Da Argila à Nuvem

Da Argila à Nuvem Yann Sordet

Resenhas - Da Argila à Nuvem

Mariana Dal Chico 25/02/2022

2,5 estrelas

Informações interessantes sobre a história dos catálogos de livros, no entanto a escrita é bastante técnica, com várias referências, o que deixa a leitura um tanto enfadonha para mim que estava curiosa quanto ao tema e não pesquisando/estudando.

Sabrina.Leonhardt 06/11/2021

Um guia prático e interessante
De uma leitura rápida, o livro traz informações interessantes sobre os dados históricos da catalogação.
Contudo, às vezes é meio confuso, pois traz vários dados com nomes e datas bem antigos, o que faz com que você precise retornar e ler mais de duas vezes a mesma frase para conseguir entender bem.
Apesar disso, gostei bastante e auxiliou bem na minha formação como bibliotecária.
Recomendo!

Inglethe 01/02/2021

Da Argila à Nuvem
Gostei das fotos que registram momentos muito importantes, mas achei a leitura muito confusa, gostei mais do primeiro e o terceiro livro, haaaa estou com muita expectativa já ouvi falarem muito bem dele.

“O catálogo é a ordenação do movimento elementar do pensamento, que consiste em circunscrever, organizando-o, um material mais ou menos homogêneo...”

site: https://www.instagram.com/eusoubibliotecaria/

Daniel263 23/04/2020

A história da catalogação de livros
24º livro lido em 2020

"Da argila à nuvem" é o 2º volume da coleção Bibliofilia, organizado pela historiadora Marisa Midori Deaecto e o editor Plinio Martins Filho.

Esse segundo livro é uma apaixonado relato sobre o que é, foi e será a catalogação de livros. Escrito pelo bibliotecário e historiador francês Yann Sordet, o livro é recheado de fotos e informações.

O texto é o resultado de uma importante exposição que circulou por Paris sobre a história dos catálogos. O leitor encontra relatos que vão desde as tabuinhas de argila, passando pelas famosas fichas catalográficas e indo até os meios digitais.

Li trechos e vi fotos nesse livrinhos que foram novidades deliciosas.