Diary of a Murderer

Diary of a Murderer Young-Ha Kim

Resenhas - Diary of a Murderer

Emile.Darcy 11/06/2023

Serial killer aposentado descobre ter alzheimer, o que pode dar errado?
O que me vendeu esse livro foi a proposta do conto principal:
Um serial killer aposentado descobre ter alzheimer e passa a ter de lutar contra a doença, enquanto assassinatos misteriosos voltam a acontecer em sua região. Será uma coincidência ou existe algo pior solto por aí?

- Diary
No conto que dá nome ao livro, acompanhamos um senhor de idade com um segredo sombrio. Ele possui uma filha e tenta aproveitar seus anos de velhice compondo poemas, até ser diagnosticado com alzheimer. Sua memória cada vez mais fracas começam a distorcer sua noção de realidade e trazer emoções antigas à toa.
É um conto que brinca com a ideia de "aconteceu ou não aconteceu", dando margem para várias teorias e julgamentos. O autor conseguiu contar a história de uma forma que instigasse simpatia pelo protagonista, apesar dos crimes cometidos. Confesso que apesar de ter gostado, senti que a proposta e o plot twist podiam ter sido desenvolvidos de uma forma mais forte.

- Other Stories
Em outras histórias presenciamos um caso entre dois amigos de infância que questiona os limites da lealdade e do amor; a desintegração de uma família depois que um filho bebê é sequestrado e recuperado anos depois; e um passeio selvagem e erótico sobre a busca da criatividade à custa de todo o resto.
Por serem histórias mais curtas, não consegui me conectar com nenhum dos protagonistas. O fim que cada um levou reflete bem a proposta do livro: mostrar ao leitor o limite das emoções humanas. Por conta disso, o show de tragédias pode assustar um leitor mais despreparado.

site: https://www.instagram.com/p/Cr2xF71usey/

Rosangela 09/03/2020

Quatro contos
Mais literatura coreana. Quatro contos com temas bem diferentes.

O primeiro: Diário de um assassino; onde um assassino serial relembra seu passado de violência, enquanto lida com sintomas avançados da doença de Alzheimer. Não dá pra falar mais sem liberar spoiler.

O segundo conto se chama Primórdio da vida, onde um homem se envolve com uma mulher casada, que sofre violência doméstica. Outros contos são: Criança desaparecida e O escritor.

São contos bem crus e sóbrios, mas ao mesmo tempo desfocados e sem uma moral clara. Parecem cronicas na verdade.

De todos o que mais valeu a leitura foi diário de um assassino.

shhlarisreading 25/03/2024

Descobri tarde demais que o livro, na verdade, é uma coletânea cujo título se refere a história principal ? apesar de todas as histórias terem características semelhantes.

Toda a história principal carrega um sentimento de angústia que vai se intensificando no decorrer da trama, já que o protagonista sofre de Alzheimer e vemos o mundo diante de seus olhos. A reviravolta no final é surpreendente e imprevisível, e a história se encerra de uma forma amarga, mas que já poderíamos imaginar. Quem conviveu ou convive com uma pessoa com Alzheimer pode se beneficiar da leitura ou ter lembranças doloridas trazidas à tona. Foi uma leitura um pouco confusa pelo estilo de narrativa escolhido pelo autor (muito bem escolhido para ampliar os sentimentos), mas num geral foi boa.