Inteligência Social

Inteligência Social Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Social

Frasson 20/04/2024

Livro excelente, imprescindível para quem gosta de neurociência. Aqui Goleman trata sobre nossas interações e nosso cérebro social, criando um elo entre nossos fatores biopsicossociais!

Larissa3718 12/04/2024

Daniel Goleman
Me arrisco a dizer que Daniel Goleman é o único autor que chega ao nível de Dale Carnegie (ler 3 posts atrás). Digo praticamente o mesmo que disse no post do Dale, e complemento com: o que podemos aprender com esse fato de observação? Que para sermos excelentes precisamos ter um nicho específico e bem delimitado e ser totalmente e completamente verdadeiro e autêntico. Quer que eu explique?

Adendo sobre os livros sobre meditação: Livro acompanhado de um CD que explica sobre a meditação, seus efeitos e benefícios, tipos e como fazer cada uma delas para um iniciante

Deise.Maria 18/01/2024

Nossas conexões interpessoais Magnífico demais!!!
Um livro que reflete bem como é necessário estudar nosso comportamento e o funcionamento de nossas interações sociais .Daniel Goleman traz aqui uma abordagem inovadora de estudos e experiências feitas a apartir da Inteligência social . O que seria essa inteligência social ?
Do ponto de vista global seria ,a capacidade do QI de solucionar problemas acadêmicos. No entanto os neurocientista vão além dessa definição, do ponto de vista psicológico a Inteligência social envolve a capacidade de usarmos nossos circuitos neurais para administrar nossas emoções da melhor maneira adaptativa possível.De forma que possamos desenvolver habilidades como empatia, compaixão e etc . Aqui o autor deixa esclarece como os neurônios e circuitos neurais funcionam em nosso cérebro e como esse software impacta nas nossas interações socias ,é uma assunto bastante abrangente que vai desde de o ambiente em que fomos exposto na nossa infância ,que é nossa base segura desde a nossa fase adulta onde construímos nossos relacionamentos românticos e outros .
A conexão imediata que criamos com algumas pessoas que conhecemos a pouco tempo por exemplo vem de uma resposta dada de uma célula chamada Fusiforme , ela é responsável pela velocidade com que reagimos a certas decisões, além disso o autor faz uma analogia maravilhosa, na teoria de Daniel nossos circuitos neurais comporta dois caminhos ,o Atalho e a estrada principal, a primeira responsável por tomar decisões imediatas é de maneira rápida como se ela não retesse nada ,por isso que muitas vezes agimos por impulso tanto para o lado positivo como para o negativo; o segundo é onde tomamos decisões de forma mais criteriosa ,não é nuito fácil passar por ela sem ser analisada cuidadosamente. Além disso nosso cérebro comporta neuronios - espelhos que sai responsáveis por imitar ações e emoções vistas ou imaginadas de outras pessoas.enfim não vou me estender pq é um assunto bem complexo ,mas é essencial para entendermos nossas emoções e que nossa conexão cognitiva ela muda no decorrer do tempo ,podendo se moldar ao ambiente em que vivemos e com as pessoas que nos relacionamos.
Por isso cuide de suas interações sociais desenvolvendo empatia, ao conversar com as pessoas as veja não como uma coisa ,mas como uma alguém,relação eu - tu e não eu - isso; aprenda a cuidar principalmente de sua saúde mental ativando áreas do cérebro que nutra seu corpo e pensamentos com vitaminas ,o que exige praticar atividades saudáveis, que causam prazer ; contribua para desenvolver uma sociedade mais humanizada, mais empatica quer seja no seu ambiente particular ou no geral.
É um livro pra ser lido com muita atenção pois ele é necessário e maravilhoso, abrange pontos de nossas relações com um todo.

Tiago.Zulian 10/12/2023

Otimo livro pra quem gosta de desvendar os segredos da mente, mais precisamente o cérebro social, algo que os seres humanos moldaram através de suas habilidades convivência na sua evolução

majuluna 03/06/2023

Leve e Interessante ?
Mergulhei em mais uma jornada incrível do Daniel Goleman!
Em uma abordagem leve e clara sobre a neurociência por trás da inteligência social, ele entra em muitas questões delicadas e consegue linkar vários pontos entre ciência e vida real, aplicando explicações claras em temas complexos.
Consegue nos fazer mergulhar em nossa própria mente e entender como nosso cérebro social trabalha! ?

Leonardo455 13/03/2023

Muito bom, mas muito técnico
Assim como em seu best-seller "Inteligência Emocional", Daniel Goleman, escreve um livro que mostra as bases da neurociência para explicar as bases das interações sociais eficientes e ineficientes. Por ter muita coisa sobre neurociência, o livro acaba sendo muito técnico e teórico, ou seja, o autor mostra como funciona o "cérebro social", mas quase não explica o que podemos fazer para evolui-lo, tirando os pais de crianças que podem aproveitar muitas partes do livro para aplicarem na educação de seus filhos, já que a idade tenra é aquela em que o cérebro é mais plástico e está muito apto a se moldar às condições propostas pelos pais.
Para pessoas que já estão na fase adulta e querem desenvolver o seu lado social, recomendo: "todos se comunicam, mas poucos se conectam", "inteligência relacional" da autora Ana Artigas, "a linguagem das emoções" e o "poder das 24 forças de caráter".

hugofreitas 11/06/2022

Programados para nos conectar
Daniel Goleman, jornalista científico super respeitado e autor do grande sucesso "Inteligência Emocional", continua seus estudos na área, relativamente nova, da Inteligência Social.
A obra segue uma estrutura parecida com o último livro: dividido em seis partes com alguns capítulos dentro de cada parte.

O livro traz o que há de mais novo no campo da inteligência emocional, que se você não faz ideia do que seja, é basicamente a nossa capacidade de equilibrar nossas emoções e administrá-las para compreender e nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta.
É uma revolução no pensamento científico, porque muitos acreditavam que só havia a inteligência intelectual e Goleman vai trazendo dados e mais dados, de forma muito leve e descontraída, para construir essa ideia durante o livro.

Daniel Goleman ainda vai de encontro ao pensamento do famoso filósofo Thomas Hobbes, que afirmava que o homem é essencialmente mau, e diz: a natureza humana é pré-programada para ser boa, para ajudar e para ter empatia pelo próximo.
Essa talvez seja a grande premissa do livro: somos programados para nos conectar com outras pessoas, para nos relacionarmos.

A leitura é de fácil compreensão, não tem caráter científico, contudo é super massante. Praticamente a cada duas páginas, o autor nos apresenta uma nova situação, um novo exemplo da vida real, a história de um amigo, um professor, um colega. Com isso vem dados de pesquisas, opinião de especialistas e estudos científicos. Isso tira aquela sensação de fluidez da leitura e por isso demorei pra finalizar a leitura. O livro não te convida a ler mais uma página e mais uma e mais uma.

Entretanto, Inteligência Social é um grande livro e super importante para entender o ser humano no século XXI, onde nossas relações estão cada vez mais digitais e menos presenciais. Qual será a consequência disso, já que somos programados para olhar nos olhos, abraçar e beijar? Talvez não viveremos para saber.

Geisalanis 27/02/2022

Excelente livro. Traz uma apanhado vasto das diversas inteligências e com exemplos e explicações esclarecedoras

bi.rezendee 27/08/2021

Inteligência social
O livro explica como funciona a inteligência social, algo extremamente necessário nos dias de hoje. Valorizamos muito a inteligência intelectual, mas pouco se fala de inteligência social e emocional. O livro ensina sobre os caminhos da inteligência social e o que os teóricos estão descobrindo sobre o tema. Leitura fácil e interessante!

Marcelo 09/06/2021

Guia de como viver em sociedade
Podemos nos ponderar de várias formas, mas tenhamos a certeza que o verdadeiro caminho é viver no amor ao próximo, procurando respeitar a posição do outro tendo como alicerce a vivência no bem coletivo, e nunca violentar sua consciência com questões que estão fora de sua atuação.

BiellBatista 04/10/2020

Poderia ser mais objetivo
Devemos pensar em “inteligência social” como um termo que resume ser inteligente não apenas a respeito de nossos relacionamentos, mas também em nossos relacionamentos. Tal conceito amplia o foco de inteligência social da visão de uma pessoa para a perspectiva de duas pessoas, das habilidades de um indivíduo para as que se desenvolvem quando uma pessoa se envolve em um relacionamento. A responsividade social do cérebro exige que sejamos sábios, que nos demos conta de que não apenas o humor, mas também nossa biologia. O texto fala de como os circuitos neurais do cérebro humano se organiza e guia as pessoas em todas as situações, desde as de questão de sobrevivência às mais comuns situações do cotidiano. Antes se observava as situações extremas em que a “genialidade” de alguns se sobressai, vindo assim a curiosidade e necessidade de estudar esses circuitos. Hoje a ciência dispõe dos meios necessários para detalhar os mecanismos neurais em ação em tais momentos.

A neurociência diz que fomos programados para nos conectar, foi ela que descobriu que o próprio design do cérebro o torna sociável, inexoravelmente atraído para uma íntima ligação cérebro a cérebro sempre que nos entrosamos com outra pessoa. Essa ponte neural nos deixa afetar o cérebro, e portanto, o corpo, de todas as pessoas com as quais interagimos, exatamente como elas fazem conosco. O autor diz que essa ligação é como uma faca de dois gumes: os relacionamentos têm um impacto benéfico sobre a nossa saúde, enquanto os tóxicos podem funcionar como um lento envenenamento do organismo.

O autor também traz a tona um assunto muito atual, a tecnologia “facilitadora” da comunicação, hoje em dia é comum se ver pessoas com seus tablets e smartphones por todos os lugares. Fones nos ouvidos e “conectados” com o mundo, ou seja, a rede mundial de computadores (internet). A maioria das pessoas acham que estão socializando com o resto do mundo, quando na verdade estão se isolando de todos ao seu redor. As pessoas preferem passar seu tempo livre na frente de um computador ao invés de participar de rodas de conversas ao vivo e em cores, essa conectividade digital constante está distanciando as pessoas cada dia mais, e ninguém realmente se dá conta de como isso influencia de modo negativo as relações humanas.

Através das novas descobertas da neurociência social é que podemos começar a entender como o cérebro administra o comportamento social e, por sua vez, como nosso mundo social influencia o cérebro e a nossa biologia. O cérebro social é a soma dos mecanismos neurais que orquestram nossas interações, bem como nossos pensamentos e sentimentos a respeito das pessoas e dos relacionamentos.

Madeira 27/08/2020

Que venha Inteligência Emocional
Um daqueles livros que deveria ser conteúdo obrigatório desde o ensino fundamental...didático, explícito e intenso. Além de boas histórias narradas convergentemente para elucidação de preceitos!

Charles 01/04/2019

Livro relevante
O livro traz a ideia de inteligência social como uma classe de inteligência, fala muito em empatia e sobre diversos casos, as vezes em demasia, de situações cotidianas para poder mostra as subdivisões da inteligência social. Tem muito conhecimento importante, mas poderia ser menor e mais objetivo.
Eu recomendaria esse livro ,especialmente, para profissionais da gestão de RH, psicólogos e pessoas da área da saúde.
gabi 11/07/2020minha estante
Totalmente de acordo

Dih 02/09/2020minha estante
Concordo...o livro é mto bom porém poderia ter mais objetividade.Embora seja uma característica desse autor colocar mtas estórias e detalhes d pesquisas,o q torna mto extenso e cansativo.

Pedro 26/09/2022minha estante
Alguém poderia me ajudar como faço para ler os livros ?? sou novo a ainda não sei usa

Dih 30/09/2022minha estante
Amigo Pedro, aqui no Skoob vc não consegue ler os livros, vc apenas registra suas leituras, vê as sinopses,etc...procure um site confiável e baixe os ebooks d seu interesse...espero ter ajudado