O Anel de Polícrates e Outras Histórias

O Anel de Polícrates e Outras Histórias Oscar Wilde...

Resenhas - O Anel de Polícrates e Outras Histórias

Ana Bernhard 24/03/2023

Resgatando leituras dos clássicos
Nesta leitura temos a oportunidade de conhecer os escritos na íntegra de importantes nomes da história e da filosofia, como Esopo, Cícero e Voltaire.

Achei muito interessante como as histórias são simples e curtas, mas repassam inúmeros ensinamentos sobre a forma como as pessoas na época buscavam compreender questões morais.

Um exemplo é na história do Lobo e da Ovelha, escrita e reescrita em modelos diferentes por diversos autores, faz de maneira simples uma denúncia ás pessoas que buscam fazer o mau ao próximo sem quaisquer justificativas.

O texto é usado se aplicando ao Nazismo e a guerras também, e isso me fez pensar sobre como, de fato, diante das guerras acabamos por perder nossa individualidade, padecendo por causa de do mau dentro de homens que nem mesmo conhecemos.

Outros textos me levaram a pensar sobre a criatividade desses escritores para repassar princípios singelos como amor, sacrifício e esperança. É o exemplo de "O Príncipe Feliz", que inicia a narrativa de forma meiga, narrando o romance de uma Andorinha e um Junco, até nos levar para uma visão social sobre a cidade. É emocionante como ele inicia contando sobre um governo que ergueu uma estátua de ouro, com safiras e rubis, enquanto denuncia na cidade diversas pessoas em situação de fragilidade econômica.

Eu pessoalmente fico feliz em ler escritos antigos assim, e me sinto viajando no tempo ao poder ler como pensavam autores como Esopo, Heródoto e outros.

leashy loo 08/01/2023

o anel de polícrates e outras histórias
Esse livro é uma coletânea de histórias curtas divididas em exemplares, morais, filosóficas, sentimentais e anedóticas, de autores clássicos da literatura como Oscar Wilde e La Fontaine.
Meus favoritos foram os contos de Oscar Wilde e Maupassant que, apesar de seu pequeno desenvolvimento, me deixaram comovida e intrigada.

Matheus 29/09/2022

O gigante
É um livro com algumas fábulas, a que mais mexeu comigo foi a do gigante e o menino, li mais por não ter o que ler

Karla Marinelli 23/05/2021

Gostei
Aqui tem vários contos de autores diferentes e em línguas diferentes... Gostei bastante disso da diversidade de idiomas ,,,, Tem também uns contos de quando eu era criança e lia na escola..

Thais 23/03/2021

Interessante
Lembro-me de não ter conseguido ler esse livrinho na escola. Achei chato e enfadonho.
Foi uma experiência interessante lê-lo depois de tantos anos.

gabrielt3norio 08/05/2020

Pequeno com muito a dizer
Simplesmente sensacional a coletânea. Um achado de ouro!
Tantos pontos de vista.

Diego Lima Araujo 04/08/2019

Entre as melhores coletâneas que já li! Excelentes autores, contos e fábulas exemplares, organização e prefácios claros e consistentes!
Devolveu o livro

Maria 3B

Maria 3B - devolveu

Eduardo.Saad 19/04/2018

Vale a pena
Não tem muito o que falar pois são vários contos de vários autores. Mas eu recomendo todos.
A princípios alguns contos vão parecer histórias banais com significados banais, mas que de uma forma incompreensível vai ficar na sua cabeça até você trazer o sentido da história para a sua vida. Vale a pensa.

EXPLOD 24/10/2013

Pensando por um bom tempo...
"O Anel de Polícrates e Outras Histórias" é uma antologia feita pela Objetivo-Sol de histórias que foram divididas em cinco grupos, a saber: as exemplares (Heródoto e Cícero), as morais (Esopo, Fedro, La Fontaine, Juó Bananere e Nelson Ascher), a filosófica (Voltaire), as sentimentais (Oscar Wilde) e a anedótica (Guy de Maupassant).

Primeiramente, posso dizer que é uma excelente antologia, pois reuniu histórias muito boas dos autores citados, de modo a ser de muita valia para quem não conhece um autor ou outro. De tão boa, creio que apenas a seleção de Bananere foi a mais para menos. Sempre opto por falar, de modo sincero, a história e/ou personagem de que mais gosto, mas parece que estamos em grandes dificuldades! Bom, então falemos da primeira, que estando presente no título, não deixa nada a desejar. É uma história extraordinária, pois através de um acontecimento, da vida do rei Polícrates, Heródoto conta aquele tipo de pensamento que parece ocorrer a todos quando em momentos de sucesso ou fortuna, que é permanecer neste estado e de que modo seria possível modificar o rumo do porvir com certas atitudes.

O aliado do rei, Amásis, dá um conselho interessante: "De fato, nunca ouvi falar de ninguém que, sendo em tudo bem-afortunado, não tenha chegado por fim à ruína mais completa. (...) faz o seguinte diante de tua boa sorte: reflete e encontra aquilo que te é mais precioso, aquilo cuja perda mais afligiria a tua alma; então, joga-o fora de modo que ele nunca mais reapareça entre os homens.”

Não sei como uma pessoa consumista pensaria (convenhamos que sabemos), mas fica aí o conselho do Amásis.

O final não direi, pois continua num capítulo posterior das “Histórias” de Heródoto, que nem se encontra nesta edição, mas cuja nota de rodapé fez a vez de spoiler.

Clássicos são os “A Raposa e o Cacho de Uvas” de Esopo e “O Lobo e o Cordeiro” de Fedro. São inigualáveis. Ponto. Por fim, não há como deixar de falar, nem que seja num mera citação, a história de Voltaire: “Mênon ou a Sabedoria Humana”, as de Oscar Wilde: “O Gigante Egoísta” e “O Príncipe Feliz”, assim como a versão de “O Lobo e o Cordeiro” de Nelson Ascher, chamada “Fábula”. Sinto-me um Policarpo Quaresma a interessar-se por cantigas de ciranda e histórias do folclore brasileiro. Parece algo tão besta, mas muito importante, a contar o ideal de Quaresma e as lições de moral que são vistas nestas histórias com títulos tão sem pretensão (além do informar as personagens), mas muito, muito interessantes.

As histórias selecionadas de Oscar Wilde, por exemplo, têm os títulos tão menosprezados por alguns, imagino eu (senão também eu); claro que foram criadas para crianças (os filhos do autor, principalmente), mas não parece fazer jus às histórias... Se bem que não penso em nada melhor para o título!
Perfeito. Talvez eu possa comentá-las detalhadamente quando presentes em outros livros que não numa antologia. Mas posso adiantar que são de deixar qualquer um pensando por um bom tempo. Isso já diz tudo.