os 15 até mais velhas, p/ umas pode servir de experiencia para outras como um deja vu rs.

Betinha 03/08/2010

Primeiro queria dizer que adorei a capa … Bem meiguinha por ser toda rosinha e de uma qualidade excelente. Ler ele foi lembrar das mesmas perguntas que eu me fazia a uns 3 anos atrás ( sou novinha mesmo gente ) … Faz a gente ir para o passado e dar risada das próprias coisas que a gente fazia … Algumas bem doidinha mesmo …

O livro é um conjunto de 14 histórias, mostrando situações em que ocorreram as suas primeiras vezes … Primeiro amor, primeiro emprego, primeira menstruação, primeira camisinha e por ai vai … A Patricia tentou reunir varias experiências que muitos adolescentes passam, mostrando que nem tudo é um bicho de sete cabeças, de forma que tudo passa e a gente continua com as nossas primeiras vezes depois de certa idade … Então como havia falado, o livro faz agente retornar a tais lembranças … Lembrando que: o Livro A primeira vez a gente nunca esquece está direcionado para os adolescestes ( um livro mais teen ), mas isso não nos impede de ler ele mesmo assim pois cada livro é magico, nos fazendo viajar e exercitar a nossa imaginação …

A Pati fez com que a leitura fosse deliciosa e engraçada, trazendo uma narrativa super tranquila e suave, mas ao mesmo tempo com uma linguagem moderna … cada história tinha um personagem diferente, mas as vezes eu queria que a história continuasse ( para saber o que aconteceria depois de tais situações ) … Bem como passei faz pouco tempo da minha adolescência, as situações ainda estão novas, mas para quem já passou por isso faz tempo, com certeza recomendo o livro para ter uma hora prazerosa e de muitas risadas … queria dizer para a Pati continuar com este gênero, pois ela sabe o que está fazendo …

Talita 01/02/2011

Ler o livro da Patricia foi uma delicia!!! Uma viajem muito legal à nossa adolescencia :)

O livro é uma reunião de 14 contos, que falam sobre as experências de primeiras vezes de adolescentes. Primeiro amor, primeira barba, primeiro emprego, primeira decepção e por aí vai.
São situações muito tipicas, e não tem como você não se identificar com elas .

A Patricia escreve tão bem , de um jeito tão simples, com uma narrativa tão gostosa de ler , que em poucas horas você se da conta que acabou de ler o livro e quer mais :)

Além disso, é cheio de ilustrações super fofas que fazem a gente viajar nas histórias.
O livro é bem fininho, mas queria que tivesse umas 600 páginas de tão gostoso que é lembrar das primeiras experiências e dos micos cometidos rs.

Veja mais aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2011/02/resenha-24-primeira-vez-gente-nunca.html

Mellka 09/02/2011

Aconteceu ou vai aconteceu...
isso é o básico da vida,muita coisa nesse livro ou ja aconteceu comigo ou vai acontecer,e não posso evitar.

Lili 16/06/2011

O livro é bom, más eu não gosto q é em capítulos.

Busão 21/06/2011

Conta historia de pessoas, cada uma tem sua primeira vez em algo. Algumas historias são engraçadas, outra já são meio sem graça, porém o livro é muito bom.

gabi 10/04/2012

Quando eu comecei a ler o livro"a primeira vez a gente nunca esquece"eu me apaixonei e percebii que aquele livro tinha tudo a ver comigo.Eu gosto de coisas divertidas e esse livro é tudo de divertido pois ele diz como aconteceu a primeira briga o prmeiro amor,a primeira vez...E isso mecheu muito comigo pois a minha vida é muito em comum com a da historia do livro.Gente leiam este livro, concerteza vocês não vão se arrepender que leu já sabe como é bom.

Min 01/05/2012

Eu gostei mais da parte, do Primeiro amor, pois eu achei muito fofo.Esse livro me ensinou a aproveitar nossa primeira vez em tudo.

Amanda 15/08/2012

Resumo
Este livro contém alguns contos retratando as primeiras vezes de adolescentes, como o "Primeiro sutiã", "Primeira briga"...
É uma leitura agradável e que diverte, além de tudo, me identifiquei com alguns contos, uma verdadeira enciclopédia das primeiras vezes da adolescência!
Valeu a pena os seis reais desembolsados pelo livro!
Recomendo!