Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Bruno 20/01/2024

Surpreso
Quando falamos em Tubarão, pensamos no filme, e confesso que comprei o livro pelo filme e pela capa maravilhosa. Acontece que a escrita fluida, a boa caracterização do ambiente, o bom humor e a pitada de terror me encantaram. Recomendo! Mil vezes melhor que o filme

Guilherme.Oliveira 16/01/2024

Clássico adaptado para o cinema.
O livro em si é bem fluído, com informações técnicas sobre o "vilão" da história.

Em termos de "ação" da interação do tubarão com os personagens e toda a história em si é mais branda do que eu imaginava.

Mas trama é ótima e a leitura é recomendada.

A escolha do livro foi motivada por um desafio em ler uma.obra que havia virado filme, e creio que fiz uma ótima escolha, não é de hoje que tinha o desejo de fazer esta leitura.

Pequena M 15/01/2024

Quase lá
Sem dúvidas que causou altas emoções, consegui visualizar muitas das cenas de tensão como se tivesse vendo um filme, em alguns momentos eu sentia tédio e começava a me irritar com o livro, com os personagens e tudo sendo chato, porém ao mesmo tempo que as emoções estavam toda loucura, em outro a história parecia besta e repetindo falas, demonstrando também uma precariedade no desenvolvimento de plots nos quais iniciou, me incomodou e não me incomodou, não sei dizer.

Tiago.Guedes 05/01/2024

Um torpedo de carne
"Tubarão", de Peter Benchley, é um mergulho tenso nas águas perigosas do suspense. A trama, centrada em um tubarão devorador de homens, é tecida com maestria, instigando o medo primordial do desconhecido. A construção dos personagens é eficaz, destacando o embate entre o chefe de polícia Brody, o oceanógrafo Hooper e o endurecido pescador Quint. A tensão crescente é habilmente sustentada, mas algumas descrições detalhadas de cenas poderiam ser mais sucintas. Benchley explora as nuances da natureza humana diante do perigo iminente, mas em alguns momentos, a trama se distancia da profundidade psicológica. Apesar disso, "Tubarão" é uma leitura viciante, com seus momentos arrepiantes e uma exploração intrigante do confronto entre o homem e a besta marinha.

Claudia Cordeiro 02/01/2024

Tem a parte humana que foi cortada no filme, o que traz mta coisa inédita. No livro tb mais parece que o tubarão é "mais" do que um animal; algo meio diabólico. Mto interessante, e achei o final tb mto melhor.

sorososolinda 22/12/2023

Bem mais ou menos
O começo do livro é bem interessante e prende, agora no meio se perde demais. esperava muito mais cenas do tubarão em si, mas não teve tanto. tem umas críticas sociais daora, mas por ser um livro escrito a quase 50 anos atrás, tem frases preconceituosas. mesmo sendo um livro de 5 décadas atrás é de fácil leitura, achei muito fluido. as últimas 80 páginas +/- foram o que me fez dar mais meia estrela, porque me prendeu bastante. não me apeguei em nenhum personagem, não achei nenhum muito legal, talvez o meadows, TALVEZ. em geral, não é um livro muuuuuito bom, não indico muito, legalzinho pra passar um tempo e sair da zona de conforto de livros que leio sempre, mas de resto, bem +/-.

Patricia.Cunha 20/12/2023

Vale a pena mesmo se você já assistiu o filme várias vezes
O livro é bem diferente do filme, claro que o plot principal é igual, mas o tubarão é apenas uma parte do história, o que dá o contorno são as personagens e como as autoridades e tudo o mais se comportam perante e o peixe mais temido dos aceanos.

Junior 20/12/2023

Tubarão
Devo admitir que nunca esteve em meus planos ler esse livro, na verdade, eu nem mesmo sabia da sua existência, conhecia apenas o renomado filme dirigido por Steven Spielberg. Porém, minha namorada me presenteou com este livro e isso gerou um impulso fundamental para meu interesse de ler e desbravar a história escrita por Peter Benchley.

Não sabia muito o que esperar do livro, talvez um conglomerado de cenas de ações do tubarão matando todo mundo. E, de certo modo, o livro é um pouco disso sim, contendo uma certa dedicação por parte do autor nas cenas de ação, resultando em uma escrita e narrativa boa de acompanhar. Porém, Peter faz questão de destacar tantos outros pontos em sua história, como os problemas que surgem a partir da presença de um tubarão mortal em uma cidade litorânea, que tem seus cidadãos vivendo com o lucro obtido através do turismo e sendo diretamente afetados por isso. Ainda mais: brigas políticas, máfias, capitalismo, romances e traições.

Por fim, devo concluir que foi uma leitura muito satisfatória, por mais que tenha demorado um pouco em certos momentos em virtude dos compromissos do dia a dia, resultando em um ritmo não tão adequado. Recomendo a leitura!

Cristiane Ribeiro Cazes 18/12/2023

Um clássico eterno
Maravilhoso ler o livro e comparar ao filme maravilhoso e cult, tubarão do Spilberg. Eu vi o filme primeiro e agora li o livro.
O livro consegue passar a tensao, o suspense e terror que vimos no filme.
Adorei.

Thaci 09/12/2023

Esqueci de comentar o que achei:

A leitura foi muito imersiva e a forma como o autor conseguiu nos passar até mesmo os pensamentos do tubarão foi algo novo para mim e gostei bastante. Só esperava um final diferente.

Sofia 08/11/2023

Bem diferente do filme, entregou mais informações e destinos diferentes a alguns personagens. A descrição de tudo é muito bem feita, se perde em alguns momentos, mas em geral é uma boa leitura. Tem muitas críticas válidas.

Babi.Abreu01 07/11/2023

Assisti o filme sem saber que tinha livro. Quando descobri, já corri pra comprar, pq se o filme é bom, com certeza o livro tbm seria.

Realmente é muito bom, a escrita do autor é bem fluida, nada rebuscada nem prolixa.
É um livro que não dá vontade de largar, tem um ótimo suspense e críticas sociais bem interessantes.

Recomendo bastante, vale muito a pena ler.

Pedro.Inocente 26/10/2023

Livro interessante para se ler depois de ter assistido ao filme, porém pra mim o filme ainda é melhor e dá um pouco mais de tensão, achei que a obra tem um excesso de informações desnecessárias mais ou menos pra metade do livro, o que pra mim acaba quebrando um pouco o ?clima? da obra, porém o final achei bem bom.
Enfim, é legal, mas o filme é bem superior ao meu ver!

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Leitura bem fluida.
A história é um thriller de suspense que se passa em uma cidade costeira chamada Amity, onde as águas são aterrorizadas por um tubarão assassino. O xerife local, um biólogo marinho e um pescador embarcam em uma perigosa missão para caçar o tubarão e proteger a cidade. É uma narrativa emocionante que cativou leitores e inspirou o icônico filme dirigido por Steven Spielberg.