Uma real leitora Alan Bennett

Resenhas - Uma Real Leitora

Tawan_space 19/10/2023

Leitura difícil com personagens quase insignificante. A Rainha era uma chata que só reforçava um estereótipo terrível de leitores, como se a gente só ligássemos pra livros.

Livia Barini 30/01/2023

Porcaria
Detestei esse livro!! É um desperdício de tempo que reforça o esteriótipo e o preconceito contra quem gosta de ler.

A rainha se apaixona pela literatura e passa a detestar seu trabalho e a fazê-lo mal. Apesar de compreender melhor as pessoas, perde a habilidade de conversar com elas. Ela é aquela chata que só fala de livros e é incapaz de estabelecer qualquer tipo de diálogo, até o mais trivial deles.

É "engraçada" a visão da sociedade atual. Se você só fala de política, você é uma pessoa atualizada que se preocupa com o futuro do país e do mundo (mesmo que só leia fake news, deprede patrimônio público e só fale besteira). Mas se você fala de literatura, você é chato e alienado.

Quem lê adquire mais conhecimento. Até as pesquisas comprovam que a pessoa é mais empática. Conhecer melhor o mundo e os sentimentos humanos nos municia de ferramentas para conversar melhor, não o oposto.

Mas este livro prega exatamente o contrário. E para completar ainda defende o mito de que todo leitor quer ser escritor, uma grande mentira.

É uma pena que o autor, apesar de citar tantas obras, não tenha entendido o que é ser leitor.
CPF1964 30/01/2023minha estante
Esta é a Lívia Raiz .....

Livia Barini 03/02/2023minha estante
kkkk

Ana 28/07/2022

O livro mais rápido que eu li na minha vida.
Ganhei esse livro de uma doação e quis aproveitar para ler agora, gostei bastante das mensagens que o livro traz, indicações e frases que fizeram me sentir encaixada como leitora, apesar da inexistência de capítulos, foi uma leitura bem fluída que me trouxe alguns aprendizados e inclusive o plot do finalzinho foi muito bom!!

Martony.Demes 04/07/2022

Esse livro eu peguei indicação do livro clube do livro, de Luzia de Maria.

O livro conta a história de uma van biblioteca itinerária que estaciona próxima ao Palácio ou Castelo de Windsor. Então a Rainha da Inglaterra vê aquele veiculo e se interessa. Não sabe ela que aquilo ia mudar a sua vida!

A rainha passa a ser uma leitora voraz. Passa horas lendo, para onde vai leva seus livros! E esses mesmos livros passam a moldar sua mente e a torná-la uma pessoa melhor, apesar de ela passar a não tanta importância para as questões corriqueiras e protocolares aos quais são devidos!

Uma intessante e porque não, engraçada história!

Van Bracisiewz 13/04/2022

Uma real leitora
Um livro com poucas páginas, que dá para ler em um dia, porém achei a leitura muito maçante e acabei levando mais de um dia. O livro começa mostrando um dia normal na vida da rainha da Inglaterra, seus deveres, sua relação com os criados, enfim, até que ela cruza com uma biblioteca móvel e para não fazer desfeita para o motorista/bibliotecário que estava ali ela pega um livro para ler e assim essa história começa?

Anna 01/03/2022

Uma paródia, talvez?
Não sei bem o que pensar desse livro. Quando terminei, só conseguia lembrar do filme "Bastardos Inglórios", ou seja, pegar personagens reais e "mudar" o rumo deles. Esta mais para um conto, de alguém que conhece os protocolos reais, e não entrega uma história de verdade. Quase uma homenagem aos livros, mas não é bem isso.

Por isso, prefiro registrar algumas passagens legais:
"Passatempo? Disse a Rainha. Livros não são passatempo, são sobre outras vidas, outros mundos. Longe de querer que o tempo passe, Sir Kevin, o que queremos é ter mais tempo."

"Mas é que os livros, como decerto o senhor sabe, raramente imprimem um curso de ação. Livros em geral apenas confirmam aquilo que, talvez inconscientemente, já resolvemos. Vai-se a um livro para ter as próprias convicções corroboradas. Um livro, por assim dizer, fecha o livro."

Laura 04/12/2021

Certo dia ao investigar os latidos constantes de seus cães, a rainha da Inglaterra acaba encontrando uma biblioteca móvel parada na parte de trás de do palácio, curiosa ela vai investigar e acaba pegando um livro, dando início a uma grande paixão pela leitura, e tendo Norman, um controvertido empregado do palácio.

Outro livro que eu esperava mais.
Achei a ideia ótima, com bastante potencial, mas acabou sendo maçante.
Para mim o que salvou foram as referências literárias, algumas citações e o fato de ser curtinho.

"O que ela estava encontrando também era como um livro levava a outro, portas se abriam onde quer que ela se virasse e os dias não eram longos o suficiente para a leitura que ela queria fazer."

Agatha 24/09/2021

É um livro curto que dá para ler em algumas horas, embora a sua narrativa seja um pouco confusa, principalmente em relação à passagem do tempo e na "divisão" de capítulos. Percebi também que o narrador se perdia algumas vezes na descrição das ações dos personagens. Tem umas citações e passagens interessantes relacionadas à leitura em si, mas no geral é um livro razoável.

Nataliene.Maia 22/08/2021

Uma real leitora
A leitura para iniciantes não e boa ,e impossível reconhecer tanta referência se ainda não leu bastante o suficiente,a história em si não tem muita reviravolta ,o final te surpreende um pouco .

*Lua* 19/07/2021

complicado
O livro é super curtinho e o título é bem interessante só que a leitura e super difícil a linguagem e bem complicada não tem muita emoção é um livro muito parado não faz meu estilo.

Marta 22/06/2020

Uma rainha apaixonada por livros
Uma Real Leitora é um romance que se ocorre na Inglaterra tendo como protagonista a Rainha Elizabeth II. Nele a Rainha descobre a paixão pela leitura e em como isso acabou se tornando um problema para todos, pois ela acabou perdendo o interesse de seus compromissos reais.
Em um belo dia, a Rainha está passeando com seus cachorros, então eles começam a latir para um furgão estacionado nas dependências reais, curiosa ela vai verificar do que se trata e para se desculpar pelos seus cachorros e é nessa hora que percebe que na verdade é uma biblioteca itinerante de Westminster. Nesse momento começa a sua paixão
A paixão e o interesse pela leitura começa a se tornar um problema grave, já que ela não quer fazer outra coisa a não ser ler e todos os seus compromissos reais se tornaram desinteressantes e tediosos. Porém, seus camaristas conspiram para pôr fim à sua paixão.
Se gostou da resenha, siga o meu perfil literário: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B9j_EUFj0_M/?utm_source=ig_web_copy_link

Filipe 12/06/2020

Uma leitura simplesmente deliciosa. Além de não ser um livro longo, a qualidade da história contribui para que não precise de mais que algumas horas para terminar o livro.

Duda 21/04/2020

Achei o final um pouco triste, mas pude tirar coisas boas, mesmo sendo um livro tão curto.