Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Gladis 19/09/2020

Que velhos conhecidos sejam esquecidos e nunca mais lembrados, se velhos conhecidos forem esquecidos e dias muito remontados!

Andre_Sch 09/07/2009

Favorito!
Perfeita a história, os personagens.
Tô loko para o filme que chega em janeiro/2010 por aki.

paula 22/01/2019

Um livro marcante
Eu li esse livro no ano do seu lançamento, 2003, tinha 14 anos. Foi uma porrada na época..Confesso que não me lembro com detalhes do livro. Por anos tentei lembrar o título do livro, e não conseguia. Esse ano me falaram sobre o filme " um olhar do paraíso" e quando minha colega contou a historia PEI, bateu! Tive a certeza que era o livro e assim consegui achar o título! Já está na minha lista para reler!

House of Chick 26/05/2012

Quando encontrei esse livro na biblioteca da minha cidade, eu não sabia realmente o que esperar dele. Sempre tive o costume de escolher livros pelas capas, e interessada pela desse, acabei pegando-o emprestado, sem saber a leitura que viria pela frente. É um livro relativamente antigo, e eu já o li faz algum tempo, mas até hoje tenho as passagens muito vívidas na memória, por ser realmente uma história muito marcante.

O livro conta a história de Susie Salmon, brutalmente estuprada e assassinada na década de setenta, onde os recursos atuais, como o DNA, ainda não existiam. É um livro de esperança e humor, embora tenha como pontapé um acontecimento triste, e, infelizmente, muito visto nos dias atuais.

A culpa do humor da história foi a escolha certeira de Alice Sebold de colocar a própria Susie como narradora. Desde as primeiras páginas, nós sabemos que ela está morta, e também nos é revelado o responsável por sua morte, embora ela não possa fazer nada sobre isso. Do céu, Susie narra para nós todos os acontecimentos após a sua morte—a luta de seu pai arrasado para conseguir justiça, o distanciamento da mãe da família, a luta da sua irmã na pressão de se tornar a substituta, e ser, ao mesmo tempo, a menina mais popular e rejeitada da escola e a confusão do irmãozinho de apenas 4 anos, que quer apenas que os pais parem de chorar e que sua irmã volte logo “de viagem”. Ao mesmo tempo, ela também narra os cuidados do assassino para não ser descoberto, as investigações infrutíferas da polícia local, a vida do garoto de quem ela gostava e também de uma garota distante, estranhamente envolvida na história.

Em meio à tudo isso, temos também os devaneios de Susie com seus sentimentos e suas lembranças, devaneios bem adequados para uma garota de apenas quatorze anos. Ela sabe da injustiça de tudo aquilo, e às vezes fala de seus sonhos para o futuro, num tom ao mesmo tempo infantil e maduro.

Foi isso que realmente me marcou. A história por si só não tem grandes reviravoltas, com alguns acontecimentos isolados distribuídos pelas páginas, mas foi pela protagonista que eu realmente me apaixonei. Enquanto assiste impotente do Céu tudo se desenrolar lá embaixo, ela nos passa lições importantes de coragem, esperança e fé, torcendo pela reconstrução de sua família e pela justiça que sabe que não virá. Uma situação triste, mas que pelas palavras da resignada Susie, acaba se tornando uma fábula para o leitor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/05/uma-vida-interrompida-memorias-de-um.html

Vica Maltez 22/07/2015

Surpreendente.
Primeiramente o que eu digo: não recomendo esse livro para qualquer um, apesar de que há muitas lições nele que variás pessoas deveriam aprender. Demorei um pouco mais nele do que em outros livros pois sabia que era aquele do tipo que você precisa de tempo e paciência para entender e absorver certas partes. Lembro que queria ler esse livro pq era apaixonada pelo filme a muito tempo e que descobri por acaso, mas nunca achava uma oportunidade de obtê-lo já que a muito não se vê, mas uma vez fui em um sebo e o vi mas não estava com dinheiro na hora e tentei esquece-lô, mas ele não se esqueceu de mim. Meses depois voltei lá e o livro estava lá bem na minha frente me esperando, então o troquei com outros livros que tinha, onde até o cara disse "esse livro é seu desde que pôs os olhos nele", ele tinha razão. Caramba... Agora tenho que dizer o pq de não ter dado 5 estrelas, são pequenos motivos mas indispensáveis: em uma parte dele fica um pouco cansativo, se não me engano um pouco antes da metade, mas depois que ela se passa, não consegui mas parar de lê-lo! E outra coisa que já vi muitos citarem nas resenhas SPOILER: o fato de Susie ter incorporado Ruth! Não sei se a intenção da autora era dar um momento de vida para Susie antes de ela ir para o verdadeiro Céu ou por ela não ter passado corretamente por isto, ou para mostrar como o papel de Ruth era mais "obrigatório" de mediunidade ou coisa parecida, e eu curtia a relação dela com Ray mas depois dessa cena fiquei decepcionada. E no final só é explicito o final de Lindsey, Ruth e Ray, sendo que eu estava bastante curiosa para saber o dos outros, que diversas vezes foram citados. Esses foram os motivos. Mas realmente gostei das mensagens -e da mensagem principal- que a autora passou e pelo o que eu vi por aqui, pela nota dos skoobers e resenhas, poucos souberam utilizar a seu favor. E uma dica: no prefácio dizem pra vc ter tempo para ler esse livro degustá-lo e tudo mais e eu não dei atenção até perceber a verdade, estão aceite este conselho de todo o coração. E um aviso: se vc está interessado em lê=lo inicialmente pq também amou o filme assim como eu: calma! Como toda a ADAPTAÇÃO há coisas diferentes, mas nada que vá mudar a qualidade, ambos são encorajadores.

Nalice 20/03/2021

Tocante
É impossível não chorar em alguns momentos, uma história realmente tocante que te deixa com um sentimento agridoce no fim.

Fernanda 20/05/2009

Adorei este livro!
Nunca vi a morte ser tratada de uma forma tão pura e inocente..
O livro nos faz sentir como Susie Salmon "Salmon como peixe".
É uma leitura que vale muito a pena! O meu livro está na minha estante para relê-lo a qualquer hora..

Desiree 21/12/2021

Livro que originou o filme Um olhar do paraíso.
Já perdi a conta de quantas vezes assistir esse filme, e quando descobri que era baseado em um livro, corri logo para ler.
Uma história comovente que mostra o luto de todas as suas formas e como é a vida dos familiares quando acontece uma tragédia com alguém que eles amam.

Marina 08/02/2010

O primeiro livro que li da Sebold foi a autobiografia dela. Naquele livro ela conta logo no primeiro capítulo um estupro violento que sofreu quando ainda era virgem. Em Uma vida interrompida, Susie Salmon é estuprada e assassinada logo no primeiro capítulo. Parece que é uma característica da autora já começar o livro de forma impactante. E para as pessoas sensíveis, se vocês conseguirem sobreviver ao primeiro capítulo, então certamente dará conta de ler o restante. Apenas o início é tão brutal. É impossível não ver ecos do próprio trauma da autora na fictícia Susie. Aliás, Alice Sebold estava escrevendo Uma vida interrompida, e parou no meio para escrever sua biografia, de forma que sua história não se misturasse com seu romance.
A partir do assassinato, a menina Susie passar a acompanhar a vida dos seus familiares do céu (ou algo parecido com isso) meio que de forma onisciente, já que sabe tudo o que estão sentindo e pensando. A família de Susie não consegue se desvencilhar da memória da perda da menina (o que causa alguns problemas entre eles) e Susie também não consegue deixar a família pra trás, por isso ela os "acompanha" durante anos, até que tudo esteja resolvido (o corpo e o assassino não foram encontrados pela polícia).

Apesar de parecer algo policial ou de mistério pela premissa, o livro é mais voltado pro drama, tanto familiar, quanto dos amigos de Susie que ficaram na terra. E da própria menina, que vive em seu próprio céu. Depois do início chocante, a história segue mais morna. Ora emociona, ora entedia. Achei a autobiografia mais consistente, mas de qualquer maneira é uma leitura válida e bonita, cuja adaptação para o cinema entra em cartaz esse mês.

Cláudia 10/02/2010minha estante
Muito boa a sua resenha, estou com vontade de ler - o filme é um dos motivos.

Breno 14/04/2013

Um olhar do paraíso...
Como deram o nome traduzido para o filme no Brasil. Uma vida interrompida é e não é ao mesmo tempo um livro espirita, de psicologia que foca sobre o sofrimento da família depois de uma grande tragédia. Como seria sua reação ao descobrir que um familiar seu não volta mais para casa? Nunca mais você verá o corpo dele e nem saber o que realmente aconteceu. Como tudo isso ficaria implantado em sua mente? Muitos pirariam(como o pai de Susie), muitos fugiriam (como fez a mãe de Susie)e outros se fingiriam ser fortes mas se acabando aos poucos por dentro (como Lindsey).
Este livro te da um olhar diferente sobre a morte, "Um olhar do paraíso", sabemos como todos ficam aqui na terra, sofrendo, chorando, por anos e pelo resto de suas vidas, mas e como ficam os mortos do outro lado? Imaginação ou não a autora te faz pensar no assunto.

Paceli 25/12/2021

História Triste mas Leve
A história da curta vida de Susie Salmon - como o peixe - na Terra é contada por ela mesmo do seu ponto de vista diretamente do Céu.

Apesar de ser uma história triste, ela é desenvolvida com muito carinho, humor e sem rancor ou remorsos pela pequena Susie.

O filme que tem o nome de "Um Olhar do Paraíso" retrata fielmente o livro (claro que com as devidas diferenças dramáticas que todo roteiro de filme deve ter).

As emoções, decepções, dores, conquistas e vários acontecimentos dos familiares e amigos, inclusive de seu assassino, são acompanhados de perto por Susie do Céu, mas sem sua intervenção em qualquer evento, ela apenas relata o que eles sentem, e explicita a sua visão do que está acontecendo, inclusive ligando eventos do passado de sua vida desde muito pequena.

Gostei muito do fato de que a morte de Susie, e a forma brutal como ela aconteceu, não fez qua a história fosse triste, rancorosa ou com aquele desejo de vingança por parte dela. A autora optou por ver o lado humano dos envolvidos, e a inocência da pequena vítima que está no Céu sem querer julgar o que aconteceu e acontece na Terra.

Recomendo muito este livro, a narrativa é linda e emocionante, e de quebra ainda tem um excelente filme para ser visto também.

Tielly 15/01/2022

nhee
o livro conta a história de uma menina que foi assassinada (não é spoiler, conta já no começo do livro) e mostra a visão dela enquanto ela tá no céu. Eu não gostei do livro TAANTO assim, mas até que gostei. O que gostei nele é que mesmo com a menina já morta tu se apega com os parentes e amigos dela que ainda estão vivos. (a Ruth Connors é uma ÓTIMA personagem MDSSSS)

GeMartt 23/06/2021

Entre os meus favoritos !
O livro conta a história de Susie Salmon ( como o peixe ), que aos 14 anos foi estuprada e assassinada e a partir disso, ela passa a acompanhar a vida de sua família do céu.
A história é envolvente ! Eu me sinto muito atraída por temáticas sobre a morte e como as coisas mudam depois dela. Susie acompanha a mudança de sua familia, como cada um lida com sua partida e como alguns laços ficam mais fortes e outros mais fracos e outros se rompem.
O livro me trouxe uma série de sentimentos e reflexões. Como agir diante da morte de uma pessoa amada ? Como seguir em frente ? Quanto tempo leva até superar ( se de fato, superar ) ? O que acontece com os vivos quando alguém próximo morre ? Pra onde vão os mortos ?
Durante a leitura nós ficamos intrigados. Queremos que Harvey seja preso e punido pelo assassinato. Queremos que a familia de Susie supere sua morte. Queremos que Susie possa falar com eles uma última vez. Queremos que Susie encontre a verdadeira paz e se liberte da Terra.
Só posso dizer que esse livro me trouxe angústia, revolta, tristeza, felicidade, reflexão...
Fico pensando em quantas pessoas morrem por dia e quantas delas gostariam de poder se despedir das pessoas amadas. Como é triste partir da Terra e ser obrigado a deixar tudo pra trás, tantos arrependimentos e desejos.
No fim da leitura, eu conclui que "nunca será suficiente". Quando perdemos alguém que amamos, pensamos em tudo o que podíamos ter oferecido para essa pessoa, nosso tempo, nosso amor, nossa atenção, e desejamos poder ter oferecido mais, mas nunca vai ser suficiente, não importa se ficarmos literalmente nossa vida toda ao lado de uma pessoa, quando ela morrer, sempre vamos ter a sensação de não ter sido o suficiente. Acho que isso é uma das coisas mais tristes da morte.