Holocausto e Memória

Holocausto e Memória Marcos Guterman

Resenhas - Holocausto e Memória

gan_nathalia 24/02/2022

Livro essencial
O livro faz uma abordagem completas obre o holocausto, questiona o próprio signficado da palavra. Esse fato histórico é único, e indescritível. O autor faz apontamento sobre como os filmes romantizam e tentam passar algo positivo, filmes vencedores do oscar. De como pessoas se passaram como vítimas e enganaram a todos com histórias falsas e como existem pessoas que negam esse fato colocando a culpa nas vítimas ou distorcendo os acontecimentos. Não é assunto simples de ser debatido, as vitimas sobreviventes se sentem culpadas por não terem consigo fazer nada por outras vítimas que por muitas vezes eram familiares ou amigos. O nazismo não foi apenas um genocídio, era um plano de extermínio de raças consideradas "inferiores", os judeus eram considerados não apenas inferiores, mas como objetos, pois até os animais eram de certa forma tratados com mais respeito e como seres. Há grupos militantes/ativistas que se apropriam do acontecimento para fazer infelizes comparações com algumas situações. O livro te faz refletir de como de certa forma banalizaram o assunto, analisar os filmes de outra forma de que o holocausto não é um entretenimento e se a representação ficcional é uma falta de respeito com as vítimas.

Mary.james 31/03/2024

Talvez seja técnico demais comparado as outras coisas que eu li nos últimos dias e por isso não foi muito proveitoso pra mim, apesar de ser um livro que eu não quero reler nunca, achei uma leitura um tanto quanto interessante