Palmas para António: Como o autismo do meu filho ampliou meu mundo

Palmas para António: Como o autismo do meu filho ampliou meu mundo Lana Bitu

Resenhas -

Laine @pagesandseasons 30/08/2020

Esclarecedor
Aprendi muito com esse livro, principalmente porque a Lana escreve de uma forma simples sobre o autismo. Ela não abusa dos termos técnicos, apenas conta um pouco sobre a vivência com o filho durante a jornada para o diagnóstico dele.

Aline Marques 10/10/2020

Na dúvida, bata palmas! [IG @ousejalivros]
Reconhecer e conviver com a diversidade é humano.

Lutamos contra isso, condicionados a aceitar o fantasma da perfeição normativa, enquanto ignoramos uns aos outros e, frequentemente, a nós mesmos. Mas, António é diferente. Ele compreende que suas características o tornam único e, ainda assim, semelhante a todas as outras pessoas que, independente de suas diferenças, jamais perderão o seu direito a existir.

E é nessa jornada de descoberta e aprendizado, que aproximamos-nos de Tom, sua família e rotina, através da narrativa bem humorada e sensível de sua mãe, Lana Bitu que, mesmo com tantos sinais, seguiu acreditando na máxima desonesta do "cada criança tem o seu tempo", até encarar de frente o temor de estar certa e encontrar as respostas necessárias para reprogramar suas expectativas.

Sim, Tom é autista. E você descobrirá que sua identidade vai muito além de seu diagnóstico, com capítulos curtos e assertivos, capazes de informar e inspirar.

Porém, é importante destacar que, apesar do livro [Palmas Para António] ter sido lançado este ano, muitas das informações, infelizmente, estão desatualizadas, não refletindo as mudanças publicadas em 2013 no DSM-5 ou na CID-11 (que será lançada, oficialmente, em janeiro de 2022). Além disso, termos como "sofrer de autismo" e "baixa, média e alta funcionalidade" servem apenas para a propagação do capacitismo, ignorando práticas e reivindicações do ativismo autista, ao redor do mundo.

Tom também possui privilégios que milhares de outras crianças (adolescentes e adultos) no espectro desconhecem, portanto, lembre-se de que suas vivências não representam a realidade da grande maioria. E, a medida que vira as páginas, não deixe de refletir sobre a importância de se normalizar os movimentos autoestimulatórios e/ou reguladores (stims), a construção de uma autoestima baseada nas próprias especificidades e como a empatia reside onde a imaginação transborda.

Na dúvida, bata palmas.
___
TW: bullying, capacitismo e machismo.

Bi Faria 03/08/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura divertida e emocionante.
Lana Bitu com muito bom humor nos relata como foi acompanhar seu primogênito com a Síndrome de Asperger.
As dificuldades de um diagnóstico, o comportamento diferente das outras crianças e a falta da fala. "Tuiuiu, promete um dia me contar tudo sobre você? Me falar sua cor preferida, me dizer qual foi a graça do seu dia, e perguntar por que o trovão faz barulho?" .
E a percepção de que António venceria suas etapas no seu tempo, com os tratamentos que para ele tiveram efeitos promissores, neuro-homeopatia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e o processamento auditivo.
Além do próprio António ser determinado e obstinado no que precisa trabalhar, como por exemplo os exercícios com processamento auditivo, foi notável para Lana o quanto seu filho se esforçava para vencer mais essa etapa.
Sendo também, um garoto muito reflexivo: "Eu quero saber o sentido da vida. Porque a vida, mamãe, não tem que ser comandada do jeito do Deus que criou a vida. Ela tem que ser comandado do jeito que funciona para cada um ser humano." .
A Lana e o marido se surpreendem com os avanços de António, as percepções que ele começa a ter do mundo.
O apoio do irmão mais novo é fundamental e ao questionar António sobre as suas palmas o mesmo respondeu: "Eu bato palmas para mim imaginação funcionar melhor..."
Ainda existe muito preconceito com o corportamento diferente, mas Lana e sua família mostram um caminho lindo de conquistas e vitórias. António é espirituoso, sabe e fala que é diferente, mas o que é ser 'normal' nessa vida? Ele inspira as pessoas com suas falas verdadeiras e cativa com a sua forma de ver o mundo.
E cada ser humano tem uma forma única de ver o mundo e esse é o grande barato de se viver.
"Eu cuidava para que toda situação triste me inspirasse algum aprendizado, alguma atitude." "Sabe, mãe... a vida é problema e explicação."
Obs.: No final do livro são apresentadas as características do autismo e os tipos de TEA. @astral.cultural

David327 13/06/2023

Uma leitura necessária.
Um livro necessário para todo pai e mãe, não somente pais atípicos mas também os demais, mas para nós que somos pais atípicos é algo que nos leva mais próximos de outros pais, de experiências similares e nos da impulso a mais para lutarmos pela evolução de nossos filhos com TEA e sabermos que não estaremos sozinhos nessa luta diária.

Nane 28/10/2023

"Parabéns às mães que se apaixonam pelos filhos ainda na barriga, pois euzinha demandei convivência para aprender a amar minhas crias. Não foi imediato, " você existe, logo, te amo incondicionalmente " - sobe a música de vilã desalmada, produção!

"Pai, cada um tem a sua responsabilidade nesta vida. Mamãe tem a dela, eu tenho a minha. Se o Miguel quer que a dele seja cuidar de uma boneca de sereia, problema dele. A sua responsabilidade de pai é ajudar a gente a ser feliz sendo quem a gente é". ????

Elaine Miranda 13/07/2020

Deliciosa narrativa
Eu li esse livro em 3 horas. Peguei às 18 para ler e entre uma tarefa e outra, fui me envolvendo com a narrativa da Lana Bitu e ainda não tinha dado 21 horas e eu já finalizava a leitura. Sensível, ela nos apresenta sua história com Antônio e é impossível não se apaixonar por eles. Uma história real, que nos abre o horizonte e nos mostra que é necessário sermos empáticos, olhando com o olhar do outro. Um presente. ??

João Victor - @sigamoslivros 09/03/2021

Como é ter um filho autista?
#RESENHASOL | Lana Bitu | 2020 | 192 pág | Não Ficção | astral cultural

Hoje, dia da padroeira do Brasil, Nossa Sra Aparecida, e também dia das crianças, eu trago um conteúdo sobre esse livro, que trás a história do António, uma criança brasileiro, contada pela perspectiva de sua mãe.

O Antônio apresente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele ficou conhecido nas redes nacionais, ao sua mãe postar um texto falando souber um episódio que ocorreu na escola do filho, isso viralizou e hoje temos mais sobre quem é o António e como é cuidar de uma criança Autista.

Toni, desde cedo, apresentava um atraso no seu desenvolvimento intelectual, motor e social. Após consultas e mais consultas, chega o diagnóstico já conhecido. A vida de Lana e seu marido são completamente modificadas.

Nesse livro, durante o processo de aprendizado de como educar uma criança com TEA, a autora não enfeita a situação, ela expõe tudo o que passou em sua cabeça durante esse período, cita até o seu questionamento de porque logo ela veio ter um filho atípico.

É isso que me agradou no livro, pois sabemos que nem tudo são flores, a Lana tem uma escrita muito direta e por isso a história não é tão longa e nem cansativa, mas temos aprendizados que levaremos sempre conosco.

Eu fiquei mega impressionado com os vários discursos do António, a maturidade dele sobre o comportamento humano e a percepção das situações (algumas falas dele na foto ao lado) e também palmas para sua mãe, que teve consciência de não se pôr nas situações incomuns do seu filho par que ele aprendesse por si só!

Fica minha indicação para quem quer saber mais sobre uma criança autista e o processo de conhecimento da sua atipicidade, pois são diversos os níveis, em cada criança funcionará de um jeito e terá uma característica distinta. Palmas para António.

Alessandra 09/04/2022

Palmas para António - uma história de esperança, fé e resiliência.
A jornalista Lana Bitu narra no emocionante - Palmas para António - editora astral cultural (2020) - a trajetória de descoberta, aceitação e ressignificado do autismo do filho. Perpassa desde o atraso do diagnóstico ocasionado pela ignorância profissional e falta de empatia até a rotina e as vitórias de António.

Um ponto positivo do livro é o humor presente em alguns trechos, pitadas de ironia...além das reflexões que o António com seus comentários nos provoca.

Um livro que me enche de esperança. Curto, objetivo, com uma bela mensagem...um livro que recomendo!
"Eu vejo diferente, eu sinto diferente. E tudo bem ser diferente, gente! Mas, às vezes, é difícil!"
"A vida é problema e explicação"

site: @simeuamolivr0s

Renata1004 18/08/2022

Antônio- extraordinário
Esse livro foi extremamente importante pra mim, estou estudado sobre autismo.. e esse livro foi perfeito! Autora tem forma tão leve de apresentar os fatos, os conceitos!
Que história fascinante.