Ordem e Progresso

Ordem e Progresso Gilberto Freyre

Resenhas - Ordem e Progresso

Elifas 04/05/2023

Para resolver os problemas do Brasil: Gilberto Freyre
Se todos os livros que se debruçaram sobre os problemas do Brasil fossem queimados, destruídos ou apagados da história, eu salvaria apenas a trilogia de Gilberto Freyre.

Não precisamos de mais nada para entender os problemas do Brasil, identificá-los e corrigí-los.

Todos os problemas: étnico, social, cultural, econômico, tudo! Gilberto fez um manual do povo brasileiro.

Se 10% de nossos representantes políticos pesquisarem a obra do mestre de Apipucos, nosso futuro será promissor.

Foram quatro anos lendo e estudando os três livros (Casa-grande e Senzala, Sobrados e Mucambos, Ordem e Progresso); seria um pra cada ano, mas tive que para a leitura do último para estudar para o concurso.

Com toda certeza, serão livros que revisitarei numerosas vezes para o resto da vida e educarei meus filhos com o mesmo pensamento.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/10/2018

Com cerca de 1000 e poucas páginas, Ordem e Progresso, de Gilberto Freyre, é uma obra com tamanho e qualidade suficientes para situar o leitor dentro do Brasil do final do Império e início da República. Temos a série que começa com Casa Grande & Senzala, depois segue com Sobrados e Mucambos, tendo Ordem e Progresso como conclusão.

Resenha de: https://felipepimenta.com/2017/07/30/resenha-ordem-e-progresso-de-gilberto-freyre/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-260-0836-6

Wagner 28/05/2016

GUIAR AUTOMÓVEIS

(...) Os magnatas paulistas, de volta de suas viagens à Europa, traziam sempre um automóvel com o respectivo chauffeur, em geral mecânico, contratado por elevadas quantias, com casa, comida e até vinho às refeições. O ideal supremo (da maioria) dos meninos passou a ser então o de guiar automóvel (...)

in FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. gLOBAL. 2004.(A república de 89, vinte e tantos anos depois, considerações em torno da dissolução de um futuro em passado)

Volnei 31/05/2015

Ordem e progresso
Nesta sua obra Gilberto Freyre nos dá uma ideia sobre as transformações ocorridas no país por conta da proclamação da republica em 1889. Como suas demais obras seu ponto de vista é denominado pelos demais historiadores como sendo positivista

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/