Logicomix

Logicomix Apostolos Doxiadis

Resenhas - Logicomix

Márcio Lima 01/11/2013

Heroísmo e tragédia contada de forma brilhante em uma arte primorosa.
Para quem se interessa por Matemática, Lógica e Ciência da Computação, "Logicomix" é leitura obrigatória.

A obra é uma História em Quadrinhos (com maiúsculas mesmo), de autoria de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou (além de valiosas contribuições de colaboradores, a começar pela arte primorosa, de Alecos Papadatos) conta a história de grandes matemáticos, filósofos e lógicos do século XX. Eles são, segundo os autores, os "heróis de uma jornada épica".

Eis os heróis: Bertrand Russell, Gottlob Frege, David Hilbert, Georg Cantor, Ludwig Wittgenstein, Kurt Gödel, Alfred North Whitehead.... faltou mais alguém?

A trama é centrada principalmente em Bertrand Russell, filósofo, lógico, popularizador da ciência, humanista e militante pacifista, e sua relação com esses grandes nomes na busca do que ele chamou de "os verdadeiros fundamentos lógicos da Matemática". A busca pela Verdade filosófica, em que se tropeça às vezes com sua irmã bastarda, a Loucura.

Como eu disse, trata-se de uma HQ, aliás bastante incomum. E deliciosa. Para quem não leu, saiba que não é necessário ser versado nessas áreas para curtir a obra. Os autores contam sua jornada épica com tanta leveza - e beleza, além de boas doses de tragédia - que fica impossível não gostar do resultado.

Eu li, reli e recomendo para quem não leu!
Elane48 02/04/2020minha estante
Não é só "para quem se interessa por Matemática, Lógica e Ciência da Computação". Faço pós-graduação em Filosofia e essa graphic novel é material recomendado em Filosofia Analítica, por isso estou lendo.

Julhama 03/09/2010

Uma das discussões mais velhas sobre os quadrinhos é qual a sua função. Eles seriam um intrumento de mera diversão ou poderiam servir para fins pedágógicos/educacionais? A resposta para mim sempre foi muito clara: os quadrinhos possuem uma infinidade de possibilidades, que passam pela diversão e seus super-heróis e tirinhas cômicas, por histórias biográficas, pela reportagem e pela educação.

Logicomix aglutina muitas dessas diferentes características: história, biografia e conceitos de lógica/matemática e filosofia! Trata-se da história de Bertrand Russel, um notável matemático/lógico e pacifista. Ela é contada por um grupo de amigos que pretende tornar a história da lógica possível em quadrinhos, o que é um projeto bem ambicioso. O bacana é que os autores utilizam o artifício de se colocar na história. E essa autorreferência facilita muito na compreensão de alguns conceitos, pois em alguns momentos-chave da história, os autores interrompem e discutem sobre os assuntos abordados.

Os autores utilizam como base para um dia no anos de 1939, quando Russel faria uma palestra na Inglaterra sobre Lógica. Naquele dia o Reino Unido acabara de declarar guerra à Alemanha, o que as pessoas achavam absurdo, pois alegavam não ter nada a ver com a guerra contra o nazismo. Os "pacifistas", sabendo dos posicionamentos políticos de Russel, resolvem ficar na porta do auditório e convidar o pensador a cancelar a palestra e juntar-se à manifestação.

Russel acaba convencendo a todos eles entrarem na palestra, que abordaria a Lógica nas questões humanas. O que se ouviu, foi a história de Russel e sua busca desde pequeno pela lógica (principalmente relacionada à matemática no início), o que, anos depois, resultou em sua teoria (que trata principalmente de conjuntos) que revoluciou a área. Sobre elas, transcreverei (na medida do possível) uma das explicações dadas pelos autores:

Christos- "Quando algo se refere a si mesmo, há sempre o risco de surgir um paradoxo. Por exemplo, os livros autorreferentes... Como "Tristam Shandy" de Sterne, "Se um viajante numa noite de inverno", de Calvino... (Nota de rodapé: Logicomix, é claro, também é autorreferente) Suponhamos que vocês façam um catálogo completo de todos os livros que NÃO SÃO autorreferentes."
Annie- "Seria um catálogo desde tamanho..."
Christos- "Claro! Mas a Questão é... Ele conteria a si mesmo?"
pausa para reflexão...
Annie- "ENTENDI! Quando contiver, não conterá! E quando NÃO contiver, conterá!"

A partir do paradóxo de Russel, todos os outros pensadores lógicos e matemáticos tiveram de basear seus estudos. A teoria de Russel revolucionou o pensamento matemático anterior e criou novos fundamentos. Logicomix trata justamente dessa evolução do pensamento matemático, que, no futuro, chegaria à invenção do computador.

Além de contar a historia da evolução do pensamento lógico/matemático, Russel também conta sua vida pessoal e o seu eterno embate contra a loucura. Aliás, essa ambiguidade lógicaXloucura é bastante explorada no livro, mostrando como muitos dos principais pensadores da área sofreram, de uma forma maior ou menor de excentricidade. Alguns chegaram a anlouquecer. O próprio Russel, após criar seu paradoxo, ficou 10 anos com seu amigo, o também matemático Whitehead, tentando solucionar o grande problema que criou (as bases tradicionais da matemática tinham ruído).

Logicomix consegue trazer à luz coceitos complicados. É didático sem parecer, aborda temas complexos sem deixá-los com cara de aula tradicional de matemática. Imagino as maravilhas que o livro fariam se utilizado em uma sala de aula, com cometários e discussões com os professores de matemática e filosofia. Mostra que o preconceito bobo contra quadrinhos deve ser superado e que ele pode fazer maravilhas na educação.

www.espanadores.blogspot.com
Nalí 08/10/2015minha estante
Julhama, sua resenha é maravilhosa! De fato, Logicomix chegou até a ser usado na universidade, pois uma parcela significativa dos alunos de filosofia da UFRN odiavam lógica (que é uma parcela significativa do estudo da filosofia). Só vou pedir pra você arrumar o nome do ôme, hehe! É Russell :~

Ricardo 23/06/2022

Esperava mais do livro!
Foi a primeira experiência com um HQ. Em geral, foi uma boa história. Porém, achei muito superficial e com pouca organização do enredo. Inventaram de colocar interrupções da história com falas do redador. Tipo um redator-persornagem. Achei horrível! Deixou o livro muito ruím. Acho que, infelizmente, não souberam retratar bem a figura Russell.

Jpg 30/03/2011

O destino da lógica
O livro/hq mostra o destino de qualquer tentativa de explicação lógica para o significado da vida: o de falhar. Partindo da história de Bertrand Russell e sua busca paranóica por uma explicação para tudo, tenta expor de maneira simples os princípios da lógica e diversas teorias matemáticas, o que acaba confundindo às vezes. Apesar disso, não deixa de ser interessante. Está cheio de referências à cultura grega, e o glossário das últimas páginas do livro pode te ajudar a não ficar tão perdido. Aliás, perdido fica o protagonista, depois que descobre que sua lógica não resolve tudo, o que pra mim foi um alívio, afinal, a partir do momento em que tudo pudesse ser explicado pela lógica, viver não teria graça nenhuma. Mas não desanime se você gosta de lógica, ela ainda serve para alguma coisa. Pra que? Lê o livro que você descobre.

osantana 26/01/2013

Finalmente entendi a questão da teoria de completude
Muito legal. É impressionante como um bom roteiro e uma HQ bem desenhada podem explicar tão bem um assunto relativamente complicado.

É até estranho falar que o assunto é complicado depois de ler esse livro.

Cello 02/01/2022

É interessante ver que os filósofos são lógicos em suas teorias mas irracionais quando se trata de suas próprias vidas.

drikamath29 05/02/2020

Excelente
Para os amantes da Matemática. Livro maravilhoso.

Carol 18/06/2012

Na Oresteia, de Ésquilo, Atena, deusa da sabedoria e da estratégia, utiliza sua lógica para resolver uma questão complicada sem recorrer à figura da autoridade, comum nos sistemas anteriores: inventa o júri popular. Desde a Grécia Antiga, o homem busca a difícil definição de raciocínio válido, e quando o conceito é tão volátil, é mesmo natural que a tarefa seja delegada apenas a deuses. Mas no século XX a ciência da Lógica cresce realmente, de maneira irônica entre guerras mundiais e crises. Bertrand Russell, Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel, Ludwig Wittgenstein, John von Neumann, entre outros pensadores, guiam Logicomix na sua “jornada épica em busca da verdade”, como diz o subtítulo.

Bertrand Russell, ainda jovem, descobre a matemática e a eterna ambiguidade que ela traz na sua vida: por um lado a promessa de uma sociedade racional oferece conforto a um menino tão cheio de incertezas; por outro, o medo da loucura, tão contrário à Lógica mas tão comum em cientistas da área. Mais tarde, na universidade, descobre que a Matemática se encontra em crise. Os matemáticos da época apoiam-se em pilares que se apoiam em outros pilares que por sua vez se apoiam em mais alguns pilares qualquer, mas no final tudo isso está empilhado em cima do vazio, ruindo. São axiomas vazios. Russell, alucinado, passa boa parte de sua vida indo atrás dos fundamentos que estão faltando.

As ilustrações fortes, firmes e limpas de Alecos Papadatos e Annie di Donna impressionam primeiramente pela finalização impecável. A construção dos personagens, em se tratando de pessoas reais, também é ótima e divertida (exemplo: pesquisa de personagem do Bertrand Russell [http://www.logicomix.com/en/flash/images/gallery2/large/g3.html]).

Estes quadrinhos não pretendem ser um manual de lógica para principiantes, longe disso. É uma história, como tantas outras, sobre pessoas e suas paixões – não se deixem enganar pelos personagens matemáticos. Uma história, inclusive, ficcional, mas na maior parte do tempo muito justa com a realidade. Genial. No final da Oresteia, as Fúrias dizem: “regozijai-vos, cidadãos felizes que apreciam a verdadeira sabedoria!”. Felizes eu não sei, loucos talvez, mas regozijai-vos com Logicomix.

Logicomix: uma jornada épica em busca da verdade, de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, com arte de Alecos Papadatos e Annie di Donna. 347 páginas. Editora Martins Fontes.

Mais em http://apesardalinguagem.wordpress.com/

Camilo23 12/10/2023

O livro em quadrinhos explica a história da lógica através de Bertrand Russell, um importante matemático e pensador. A exposição de perspectivas associadas a ele sobre os eventos que ocorreram durante sua vida dá ao livro uma particularidade, o entendimento sobre os eventos pode ser interpretado de forma mais ampla.. É possível também conhecer diferentes personalidades que estiveram relacionadas com o desenvolvimento e consolidação da lógica como campo de estudo. Além disso, o glossário de termos apresentado ao final do livro é muito esclarecedor para o público leigo, como eu. Livro muito bem feito.

Saturnator 20/06/2022

Belíssima tragédia, onde os autores usam da própria matemática e lógica pra falar sobre pessoas. A linha entre a loucura e lucidez desaparece atrás da densa névoa da procura (obsessiva, diga-se de passagem) pela verdade fundamental. Recheado de metalinguagem, os momentos em que não está se contando a história do Russel são perfeitos pra uma reflexão da sua biografia.

Victor.Sadi 18/03/2020

Um aula sobre matemática
Eu não tenho interesse em matemática porém nessa mídia a matemática se tornou interessante,eles conseguem abordar os temas de linguagem paradoxos bem explicados e claro o tema das matemáticas são bem explicados e os matemáticos abordados tem uma biografia explicativa no final eu pensei que ia odiar a leitura mas não eu gostei apesar de exigir um pouco mais de concentração no assunto

Rafael.Dardes 13/05/2022

Uma delícia
Uma obra de quadrinhos primorosa por conseguir unir a história de Bertrand Russell, uma parte da história da Matemática, uma parte da história da Lógica e uma parte da construção do pensamento humana tudo num mesmo lugar.
Tem um roteiro fantástico e todos os conceitos apresentados são detalhados de maneira lúdica e divertida.
Uma obra para poucos, porém para todos.

Rafael.Montoito 21/12/2020

Diferente modo de aprender a filosofia da lógica
Esta HQ tem um cunho pedagógico interessante: "Logicomix" conta a história dos filósofos "em busca da verdade", o que está intimamente ligado, nos dois últimos séculos, à filosofia analítica.
Ainda que a narrativa faça menção à Grécia antiga, os personagens de maior destaque são Bertand Russell, Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. Estes filósofos desenvolveram trabalhos importantes na área da lógica matemática, da teoria dos conjuntos, teorias da linguagem etc.
A qualidade das ilustrações merece destaque e, inclusive, o humor que perpassa alguma cenas, seja nos diálogos ou nas ilustrações, tanto quando relatam a teoria como ao mostrar o cotidiano da vida destes homens. Contudo, penso que quem ler apenas este livro não conseguirá entender a profundidade dos assuntos que ele aborda; a HQ funciona melhor como "material de apoio" ou introdutório ao estudo das ideias destes filósofos.

Alhan 15/11/2011

Quadrinhos que conta a estória da vida pessoal de Bertrand Russel. Adoro livros graficos e sou meio suspeito pra falar, mas acho que deveria haver mais biografias nesse formato.