Eu, Mona Lisa

Eu, Mona Lisa Jeanne Kalogridis

Resenhas - Eu, Mona Lisa

Janaina.Borges 29/12/2023

Mona Lisa filha de um comerciante não sabe porque mas Lorenzo o chefe da família Medici nutre uma amizade e carinho por ela, e sempre a chama para visitar seu castelo. Ela conhece Giuliano Medici se apaixonam e se casam em segredo. Os Medicis são a família mais poderosa de Florença, invejados por políticos e pelo clero são vítimas de intriga e revolta e obrigados a fugir. Mona Lisa é obrigada a esquecer seu casamento por amor e casar novamente, para salvar sua família. Numa sociedade cheia de intrigas, traições e assassinatos seu único alento e a amizade com Leonardo Da Vinci.

mara sop 27/02/2016

O sorriso de Mona Lisa
Lisa é a filha de um simples comerciante de lã, que de repente se vê como uma convidada muito especial para uma festa no Palácio dos Médici conhecendo as pessoas mais importantes de Florença, e sendo aceita como um deles sem entender o porque disso. Mas após ser apresentada a esse novo mundo, ela se vê presa no meio de uma grande conspiração, e aos poucos vai descobrindo que seu passado tem mais mistérios do que ela poderia imaginar... Seu pai seria apenas um devoto seguidor do monge Savonarola? Porque Lorenzo de Medici se interessa tanto por ela? E o quê Leonardo da Vinci tem a ver com tudo isso? As coisas vão acontecendo e de tempos em tempos ela se lembra das palavras de um astrólogo.

'Você está presa num ciclo de violência, de sangue e hipocrisia. O que outros começaram você terá que terminar'

Esse livro, que se tornou indiscutivelmente um dos meus favoritos, tem uma trama super bem trabalhada entre perigos e conspirações, embalada por um lindo amor proibido, desses de arrancar suspiros, com direito à fugas e casamentos secretos, tendo tudo que um bom livro deve ter pra prender o leitor do início ao fim!

site: https://www.facebook.com/romanceshistoricos/photos/a.1486496261567349.1073741830.1484472605103048/1700858403464466/?type=3

Renata 18/12/2014

Mergulhando na História
Mesmo para quem é fissurado em História e, provavelmente, já sabe como termina a história dos Medici em Florença, o livro ainda se torna surpreendente.
Ele conta, de maneira romanceada, a história de Mona Lisa di Antonio Gherardini, a mulher que, supostamente, seria a modelo do quadro La Gionconda, ou Mona Lisa, como conhecemos mais.
Obviamente, ela traz isso de maneira ficcional: este não é um livro acadêmico de História, que conta "tá eónta légein", as coisas como foram de verdade, como dizia o historiador grego Tucídides, que foi testemunha ocular de seu objeto de estudo e fez questão de deixar isso claro para dar credibilidade a sua obra.
Contudo, transparece uma densa pesquisa histórica para a redação do livro: sentimo-nos verdadeiramente transportados para a Florença renascentista, com seus cheiros, cores, hábitos e personagens históricos. Nem o filósofo Giovanni Pico della Mirandola escapou de ser personagem!
Sabemos que há várias investigações acerca da obra e todas elas foram contempladas pelo romance. Até aquela de que a Mona Lisa, na verdade, seria o da Vinci vestido de mulher! É incrível como as várias versões, os vários relatos e fatos históricos, que parecem ser dissociados e até mesmo contrários, se encaixam na narrativa de Kalogridis.
A leitura flui e é possível conclui-la rapidamente. Esse livro é indicado para todos. Não precisa ser fã de História para se envolver nessa narrativa.

Cinthia G 16/11/2012

Demorei bastante na leitura deste livro, pois, a primeira parte do livro achei extremamente tediosa. E parava dias a leitura até retomá-la até onde eu aguentava ler. Mas como este livro estava em minha lista de desejos há anos, e gastei uma grana pra comprá-lo, persisti na leitura e fui surpreendida com a segunda parte. Simplesmente parecia outro livro e essa segunda parte vale por todo o livro. Então recomendo que tenham paciência aqueles que como eu não gosta de um livro com uma narrativa muito descritiva.

Então, Jeanne Kalogridis, criou um romance a partir de fatos históricos, e nos apresenta a sua versão para a pintura de Mona Lisa. Mona Lisa é a obra mais conhecida e notável de Leonardo da Vinci, e encontra-se exposta no Museu do Louvre em Paris.

Neste romance acompanhamos a vida de Lisa Gherardini, desde antes de seu nascimento, e este nascimento foi em meio a traições, conspirações e assassinato. Como disse, a trama toma fôlego quando Lisa aos 12 anos descobre as circunstâncias do seu nascimento, e também acaba se envolvendo com a poderosa família Medici.

A vida de Lisa a partir dos seus 12 anos sofre inúmeras reviravoltas, e ela passa a fazer parte de uma rede de intrigas, fanatismo, mortes e muita dor. Lisa uma moça que apenas queria viver com seu amado Giuliano, se vê envolvida em tramas políticas da medieval Florença, e terá que lutar pela vida daqueles que ela ama.

Em meio a tanto sofrimento Lisa, tem seu retrato pintado por Leonardo da Vinci, protegido dos Medici, e aí ao final descobrimos o porquê de Mona Lisa nos oferecer aquele sorriso introspectivo. É um romance bem fundamentado historicamente e a trama que a autora tece que culmina na pintura do quadro de Lisa é extremamente criativa e vale a pena ser lida.

Fefa 11/07/2010

Já é favorito!
Apoiado em fatos históricos de uma Florença renascentista, o romance Eu, Mona Lisa se molda na mistura entre ficção e realidade numa linha semelhante aos escritos do Dan Brown, mas sem todas aquelas teorias e perseguições. Suas personagens ilustres, cada uma disposta com excelência em seu papel, compõem um cenário trágico e delicado. E é ela, a protagonista Lisa Gherardini, a Mona Lisa, a única capaz de desatar toda a rede de conspirações e segredos que a rodeia.

“... você está presa num ciclo de violência, sangue e hipocrisia. O que outros começaram você deve terminar.”

O livro é dividido em duas partes. A primeira, escrita em terceira pessoa, nos trás o relato do grande plano maquinado para destituir a família Medici do poder, entre outros fatos correlatos que deixam a trama bem amarrada. A parte dois nos leva ao mundo de Lisa e sua história cheia de intrigas e muito, muito mistério.

“Pois minha história não começa com meu nascimento, mas com um assassinato cometido no ano que o precedeu.”

Eu confesso que no início fiquei confusa com tantos acontecimentos e personagens sendo introduzidos praticamente de uma vez, ou talvez isso tenha sido conseqüência de uma falta de atenção minha, mesmo assim fui convidada a continuar a leitura a cada novo capítulo. Mortes brutais, amores proibidos, grandes reviravoltas, segredos e mais segredos enredam este romance divinamente escrito pela Jeanne Kalogridis.

A autora usa de argumentos formidáveis e convincentes para embasar os eventos literários aos detalhes históricos; tudo é ajustado com perfeição. Por vezes sua narrativa, a narrativa de Mona Lisa, se confunde com pura poesia. Jeanne escreve com minúcia esclarecedora, todavia, tantos pormenores, desde o vestuário até os lugares onde tudo se desenrola, tornam a leitura, deveras, cansativa.

O romance é sutil até certo ponto e todas as verdades escondidas são reveladas de maneira astuta e circunspeta. A autora não sente pressa em desarmar e expor os fatos, criando-se assim uma atmosfera de grande suspense e apreensão. Acho que por isso eu demorei tanto para me sentir envolvida com a história.

Por mais que haja acontecimentos um tanto previsíveis e episódios enfadonhos, a história toma rumos jamais esperados e você se depara com revelações jamais imaginadas. O final então é apoteótico, épico e sobrepuja qualquer defeitinho que a história possa ter. Prepare-se para ficar de queixo caído... Além de um grande entretenimento, Eu, Mona Lisa é uma aula de História e cultura. Uma experiência altamente válida. Um livro totalmente recomendado.

“Ele era maravilhoso e belo, e me devolveu meu coração.”
Alana 09/08/2010minha estante
Maravilhosa resenha!!

Soube exprimir perfeitamente o que nós, amantes de "Eu, Mona Lisa", sentimos e reforçamos ao tratar-se de tão bela obra!

;)

Almir 24/11/2014minha estante
Gostei. Comprei meio às cegas, mas esse relato me deixou tranquilo. Obrigado ;)

Fefa 05/12/2014minha estante
Tomara que goste da história, Almir, tanto quanto eu! =]