Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Lary 10/01/2023

Um clássico...
É fácil de ler, bem compreensível, os fatores explorados são abrangentes em tudo que propõe, mas tem coisas que não fazem sentido na história, que se tiradas não teria problema nenhum, fora que o livro termina do nada, sem.im desfecho ou finalização. Mas é um daqueles necessários para se ler antes dos 30, na minha opinião.

Mini leitor 10/01/2023

Sou muito fã do clássico de (1975), porém achei a leitura bem mais envolvente... Sem contar que certas coisas são bem diferentes do filme, mas ao meu ver ambos são experiências incríveis e com diversas qualidades.

Mariel11 08/01/2023

É...
Não tenho palavras pra explicar o que eu senti lendo esse livro. Assisti ao filme primeiro e a leitura é completamente diferente, porém não muito melhor. O final do livro é bem inesperado e a leitura e bem fácil e rápida.

Alanzão 05/01/2023

Muito bom, mas..
Muito bom o livro, do clássico das telenoas. Apresentou alguns detalhes muito legais porém achei que faltou aprofundar nesses detalhes da máfia, etc.
Mas livro bom que merece a leitura.

Top

Alle_Marques 30/12/2022

“Um homem de bom senso conhece os seus limites.”
...
[...] O peixe estava ao lado da mulher, distante cerca de doze metros dela, quando de repente virou-se para a esquerda, afundou na água por completo e, com duas rápidas arremetidas da cauda, estava sobre ela.
A princípio a mulher achou que tinha machucado a perna numa pedra ou num pedaço de madeira. Não sentia dor, apenas um puxão violento na perna direita. Tentou alcançar seu pé direito, boiando com a perna esquerda para manter a cabeça acima d’água. Ela não conseguiu encontrar seu pé. Buscou sua perna mais acima, então foi tomada por náuseas e tontura. Seus dedos tatearam uma ponta de osso e a carne dilacerada. Ela sabia que o fluxo quente e pulsante que passava pelos seus dedos na água fria era o próprio sangue. [...]
...
É tão diferente do filme quanto eu imaginei que seria, mas está longe de ser ruim por causa disso, ambas são obras a parte e devem ser analisadas dessa forma, então, enquanto no filme do Steven Spielberg – ótimo filme, aliás – a trama era mais centrada na ação, mais focada, direta e objetiva, além de também trabalhar a tensão através dos filhos do protagonista, coisa que não acontece na obra, o livro vai um pouco mais além, mas isso nem sempre de maneira positiva, infelizmente.
...
“Uma das poucas vantagens que o homem tem sobre os outros animais é a possibilidade de escolher como vai morrer.”
...
É um livro fácil de ler, bem escrito e imersivo, os personagens são bem construídos, bem desenvolvido e realistas na medida certa, o cenário, por sua vez, é quase um personagem a parte, porém onde peca mesmo é na história, mais especificamente, no excesso de tramas secundarias e o grande destaque que elas recebem em comparação ao que deveria ser o foco do livro, há muitos elementos ali e a maioria deles não casam bem com a trama principal, além de não convencerem, fora que, muitas dessas tramas não influenciam tanto assim no desfecho final, ou seja, aparentemente elas servem apenas para tornar a obra mais parruda, uma tentativa de torná-la mais complexa do que ela realmente precisava ser, isso prejudica o desenrolar da história, sua imersão e essência, além disso, tem algumas passagem e trechos bem problemáticos presentes na obra e, no geral, o livro é um desserviço para os tubarões e não ajudar em praticamente nada a fama deles – o filme também não colabora –, é cheio de medo, estereótipos e, para piorar tudo, um clima quase maligno e sobrenatural no ar toda vez que o protagonista título – sim, protagonista – aparece, não foi à toa que o autor passou tanto tempo de sua vida tentando recuperar o estrago que havia ajudado a fazer na vida desses animais.

Apesar disso, o livro ganha destaque, se torna memorável e se garante por outros métodos, como: as cenas no barco, todas elas sempre carregadas de tensão, hostilidade e receios; as descrições do tubarão, suas aparições e seus “pontos de vista”, o que consegue ser aterrorizante, frio e inconsciente ao mesmo tempo; o realismo de seus ataques e do que sobra das vítimas, nisso não deixa nenhum pouco a desejar, é sangrento, cru e visceral, tanto quanto uma obra desse nível exige que seja e, é claro, a atmosfera carregada e hostil presente na obra do início ao fim e a sensação constante de que algo, outro ataque talvez, está por vir, nisso tudo a obra mostra a que veio e deixa claro que não conquistou a fama que tem fazendo qualquer coisa – embora seja obvio que o filme tenha ajudado um pouco essa fama.
...
[...] “Suponha que a gente caia no mar com esse peixe. Tem algo que se possa fazer?”
“Claro. Rezar. Seria como cair de um avião sem paraquedas e esperasse aterrissar num monte de feno. A única coisa que te salvaria seria Deus. Uma vez que foi Ele que te empurrou pra fora, eu não daria um tostão furado pelas suas chances.” [...]
26° de 2022
Desafio Skoob 2022

Natalie.Padilha 25/12/2022

Livro que nunca imaginei que iria ler
Eu tenho medo de bichos do mar ou tudo que envolve o mar,porém esse livro me alegrou depois de ter lido o livro que quase me deixou de ressaca literária.
Os personagens são normais e o que mais intriga é o terror misturada com ação que me deixou mais empolgada.Era um livro que nunca imaginei que iria ler.

Duda 21/12/2022

Ressaca
Esse livro me deixou com ressaca e talvez isso tornou a experiência ruim. A escrita e a história nao é tao ruim mas acho que a lentidao me freou. Esperava mais ação mas a maioria do livro sao eles tentando capturar o tubarão.

Rub.88 16/12/2022

O Predador Perfeito
A cidade de Amity é um lugar de veraneio. Sobrevivi do dinheiro derramado pelos turistas que invadem o balneário por apenas alguns meses todos os anos. Nesse período de poucas semanas faz toda renda para sobreviver as outras estações menos atrativas do ano. As lojas prosperam, os alugueis de casas a beira mar disparam e são disputados pelos endinheirados, a cidade pula de mil habitantes para mais de dez mil. Os empregos diretos e indiretos fazem a economia girar a cada verão o suficiente para sustentar os cidadãos residentes pelos outros meses frios quando as praias ficam vazias.
As férias de meio de ano estão chegando e o principal fim de semana da temporada também. Dia que se comemora a Independência dos Estados Unidos da América. Porem um acidente acontece um pouco antes. Uma mulher saiu para nadar a noite e sumiu. Afogamento é o primeiro pensamento logico até as partes do corpo aparecerem na areia no dia seguinte. A análise dos restos mortais indicação ataque de tubarão. Um dos grandes. A coisa seria uma infeliz ocorrência se não tivesse acontecido outras vezes a luz do dia a banhistas e praticamente no raso. O chefe de policia da cidade não vê outra alternativa do que fechar as praias ao grande público. E isso é muito prejudicial a cidade como um todo e principalmente aos negociantes de imóveis de temporada, e isso incluir o prefeito que está metido em especulação imobiliária com certos elementos mafiosos da metrópole. A pressão para que as praias sejam reabertas mesmo com possíveis novos ataques é enorme. E isso faz o chefe de policia tomar atitudes pouco uteis como patrulha inutilmente as águas litorâneas. E como o tubarão parece não se intimidar decidem ir caça-lo no seu ambiente. Contratam um pescado casca grossa e junto com um estudante oceanográfico partem todos os dias a procura do animal assassino que lhe dão um trabalho infernal. O confronto estava além das suas expectativas e experiências.

00h47 13/12/2022

Vamos precisar de um barco maior?
Rápido e de fácil leitura. Os últimos capítulos acabam sendo um pouco enrolados, afinal é só um peixe, não tinha necessidade de estender tanto. Uma coisa que achei interessante é o fato de que o tubarão em si mata poucas pessoas, mas os problemas que ele gera na superfície simplesmente por existir são enormes, mostrando de certa forma que o vilão em si é o ser humano.

Por algum motivo eu sinto que livros situados em locais de praia (joyland, a faca sutil) são extremamente confortáveis, e com tubarão não foi diferente.

No mais é um livro bom, mas acredito que não vou reler tão cedo.

Mayara Mendes 08/12/2022

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Amei demais... pq não li esse livro antes

Rafa 20/11/2022

Muito diferente do filme.
O livro foi escrito há mais de 50 anos então vamos "fingir" que não lemos algumas coisas, principalmente o teor racista e sexista de algumas passagens.
Até agora não entendi o propósito do romance rs. Sinceramente essa parte não tem o menor sentido de estar sendo narrada ali. Poderia ser retirada sem nenhuma prejuízo pra história.
Mas como já disse, o livro tem mais de meio século então deixemos passar batido rs.
Impressionante a ganância humana a qualquer tempo. Mesmo diante do perigo, pondo em risco a vida das pessoas, o dinheiro sempre vem primeiro.
Achei o final meu bleh? Achei. Tava lá lendo bem empolgada e do nada o livro acabou. No meio da ação rs.
Mas de toda forma foi uma boa leitura.

Arbóreo Literário 15/11/2022

Aventura marinha
Creio que as ficções marinhas vieram para ficar em meu coração esse ano, depois de Moby dick e o velho e o mar, fui abençoado com essa trama de terror muito boa

Rainha do Sul 14/11/2022

Sou apaixonada!
Leio esse livro todo fim de ano, na praia e verão. Sou apaixonada pela história. O filme não faz jus a esse obra prima. Recomendo muito!

Annie Bitencourt 15/10/2022

Um Moby Dick da Shopee
Confesso que esperava muito mais do livro visto a fama que o filme tem. Mas pra mim virou basicamente um Moby Dick, mas escrito um pouco diferente como em um trabalho de escola.
Fiquei também incomodada com a quantidade enorme de erros de digitação que a edição tem. Algo fora do padrão Darkside.

Aysla.Lourrana 14/10/2022

Só dei duas estrelas por causa dos sustos que ainda levei. Achei um livro raso, e, o pior de tudo, sem nenhum sentido no fim.

Eu estou até agora tentando entender o que aconteceu, porque o livro não explicou.

Passei páginas e páginas esperando um desfecho e não teve.

Não valeu a pena a leitura, infelizmente.
Annie Bitencourt 15/10/2022minha estante
Ficou um final meio ué né kkkk