Ilha

Ilha Marcelo Jucá

Resenhas - Ilha

Biblioteca Álvaro Guerra 25/05/2022

Uma história emocionante sobre um menino que mora em um lixão. Acompanhe sua trajetória tentando compreender o mundo e o que acontece com aqueles que partem e não voltam para a "ilha".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568846827

MãeLiteratura 28/05/2020

Recomendo a leitura!
Ilha é um livro infanto-juvenil, adequado para leitores de todas as idades. Um livro forte e ao mesmo tempo poético, que me fez refletir.
Um depósito de lixo vira uma Ilha para o menino Dado. O olhar ainda ingênuo do garoto, filtra as oportunidades, o fará crescer na marra, deixando cedo a infância.
De galochas e com as luvas que ganhou do tratorista, Dado garimpa materiais, fuça e tenta achar um pequeno tesouro. É possível escapar do seu destino?
É na aridez da paisagem que o menino transforma sua ilha, aos seus olhos, mesmo que ressabiados, ainda há espaço para o lúdico. Ele merece o presente? Mãos jogam jokenpô.
Dado convive com o perigo, tétano, prego, pedra. É preciso tomar cuidado, para não virar comida da ilha. O que é tesouro? O que é lixo? Tudo é uma questão de referencial.
Através dos pensamentos do menino, acompanhamos sutilmente a sua realidade. O sol, que ele gosta, mas que se aquece muito, dá sede. A água dali tem gosto diferente, embora na escola digam que água não tem gosto, nem cor. Aquela tem.
Que vontade de pegar o Dado no colo, de protegê-lo. Queria muito que ele tivesse a chance de escapar do seu destino, assim como milhares de crianças que se encontram em situações de risco.
O texto bonito e poético de Marcelo Jucá transforma este livro numa leitura diferente e especial. Uma crítica social, temos tantos Dados, invisíveis.
As ilustrações de Felipe Tognoli criam um universo vigoroso e ao mesmo tempo delicado, terno. Gostei muito!
O livro é diferente, original e reflexivo. Edição super caprichada da Editora Kapulana. Adorei o formato, as cores e a diagramação. Recomendo muito esta leitura!

site: https://www.maeliteratura.com/2020/05/resenha-ilha-marcelo-juca-editora.html