Bert Hellinger: Meu Trabalho, Minha Vida

Bert Hellinger: Meu Trabalho, Minha Vida Bert Hellinger

Resenhas - Bert Hellinger: Meu Trabalho, Minha Vida

Samara 14/06/2023

Mais uma autobiografia
Bert Hellinger é um dos expoentes da Constelação Familiar. Em sua obra ele conta como foi sua vida desde a infância até a criação da Constelação Familiar.

Bert também narra sua vivência durante a Segunda Guerra Mundial e com a Igreja Católica.

Além de relatar os fatos, Bert coloca críticas sofridas por ele na Alemanha e cartas abertas em sua defesa e na defesa de seu método de constelar sistemicamente.

Vany 11/06/2023

Muito bom! Recomendo a leitura!
Muito mal se tem falado (e o Bert cita muito isso da difamação à ele e à técnica por ele desenvolvida) das Constelaçãos Familiares e eu até entendo e concordo com boa parte das críticas práticas, muito "supostos consteladores" que não tem jeito e nem conhecimento e muito menos responsabilidade para lidar com pessoas, dando uma de terapeuta com a técnica das constelações sendo usada de qualquer jeito. E também a "justiça brasileira" usando essa prática para facilitar o andamento de processos que dependendo da ética (ou falta dela) do juíz e do constelador da vez... tem dado muita merda..

Mas..... como em TODA profissão.. toda área que se preze e que expanda como a constelação se expandiu.. existem PROFISSIONAIS e profissionais...

Achei o livro bem interessante por olhar pela ótica do Bert, entender a trajetória dele contada POR ELE, nunca imaginei que ele tivesse passado pelo nazismo e muito menos do jeito que passou.. vale muito a pena a leitura!

Demorei pra ler, tem partes que não achei tão fluida a leitura, tem alguns termos técnicos de terapia e constelações, algumas palavras e termos em alemão que dificultam um pouco a fluidez da leitura, mas no geral é um bom livro de autobiografia!

Recomendo pra quem quer saber da história dele POR ELE e não por fofocas. Recomendo que leiam para tirar suas próprias conclusões sobre a Constelação e o Bert.

Enfim, é isso. Valeu a leitura. Estou feliz e espero que ele também esteja, onde quer que esteja, por ter conseguido terminar essa obra antes de falecer.

Obrigada pelo seu legado, Bert. Descanse feliz e em paz onde quer que esteja.

Jak 17/03/2023

É um livro que eu consegui entender a origem da constelação,
que eu pude entender como ela funciona.

Haryadne.Moreto 09/10/2021

Ainda não tenho uma conclusão, mas como já ouvi de uma blogueira de literatura ?biografia não tem opinar, dizer se gostou ou não, muito delicado dizer alguma coisa?, mas alguns pontos da constelação em si tenho minhas dúvidas se concordo ou não.

Pc Rocha 12/07/2021

Excelente história
O trabalho de Bert Hellinger é uma grande contribuição para o mundo!!! Essa é uma ótima obra. Obrigado pela oportunidade de conhecer.

Roscely.Scheffer 31/12/2020

Bert Hellinger meu trabalho minha vida
O livro é muito bom. Traz ensinamentos sobre a constelação sistêmica familiar ao mesmo tempo em que conta a história do mestre. É um ótimo livro para quem quer conhecer mais sobre a técnica com suas teorias atualizadas.

Mari Castelo Branco 29/12/2020

23° - não ficção / autobiografia. Obra narrada por Bert Hellinger, psicoterapeuta, ex sacerdote, professor e profundo observador do comportamento humano. O livro conta a trajetória do ?criador? - mas prefiro dizer, ?tradutor? - das constelações familiares. Quando pequeno, sofreu um marcante acontecimento que o impulsionou pelo caminho da teologia. Bert, alemão, ao sair da escola, foi convocado para servir na 2ª guerra mundial, embora discordasse em todos os sentidos com o nazismo. Nesta fase, tão tenra da vida, experimentou a morte inúmeras vezes, perdeu grandes amigos, e foi prisioneiro de guerra. Depois de fugir da prisão (americana), decidiu tornar-se sacerdote, e, a partir daí começou a aguçar seus olhares para o outro. Missionário que foi, observou culturas e comportamentos diferentes, estudou e praticou terapias (das mais diversas), e, quando a igreja já não fazia sentido, decidiu adentrar nas ciências fenomenológicos, comportamentais e psicoterápicas. E, na mistura de tanto conhecimento, sobretudo experimental, organizou as constelações familiares sistêmicas, dando estrutura a uma técnica fundada na: hierarquia; equilíbrio do dar e receber; e, pertencimento.
Ao longo do livro, Bert mescla conhecimento adquirido, construído, textos feitos e experiências vividas. Foi um homem extremamente polêmico - ainda é - muito porque, ao abrir uma constelação, elucidava o sintoma oculto ao consciente dos participantes, e, o que se via nem sempre era fácil de digerir. Ainda, ele é polêmico porque criou um campo de atuação considerado ?não ciência? para muitos.
Gostei do livro, mas não amei.
Algumas partes a leitura foi truncada, muito pelo tecnicismo e relatos de abordagens de psicologia. Mas adorei as partes em que Bert foi Bert: humano e falho.

Daniel 06/07/2020

Autobiografia desse terapeuta fantástico
Um excelente livro. Mostra o lado humano dessa grande alma que foi Bert Hellinger.

Elaine Messias 16/04/2020

A vida e influência
Bert Hellinger é uma das personalidades mais bem-sucedidas no ambiente psicoterapêutico, mas também uma das mais controversas e polêmicas. O que marcou sua trajetória? Quais experiências o levaram a se ocupar tão intensivamente de traumas que muitas vezes influenciam dinâmicas familiares por gerações?
Pela primeira vez, Bert Hellinger fala sobre suas vivências particulares e conta em detalhes sua experiência durante o período em que atuou como missionário na África do Sul, suas formações em psicoterapia e a criação do seu método de Constelação Familiar, permitindo que nos aprofundemos em seus pensamentos e conhecimentos a respeito do que adoece as famílias e impede seus membros de terem uma vida plena. Com isso, sua autobiografia também apresenta os caminhos para uma vida feliz, na qual todos possam encontrar a paz interior e o verdadeiro significado do amor.