Fúria Lupina - Brasil

Fúria Lupina - Brasil Alfer Medeiros

Resenhas - Fúria Lupina

sentilivros 05/07/2011

resenha de Fúria Lupina
Uau!!! O livro é fantástico. Mistura vários elementos folclóricos ao longo da história, sempre priorizando claro, o Lobo.
Não há somente um personagem em destaque, pelo menos no início...rsrsrs...São histórias que vão se interligando e que tem um final... (leia para saber...hehehehe).
Pra não dizer que não avisei (apesar de na orelha do livro isso já ser avisado), o livro é um pouco violento, com quase nenhum romance e com muita ação. Eu amei conhecer o Dante e a Caroline, personagens fortes, diferentes, que se superam sempre e que têm um lado que os liga desde o primeiro momento.
No livro tudo é descrito sem pudor, mas sem baixarias, tornando o livro uma leitura mais adulta e eletrizante...
Eu adorei tudo, mas confesso que amei a parte que me toca, pois é uma parte da história se passa em Cuiabá (minha cidade) e Dante estudou na UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso (minha uni.), além do autor citar o codinome de Cuiabá - "Cidade Verde", que confesso, hoje já não é tão "romântica" quanto na história.
O livro trata não só a relação dos lobos, mas principalmente dos seres humanos, a meu ver uma "crítica social" principalmente do homem com a natureza.
Enfim, recomendo...

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/07/furia-lupina-alfer-medeiros.html

dani 04/07/2011

Fúria Lupina Brasil - Alfer Medeiros
Fúria Lupina foi um livro que me mostrou uma nova visão lupina.
A história desse livro vai tratar sobre os lobisomens, seu que é um pouco óbvio, mas de uma maneira fora do padrão comum, ou pelo menos daquele que estamos habituados, com luas cheias entre outras coisas.
O livro é dividido em várias histórias separadas de personagens diferentes que por muitos motivos vão acabar se cruzando. Os lobisomens estão inseridos na sociedade a muito tempo e isso não é percebido, um dos núcleos da narrativa é a família de Caroline, uma família de homens-lobos (essa é a nomenclatura usada para os lobisomens nesse livro)que existe há muito tempo, depois conhecemos Dante, o sétimo filho de uma família com seis irmãs e que possui algo de estranho em sua essência e Joe Hell Vansing, um homem de índole suspeita que adora caçar e em uma noite perdida descobre essa nova raça que chama de “cães do inferno”e decide que apartir daquele momento vai caçá-los e conhecemos um pouco sobre a Alcatéia Global entre outros personagens que porém estão ligados a essa raça sobrenatural e talvez ao mesmo destino . A história estrutura muito bem a organização dos lobos, que diferente do padrão, não são apenas animais irracionais e tomados por instinto, claro que a fera ainda se encontra e tem uma presença forte na transformação desses seres mas eles mantêm a racionalidade e as características humanas.
Gostei muito da história, é um livro focado na figura do lobisomem e que vai mostrá-la de um jeito diferente, os lobisomens possuem características próprias dos lobos de sua região e estão divididos em classe como Alfa, Beta e Ômega, e são em sua maioria uma raça unida, bem como uma alcatéia mesmo. E além dos lobos o autor nos presenteia com seres do nosso folclore nacional, o que deu toque todo especial ao livro. A história me surpreendeu e foi me ganhando aos poucos, pois você se envolve devagar com cada personagem, porém mesmo o autor avisa logo no inicio que a violência e a crueldade estão presentes em todo o livro, um modo de deixar o questionamento se a violência desse livro vem do lado humano ou do lado lupino, com isso fica um pouco difícil se apegar a algum personagem e imaginar que o fim dele pode não ser tão feliz. O livro é uma história completa mas isso não quer dizer que tudo vai parar por ai, o autor tem um novo projeto o “Fúria Lupina – América Central” que vai levar a ferocidade lupina a novas terras.

Vivi 22/06/2011

O que primeiro me chamou a atenção nesse livro foi o fato dos capítulos serem separados por núcleos! E a cada capítulo que vamos lendo já vamos identificando uma aproximação, sutil no começo e depois, nós meio que ficamos assustados com o rumo que a história toma! O mais gostoso mesmo é você ver o desenvolvimento da trama e a aproximação desses núcleos!

Nossa história começa em 1977, com o nascimento de uma criança, essa criança é Caroline, nossa Protagonista e descendente de uma das mais fortes e respeitadas famílias de Homens-Lobos. Durante toda sua infância Caroline sabe de sua origem e anseia pela transformação, ela é atendida precocemente aos 10 anos quando passa pelo ritual e se transforma em Mulher-Lobo.

Paralela a história de Caroline, temos Dante, um rapaz que não teve a sorte de ter uma família como a de Caroline, que explicasse e o fizesse compreender o que ele é, e como conviver com sua fera interior. Apesar disso, após o episódio lamentável que foi sua primeira transformação, Dante torna-se um homem integro e tem um autocontrole surpreendente para um Homem-Lobo que cresceu sem uma Matilha.

Em outro núcleo da história temos os personagens Vansing Hell e seu comparsa Guent, que trabalham com atividades ilícitas, contrabando e golpes. Acompanhamos o surgimento dos dois grandes caçadores e logo de início já podemos perceber que algum dia eles darão muito trabalho aos Homens-Lobo (estou escrevendo Homens-Lobo, porque na cultura abordada nesse livro é pejorativo chamá-los de Lobisomens).

Tem cenas de ação maravilhosas nesse livro!!! As cenas são todas muito bem montadas e descritas, por vezes cheguei a imaginar as cenas e me assustei!!

Podem esperar muitas surpresas com Caroline e Dante, que com certeza terão um papel muito importante em Fúria Lupina – Brasil.

“Com movimentos vigorosos, a criatura arranca a pele do corpo do homem, sentando-se sobre suas pernas e segurando seus braços quando necessário, enquanto o miserável se debate em agonia.” Pág 58

Bjokas!!!!

Amanda Reznor 20/04/2011

E que o que não vier por bem... Venha pela força do Lobo!
Uma história bem amarrada na qual nenhum detalhe é deixado de fora, Fúria Lupina traz a saga de diferentes famílias de homens e mulheres-lobo, ou de seus remanescentes espalhados pelo mundo, trazendo à tona um cenário miscigenado de cultura e linguagens, diversidade de tons e de mitologia folclórica que se imiscuem deliciosamente pelas páginas violentadas pelo ódio, vingança e crueldade que irrompe das mais contrastantes personagens, narrando não só o lado fantasioso que é a figura de um lobisomem, de forma original e inovadora, como também a verdade mais importante de todo o processo: que a real malícia está no coração dos humanos.

Se entregue a um banho de sangue regado a humor negro e bom senso: desfibrile-se sob a escrita potente de Alfer Medeiros!

danilo_barbosa 25/03/2011

A fera está solta
Esqueçam transformações monstruosas sob a Lua Cheia e criatura irracionais sedentas de sangue.
O português de pátria e brasileiro de coração Alfer Medeiros recria o mito do lobisomem para as novas gerações.
Seus seres são pensantes e organizados. Em grupos, como um sistema policial tomam conta de onde vivem e protegem a Natureza dos crimes cometidos pelo homem.
Pois é, aqui os valores se invertem. A brutalidade e irracionalidade cabem a nós, humanos. E a verdade seja dita, desempenhamos este papel muito bem.
Juntando lendas antigas a referências modernas da literatura fantástica, o autor mostra os nossos temidos e amados lupinos, como uma força da natureza, um vínculo especial da terra com aquilo que temos de mais mágico.
O relato começa nos anos 70 (numa cena fabulosa) e segue até este final de década acompanhando a vida de três licantropos: Caroline, uma fêmea que desde pequena foi destinada a ser especial e ter um papel importante nesta batalha contra o bicho homem; Dante, o sétimo filho homem, um pálido e estranho rapaz de uma família religiosa, que acaba sentindo na pele o preconceito e ódio de uma natureza que nem ele mesmo conhece e a norueguesa Fênix, uma mulher perturbada por ver estas transformações como uma grande maldição.
Três pessoas completamente distintas com seus medos e pensamentos, que o destino encarrega de junta-los em uma batalha que mais do que suas vidas pode estar em jogo. Mais do que esta essência lupina que os une, cada passo que derem será para manter e salvar a sua espécime de uma vez por todas.
Fúria Lupina – Brasil (Editora Madio, 320 páginas) é assim. Peças que por um momento parecem não se encaixar, mas Alfer tece habilmente esta colcha de retalhos, nos mostrando um tempo onde a ação impera. A descrição das lutas é fantástica, sem detalhes excessivos e muito sangue á mostra.
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Furia Lupina
Lobisomens! A Fúria está solta e a temporada de caça aberta!
O livro nos leva, desde o primeiro capitulo, a acompanhar a vida de diversos personagens, seu crescimento, sua jornada de auto-conhecimento, seu amadurecimento, e as muitas aventuras, e desventuras, que permeiam suas existências.

Os personagens, que aparentemente não dividem nenhum elo, exceto em alguns casos o “dom” da licantropia, nos envolvem sobremaneira, de forma que, ao meio do livro já temos nossos favoritos e nossos vilões, a gosto do leitor. Entretanto, quando se pensa que as histórias não tem mais como se juntar o autor surpreende e une todos os personagens. A ação, antes segmentada, corre solta e as repercussões das decisões dos personagens nos levam, juntamente a eles, a um final eletrizante.

Conduzido com maestria pelo autor, o livro nos mostra os diversos...

LEIA MAIS EM:

OU

arenafantastica.com

Stephania Tonhá 07/03/2011

Lobos 100% brasileiros
Como vão leitores? Hoje irei apresentar um livro brasileiro, com enredo, personagens, paisagem e mitos brasileiros. A resenha de hoje é sobre Fúria Lupina Brasil, de Alfer Medeiros.

O nome do autor é um pseudônimo para Alexandre Jorge Ferreira Medeiros. Português radicado em São Paulo desde a infância, professor universitário e escritor. Ele agradece pelos filmes que “emporcalharam” a imagem do lobisomem nos cinemas, pois assim ele resolveu escrever um livro que faz jus a esse ser.

O livro conta com várias histórias paralelas que ao decorrer vão se unindo e tornando uma única. O começo é meio confuso e fiquei meio perdida com os inúmeros personagens, mas é bom se ater a somente três: Caroline, Dante e Fênnix.

para continuar: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-furia-lupina-brasil-alfer-medeiros/

MÁRSON ALQUATI 12/02/2011

Lobisomens do bem!
Depois de Fúria Lupina, o mundo dos homens-lobos nunca mais será o mesmo. Muito bem escrito e pesquisado, com personagens cativantes e trama riquíssima em detalhes, o primeiro trabalho de Alfer Medeiros conseguiu me surpreender ao quebrar grande parte dos paradigmas comuns aos nossos amigos lupinos. Os lobisomens de FL são organizados, vivem em sociedade e desenvolvem atividades de proteção à natureza, controlam suas mutações e se comunicam entre si telepaticamente. Adorei as cenas de ação, recheadas de sangue, as histórias de Caroline, Fênix e Dante, que são narradas durante a maior parte do livro como independentes, mas no final se cruzam de maneira espetacular em uma das maiores batalhas entre lobisomens e caçadores humanos que eu já tive o prazer de ler. Não me admiro, se daqui algum tempo o livro do Alfer for adpatado para a telona, daria um excelente filme. Parabéns ao autor, não vejo hora de ler a sequência: Fúria Lupina - América Central! Recomendadíssimo!

blyef 09/02/2011

A natureza lupina liberta... A natureza humana destrói!
Leia também aqui: http://towerofreading.blogspot.com/2010/11/resenha-natureza-lupina-liberta.html#more

Fúria Lupina: Brasil é o romance de estréia do escritor Alfer Medeiros no universo da literatura fantástica nacional. A idéia surgiu através de uma música que o autor compôs para sua banda de horror punk - chamada Horror Office -, Howling to the Moon, uma das primeiras letras que ele escreveu para a banda. Abordando a lenda do lobisomem como se fosse pela ótica do próprio, as idéias do autor não pararam por aí e deram origem ao primeiro livro da série Fúria Lupina.

A história contada em Fúria Lupina - Brasil tem como cenário locais como: Joanópolis - a capital do lobisomem, a capital paulista, o pantanal mato-grossense e até a selva amazônica e mostra a lenda do lobisomem sob uma óptica totalmente diferente da habitual. Esqueça as bestas-fera, os monstros, os homens amaldiçoados e a irracionalidade lupina. Em Fúria lupina - Brasil, ser lupino é uma dádiva, e o termo lobisomem é uma ofensa. A única irracionalidade e crueldade conhecida é a dos homens que, ante o desconhecido, manifestam seu medo infligindo dor nos que eles veem como ameaça, como diferentes.

Caroline é uma mulher-loba que vem de uma longa linhagem lupina que habita a cidade de Joanópolis, dotada de habilidades excepcionais desde cedo, ela se revela uma verdadeira fêmea alfa.

Dante, por sua vez, é resultado da união entre uma mulher e um padre. Perdendo a mãe ao nascer, o garoto é rejeitado pela família e passa a ser criado por sua madrinha, crescendo envolto por uma aura misteriosa, alguns segredos lhe são revelados por uma criatura mística quando ainda era criança, e no decorrer da sua vida as palavras da criatura ainda o persegue.

O projeto Alcatéia Global, do qual Caroline faz parte, tem como missão proteger e ou ao menos identificar todos os lupinos ao redor do mundo, enquanto os ecoterroristas liderados por Berserkr cuidam da natureza de um modo nada ortodoxo, mas considerado direto e efetivo, atacando e exterminando a chaga que se estende desde os mares gelados até a nossa selva amazônica, os caçadores e desmatadores, que recebem sua sentença através da única lei que realmente parece reger a humanidade: a do olho por olho e dente por dente.

Em uma trama cheia de ação e sangue, onde o autor aborda desde crises existenciais e batalhas em um único ser ao descaso com o ambiente e questões morais que envolve um grupo considerável de pessoas, Fúria Lupina - Brasil prende a atenção do começo ao fim. Dono de uma leitura fácil e contagiosa, o livro conta com personagens peculiares, que não causam apenas uma sensação ou emoção no leitor, mas várias ao mesmo tempo Emoções que vão do amor à compaixão, até o ódio e o nojo, criando um filme na imaginação de quem o lê, sem direito à pausas ou descanso, com um susto e um sobressalto a cada parágrafo.

Se tem personagens que me conquistaram ao longo da história, foram eles: Fênix, Caroline, a peeira, Dante e Berserkr e, se tem personagens que só me fizeram rir, foram Ted Guent e o ridículo Joe Vansing, ambos metidos a militares e caçadores cujas atitudes causam náuseas e ódio no decorrer da trama. No mais, é um livro que vale a pena ter e ler, principalmente porque as aventuras não param por aí.

by Blyef @towerofwords/Tower of Reading (http://towerofreading.blogspot.com)

Gerson 11/11/2010

Muito Bom
No começo parece que você está lendo contos sobre lobisomens, depois o bicho pega, literalmente, aí é só ação, não dá pra parar de ler. O uso de elementos do folclore brasileiro deu um toque a mais na obra. Vai um conselho: Antes de maltratar a mãe natureza não esqueça que existe o Green Death.

Parabéns ao autor pela criatividade.