O Mistério da Ilha de D. João VI

O Mistério da Ilha de D. João VI Ana Cristina Massa

Resenhas - O mistério da ilha de d. joão VI

doraa ! 01/09/2023

De longe meu favorito da saga
QUE LIVRO LINDO! Os personagens se desenvolveram tão bem ao longo da saga, e nesse livro são tão humanos que você consegue se ver no lugar de cada um deles.
A organização da narrativa é muito boa, com a ligação passado-presente e um pouco do futuro torna a história um quebra-cabeça que é lindo de montar, com todos os acontecimentos.
Cada personagem tem seu desenvolvimento lindo, em especial a Izadora e a Sofia (talvez eu seja meio clubista em relação às minhas meninas, só talvez) e uma menção honrosa do desenvolvimento pro Jonas, o que torna o livro tão lindo e tão maravilhoso.
Sinceramente, leiam.

juliaememo 18/06/2020

Mais um mistério para Os Invencíveis resolverem.
Achei um pouco confuso no início, mas depois entendi melhor.
Uma aventura divertida e empolgante na ilha de Dom João VI.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2018

O Mistério da ilha de D. João VI
"O livro dá seguimento à série Os Invencíveis. Tem suspense, valoriza a preservação de documentos históricos e literários, apresenta linguagem jovial e correta, além de boa mescla de realidade e ficção.

A história envolve em uma aventura, na Ilha de Paquetá, a favorita de D. João VI, os seguintes: um grupo de meninos e meninas, um detetive caçador de ladrões de tesouros, sua amiga historiadora, e um senhor de meia idade. Este último é bisneto de Domingos de Santo Tirso, ornitólogo que participou da expedição científica do Barão de Langsdorff nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, em 1828.

Dá uma idéia divertida do trabalho de pesquisadores em arquivos históricos, motiva o aprendizado de História do Brasil e tem uma boa abordagem ética.

Reparos: falhas pequenas de revisão técnica, que por sua frequência irritam o leitor mais atento; por exemplo:

à pg. 128… queria que todos a conhecessem essa história… Apontou paranome ali escrito e mostrou…;

à pg. 140… Gênio contou tudo, até seu encontrou com Isa…;

à pg. 144… Pois é! Logo te perdi de vista, e seu sobrenome era justamente o que eu procurava…"

Link da resenha: https://nepbarcadoslivros.wordpress.com/2010/11/25/o-misterio-da-ilha-de-d-joao-vi/

Esse livro se encontra disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=472171&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

Snow 24/01/2018

Impressionante
Maravilhoso, li quando era mais nova, mas não canso desses livros da Ana!

Camila 21/11/2016

Aventura e mistério!
Eu adorei o livro, li na adolescência e me envolvi muito com a história já que se trata de aventuras adolescentes. Uma leitura simples que prende o leitor.

moizesrodriguess 20/11/2015

Razoável
Depois de todas as incríveis aventuras dos Invencíveis e muitos anos depois de ter lido o primeiro livro da série (Mistério no Museu Imperial), finalmente li O Mistério da Ilha de D. João VI.

Fui com expectativas estratosféricas e (obviamente) me decepcionei um pouco.
Ana Cristina Massa tinha tudo pra encerrar essa série de forma épica (embora não se saiba se este é o último livro da série, a autora nunca disse que lançaria um próximo, mas também nunca disse que NÃO lançaria), mas enfim, ela não fez isso!

Eu esperava mais dos personagens e da história, esta que se arrastou até chegar no clímax que já é praticamente no final do livro.
Novamente o nosso querido Sombra está de volta nessa série, mas dessa vez como personagem principal, não como coadjuvante (pelo menos foi a impressão que eu tive).
E sem falar que eu não gostei do final da Isa (primeiro: Quem diabos é G?!!), e eu esperava uma "outra coisa" já que bem no finalzinho do terceiro livro da série - O Segredo do Colecionador - a Isa tem um pensamento no mínimo interessante sobre uma "pessoa aí" haha!

O Goma continua hilário como sempre, embora ele não estivesse TÃO engraçado nesse livro como nos outros.
Sofia e Jonas continuam juntos depois de todos os acontecimentos dos outros livros e são um casal muito legal! A Sofia é ótima, gosto demais dela!
O mistério está presente no livro desde a primeira página! Nos deixando com o coração na mão!

E, como acompanhamos diversos pontos de vista da história por ela ser narrada em terceira pessoa, sempre que acontecia algo revelador a narrativa mudava para o PV de outro personagem (meu coração faltava explodir no peito).
Um ponto negativo também é que os personagens não apresentam algum indício de amadurecimento. Eles mudam sim, claro, mas são um pouco infantis (até mesmo o Gênio que era o mais maduro dentre eles) - Eu sei que o livro é infanto juvenil, mas só acho que os personagens deviam amadurecer mais.

Enfim, por mais que esse livro tenha uns pontos negativos, vale muito à pena lê-lo!
Espero que a Ana Cristina lance mais livros dando continuidade à série e a encerre louvavelmente!

PS: Meu livro favorito dessa série é O Enigma na Capela Real! Simplesmente magnífico! Ainda posso ouvir os passos ecoando pela capela enquanto a chuva caia lá fora e eu sentia a presença de alguém me vigiando, os passos vindo em minha direção...

Saribera 15/11/2011

Já tinha lido o "Mistério no museu imperial" e virei um fã dos Invencíveis, foi com essa expectativa que comecei a ler o "Mistério da ilha de D.João XVI", estava curioso para ver como os garotos resolveriam mais esse mistério. Mas a história começa muito confusa, novos e muitos personagens, brigas entre os Invencíveis, o Sombra parece ser um herói agora, e o mistério a ser desvendado demora mais a aparecer.

O livro vai nesse ritmo até o terço final, quando enfim engrena e termina com um ritmo bom. Os Invencíveis perdem espaço para o Sombra, que parece ser o grande protagonísta, junto com o Gênio, que se distancia um pouco do resto do grupo.

PS: Um grande ponto negativo é o uso de vários pontos de interrogação e exclamação, desnecessários, e dos alguns erros de digitação da 1° edição, parece ter sido publicado as pressas.