Jardim de Escândalos

Jardim de Escândalos Jennifer Blake

Resenhas - Jardim de Escândalos

Valdirene.Perez 28/11/2013

A história não é ruim, porém a autora descreve demais os sentimentos confusos, tanto do Alec como da Laurel. Uma cidade que vive de intrigas, uma família de víboras, filhos ingratos, enfim, não convenceu, a não ser as partes do envolvimento no jardim.

Lane 09/01/2012

O livro mais parece uma novela mexicana!

Ressaltando para, a perfeita escrita da autora, a quem, merecidamente merece os créditos, não pela história, mas por sua narrativa lirica, poetica e profunda!

O roteiro é fraco, apesar da boa escrita da autora, não me fez torcer pra nenhum dos personagens da trama. E, de cara identifiquei quem era o vilão da história.
O que mais me facilitou bastante pra isso, foi a futilidade dos sentimentos dos personagens protagonistas, que logo vi, que esta motivação tbm seria a do vilão, apesar do assunto em si
ser bastante sério.

Bem, afirmo isso com tanta precisão, porque no final, ao descobrir a real motivação do vilão, nada se fez, digo a trama termina, sem relatos sobre quais foram as penalidades dadas ao vilão da história.

A história em si é sobre maledicencias.

Laurel vive reclusa em sua casa, depois de alguns anos, após ser acusada injustamente, pela cidade em que vive e seus familiares, de ter causado intencionalmente a morte do seu marido.
Até aqui tudo bem, eu achei que era justo a personagem ter algum tipo de trauma pelo que aconteceu em sua vida passada. O que me deixou indiganada, foi a forma como a autora construiu a personagem.

Laurel, não é nenhuma garotinha adolescente, é uma mulher madura, mãe de 2 filhos crescidos/adultos, e que mesmo que com pouca experiencia, ao conhecer Alec, parece uma menina abestalhada. Ah, pára, né?!

Dela ter mecanismos de defesa para lidar com seus traumas, eu entendo, mas ela ser "menininha", bobinha, nada a ver...

Alec, inicialmente parece ser um cara descolado, exótico, mesmo sendo mais novo que Laurel, parece ter vivido bastante...mais no decorrer da história a autora fez o Alec parecer bobo, inexperiente, e o que foi pior pra mim, fez o Alec ter uma imagem de menino sofrido na infancia, que em nada me convenceu.

Afinal, quem já leu ou for ler o livro, verá que Alec tem uma vó materna carinhosa, e é por isso que ele vai com o irmão pra cidade, [a mesma de Laurel], então, como em sã consciencia o Alec poderia ser uma pessoa que sofreu na infancia???

E não só fica ai não... os dois, Alec e Lauren são extremamente sensuais!

Desde o ínicio, percebe-se a "magia" entre eles, e quando finalmente acontece (aqui eu tenho que abrir parenteses, porque a historia toda poderia ser descrita em poucas páginas. Nesta parte, a mais demorada, a mais chata e enjoada, onde os dois,com dialogos extremamente fracos, mas pela Lauren do que pelo Alec, fica de muito mimimi infantil, que em nada combina com sua idade, convenhamos), nada de "tchantchantchan..." acontece, pra mim foi normal demais, clichê demais, e usando a expressão correta "ridicula"...desculpe-me os fãs da obra, mas mew...foi ridicula a cena!

E pra não bastar mais nada, quando finalmente Lauren resolve fazer alguma coisa pela vida própria, o enredo encaminha para um suspense, substimando a inteligencia do leitor, onde sinaliza para vários vilões.

Enfim, [pra mim]:
- não achei hot - descrições calientes não vi nada demais
- Não achei romantico - as frases, colocadas nos dialogos, até são profundas, mas somando ao contexto não surtiram efeito.
-é uma leitura leve - mas, recomendo não ter muitas expectativas, tendo como base as que foram feitas pelo New York Times
- a autora deixou , várias pontas soltas: o final do vilão, como foi que ficou o povo da cidade depois de verem a verdade [ uma das coisas principais, porque, afinal de contas, o nome dela era exposto até no sermão da igreja local], não me convenceu a historia de menino sofrido do Alec, ora, onde estava a avó tão carinhosa dele pra ajudar a mãe rebelde dos anos 70?

E pra completar a novela mexicana: No enredo foi colocado algo sobre "fantasia", solcisticio, mãe terra, essas coisas.

Não entendi o porque disto, as minhas teorias são que, a autora ficou
meio perdida em Shakespeare e Tolkien, e quis "incrementar" mais a trama, tentando justificar o nível de sofrimento fatídico dos personagens. Fora que ela aborda outro temas na trama, como a AIDS, que pra mim não contribuiu em nada, se esta era sua intenção...

E, antes que alguem pergunte: Levei a leitura até o final, porque odeio desistir, tinha em meta ler este livro, há mais de 6 meses, e escolhi-o, porque todas as resenhas que tinha lido sobre o mesmo, foram positivas infelizmente.

Boa sorte pra quem for ler.

Avaliei com 2 estrelas, por causa da linda escrita da autora.
Adri Ramalho 01/10/2012minha estante
E eu querendo esse livro.
Vou repensar.
Bjs

patita 15/04/2011

Mocinha chata
Dei só duas estrelas por causa da Laurel que é uma tchonga! Quando vc lê a orelha do livro já começa a rir. A mulher matou o marido dando ré no carro. kkkk
Tão chata que vc fica torcendo pelo(a) assassino(a). Passável, mas eu não esperava muito mesmo.

Lili 26/12/2011minha estante
Como um livro pode dar impressões totalmente diferentes às pessoas. Foi um dos melhores que li neste ano, e não foram poucos, 18. Adorei, suspense, romance, trama, tudo envolvido em um lugar mágico, que só quem tem imaginação consegue entrar. Queria ver um filme desse livro, seria uma trama e tanto.